Buscar

Gestão da Qualidade e Produtividade e Plano de Negócios trabalhos 04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GESTÃO DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE
Questão 01
As organizações devem seguir procedimentos para estabelecerem um correto gerenciamento da qualidade. Esses procedimentos são representados pelos métodos e pela adequada utilização das ferramentas. 
“É uma estruturação, um método em que neles são elencados procedimentos de realização que se traduzem em quatro fases distintas: planejar, fazer, checar e agir.”
De acordo com o que estudamos, sobre Gerenciamento da qualidade, qual método foi descrito acima? Assinale a alternativa que correta.
(SELEME; STADLER, 2013, p. 28) Ciclo PDCA: é uma estruturação, um método em que neles são elencados procedimentos de realização que se traduzem em quatro fases distintas: planejar, fazer, checar e agir.
Questão 02
A preocupação com a qualidade deixou de ser uma estratégia de diferenciação e passou a ser uma necessidade para a sobrevivência das empresas no mercado. Os clientes estão cada vez mais exigentes e buscam produtos que atendam suas necessidades a baixo custo e no tempo desejado.  
De acordo com o que estudamos sobre as características da NBR ISO série 9000, a norma deixa claro que a implementação de um sistema de gestão da qualidade é uma decisão estratégica e, como tal, deve ser adotada pela direção geral da organização. Dentro desta lógica, Maranhão, citado por Seleme e Stadler (2010), estabelece oito princípios de gestão da qualidade. Um deles é descrito abaixo. 
Assinale a alternativa que indica, corretamente, o princípio da qualidade descrito a seguir. 
“É o objetivo maior de qualquer organização. O bem ou o serviço é sempre prestado a ele, que, de forma direta ou indireta, é o motivo de existência das organizações.”
De acordo com Maranhão, citado por Seleme e Stadler (2013, p. 145), o foco no cliente é o objetivo maior de qualquer organização, uma vez que o bem ou o serviço é sempre prestado a ele, que, de forma direta ou indireta, é o motivo de existência das organizações. Pelo exposto, admite-se a seguinte resposta como correta: “foco no cliente”.
Questão 03
Norma ISO 10002:2005 - trata-se da norma que fornece orientações para ordenar o processo de reclamações sobre bens e serviços dentro da organização. Os princípios orientativos, utilizados pela norma, fazem parte da seção quatro e direcionam a realização das análises das reclamações, além de traduzirem os elementos necessários à gestão das reclamações.  
Assinale a alternativa que indica, corretamente, o princípio definido a seguir. 
“Diz respeito ao fornecimento das informações do produto ao cliente, incluindo linguagem, formato e disponibilidade, pois, se o cliente tiver todas as informações sobre o produto, ele próprio realizará uma análise antes de reclamar”. 
Seleme e Stadler (2013, p. 153) afirmam que a visibilidade defende que a acessibilidade diz respeito ao fornecimento das informações do produto ao cliente, incluindo linguagem, formato e disponibilidade, pois, se o cliente tiver todas as informações sobre o produto, ele próprio realizará uma análise antes de reclamar. Pelo exposto, admite-se a seguinte alternativa como correta: “acessibilidade”.
Questão 04
Leia o texto.
“Em 1946, delegados de 25 países se reuniram em Londres e decidiram criar uma nova organização internacional, que teria como objetivo a ‘facilitação da coordenação internacional e a unificação das normas industriais’. A nova organização não governamental, oficialmente, iniciou suas operações em 23 de fevereiro de 1947 e congrega, atualmente, 157 membros, ou seja, países que respeitam as normas produzidas. Com sede em Genebra, na Suíça, e tendo diversos membros posicionados nos setores públicos e privados ao redor do mundo, tem acesso aos problemas de ambos os setores, melhorando a compreensão e a percepção destes para o estabelecimento das normas.”Qual organização foi criada, de acordo com o texto acima? Assinale a alternativa correta.
(SELEME; STADLER, 2013, p. 137) Organização Internacional para a Padronização (ISO).
Questão 05
A norma, independentemente de outro processo, obriga a organização a seguir um padrão estabelecido. Um exemplo são os restaurantes fast-food. Para que obtenham rapidez e agilidade, faz-se preciso a criação de normas claras e bem definidas, de modo a padronizar o processo.
Baseado nas definições de normalização e padronização, avalie as alternativas abaixo e, em seguida, identifique-as como VERDADEIRA (V) ou FALSA (F). Depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
(F) I. Para que tenhamos a evolução da qualidade, o padrão deve ser imutável e não permitir ajustes, somente assim se atingirá a eficácia e eficiência na gestão.
(V) II. O padrão permite às organizações que imponham responsabilidades aos seus funcionários em função das exigências claras e definidas.
(V) III. A organização deve atender à alguns requisitos básicos ao estabelecer o padrão, tais como: ser mensurável, ser de fácil compreensão e utilização, ser democrático, dentre outros.
(F) IV. Padronização é a atuação na eliminação das causas principais dos problemas, exigindo treinamento constante de todos os envolvidos na ação.
A sequência correta é F-V-V-F. A alternativa I está incorreta, pois para que tenhamos a evolução da qualidade, o padrão não deve ser imutável, mas sim permitir ajustes para incorporar novas ferramentas, novas técnicas e novos processos. A alternativa IV está incorreta, pois o conceito de padronização é a unificação dos processos de fabricação ou de prestação de um serviço, ou seja, quando somente existe uma forma escolhida para sua realização. (SELEME; STADLER, 2013, p. 132)
Questão 06
Analise o trecho a seguir.
“No Brasil, a ABNT tem como requisitos para um sistema de gestão de responsabilidade social, uma forma diferente de normas, que tem como objetivo ‘prover às organizações os elementos de um sistema de gestão da responsabilidade social eficaz, passível de integração com outros requisitos de gestão’”.
Identifique qual norma ISO está descrita no trecho acima e assinale a alternativa correta.
A resposta correta é “ABNT NBR 16001:2004” - no Brasil, a ABNT tem como requisitos para um sistema de gestão de responsabilidade social a ABNT NBR 16001:2004 [...] que tem como objetivo “prover às organizações os elementos de um sistema de gestão da responsabilidade social eficaz, passível de integração com outros requisitos de gestão”. (SELEME; STADLER, 2013, p. 160)
Questão 07
No mundo competitivo em que vivem as empresas, é indispensável um sistema de gestão pela qualidade total, para o sucesso das organizações. A padronização na empresa é um grande fator que atenderá, principalmente, ao que se refere a gerenciar processos, prevenir erros e garantir qualidade. 
Estudamos, nas aulas e no material, que a organização deve atender a alguns requisitos básicos ao estabelecer o padrão, sob pena de tornar ineficaz a utilização destes.  
“O padrão deve permitir a evolução para processos que levem a um resultado que não possa ser atingido atualmente.” Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o requisito descrito acima.
Ambrozewicz, citado por Seleme e Stadler (2013, p. 133), considera que o no requisito ser voltado para o futuro, o padrão deve permitir a evolução para processos que levem a um resultado que não possa ser atingido atualmente. Por meio do exposto, admite-se a seguinte alternativa como correta: “ser voltado para o futuro”.
Questão 08
NBR ISO 10002:2005: esta norma não tem a característica de ser uma norma certificadora ou para finalidades contratuais. O que se busca é estabelecer as orientações para a implantação de um processo de tratamento de reclamações - independente do tipo de atividade da organização (seja ela com ou sem fins lucrativos) -, uma grande rede varejista ou um pequeno comércio de bairro, uma empresa tradicional ou que opere, exclusivamente, por meio do comércio eletrônico. Esta norma visa o benefício não somente a organização, mas também de seus clientes e outras partes interessadas no seu desempenho. 
Como qualquer normade sistema de gestão da qualidade, deve buscar os princípios ou fundamentos da norma que orientam para que se tenha um sistema eficaz.  
“O local onde o cliente deve efetuar suas reclamações deve estar claro e à mostra”. 
Assinale a alternativa que indica, corretamente, o princípio definido no enunciado acima.
Seleme e Stadler (2013, p. 153) afirmam que a visibilidade defende que o local onde o cliente deve efetuar suas reclamações deve estar claro e à mostra. Pelo exposto, admite-se a seguinte alternativa como correta: “visibilidade”.
Questão 09
“Uma das grandes preocupações da Gerdau é seu desempenho na área ambiental. Essa preocupação está refletida em suas práticas diárias, nos investimentos para a atualização contínua dos equipamentos e nos programas de estímulo à conscientização ambiental. Seguindo esse princípio, todas as usinas da empresa adotam o Sistema de Gestão Ambiental (SGA, elaborado de acordo com a norma ISO 14001 e que estabelece a análise de milhares de atividades industriais). O objetivo é garantir todo o acompanhamento do processo, desde a utilização de matérias-primas, passando pela parte industrial e de distribuição de produtos, até a correta destinação dos coprodutos gerados no processo. Além disso, o SGA envolve diretamente os colaboradores, aumentando seu comprometimento com os resultados obtidos na área”. (Site Gerdau, 2014) 
Sobre o sistema de gerenciamento ambiental, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. Depois, assinale a alternativa que contém a sequência correta.  
(F) I - O ecodesign se traduz na certificação de que um produto é adequado ao uso a que se propõe e apresenta impacto menor no meio ambiente em relação a produtos similares disponíveis no mercado.
(V) II - Avaliação do ciclo de vida do produto (ACV), que é um processo objetivo para avaliar os impactos no meio ambiente e na saúde, associado a um produto, processo, serviço ou outra atividade econômica.
(F) III - Há um tipo de rotulagem chamada Ecodesign praticada em diversos países, tais como Alemanha, Suécia, Japão, Canadá e Holanda.
(F) IV - O conceito de rotulagem traduz o projeto do produto com o pensamento voltado para o meio ambiente e, a partir disso, traz diversos benefícios às organizações.
A sequência é F - V - F - F. A alternativa I é falsa, pois a rotulagem ambiental se traduz na certificação de que um produto é adequado ao uso a que se propõe e apresenta impacto menor no meio ambiente em relação a produtos similares disponíveis no mercado. A alternativa III é falsa, pois há um tipo de rotulagem chamada “Selo Verde” praticada em diversos países, tais como Alemanha, Suécia, Japão, Canadá e Holanda. A
Questão 10
Em 1946, delegados de 25 países se reuniram em Londres e decidiram criar uma nova organização internacional, que teria como objeto a “facilitação da coordenação internacional e a unificação das normas industriais”. Denominada Internacional Organization for Standardization ou Organização Internacional para a Padronização (ISO), a nova organização não governamental, oficialmente, iniciou suas operações em 23 de fevereiro de 1947 e congrega, atualmente, 157 membros, ou seja, países que respeitam as normas produzidas. Com sede em Genebra, na Suíça, e tendo diversos membros posicionados nos setores públicos e privados ao redor do mundo, tem acesso aos problemas de ambos os setores, melhorando a compreensão e a percepção destes para o estabelecimento das normas.
Sobre a conceituação da ISO, avalie as afirmativas abaixo e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. Depois, assinale a alternativa que contém a sequência correta.
(V) I - A ISO caracteriza-se por ser uma organização democrática, já que cada um de seus membros tem o direito de participar da elaboração de qualquer norma que julgue ser importante para seu país, mas cada membro conta com apenas um voto.  
(F) II - A ISO tem autoridade sobre qualquer país para impor suas normas, visto que é uma entidade governamental.  
(V) III - As normas da ISO são voltadas à atenção do mercado, sendo aceitas voluntariamente pelos governos e mercados.  
(V) IV - As técnicas adotadas nas normas são objeto de estudos realizados em suas áreas e são definidas por consenso.
A sequência correta é V-F-V-V. A alternativa II está errada, pois a ISO não tem autoridade sobre qualquer país para impor suas normas, visto que é uma entidade não governamental. Nesse sentido, a adoção de suas normas é realizada voluntariamente pelos governos e mercados, os quais optam por aceitas suas divergências. Assim, as normas são voltadas para atender ao mercado. (SELEME; STADLER, 2013, p. 138)

Outros materiais