Buscar

Prova Discursiva Libras e Prática Profissional A Escola

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Leia o texto abaixo:
    O estágio de um sinal inicia por volta dos 12 meses da criança surda e percorre um período até por volta dos dois anos. Karnopp (1994) cita estudos que apontam o início do estágio de um sinal por volta dos seis meses em bebês de pais surdos adquirindo língua de sinais.
QUADROS, Ronice Mueller de. Educação de surdos: A aquisição da linguagem. – Porto Alegre: Artmed, 1997. p. 71.
O processo de aquisição da língua ocorre de maneiras diferentes em crianças surdas de pais surdos e crianças surdas de pais ouvintes. Os ambientes dessa aquisição também são diferentes. Discorra sobre a educação de crianças surdas filhos de pais ouvintes.
Nota: 16. Resposta do Gabarito0
	Espera-se que aluno contemple em sua resposta que a educação e aquisição da língua pelo surdo (pais ouvintes) na maioria das vezes ocorrem na escola e o convívio pode ser restrito às pessoas ouvintes.
 
Modelo de resposta:
 
Principalmente no caso de surdos filhos de pais ouvintes, o contato com adultos surdos e aquisição da língua de sinais só ocorre na escola. Livro-base p. 86.
E como ela nunca viu um adulto surdo a quem possa ter vínculo identificatório [...] livro-base p. 87.
 
QUADROS, Ronice Mueller de. Educação de surdos: A aquisição da linguagem. – Porto Alegre: Artmed, 1997. p. 71.
Resposta do Aluno:Na educação de crianças surdas de pais ouvintes é na escola para surdos em que a criança tem contato com adultos surdos e a aquisição da linguas de sinais,pois nestas escolas as propostas educacionais são centradas na procura da normalização, procurando ensinar conteudos acumulados ao longo do tempo pelas linguas de sinais.
Questão 2/5
A formação do diretor escolar é algo complexo, que prevê o entendimento da escola como um todo (GROCHOSKA, 2011). Nesse sentido, quais são as características principais de sua formação?
Nota: 106. Resposta do Gabarito0.0
	Em sua formação, o diretor deve entender a gestão com caráter coletivo e interdisciplinar, considerando as especificidades das partes (p. 33).
Resposta do Aluno:Para a formação do diretor escolar é necessário o entendimento da gestão com caráter coletivo e interdisciplinar, adoção de uma postura investigativa e entender as condições de problematização no trabalho pedagógico.
Questão 3/5
Com base nos apontamentos de Grochoska (2011), discorra sobre a gestão educacional.
 
Nota: 10. 6. Resposta do Gabarito00
	A gestão educacional é um processo dinâmico, unificando as diretrizes e as políticas educacionais, tendo um projeto compromissado com os princípios democráticos, utilizando de métodos que criam condições para um ambiente educacional autônomo (CROCHOSKA, 2011. p. 89).
Resposta do Aluno:A gestão educacional esta além da gestão escolar pois abrange todos os componentes de uma politica de educação, envolvendo sistemas de ensino, direção, diretrizes educacionais e os PPP.
Questão 4/5
Leia o texto a seguir:
No século XVIII, Charles – Michel de I´Épée (1712-1789), um padre francês, reconheceu a existência da língua de sinais (antiga Língua Gestual Francesa) e que seu desenvolvimento servia como base de comunicação entre os surdos que se comunicavam nas ruas de Paris, utilizando a datilologia/alfabeto manual.
RODRIGUES, Cristiane Seimetz; VALENTE, Flávia/ Aspectos Linguísticos das Libras – Curitiba: IESDE Brasil S.A, 2002. p. 32.
Mesmo com o crescimento quantitativo e qualitativo da educação de surdos a ênfase ainda era a aprendizagem da fala. Para qual finalidade o surdo precisava adquirir a fala?
Nota: 16. 6. Resposta do Gabarito00
	Espera-se que o aluno considere as exigências sociais da época (século XVIII).
A preocupação era no sentido de ensinar o surdo, para que pudesse trabalhar e exercer sua cidadania. A ênfase do ensino destacou-se, assim, da busca do desenvolvimento da fala para a formação. Livro-base p. 42
Resposta do Aluno:A ideia é que o pensamento so se torna possivel atraves da linguagem oral ,ou seja a linguagem atribui ao homem a condição de humano, se este não possui esta capacidade não conseguiria pensar.
Questão 5/5
A LIBRAS têm sua estrutura gramatical organizada a partir de alguns parâmetros que estruturam sua formação nos diferentes níveis linguísticos. Três são seus parâmetros principais ou maiores: a Configuração da(s) mão(s)-(CM), o Movimento - (M) e o Ponto de Articulação - (PA); e outros três constituem seus parâmetros menores: Região de Contato, Orientação da(s) mão(s) e Disposição da(s) mão(s).(FERREIRA BRITO, 1990)
QUADROS, Ronice Muller de. KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais brasileira: Estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed,  2004. p. 30
A estrutura gramatical da Libras segue alguns parâmetros. Descreva duas características dos três principais citados no texto acima.
Nota: 20.06. Resposta do Gabarito0
	Tutor (gabarito)
Espera-se que o aluno descreva brevemente as características da Configuração das mãos, do Movimento e do Ponto de Articulação.
Possibilidade de resposta:
Ao realizar-se um sinal de Libras o parâmetro utilizado é a configuração de mão. Para realizar um sinal é preciso deslocar a (a) mão (s) no espaço em determinada direção, temos então o movimento. O lugar exato em que o sinal é representado recebe o nome de ponto de articulação. Essas são algumas das unidades mínimas [...] livro-base p.35-36.
Resposta do Aluno:Na configuração de mãos é levado em conta a mão predominante sendo a direita para destros e esqueda para canhotos; No movimento, os sinais podem ter ou não movimento e podem ser unidirecionais que são realizados em apenas uma direção,os bidirecionais que são que são realizados por uma ou ambas as mãos em direções diferentes

Outros materiais