Buscar

História da enfermagem RESUMÃOOOO

Prévia do material em texto

História da enfermagem 
Etimologia >Significado da palavra história : pesquisa,narração e informação e gregos usavam para indicar resenha e fatos humanos .
Florence > Nasceu em 1920 na itália e se projetou na guerra da criméia ou seja ela foi a fundadora da enfermagem na guerra e após a participacão dela na guerra,ecom seus conhecimentos surgi o cuidar (técnico da enfermagem ) e passa a sistematizar esse cuidado . 
Para que estudamos a história da enfermagem : Estudamos para desvelar no sentido de resgatar a memória da nossa profisssão . 
Cuidado é o carater existencial mais próprio do ser humano . 
O enfermeiro pode ser o cordenador do grupo . 
Conceito : são palavras que descrevem objetos,propriedades ou acontecimentos. 
Conceito empírico Ex :Toma um cha de erva cidreira pra acalmar a criança .Conceito popular : Dados do paciente . No conceito popular temos o supercial que se tem pela aparencia ou seja quando a criança toma um banho a mãe diz que devemos enxugala se não ela ficara resfriada e isso é superficial. Sensitivo e Subjetivo .Assistemático: Não se sabe o que é certo e o que é errado . Ex : não se sabe se comer manga com leite faz mal. Acrítico :uma coisa que acontece e ninguem conhece aquele fato.Conceito científico :’’real : lida com ocorrencias e fatos.Contingente: lida com a razao e não com a emoção Oque é o cuidado para o enfermeiro ?Trata-se de uma ação (cuidado) todo enfermeiro planeja e pratica a sua ação. Visando a umconjunto de estrategias coordenadas ( planejar e avaliar e colocar em pratica) Atraves da história do paciente voce conversa e faz com que ele se acalme para melhor atende-lo. 
Cuidar cientifico : conjunto de açoes coordenadas costantemente AVALIADAS. 
Na época de florence o cuidado etico não existia . E o cuidado de epidemologia veio depois de florence reduzindo doenças .
Enfermeiras : apontadas como sábias por desenvolverem ervas que curassem aspessoas (cuidado empírico) e feiticeiras ou impostoras para algumas pessoas.
PARACELSO :médico estudioso da farmacologia que passou a estudar as ervas por causa da observação das mulheres.
Era pré cristã : a patalogia era vista como castigo dos deuses. E sacerdote eram vistos como médicos e enfermeiros. Para eles doencas eram mal espiritos. Tinham conhecimentos em musculos,amputações e etc. E tinham musicos no quais distraiam os pacientes.
Sudras : Serviam aos superiores. Parias : pessoas marginais que eram os mendigos ,os ladroes e ficavam com os trabalhos pesados.
O bramamismo era o respeito exagerado ao corpo e com isso atrapalhava Povo Hebreu : Móises criou a higiene . E estipulou a realão do exame fisico e os viajantes enfermos hospedavam gratuitamente.
Povo da assiria : a medicina era baseada na magia . Eles estabeleceram penalidades paraos médicos incompetentes ou seja , amputação das mãos indnização e etc. Davam importancia ao regime alimentar e vendiam talismas para que as pessoas fossem curadas
China : classificavam a patologia em média,graves e ja conheciam a sífiles.e em seu templo eram cultivadas plantas medicinais. As cirurgias não foram p frente pq não faziam disssecação de cadaveres e a eutanasia era um ato normal.
Japaõ :praticavam a eutanasia . E só usavam águas termais .
Grécia : Interpretavam os sonhos,e acreditavam no Deu apolo que pra eles era o Deus da medicina .tinham tratatmentos de dietas,ar puros ,massagem e agua mineral .
Em roma a medicina não teve muito exito pois se importavam em ser heróis e lutar para guerrear. Porem foi exemplo de limopezamagua pura ,rede de esgotos, e criaram um local especifico para sepultar mortos.

Outros materiais