A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
14 pág.
Prova Objetiva de Curriculo

Pré-visualização | Página 3 de 3

e do plano de ensino do professor (LIVRO BASE, p. 173).
Questão 8/10
“Pensar a escola como espaço e tempo de decisão e de gestão democrática é pensar a formação humana no bojo da atividade de investigação e intervenção. Para tanto, o projeto político-pedagógico é instrumento de concretização do processo de formação humana e de sua viabilização. O projeto politico-pedagógico pode ser referencia e um dispositivo para a construção continua de inovação, para a organização do trabalho pedagógico da escola, para a clarificação das intencionalidades educacionais e escolares e para a articulação solidária das participações dos diferentes protagonistas.”
VEIGA, Ilma Passos A. Quem Sabe Faz a Hora de Construir o Projeto Político-pedagógico. Campinas: Papirus, 2007. p. 7.
 São ações que podem auxiliar no processo de elaboração do PPP.
I. A realização de encontros com pais, professores e a comunidade em geral a fim de suscitar neles a compreensão da importância do PPP para a escola
II. A participação de um teórico da área curricular é de caráter obrigatório para auxiliar os professores e para que o PPP fique pronto de forma rápida e bem elaborada.
III. É essencial o conhecimento de documentos e leis tanto a nível federal, quanto estadual e municipal.
IV. Fazer um levantamento de dados e índices da escola como, numero de alunos e funcionários, taxa de repetência e evasão.  
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	B
	Afirmativa I, apenas.
	
	C
	Afirmativa IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas III e IV, apenas.
	
	E
	Afirmativa I, III e IV, apenas.
Você acertou!
As afirmativas I, III e IV estão corretas. Algumas ações podem auxiliar no processo de elaboração do PPP como: realizar de encontros com pais, professores e a comunidade em geral a fim de suscitar neles a compreensão da importância do PPP para a escola; fazer um levantamento de dados e índices da escola como, número de alunos e funcionários, taxa de repetência e evasão. Para sua elaboração é essencial o conhecimento de documentos e leis tanto a nível federal, quanto estadual e municipal. A afirmativa II é falsa, pois à única obrigatoriedade é a participação dos professores em sua elaboração (LIVRO BASE, p.164; p. 175)
Questão 9/10
Montesquieu na sua obra “Do Espírito das leis” coloca que:
“As leis, no seu sentido mais amplo, são relações necessárias que derivam da natureza das coisas e, nesse sentido, todos os seres têm suas leis; a divindade possui suas leis; o mundo material possui suas leis; as inteligências superiores ao homem possuem suas leis; os animais possuem suas leis, o homem possui suas leis.”
MONTESQUIEU. Do Espírito das leis in Coleção Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979. p. 25.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional foi citada pela primeira vez na Constituição de 1934, mas sua primeira versão foi promulgada em 1961 (LDB 4024/61), seguida por uma versão em 1971, que vigorou até a promulgação da mais recente em 1996, na qual esta Lei assumiu a versão que utilizamos atualmente.  
Sobre está lei é correto afirmar que:
	
	A
	Norteia a organização curricular, mas não define a forma como este currículo deve ser organizado e nem qual teoria deve fundamentar a prática pedagógica.
Você acertou!
A LDB norteia a organização curricular, mas não define a forma como este currículo deve ser organizado e nem qual teoria deve fundamentar a prática pedagógica; também não dá as respostas as questões o que, como e para que ensinar, pois estas serão explicitadas na proposta pedagógica, que deve ser elaborada pelos professores (LIVRO BASE, p. 163- 168).
	
	B
	Dá as respostas as questões: o que, como e para que ensinar, para nortear assim da melhor forma a elaboração do currículo na escola.
	
	C
	O objetivo para o ensino fundamental é a formação para o trabalho, sendo destacado nesta fase do ensino a educação tecnológica básica.
	
	D
	Delimita como deve ser a proposta pedagógica da educação a nível nacional, esta deve ser acatada na sua integralidade.
	
	E
	A LDB apresenta aspectos a serem adotados pela escola, a fim de haver uma uniformidade nacional, como: a teoria pedagógica a ser adotada, a concepção de indivíduo que vai embasar a elaboração curricular.
Questão 10/10
“Após a homologação da Constituição Federal de 1988 fundada em princípios democráticos e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), nº9394/96, que confirmam os princípios democráticos e considera os sujeitos sociais como cidadãos com direitos à educação, as escolas passam a organizar seu projeto pedagógico e currículo escolar atendendo as novas diretrizes educacionais que emanam a necessidade de uma organização escolar que proporcione a humanização dos sujeitos e a diminuição da desigualdade cultural”.
 
PORTAL da Educação. O Currículo Escolar Após a Lei de Diretrizes. Disponível em: <http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/42421/o-curriculo-escolar-apos-a-lei-de-diretrizes#ixzz3OkMlGq5v>. Acesso em: 21/12/2014.
 
De acordo com o texto acima e os conteúdos do livro-base, assinale as afirmativas corretas sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional:
I. A LDBEN incumbe às instituições governamentais (municipais e estaduais) da elaboração da proposta pedagógica de suas instituições.
II. Delimita regras comuns a nível nacional para a organização da educação básica.
III. Restringe a participação da comunidade escolar apenas à elaboração do projeto político pedagógico.
IV. Afirma que todos os sistemas de ensino e instituições escolares devem contemplar a base curricular nacional.
 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas III e IV, apenas.
	
	B
	Afirmativa II, apenas.
	
	C
	Afirmativas II e IV, apenas.
As afirmativas II e IV são verdadeiras. A LDB delimita em seu art. 24 regras comuns a nível nacional para a organização da educação básica e afirma, em seu art. 26 que todos os sistemas de ensino e instituições escolares devem contemplar a base curricular nacional. A afirmativa I é falsa pois a incumbência da elaboração da proposta pedagógica recai sobre os estabelecimentos de ensino (art. 12). A afirmativa III é falsa pois o art. 14 garante a participação da comunidade escolar e local na gestão democrática, não a restringindo (LIVRO BASE, p. 164).
	
	D
	Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	E
	Afirmativa I, II e IV, apenas.