Buscar

Prova Discursiva Estudo das relações étnico raciais para o ensino de História e cultura afro brasileira e africana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/3
Tema: Raça
 O uso do termo Raça, tem sido objeto de inúmeras discussões na atualidade no nível acadêmico, político e social. Uma vez que o uso desta palavra está ligada em determinados momentos histórico a justificação de desigualdades. 
Destaque o porquê da importância da discussão sobre a questão racial.
Nota: 3 Resposta do Gabarito3.3
	O atual estado de discussões sobre “raça” dialoga com um quadro de posicionamentos políticos, científicos e ideológicos do passado. As discussões sobre desigualdade social colocam o termo raça como ponto de partida de infindáveis questionamentos. As posições teóricas, políticas e ideológicas estiveram fortemente imbricadas na construção das noções deraça, ecoando de diferentes maneiras nos dias atuais. (Carvalho, 2012, p. 99)
Resposta do Aluno:As discussões sobre questão racial são muito importantes ainda hoje devido ao grande numero de situações que acontecem no cotidiano ,como exemplos as cotas raciais em universidades que são alvos de grandes polemicas e discussões no meio acadêmico e politico , os livros didáticos nas escolas onde até então não faziam menção a cultura afro-brasileira de forma clara, não só por isso, uma vez que a questão racial esta ligada diretamente com a questão da discriminação racial, onde não envolve tão somente questão de cor ,mais sim todo e qualquer tipo de discriminação .
Questão 2/3
Tema: Escravidão
Giddens (2005), citado por Carvalho (2012), apresenta que na história da humanidade identificamos quatro formas básicas de definir o nível de importância da pessoa em uma sociedade, a estratificação social: escravidão, casta, estamentos e classes.
Neste contexto, explique o que é a escravidão como estratificação social.
Nota: 3 Resposta do Gabarito333.3
	Vincula-se às culturas do subcontinente indiano, as quais se fundamentam no reconhecimento de status e prestígio atribuídos por hereditariedade. A mais antiga forma de estratificação caracterizou-se como uma forma extrema de desigualdade social e estabelecia que certos indivíduos eram propriedades de outros. Os escravos eram considerados o estrato social mais baixo no tipo de formação social. A mobilidade se realizava pela apropriação forçada de indivíduos por meio da conquista e escravização de povos derrotados em batalhas. Era rara a conquista da liberdade ocorrida pela vitória em guerras de libertação. (Carvalho, 2012, p. 30 - 31)
Resposta do Aluno:Foi a forma mais antiga e também a mais extrema de estratificação social onde os escravos eram retirados da forma mais bruta possível do seu ambiente original e levado como mercadoria para serem tidos como propriedade de outros, e sendo eles o estrato social mais baixo não tendo direito algum .
Questão 3/3
Tema: Raça
Sobre o estudo da raça, temos a escola etnológica-biológica, a escola histórica e a escola darwinista social.
Escreva sobre o que defendia a escola etnológica-biológica referente a questão de raça.
Nota: 333 Resposta do Gabarito3.3
	Apostava na ideia de que múltiplas raças seriam o resultado de mutações que acabariam por acarretar diferenças sociais. O traço fundamental dessa escola é a ideia de uma superioridade da raça branca em relação aos índios e negros. A presença de um tipo híbrido da mistura seria um perigo para a superioridade branca. (Carvalho, 2012, p. 102)
Resposta do Aluno:Foi fundada na tradição norte americana e que tinha a ideia de multiplas raças ,sendo que sua principal ideia se baseava na superioridade da raça branca em relação as outras raças os índios e negros , e que a mistura com outras raças geraria uma raça indefinida, causando uma deficiência que poderia ser física e mental a cada uma das raças .

Outros materiais