Buscar

Fisiologia do Exercício AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fisiologia do Exercício AV1
1-No exercício em ambientes quentes o corpo humano precisa fazer alguns ajustes como desviar o sangue arterial para a periferia com o objetivo de transferir calor metabólico para que ocorra resfriamento na superfície da pele mas esse desvio torna-se um problema PORQUE a musculatura ativa necessita do fornecimento de sangue arterial rico em oxigênio para suportar as demandas metabólicas estabelecidas.
R- As duas asserções são verdadeiras.
2- Um individuo que realiza exercícios físicos de longa duração num dia quente e úmido, apresentará dificuldades na termorregulação devido a dificuldade de dissipação de calor pelo principal mecanismo utilizado durante o exercício físico para este fim:
R- Evaporação
3- A glicose, significa o fracionamento do açúcar.É a via energética responsável pelo catabolismo inicial da glicose. A glicose ou o glicogênio e pode terminar com a produção do lactato. Qual alternativa descreve as condições em que há a formação do lactato a partir do fracionamento da glicose.
R- Quando há défict de oxigênio.
4- Complete a sentença. O boxe consiste de uma modalidade esportiva em que os lutadores utilizam-se de golpes rápidos. As lutas possuem no Maximo 12 rounds com 3 minutos cada e um intervalo de um minuto entre eles. No momento dos golpes é provável que o sistema de ressintese de ATP seja predominantemente o sistema ANAEROBICO.
5- O ATP recebe com freqüência a designação de energia celular. Em verdade, o ATP é uma molécula de alta energia. O termo alta energia significa que existe uma grande probabilidade de a energia ser transferida, quando um fosfato é removido 
Ininterruptamente o ATP está sendo sintetizado e posteriormente, fracionado. Marque a correta.
R- O metabolismo anaeróbico alático consiste na maneira mais rápida de ressintese do ATP.
6- A fadiga é caracterizada pela deterioração de processos bioquímicos e contráteis do músculo, sendo a depleção dos substratos energéticos e o acúmulo de metabólitosos mais citados na literatura. Marque a correta no que se concerne à fatores etiológicos para a fadiga muscular.
R- A hiperpolarização da célula; a depleção do glicogênio muscular e a diminuição do Ph, Distúrbio Hidroelétrico e Fadiga Neural
7- O gráfico apresenta a relação entre o consumo de O2 e a produção de CO2 durante um programa de exercício físico. Analisando, neste gráfico, o comportamento destes gases, é possível afirmar que:
 A- À medida que vai sendo realizado o esforço, aumenta a contribuição dos carboidratos.
B- O comportamento dos gases, neste gráfico, indica que irá ocorrer uma depleção do glicogênio muscular.
R- A e B corretas
8- Marque a alternativa correta ( considerando que 1 litro de oxigênio equivale a 4,83 Kcal).
R- O consumo de oxigênio de 14ml/ Kg/ min em um individuo de 70 Kg corresponde a um gasto calórico de 284Kcal durante uma hora.
9- Marque a alternativa correta (considerando que 1 litro de oxigênio equivale a 4,83 Kcal).
R- O consumo de oxigênio equivale a 5MET em um individuo de 90 kg corresponde a um gasto calórico de 456,4 Kcal durante uma hora.
 10- A determinação da via energética predominante de uma atividade física contribui para o planejamento do treinamento físico. No gráfico estão apresentadas as vias energéticas predominantes e o tempo (duração) de uma atividade. Marque a opção que apresenta a via energética predominante em cada uma das modalidades esportivas indicadas, considerando a duração e a intensidade dos gestos técnicos respectivos.
R- No saque do tênis é o ATP, pois apresenta alta intensidade e curta duração. 
11- Marque a alternativa correta.
R- O sistema respiratório ajuda a regular o equilíbrio através da quantidade de CO2 retido ou liberado. O aumento da concentração de H+ estimula o sistema respiratório, aumentando a ventilação, removendo assim o CO2.
12- O boxe consiste de uma modalidade esportiva em esportiva em que os lutadores utilizam-se de golpes rápidos. As lutas possuem no Maximo 12 rounds com três minutos cada e um intervalo de um minuto entre eles.
R- No momento dos golpes (rápidos) é provável que o sistema de ressintese de ATP seja predominante o sistema aeróbico.

Outros materiais