Buscar

fichamento Kleber Barreto cap 12

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ÉTICA E TÉCNICA NO ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO
Andanças com Dom Quixote e Sancho Pança
Kleber Duarte Barretto
Fichamento capítulo XII
Da intrincada e sutil função de discriminação de campos semânticos
A discriminação do campo semântico não se trata de um simples jogo de palavras ou que retrata meros eufemismos. Ao utilizarmos uma palavra ou uma categoria para nos referirmos a uma determinada experiência, estamos fazendo um recorte desta de acordo com os conteúdos simbólicos que acompanham um determinado vocabulário. Percebe-se que dependendo do recorte do interlocutor, a experiência pode ficar reduzida a uma significação que impede a possibilidade de vivenciá-la e organizá-la de outra maneira. A partir daí tornar-se importante a capacidade de aprender essas significações e/ou implicações, possibilitando o poder de ampliação do campo das experiências no sentido de não saturá-las por uma categoria. 
Muitas vezes encontramos ou conhecemos uma pessoa bonita fisicamente, mas após certa convivência a pessoa murcha A experiência humana representa grande complexidade e diversidade. Com muita frequência, utilizamos categorias amplas para referir-se a uma multiplicidade de fenômenos, o que restringe o campo de entendimento e de pensamento, como pode levar a confusões e mal entendidos. 
Nas perturbações psíquicas, percebemos que a pessoa utiliza uma ou duas categorias para abordar as experiências, implicando na maioria das vezes em distorções e pensamentos repetitivos.

Outros materiais