Buscar

AV1 METODOLOGIA

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0286_AV1_201002133882 » METODOLOGIA DA PESQUISA
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 201002133882 - JOÃO PAULO FERNANDES BRAGA
	Professor:
	JOAO MENDES FILHO
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 6,5 de 8,0        Nota do Trabalho:        Nota de Participação: 1        Data: 19/09/2012
	�
	 1a Questão (Cód.: 39797)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ao estudamos a classificação da pesquisa, observamos que há um procedimento em que os participantes assumem o lugar do tomador de decisão, para gerar e avaliar alternativas para o problema, e propor um curso de ação. Este procedimento de pesquisa é denominado de:
	
	
	pesquisa comparada.
	
	pesquisa bibliográfica.
	 
	estudo de caso.
	
	pesquisa histórica.
	
	pesquisa de campo.
	
	�
	 2a Questão (Cód.: 39798)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação ao tema pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, analise as quatro afirmativas abaixo e verifique se as informações são verdadeiras ou falsas. Em seguida, marque a letra que apresenta a única opção correta.
 
I - A pesquisa bibliográfica configura a etapa fundamental em todo e qualquer trabalho científico, porque não há pesquisa sem referencial teórico.
 
II - Na pesquisa bibliográfica classificamos as fontes em  primárias e secundárias. Por fontes primárias: trabalhos não originais e que basicamente citam, revisam e interpretam outros trabalhos.
 
III - A pesquisa bibliográfica é uma pesquisa realizada através de documentos que serão interpretados pelo pesquisador.
 
IV - Monografias, teses universitárias, livros, relatórios técnicos, artigos em revistas científicas, anais de congressos são exemplos de fontes primárias.
	
	 
	I e IV estão corretas.
	
	II e IV estão corretas.
	
	I e III estão corretas.
	
	I e II estão corretas.
	
	III e IV estão corretas.
	
	�
	 3a Questão (Cód.: 58622)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação ao tema pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, analise as quatro afirmativas abaixo e verifique se as informações são verdadeiras ou falsas. Em seguida, marque a letra que apresenta a única opção correta. I A pesquisa bibliográfica configura a etapa fundamental em todo e qualquer trabalho científico, porque não há pesquisa sem referencial teórico. II Na pesquisa bibliográfica classificamos as fontes em primárias e secundárias. Por fontes primárias: trabalhos não originais e que basicamente citam, revisam e interpretam outros trabalhos. III - A pesquisa bibliográfica é uma pesquisa realizada através de documentos que serão interpretados pelo pesquisador. IV - Monografias, teses universitárias, livros, relatórios técnicos, artigos em revistas científicas, anais de congressos são exemplos de fontes primárias.
	
	
	II e IV estão corretas
	
	I e III estão corretas
	 
	I e IV estão corretas
	
	II e III estão corretas.
	
	III e IV estão corretas
	
	�
	 4a Questão (Cód.: 68559)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Identifique as etapas na ordem correta do método hipotético-dedutivo:
	
	
	Hipótese/ Tentativa de falseamento/Dedução/Problema/ Confirmação ou refutação
	 
	Problema/hipótese/dedução/tentativa de falseamento/confirmação ou refutação
	 
	Problema/ Dedução/Hipótese/ Tentativa de falseamento/ Confirmação ou refutação
	
	Hipótese/ Problema/ Tentativa de falseamento/Dedução/ Confirmação ou refutação
	
	Dedução/ Hipótese/ Problema/ Tentativa de falseamento/ Confirmação ou refutação
	
	�
	 5a Questão (Cód.: 69306)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Ao escolher uma tribo indígena no interior do Brasil para examinar aspectos variados de sua vida, estamos fazendo uso do seguinte procedimento de pesquisa:
	
	
	Pesquisa documental.
	 
	Estudo de caso.
	
	Pesquisa de opinião.
	 
	Pesquisa de campo.
	
	Pesquisa de motivação.
	
	�
	 6a Questão (Cód.: 69323)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Identifique o melhor conceito para nota de rodapé:
	
	 
	Informação colocada no final da página, com o objetivo de complementação.
	
	Elaboração de um modelo visando à explicação de uma realidade.
	
	É uma parte representativa de um todo.
	
	Relação de autores lidos e citados no projeto.
	
	Relação de fontes que é lida, porém, não se citou no projeto.
	
	�
	 7a Questão (Cód.: 60460)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Estudamos o conceito de pesquisa e, neste ponto, cabe ressaltar um interessante comentário: Pesquisar é pensar, refletir, ler, discutir, perguntar, criticar, descobrir, enfim, é buscar uma visão, uma explicação, uma idéia, uma solução para as perguntas e problemas que nos movimentam e interessam; é construir, formar e organizar um pensamento (próprio ou não); é alcançar um resultado que apazigúe ou que confirme a inquietude inicial. Saber pesquisar é uma maneira para enfrentar qualquer desafio novo, e a vida dos profissionais é uma constante renova ção destes desafios (MARQUES, 2003). Sobre esta tarefa acadêmica e científica pode-se afirmar que a pesquisa se caracteriza pelo: (MARQUES, Cláudia de Lima. Pesquisa de Iniciação Científica: da inquietude ao sucesso! Palavra do orientador. Disponível em: . Acesso em: 14 mar. 2003.)
	
	
	levantamento de dados para a construção de uma visão geral de um assunto qualquer, prescindindo de qualquer problematização;
	
	levantamento de dados sem que seja necessária a elaboração de objetivos gerais e específicos, bem como de uma metodologia específica;
	
	levantamento de dados secundários e sua compilação com ou sem a referência à fonte da informação porque é uma atividade acadêmica e não científica;
	
	levantamento de dados que não exigem necessariamente a escolha de um método, já que pesquisar é uma tarefa que realizamos no cotidiano;
	 
	levantamento de dados a partir da delimitação e problematização de um tema, a busca de sua solução, bem como o método e as técnicas para sua realização
	
	�
	 8a Questão (Cód.: 39796)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A base da ciência é a da possibilidade de verificar seus enunciados, o que não é possível sempesquisa, atividade primordial da universidade. Neste aspecto, considerando a classificação da pesquisa, do ponto de vista de sua natureza, a pesquisa aplicada é aquela que:
	
	
	Busca o avanço da ciência sem a preocupação com o mundo da vida;
	
	Envolve verdades e interesses universais.
	
	É motivada unicamente pela curiosidade intelectual do pesquisador;
	 
	Objetiva gerar conhecimentos direcionados a uma aplicação prática;
	
	Apresenta um enfoque puramente quantitativo;
	
	�
	 9a Questão (Cód.: 60465)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Do ponto de vista de seus objetivos Gil (1991) classifica as pesquisas em três categorias: exploratória, descritiva e explicativa. A pesquisa descritiva visa:
	
	
	Investigar de forma empírica a ocorrência de um fenômeno, sempre no local onde ocorreu, podendo incluir entrevistas, aplicação de questionários, testes e técnicas de observação.
	
	Proporcionar maior familiaridade com o problema de forma a torná-lo explícito ou a construir hipóteses. Envolve levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado e análise de exemplos que estimulem a compreensão.
	
	Identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos, aprofundando o conhecimento da realidade porque explica a razão, o "porquê" das coisas. Quando realizada nas ciências naturais, requer o uso do método experimental, e nas ciências sociais requer o uso do método observacional.
	
	Estabelecer semelhanças e diferenças entre situações, fenômenos e coisas, identificando as relações históricas entre os fenômenos investigados para poder compreender o presente.
	 
	Descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entrevariáveis. Envolve o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados como questionários e observação sistemática.
	
	�
	 10a Questão (Cód.: 68577)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com o seu objetivo, a pesquisa pode ser:
I - Exploratória 
II - Documental 
III - Descritiva 
IV - Explicativa
	
	
	As alternativas II e IV estão corretas.
	
	As alternativas I, II e IV estão corretas.
	
	As alternativas I, II e III estão corretas.
	 
	As alternativas I, III e IV estão corretas.
	
	As afirmativas II e III estão corretas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes