Buscar

AULA 7.

Prévia do material em texto

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO
AULA 7.
I - Temas da aula: 
Recursos no Processo do Trabalho - Teoria Geral
Recursos em espécie
II – Aula
Conceito: recurso é o meio processual idôneo colocado a disposição da parte vencida, do terceiro prejudicado e do Ministério Publico para que a decisão judicial impugnada, seja dentro da mesma relação processual, reformada, esclarecida, invalidade ou integrada.
Natureza Jurídica: é um prolongamento do exercício do direito de ação.
Fundamentos da existência do recurso são: 
inconformismo da parte vencida; 
falibilidade humana; 
aprimoramento das decisões; forma de controle dos atos jurisdicionais.
Princípios que regem os recursos trabalhistas: 
Principio do duplo grau de jurisdição. Preconiza a idéia de controle dos atos jurisdicionais exarados em primeiro grau, evitando até abuso de poder por parte do Juiz. O duplo grau de jurisdição não é principio constitucional, porque a CF não prevê expressamente o principio. Assim o direito de recorrer somente poderá ser exercido quando previsto em lei, cabendo a Lei criar o regramento de recursos; 
Principio da taxatividade. Preconiza que somente é possível o cabimento de um recurso que esteja previsto em lei, ou seja, na CLT ou na legislação extravagante. Dessa forma o rol de recursos trabalhista é taxativo (números clausus). No processo do trabalho tem os seguintes recursos previstos embargos de declaração (art 897-A da CLT); recurso ordinário (art 895 da CLT), agravo de instrumento (art 897 da CLT), agravo de petição (art 897 da CLT), recurso de revista (art 896 da CLT) embargos para o TST (Art 894 da CLT), agravo regimental (art 709 §1º da CLT), recurso ou pedido de revisão ( art 2º §§ 1º e 2º da Lei 5.584/70) e recurso extraodinário (art 102 III da CF) ---- há também a previsão de recurso ex oficio, que é aquele do art 475 do CPC embora não tenha natureza jurídica de recursos, porém sendo aplicável no processo do trabalho segundo a SUMULA 303 do TST.
Principio da unirrecorribilidade. Preconiza que é cabível um único recurso especifico para cada decisão.
Principio da fungibilidade ou conversibilidade. Traz a possibilidade de um recurso que foi interposto de forma errada ou incorreta ser recebido pelo juiz como se fosse o recurso corretamente cabível, mediante os seguintes requisitos: 1 – inexistência de erro grosseiro ou má-fé; 2 – existência de duvida plausível em relação a qual recurso é cabível no caso concreto. Destacamos que essa duvida não é subjetiva do advogado mas sim da doutrina e da jurisprudência; 3 – o recurso que foi interposto de forma errada deve observar o prazo do recurso corretamente cabível, na hipótese de previsão de prazos diversos de recurso.
Principio da vedação da reformátio in pejus. Preconiza que o tribunal~não pode piorar / agravar a situação do recorrente.
Características dos recursos trabalhistas
Irrecorribilidade imediata das decisões interlocutórias: decisão interlocutória é aquela que o juiz decide no curso do processo resolvendo questão incidente sem por fim ao mesmo. O artigo 893 §1º traz a regra de ser irrecorrível as decisões interlocutórias no processo do trabalho. Cabendo posteriormente recurso “principal” contra a decisão onde nesse se atacará aquela decisão interlocutória. Sobre o tema é importante a leitura da SUMULA 414 do TST, pois essa relata que contra a antecipação dos efeitos da tutela concedido em sentença, não comporta impugnação por via de mandado de segurança, por ser essa impugnável mediante recurso ordinário, contudo, para se obter efeito suspensivo desta decisão já que o recurso ordinário em regra não tem efeito suspensivo o meio correto é ingressar com ação cautelar diretamente no tribunal; outra questão importante dessa sumula é que no caso de concessão de tutela antecipada ou de liminar concedida, antes da sentença, caberá a interposição de mandado de segurança em face de inexistência de recurso proprio. Nesse sentido o principio da irrecorribilidade imediata comporta essas exceções, logo não é absoluto, assim, outra SUMULA importante é a SUMULA 214 do TST, que dista sobre algumas hipótese em se tratando de decisão interlocutória que comporta recurso imediato.
Inexigibilidade de fundamentação: o art 899 da CLT estabelece que os recursos trabalhistas sserão interpostos por simples petição, não se exigindo as razões recursais que exponham a fundamentação, bastando a petição de interposição. Tal idéia justifica os princípios do jus postulandi, informalidade e simplicidade. Contudo, essa inexigibilidade de fundamentação não se aplica ao Recurso de Revista diante do que preleciona a SUMULA 422 DO TST. OBS: NA PRATICA É DE BOM TOM REALIZAR PEÇA DE INTERPOSIÇÃO E DE RAZÕES RECURSAIS. DA MESMA FORMA PARA PROVA DA OAB, QUE EXIGE TODO O FORMALISMO ATÉ PORQUE LÁ ESTA AFERINDO O CONHECIMENTO DO ALUNO.
Prazos recursais trabalhistas uniformes. O art 6º da Lei 5584/70 prevê que será de 8 dias o prazo para interpor e contra-arrazoar qualquer recurso . Portanto, em regra os prazos recursais trabalhistas são de 8 dias – CUIDA COM AS EXCEÇÕES: 1 – embargos de declaração 5 dias; 2 – recurso extraordinário 15 dias; 3 – recurso ou pedido de revisão 48h, 4 agravop regimental, dependerá do regimento interno do tribunal, o TST fixou em 8 dias e os tribunais regionais vem fixando em 5 dias; 5 – fazenda publica tem prazo em dobro para recorrer. Vale lembrar que o conceito de fazenda publica abarca todas as pessoas jurídicas de direito publico interno (união, estados, distrito federal e municípios – autarquias e fundações publicas)
Efeitos dos recursos trabalhistas:
Devolutivo: os recursos trabalhistas em regra são dotados de efeito devolutivo, permitindo a execução provisórias até a penhora conforme reza o art 899 da CLT. O recurso devolve ao tribunal o conhecimento da matéria impugnada
Suspensivo: suspende a eficácia da decisão enquanto perdurar o julgamento do recurso interposto, contudo os recursos trabalhistas são dotados apenas do efeito devolutivo. Para se conseguir efeito suspensivo deve ingressar com medida cautelar perante o tribunal. Porém há exceção em que o recurso terá efeito suspensivo como no caso de recurso ordinário interposto em face de sentença normativa proferida pelo TRT.
Translativo: trata-se da possibilidade do tribunal conhecer de matérias que não foram ventiladas em recurso ou contrarrazões, isso ocorre com as objeções processuais ou materiais de ordem publica que devem ser conhecidas de oficio pelo juiz em qualquer tempo ou grau de jurisdição.
Pressupostos recursais: são os requisitos que devem ser preenchidos pelo recorrente no momento da interposição do recurso para que seu recurso seja conhecido e julgado pelo tribunal. Em regra os recursos passam por um duplo grau de admissibilidade recursal que analisam os pressupostos INTRINSECOS (SUBJETIVOS – diz respeitos as partes) e EXTRINSECOS (OBJETIVOS diz respeito a previsão legal do recurso, deposito recursal adequação etc...). O primeiro controle é feio pela primeira instancia ou juízo “ a quo” e o segundo controle pelo juízo de segunda instancia ou “ ad quem”.
INTRINSECOS: são aqueles concernentes a decisão que se pretende impugnar, sendo normalmente posteriores a ela e que digam respeito a pessoa que pretende recorrer. São pressupostos intrínsecos – legitimação para recorrer, capacidade e interesse recursal.
EXTRINSECOS: dizem respeito aos fatores externos a decisão judicial que se pretende recorrer sendo normalmente posteriores a ela e ligados a formalidades como: previsão legal ( o recurso que se pretende interpor deve estar previsto no rol taxativo dos recursos cabíveis no processo do trablho), adequação, tempestividade, preparo (deposito recursal e custas processuais) e regularidade formal.
Recursos em espécie
Embargos de declaração:
Previsão legal: 897-A da CLT
Prazo para interposição: 5 dias
Prazo para contra-arrazoar: em regra não há prazo, salvo, na hipótesede efeito infringente ou modificativo do julgado. Nesse caso o prazo das contrarrazões será de 5 dias sob pena de nulidade do julgado.
Preparo: não tem custas nem deposito recursal a serem recolhidos.
Cabimento e objetivos: 1º tem função integrativa, ou seja, objetiva integrar ou esclarecer o julgado nos casos de omissão, contradição e obscuridade. Então tem cabimento quando houve Omissão, Contradição ou Obscuridade (OCO). 2º Também pode ter objetivo e efeito infringente com o escopo de modificar o julgado, nas hipóteses de omissão, contradição ou obscuridade, onde o reconhecimento e o reparo da omissão, contradição e obscuridade altere a decisão. 3º tem função e objetivo de prequestionar determinada matéria não ventilada na decisão, para posterior interposição do recurso de natureza extraordinária (recurso de revista, embargos no TST e recurso extraordinário)
Juízo de admissibilidade e de mérito: realizado pelo juízo “a quo” a mesma autoridade que proferiu a decisão embargada. Não tem outro juízo de admissibilidade pelo qual passa os demais recursos, porque os demais recursos como RO o juízo “a quo” analisa os pressupostos e depois quando o recurso sobe o juízo “ad qeum” faz outro juízo. POR ISSO QUE O CORRETO É FALAR COM RELAÇÃO AO EMBARGOS QUE “OPÕE” EMBARGOS E NÃO “INTERPÕE” o termo “INTERPOR” se utiliza para os demais recursos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes