Buscar

Apresentação Contabilidade Finalizado

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FACULDADE REGIONAL DA BAHIA
Disciplina:
CONTABILIDADE
ALUNOS
DILMAR SOUZA
FABIANA NEVES 
IAN VIANA
TACIANA TELES
Orientador(a): Profª Aimar
SOCIEDADES COMERCIAIS
ROTEIRO
1. INTRODUÇÃO	
2. CONSTITUIÇÃO DAS SOCIEDADES COMERCIAIS	
2.1 Inicio e Fim	
2.2 Requisitos para a validade do contrato de Sociedade Comercial	
2.3 Ato Constitutivo	
3. PERSONALIDADE JURÍDICA DAS SOCIEDADES COMERCIAIS	
4. NACIONALIDADE DAS SOCIEDADES COMERCIAIS	
5. CLASSIFICAÇÃO DAS SOCIEDADES
7. SOCIEDADE EM NOME COLETIVO	
8. SOCIEDADE EM COMANDITA SIMPLES
9. SOCIEDADE EM COMANDITA POR AÇÕES	
10. SOCIEDADE POR COTAS DE RESPONSABILIDADE LIMITADA	
11. SOCIEDADE ANONIMA (S/A)	
12. SOCIEDADE COLIGADAS, CONTROLADORAS E CONTROLADAS.	
13. GRUPO DE SOCIEDADES	
14. CONSÓRCIO	
15. MODIFICAÇÕES NAS SOCIEDADES COMERCIAIS	
16. DISSOLUÇÃO, LIQUIDAÇÃO E EXTINÇÃO DAS SOCIEDADES EM GERAL.	
17. LIQUIDAÇÃO E EXTINÇÃO DAS S/A’s	
CONCLUSÃO	
REFERÊNCIAS	
INTRODUÇÃO
A identificação de uma sociedade comercial, é o seu objeto social. A sociedade comercial poder ser conceituada como sendo a pessoa jurídica de direito privado não estatal que tem por objeto social a exploração de atividade comercial ou a formação de uma sociedade por ações.
A identificação de uma sociedade comercial é o seu objeto social. A sociedade comercial poder ser conceituada como sendo a pessoa jurídica de direito privado não estatal que tem por objeto social a exploração de atividade comercial ou a formação de uma sociedade por ações.
4. NACIONALIDADE DAS SOCIEDADES COMERCIAIS
A teoria, direito de nacionalidade é objeto de estudo de Direito Constitucional. Nesse caso diz na CF, nacional, é o brasileiro nato ou naturalizado, ou seja, aquele que se vincula, por nascimento ou naturalização, ao território do Brasil. O conjunto de brasileiros natos e naturalizados forma o povo brasileiro.
 No âmbito do Direito Comercial diz "na aquisição de bens e serviços, o Poder Público dará tratamento preferencial, nos termos da lei, à empresa brasileira de capital nacional." Atualmente o que prevalece é o que diz o artigo 170 “é assegurado a  todos o livre exercício de qualquer atividade econômica, independentemente de autorização de órgãos públicos, salvo nos casos previstos em lei".
 CLASSIFICAÇÃO DAS SOCIEDADES
5. CLASSIFICAÇÃO DAS SOCIEDADES
As sociedades podem ser classificadas quanto ao seu objeto, quanto à responsabilidade dos sócios, quanto às qualidades dos sócios e quanto à forma de sua constituição:
a) Quanto ao objeto, podem ser:
 Sociedades civis
 Sociedades comerciais
b) Quanto à responsabilidade dos sócios:
Sociedades de responsabilidade ilimitada
Sociedades de responsabilidade limitada
Sociedades mistas
CLASSIFICAÇÃO DAS SOCIEDADES
c) Quanto às qualidades pessoais dos sócios:
Sociedades de pessoas: São aquelas em que a pessoa dos sócios possui importância fundamental. Ex.: sociedade em nome coletivo, sociedade em comandita simples.
Sociedades de capitais: São aquelas em que a pessoa dos sócios possui importância fundamental. Ex.: Sociedade Anônima, Sociedade em Comandita por Ações.
CLASSIFICAÇÃO DAS SOCIEDADES
d) Quanto à forma de constituição:
Aqui, cinco tipos básicos que são:
Sociedades em nome coletivo;
Sociedade em comandita simples;
Sociedade em comandita por ações;
Sociedade por quotas de responsabilidade limitada;
Sociedade anônima.
Sendo os dois últimos os mais importantes.
SOCIEDADE EM NOME COLETIVO
7. SOCIEDADE EM NOME COLETIVO
É o tipo societário onde todos os sócios respondem ilimitadamente perante aos terceiros pelas suas obrigações sociais, com seus bens e serviços particulares pelas dividas sociais caso a sociedade não quite seus compromissos, os sócios poderão ser chamados a fazê-lo. 
O nome, só pode ter a forma de firma ou razão social. Pode-se adotar o nome de todos os sócios ligados pela partícula “&”, permite-se usar o nome de alguns ou, de um, seguido da expressão “& Companhia”, por extenso ou abreviado. Ex.: “Claudia Meira & Cia”. Esse tipo de sociedade teve origem na idade média
SOCIEDADE EM COMANDITA SIMPLES
8. SOCIEDADE EM COMANDITA SIMPLES
Nesta sociedade existem dois tipos de sócios. Os comanditários, ou capitalistas, respondem apenas pela integralização das cotas subscritas, prestam só o capital e não trabalho, e não têm qualquer ingerência na administração da sociedade. E também tem os sócios comanditados (que melhor seriam chamados de "os comandantes"), além de entrarem com capital e o trabalho, assumem a direção da empresa, respondendo de modo ilimitado perante terceiros.
A origem: “Referem os autores que a sociedade em comandita teve origem na comanda marítima, em que o proprietário de um navio se lançava em negócios além-mares, aplicando capital de outrem.”, ou seja, nos negócios marítimos. 
SOCIEDADE EM COMANDITA POR AÇÕES
9. SOCIEDADE EM COMANDITA POR AÇÕES
A sociedade em comandita por ações, é uma sociedade de capitais. Na sociedade em comandita por ações, o capital é dividido em ações. Ela rege-se pelas mesmas normas relativas às sociedades anônimas, mas com algumas diferenças:
 na comandita por ações, só os acionistas podem ser diretores ou gerentes
os diretores ou gerentes da comandita por ações possuem muito mais poder que os diretores da S/A
Da mesma forma que a sociedade em nome coletivo, a sociedade em comandita por ações encontra-se em franco declínio.
SOCIEDADE POR COTAS DE RESPONSABILIDADE LIMITADA
10. SOCIEDADE POR COTAS DE RESPONSABILIDADE LIMITADA
É constituída por uma sociedade quando duas ou mais pessoas se juntam para criar uma empresa, formando uma sociedade empresária, através de um contrato social, onde constarão seus atos constitutivos, forma de operação, as normas da empresa e o capital social. Esse por sua vez será dividido em cotas de capital, o que indica que a responsabilidade pelo pagamento das obrigações da empresa, é limitada à participação dos sócios.
A firma ou denominação devem ser sempre seguidas da palavra "limitada“,ex.:
Sônia, Luiz & Cia. Limitada.
Perfumaria Baiana, Limitada.
SOCIEDADE ANÔNIMA (S/A) 
11. SOCIEDADE ANONIMA (S/A) 
Trata-se de uma sociedade de capital não sendo relevante a qualidade dos seus sócios. O seu capital social é dividido em ações. Podem ser seus titulares: brasileiros ou estrangeiros. São criadas em geral para grandes empreendimentos. Também conhecida pela denominação Companhia, está limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas.
 Os modelos de sociedade anônima são:
Companhia Aberta: onde capta recursos junto ao público.
Companhia Fechada: onde obtém os recursos através dos próprios acionistas.
SOCIEDADE COLIGADAS, CONTROLADORAS E CONTROLADAS
12. SOCIEDADE COLIGADAS, CONTROLADORAS E CONTROLADAS.
Para conceituar sociedade coligada, o novo Código Civil utilizou-se da definição empregada no parágrafo 1º do artigo 243 da Lei das Sociedades Anônimas. Assim, o artigo 1.099 da Lei Civil estabelece que haverá coligação entre duas sociedades quando uma participa de mais de 10% (dez por cento) do capital da outra, sem exercer seu controle. Considera-se controlada a sociedade na qual a controladora, diretamente ou através de outras controladas, é titular de direitos de sócio que lhe assegurem, de modo permanente, preponderância nas deliberações sociais e o poder de eleger a maioria dos administradores.
GRUPO DE SOCIEDADES
13. GRUPO DE SOCIEDADES
 Pode ser conceituado como uma forma de concentração de empresas de mesmo tipo jurídico ou não; ou seja, o grupo pode ser constituído por sociedades anônimas ou sociedades por quotas de responsabilidade limitada.
 A sociedade de comando ou controladora deve ser brasileira e exercer direta ou indiretamente, de modo permanente, o controle das sociedades filiadas, como titular de direitos de sócio ou acionista, ou mediante acordo com outros sócios ou acionistas.
CONSÓRCIO
14. CONSÓRCIO
O consórcio é um sistema de compra parcelada e programada de um bem onde um grupo de participantes organizados por uma empresa administradora rateia o valor do bem desejado pelo número de meses de parcelamento deste bem.
Também é conhecido com uma reunião de pessoas físicas e/ou jurídicas, em grupo fechado, promovido por uma Empresa Administradora, com a finalidade de propiciar aos seus integrantes a aquisição de bem ou conjunto de bens por meio de autofinanciamento. 
MODIFICAÇÕES NAS SOCIEDADES COMERCIAIS
15. MODIFICAÇÕES NAS SOCIEDADES COMERCIAIS
As sociedades comerciais estão sujeitas a várias alterações, por:
Aumento ou diminuição de seu capital;
 Transformação em outro tipo de sociedade;
 Fusão, incorporação ou cisão;
 Absorção por outra empresa;
DISSOLUÇÃO, LIQUIDAÇÃO E EXTINÇÃO DAS SOCIEDADES EM GERAL
16.DISSOLUÇÃO, LIQUIDAÇÃO E EXTINÇÃO DAS SOCIEDADES EM GERAL
 A extinção da firma individual ou de sociedade mercantil é o término da sua existência; é o perecimento da organização ditada pela desvinculação dos elementos humanos e materiais que dela faziam parte. Dessa despersonalização do ente jurídico decorre a baixa dos respectivos registros, inscrições e matrículas nos órgãos competentes (PN CST nº 191, de 1972, item 6).
 A extinção, precedida pelas fases de liquidação do patrimônio social e da partilha dos lucros entre os sócios, dá-se com o ato final, executado em dado momento, no qual se tem por cumprido todo o processo de liquidação.
LIQUIDAÇÃO E EXTINÇÃO DAS S/A’s
17. LIQUIDAÇÃO E EXTINÇÃO DAS S/A’s
Dispõe-se que as sociedades reputam-se dissolvidas, quando:
Expirado o prazo ajustado da sua duração;
Por quebra da sociedade ou de qualquer dos sócios;
Por mútuo consenso de todos os sócios;
Pela morte de um dos sócios, salvo convenção em contrário a respeito dos que sobreviverem;
Por vontade de um dos sócios, sendo a sociedade celebrada por tempo indeterminado.
CONCLUSÃO
CONCLUSÃO
As sociedades representam atualmente muito mais do que um simples negócio realizado entre algumas partes, havendo um interesse maior a ser conservado. O número de pessoas envolvidas, direta ou indiretamente, nas operações sociais das grandes sociedades é, por vezes, maior que a população de uma cidade. As sociedades comerciais são constituídas através de um contrato ou estatuto social. 
Sociedades comerciais passaram a ser utilizadas, inclusive, como ferramentas para que sejam alcançados os objetivos fundamentais da República de “garantir o desenvolvimento nacional” e “erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais", presentes na CF de 98. 
REFERÊNCIAS
Sociedades Comerciais. Disponível em:<http://www.visaoreal.com.br/sociedades_comerciais.htm> Acesso em: 16/11/2012.
Sociedades Comerciais. Disponível em:<
http://www.angelfire.com/ar/rosa01/direito119.html > Acesso em: 16/11/2012.
Sociedade limitada. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Sociedade_limitada> Acesso em: 16/11/2012.
Vamos refletir sobre o processo de desligamento?.<http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/vamos-refletir-sobre-o-processo-de-desligamento/44719/> Acesso em:19/11/2012
Contatos:
DILMAR SOUZA: dilmarssilva@hotmail.com
FABIANA NEVES: fabiana23neves@hotmail.com
IAN VIANNA : iangharan@gmail.com
TACIANA TELES : tacianateles@yahoo.com.br
AGRADECEMOS À TODOS PELA ATENÇÃO , BOA NOITE!!!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais