Buscar

Desafio Profissional 2016 1 Modelo.docx (1)

Prévia do material em texto

�
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 
CURSO: LOGÍSTICA
	NOME
	Maxwel Souza Medeiros
	RA
	833.040.1328
Desafio Profissional
Disciplinas Norteadoras: 
Empreendedorismo
Ética e Relações Humanas no Trabalho
Técnicas de Negociação
Tutora EAD: Marley Casagranda
Pindamonhangaba / SP
2016
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 
CURSO: 
Desafio Profissional
Disciplinas Norteadoras: 
Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Empreendedorismo
Ética e Relações Humanas no Trabalho
Tutora EAD: Marley Casagranda
Trabalho desenvolvido para o Curso de Logística disciplinas norteadores Desenvolvimento Pessoal e Profissional,
Empreendedorismo e Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como requisito para a avaliação na Atividade Desafio Profissional 2016_01, sob orientação do (a) tutora EAD Marley Casagranda.
Pindamonhangaba / SP
2016
SUMÁRIO
Introducão										 Pág.4
Desenvolvimento									 Pág.5
Conclusão 										 Pág.11
Referências 										 Pág.12
�
INTRODUÇÃO
Nos dias atuais o segmento de confecção vem crescendo a demanda devido a exigência dos consumidores por várias opções de vestuário, em face a esta exigência as confecções tem por necessidade em investir tecnologicamente nos maquinários e consequentemente na capacitação profissional de seus colaboradores para se manter no negócio.
Doravante a esta nova adequação de mercado, os empresários deste setor tem que elaborar planejamentos para maior eficácia dos recursos aplicados no intuito de retorno do investimento e fortalecimento da marca com o aumento das vendas.
Um dos itens de dificuldade que acontecem nesta reestruturação são as inseguranças dos funcionários com receio de demissões.
Para reverter o cenário de insegurança dos colaboradores será necessário implantar programas de motivação e desenvolvimento profissional.
DESENVOLVIMENTO
Diante do clima de conflitos dos funcionários na reestruturação da linha de produção será necessário implantar medidas que visam uma maior comunicação da empresa sobre os novos objetivos.
	
	Com aplicação do desenvolvimento profissional da equipe (treinamentos das novas máquinas) e valorização dos colaboradores irá transmitir segurança confiança.
	É de vital importância tranquilizar a equipe proporcionando um clima mais saudável e produtivo dentro da organização.
	Abaixo listado as diretrizes; obstáculos e sugestão para desenvolvimento do objetivo:
	Diretrizes que orientam o trabalho do empreendedor 
	Obstáculos encontrados para a realização de mudanças 
	Sugestões para o aperfeiçoamento do trabalho do empreendedor 
	Alavancar vendas
	Quedas nas vendas diante da falta de investimento no parque industrial
	Definir planos de negócios para fortalecimento da marca e crescimentos de vendas com novas opções de vestuário.
	Reestruturação (modernização)
	Máquinas obsoletas
	Investimento na modernização do maquinário com maior capacidade de produção.
	Desenvolver Talento da equipe
	Problemas de relacionamento da equipe e baixa escolaridade.
	Valorização da equipe (desenvolvimento profissional)
Os problemas da seção de corte está muito em conta da insegurança dos colaboradores diante das novas tecnologias e com isso traz problemas de relacionamento e insegurança de perder o emprego, visto que a baixa escolaridade traz receio dos colaboradores em não saber lidar com as novas máquinas em virtude das novas tecnologias implantadas nas mesmas.
Portanto teremos que adotar alguns passos como:
- Desenvolver conceitos de comportamento organizacional; grupos e lideranças;
- Criar comunicação com os empregados evitando falhas no processo;
- Processos de motivação e desenvolvimento profissional.
Desenvolver Conceitos de comportamento organizacional
É muito importante neste processo desenvolver os conceitos de comportamento dentro da organização com implantação de grupos; equipes e lideranças, para isso é preciso:
- Definir missão, visão e valores da empresa;
- Definir a conduta profissional;
- Definir cargos e tarefas;
- Definir plano de cargos e salários (promoções)
- Criar organograma (estrutura hierárquica) e comunicar aos colaboradores e disponibilizar em quadro de avisos para acesso de todos.
Em face ao exposto norteará os colaboradores da sua importância, valores da empresa, a conduta profissional que a empresa exige e possibilidade de crescimento dentro da organização sabendo a quem deve ser reportar hierarquicamente.
Criar comunicação com os empregados evitando falhas no processo
É muito importante esta comunicação com bate-papos rápidos semanalmente entre os cargos de chefias e os funcionários, esse diálogo visa a otimização e boa execução dos objetivos propostos pelos níveis da organização (estratégicos, tático e operacional), além de ser um excelente canal de comunicação de via mão dupla entre chefia e funcionários identificando possíveis falhas e correção antecipadas para melhoria crescente do processo.
Processos de motivação e desenvolvimento profissional
	Com a motivação e desenvolvimento profissional (com treinamentos voltados dentro da área) cria-se uma estrutura saudável dentro da equipe, com isso o colaborador tende a produzir mais, pois sente-se seguro no desenvolvimento da sua função, com estabilidade, prazer e orgulho da empresa que trabalha.
	Em face ao exposto diminui as perdas de produtividade com acidentes e ausências devido afastamento de trabalho.
Conforme desenvolvimento acima descrito é um norte para superarmos a resistência dos colaboradores a reformulação.
Porém é de suma importância negociar com os colaboradores, mas para essa negociação é necessário algumas habilidades de negociação para alcançar o objetivo desejado, pois toda negociação é delicada e o negociador deve estar bem preparado principalmente aos aspectos emocionais durante o processo de negociação.
Para a negociação para obter sucesso uma das ferramentas utilizadas é separar em grupos as habilidades, isso facilitará na condução da negociação como:
- planejamento;
- tipo psicológicos;
- formas de atuar. 
Abaixo segue dicas importantes que englobam os tópicos citados: 
GRUPOS – HABILIDADES
Pessoas
1 – Filósofo
Tenha uma perspectiva
2 – Psicólogo
Coloque-se no lugar do outro
Problema
3 – Detetive
Descubra os interesses
4 – Inventor
Invente opções
5 – Juiz
Avalie o que está sendo proposto
Decisão
6 – Estrategista
Pense antecipadamente
7 – Diplomata
Construa uma ponte
Habilidades relacionadas a pessoas:
- Habilidade de ser filósofo: Mantenha a calma, o autocontrole e tenha uma perspectiva. Não perca de vista o objetivo. Dedique o mesmo tempo para preparar e para falar, conte até dez antes de responder e tenha certeza de que entendeu o que o outro está propondo. Não se esqueça de ouvir a si mesmo, observando suas reações para não “entregar” o jogo.
- Habilidade de ser psicólogo: Coloque-se no lugar das pessoas. Ouça mais do que fale e faça isso para entender, não para refurtar. Tenha respeito pela outra pessoa ou o grupo, não censure nem humilhe. Considere as questões levantadas e aconselhe-se antes de decidir. Crie uma relação de confiança e respeito.
Habilidades relacionadas ao problema:
- Habilidade de ser detetive: Tente descobrir o máximo possível de informações da pessoa e/ou grupo com quem está negociando. Quais são seus interesses e motivações? E suas necessidades, desejos, preocupações? Utilize perguntas como: “Ajudem-me a entender suas necessidades” ou ainda “Por que não?”, “O que haveria de errado em...?“ e “Pelo que entendi, seus interesses são...”.
- Habilidade de ser inventor: Em vez de criticar a proposta do outro ou dizer: “Isso não é o que quero”, tente inventarsituações. Conversem sobre elas para poderem, juntos, identificar os pontos positivos/negativos da proposta. Invente cenários para que seja possível encontrar uma solução que atenda a seus interesses e aos interesses do outro negociador.
- Habilidade de ser juiz: Durante a negociação, você precisará ser um juiz, ou seja, decidir o que é ou não justo no que está sendo conversado. Esteja aberto aos argumentos, desde que válidos, da outra pessoa. Avalie se o que está sendo dito tem lógica.
“Tão importante quanto os fatos, é a percepção das pessoas com relação a eles. Todos temos percepções diferentes”
Habilidades relacionadas à decisão:
- Habilidade de ser estrategista: Ser um estrategista inclui imaginar quais são as ações que a outra parte pode tomar. É como em um jogo de xadrez: antes de mexer qualquer peça, você precisa avaliar o que aquela ação vai influenciar no jogo do outro. Quais são as peças que ele detém? Qual é a posição delas e que tipo de risco representam? Isso envolve pensar bastante antes de tomar qualquer decisão. Muitas pessoas, na ânsia de acabarem logo com a negociação ou de conseguirem o que querem mais rapidamente, acabam agindo precipitadamente. Decidem sem se preocupar com as possíveis reações do outro e se distanciam dos seus objetivos.
- Habilidade de ser diplomata: É preciso criar uma ponte para que o seu adversário possa chegar até você. Você precisa ser amigável, mas isso não significa que tenha de aceitar tudo o que o outro propõe. Trabalhe para que os outros digam “sim” para suas propostas, e não para que antipatizem com sua pessoa e acabem não conseguindo chegar a acordo algum.
Talvez a maior lição seja mudarmos a maneira como encaramos uma negociação, pois muitas pessoas acham que só há um vencedor. Mas em uma negociação de sucesso não existe um vencedor, mas sim dois (ou quantos forem os envolvidos). O ganho tem de ser mútuo, sempre!
Considerações Finais:
	Neste processo de reestruturação devo salientar a visão empreendedora em alavancar o negócio e consequentemente gerando renda e desenvolvimento da sociedade com geração de empregos, no desenvolvimento sustentável dos produtos comercializados e na condução da valorização dos seus profissionais com respeito e ética profissional.
	
Referências 
BARROS, Aidil J. P. de & LEHFELD, Neide A de Souza. Fundamentos de Metodologia: Um guia para a iniciação científica. São Paulo: Makron Books, 1986.
DORNELAS, José Carlos Assis, Empreendedorismo, Transformando ideias em negócios, 5ª edição – Rio de Janeiro: Empreende/ LTC 2015
http://www.significados.com.br/swot/
http://www.josedornelas.com.br/wp-content/uploads/2011/11/Empreendedorismo-capitulo-2.pdf
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/empreendedorismo.htm
http://www.sobreadministracao.com/dicas-para-desenvolver-um-plano-de-negocios-viavel
http://exame.abril.com.br/revista-exame-pme/edicoes/36/noticias/do-consultorio-para-a-cozinha

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes