Buscar

fichamento AT 14

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ÉTICA E TÉCNICA NO ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO
Andanças com Dom Quixote e Sancho Pança
Kleber Duarte Barretto
Fichamento capítulo XIV
Daquela não menos apaziguadora função de aliviar as ansiedades persecutórias
Outras funções aliviam a ansiedade persecutória, holding e continência, por exemplo, mas não abandonem a leitura mesmo estejamos a caminho das temeridades angustiosas, mesmo sendo o choro expressão de inúmeros sentimentos.
Quando um homem nu e esfarrapado, pulando pela mata, passa pelos andarilhos, quis Dom Quixote ir ao seu encontro, massa Rocinonte não o deixou ir, este então manda que Sancho vá para um lado e ele por outros a fim de emboscar o tal homem, mas Sancho pede que não vá, pois se o for esse se amedronta longe da companhia do amo, e assim foram juntos, e Sancho que servisse seus olhos de lanterna para Quixote.
Assim, a simples presenças de Dom Quixote, oferecendo o Holding, ao seu escudeiro já protege este de ser invadido pelo terror, mas Sancho encontra na hospedaria que descansam um varão que cheio de arrmas para uma batalha, este passa a lhes contar a história de um burro perdido e dois compadres a procurar-lhe, vão mata adentro tentar atrair o burro, mas no final do rastreamento, encontram-se decepcionados, pois o zurro do compadre era tão real que um atraiu o dono do asno com certeza fiel. 
Mas a história alcançou outros povoados vizinhos que passaram a fazer troça dos moradores zurrando para quem morasse na cidade, principalmente os endiabrados jovens.
Assim os caçoados saíram de armas a brigar com o caçoantes.
Dom Quixote, depois de três dias de andanças, ouviu estrondo como de um exército de armas, vendo a flamula do povo zurro, dirigiu-se a ele e como estavam em silêncio dirigi a eles um sermão, pois para a guerra tens de boa causa, não a desavença de um homem por o povo a guerrear. Sancho intervém para que deixe o povo ali mesmo, pois, também este azurrou como um asno quando era criança e nem por isso deixou de ser filho de seu pai que é honrado, e para provar-lhe pôs a mão no nariz e zurrou como ninguém antes o fizera. Tomou uma bordoada, pois se pensou estar zombando, e outros e outros vieram, pedras e paus lhe atiravam, Dom Quixote salvou-o, mas amedrontado de levar um tiro a esmo.
Sancho arrasado, machucado, mas inteiro pôs-se de pé assim que estavam a salvo.... –Em má hora lembraste de zurras, quem te disse que era bom falar de cordas em casa de enforcados, mas não fugimos como tu dizes, pois a valentia que não se baseia em prudência chama-se temeridade. 
Se uma pessoa que se sente ameaçada torna-se perigosa para si e para os que a rodeia, imagine uma cidade, e assim Dom Quixote apresenta objeto persecutório.
Dom Quixote não fez a estes aldeões uma recriminação, mas apontou a eles os motivos que devem existir para uma guerra, e recontextualizou-as através da função de discriminação. 
A angústia é matéria delicadíssima e perigosa, e Sancho apresentou o objeto persecutório ao povo zurrado antes das cicatrizes dessa terem se fechado.
Inicialmente Dom Quixote procurou acolher o povo zurrado demonstrando preocupação , e desencorajou-os a beligerância, e só então apontou as situações que se pode ir a luta. Não proibiu ou reprovou as intenções dos aldeões, mas recontextualizou-as através da função de discriminação.
Sancho escolhe sempre os caminhos mais espinhosos, não se atentou ao ritmo do outro e apresentou o objeto persecutório (zurro) em um momento totalmente inoportuno..
As ansiedades persecutórias precisam ser aliviadas, para que o sujeito estabeleça uma troca enriquecedora consigo mesmo e com a vida, se elas se intensificarem, paralisam o mundo psíquico do individuo. 
O fato é que, ao lidar com ansiedades persecutórias, é necessário habilidade para arranjar as funções necessitadas no momento e intervir de forma a transformar a angústia do sujeito, como vimos do Quixote com o esquadrão.

Outros materiais