Buscar

Construção de sistemas de drenagem

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CSD/CSD FINAL/CAPA CSD.docx
 FATEC
Faculdade de Tecnologia de São Paulo
 
Construção de Sistemas de Drenagem
CSD
Projeto Final
 
São Paulo/SP
2015
Douglas do Amaral Oliveira 		Nº 11201526
Projeto Final
Artigo apresentado à disciplina de Construção de sistemas de drenagem Ministrada pelo Professor José Augusto Rocha Mendes, do Departamento de Hidráulica e Saneamento Ambiental, para obtenção parcial de nota no curso de graduação em tecnologia Hidráulica e Saneamento Ambiental, da Faculdade de tecnologia de São Paulo.
São Paulo/SP
2015
 Pça. Cel. Fernando Prestes, 30 - CEP 01124-060 São Paulo, SP, Brasil Tel: (011) 3322-2200 Fax: (011) 3315-0383 
CSD/CSD FINAL/csd final.docx
Sumário 
1.	Introdução	5
2.	Objetivo	5
3.	Memorial descritivo da obra	5
4.	Estrutura Analítica de Projeto - EAP	6
5.	Projetos, Critérios e Normas	7
6.	Memória de cálculo de quantitativos	20
7.	Orçamento	30
8.	Cronograma Físico-Financeiro	33
9.	Curva ABC	35
10.	Curva S	35
11.	Histogramas	36
12.	Conclusões	38
Introdução 
O sistema de drenagem deve ser entendido como o conjunto da infraestrutura existente em uma cidade para realizar a coleta, o transporte e o lançamento final das águas superficiais. Inclui ainda a hidrografia e os talvegues. É constituído por uma série de medidas que visam minimizar os riscos a que estão expostas as populações, diminuindo os prejuízos causados pelas inundações e possibilitando o desenvolvimento urbano de forma harmônica, articulada e ambientalmente sustentável. Os sistemas de drenagem urbana são sistemas preventivos de inundações, principalmente nas áreas mais baixas das comunidades sujeitas a alagamentos ou marginais aos cursos d’água. A enchente é um fenômeno natural do regime do rio, e todo rio tem sua área de inundação. As inundações passam a ser um problema para o homem quando ele deixa de respeitar os limites naturais dos rios, ocupando suas áreas marginais.
 
Objetivo
Estabelecer as especificações necessárias para a implantação do sistema de drenagem de um loteamento residencial através do estudo analítico de projeto (EAP), elaborar o orçamento e cronograma com base nas planilhas da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) e elaboras os histogramas de utilização de alguns itens que serão utilizados na implantação da obra.
Memorial descritivo da obra
Obra de implantação de rede de drenagem em loteamento residencial com uma área de aproximadamente 24 hectares, sendo desse total apenas 14 hectares de área a ser urbanizada e os 10 hectares restantes serão preservados, o loteamento contará com obras de pavimentação após a implantação do sistema de drenagem.
Estrutura Analítica de Projeto - EAP
Através da Análise crítica do projeto obteve-se os seguintes itens constante na Tabela 1 Estrutura analítica de projeto - EAP para a formulação do trabalho.
 
Tabela 1 Estrutura analítica de projeto - EAP
		 
		SERVIÇOS TÉCNICOS
		01-25-00
		CADASTRO E AMARRAÇÂO DE BOCA DE LOBO OU LEÃO
		01-26-00
		CADASTRO E AMARRAÇÃO DE PV
		01-23-00
		CADASTRO DE CANALIZAÇÕES CIRCULARES
		01-19-00
		NIVELAMENTO GEOMÉTRICO NO INTERIOR DA GALERIA
		 
		MOVIMENTO DE TERRA
		04-04-00
		ESCAVAÇÃO MECÂNICA PARA FUNDAÇÕES E VALAS COM PROFUNDIDADE MENOR OU IGUAL À 4,0M
		04-60-00
		REMOÇÃO DE TERRA ALÉM DO PRIMEIRO KM
		04-09-00
		REENCHIMENTO DE VALA COM COMPACTAÇÃO, SEM FORNECIMENTO DE TERRA
		 
		ESCORAMENTO
		06-04-00
		ESCORAMENTO CONTÍNUO DE MADEIRA PARA CANALIZAÇÃO DE TUBOS
		 
		POÇOS DE VISITA E CAIXAS
		06-18-01
		POÇO DE VISITA TIPO 1 - 1,40 X 1,40 X 1,40M
		06-19-00
		CHAMINÉ DE POÇO DE VISITA COM ALVENARIA DE UM TIJOLO COMUM
		06-20-03
		FORNECIMENTO DE TAMPÃO DE FERRO FUNDIDO DÚCTIL CLASSE MÍNIMA 400 (40T) D=600MM - NBR 10160 ARTICULADO - P/ GAL. ÁGUAS PLUV.
		06-22-04
		BOCA DE LOBO DUPLA
		06-65-07
		INSTALAÇÃO DE BOCA DE LEÃO DUPLA COM GRELHA ARTICULADA, EXCETO O FORNECIMENTO DA GRELHA
		06-65-21
		FORNECIMENTO DE GRELHA TIPO "BOCA DE LEÃO" DE FERRO FUND. DÚCTIL CL. MÍN.250 - 25T - DIM. APR=810X270MM - NBR 10160 - T. ARTICU. - P/ GAL. ÁGUAS PLUV.
		 
		FUNDAÇÕES E ESTRUTURAS
		04-35-00
		APILOAMENTO MANUAL DE CAVA DE FUNDAÇÃO
		06-06-00
		LASTRO DE CONCRETO FCK=10MPA
		 
		ASSENTAMENTO DE TUBOS E PEÇAS
		06-08-00
		FORNECIMENTO E ASSENTAMENTO DE TUBOS DE CONCRETO SIMPLES - DIÂMETRO 40CM
		06-10-02
		FORNECIMENTO E ASSENTAMENTO DE TUBOS DE CONCRETO ARMADO, DIÂMETRO 60CM - TIPO PA-3
		 
		GUIAS, SARJETAS E SARJETÃO
		05-14-03
		FORNECIMENTO E ASSENTAMENTO DE GUIAS TIPO PMSP 100, INCLUSIVE ENCOSTAMENTO DE TERRA - FCK=30,0MPA
		05-19-01
		CONSTRUÇÃO DE SARJETA OU SARJETÃO DE CONCRETO - FCK=25,0MPA
		 
		MUROS DE ALA
		07-30-00
		FORNECIMENTO E COLOCAÇÃO DE GABIÃO TIPO COLCHÃO RENO, H = 0,17M, DE MALHA 6 X 8CM, GALVANIZADO, REVESTIDO EM PVC, DE FIO Ø = 2,0MM
		07-25-00
		FORNECIMENTO E COLOCAÇÃO DE GABIÃO TIPO CAIXA, H = 0,50M, DE MALHA 8 X 10CM, GALVANIZADO E REVESTIDO EM PVC, DE FIO Ø = 2,4MM
Projetos, Critérios e Normas 
Geral;
Execução 
A obra deve atender ao máximo o projeto, caso haja necessidade de alteração o pedido deverá ser feito por escrito para a fiscalização da obra, no caso de aprovação e imediatamente feita a alteração no projeto 
Materiais e serviços
Todos os materiais a serem utilizados atender as NBRs aplicáveis, os materiais que não possuírem NBR deverão ser aprovados e liberados por escrito pela fiscalização.
Critérios de medição
 Só poderá ser medido o item que após sua finalização atenda a todas as exigências contidas nos projetos, assim como as exigências das normas vigentes, caso contrário poderá se pedido sua reconstrução ou o não pagamento à critério da Fiscalização.
Segurança
A empreiteira será responsável pela segurança contra acidentes, obedecendo ao disposto na NR 18, tanto de seus operários como de terceiros, devendo observar nesse sentido, todo o cuidado na operação de máquinas, utilização de ferramentas, escoramento e sinalização de valas abertas, fogo, etc. A Fiscalização poderá exigir quando necessário, a colocação de sinalizações especiais, às expensas da empreiteira.
Canteiro de obras;
Execução
O canteiro de serviço será instalado em local a ser aprovado pela Fiscalização e deverá conter todos os elementos necessários ao uso da empreiteira. Serão de responsabilidade da empreiteira, todas as despesas com a instalação e manutenção do canteiro.
Materiais e serviços
Todos os materiais a serem utilizados nos canteiros deveram atender a NBR aplicável, os materiais que não possuírem NBR deverão ser aprovados e liberados por escrito pela fiscalização. 
Critérios de medição
Preço global com liberação pela Fiscalização
Serviços Técnicos
Execução
Deverá dar total apoio a implantação das unidades do sistema, dando suporte cara locação planimétrico e altímetro o das unidades do sistema. Os serviços ponderados são:
		SERVIÇOS
		UNIDADE DE MEDIÇÃO
		CADASTRO E AMARRAÇÂO DE BOCA DE LOBO OU LEÃO
		UN
		CADASTRO E AMARRAÇÃO DE PV
		UN
		CADASTRO DE CANALIZAÇÕES CIRCULARES
		M
		NIVELAMENTO GEOMÉTRICO NO INTERIOR DA GALERIA
		M
Materiais e serviços
Os serviços deverão ser executados com total atendimento a NBR 13133.
Critérios de medição
O custo unitário remunera os serviços indicados, executados em qualquer ponto do município de São Paulo, inclusive o deslocamento do pessoal e equipamento,
bem como a apresentação gráfica e descritiva do trabalho efetuado, estritamente de acordo com o padrão técnico determinado por SIURB, referenciando-se na versão em vigência da NBR 13133.
O item será medido na Unidade indicada em cada serviço.
Escavação mecânica para fundações e valas com profundidade menor ou igual à 4,0m;
Execução
Será executado preferencialmente com processo mecânico e a largura de vala será igual ao diâmetro nominal do coletor mais 0,60m, para diâmetros de até 400mm e mais 0,80m, para diâmetros superiores, para cada metro, além de 2,00m, as larguras da vala serão aumentadas 0,10m. As larguras das valas poderão ser aumentadas ou diminuídas de acordo com as condições do terreno, ou face dos outros fatores, que se apresentarem na ocasião, o que será verificado pela Fiscalização. O material escavado nas valas será classificado em três categorias a saber: a) 1ª categoria: O solo comum, que possa ser escavado com enxadão ou picareta; b) 2ª categoria: O material que somente possa ser escavado com picareta, o argilito, o arenito ou material brejoso abaixo do lençol freático, e os matacões de rocha, com menos de 0,5 m³ de volume; c) 3ª categoria: a rocha compacta em geral, o material compacto que possa ser escavado com o uso de fogo e os matacões de rocha com mais de 0,5 m³ de volume. Todo solo classificado como sendo de 1ª categoria pela fiscalização terá que ser colocado em local seguro próximo a vala para posteriormente ser usado para o reaterro da vala. Quando houver infiltrações ou entrada de água direta na superfície deverá ser mantida na obra, bombas para esgotamento de tipo e capacidade apropriadas.
Critérios de medição
O custo unitário remunera o escoramento e a sustentação das tubulações que cruzam as escavações; a execução da escavação mecânica; o preparo do fundo da escavação; os acertos das paredes. Não incluem eventuais escoramentos.
Os serviços serão pagos por metro cúbico (m³) de escavação executada, medida no corte.
Remoção de terra além do primeiro km
Execução
O material será transportado por caminhão através de vias expressas até o bota-fora previsto em projeto.
Materiais e serviços
O caminhão deverá ter capacidade mínima de 18 m³ de material
Critérios de medição
O custo unitário remunera o transporte de terra, considerando-se como distância de transporte, a distância média entre os percursos de ida e volta, com trajetos aprovados pela Fiscalização.
Não inclui a carga.
O serviço será pago pela unidade m³Xkm de terra removida, sendo a quantidade de material medida no corte ou no aterro compactado, obedecidas às geometrias do projeto.
Reaterro de vala com compactação, sem fornecimento de terra
Execução
O reaterro das valas somente poderá ser feito, após a aprovação do assentamento e rejuntamento dos tubos pela Fiscalização. Será feito com o próprio material proveniente da escavação e/ou material importado em camadas de espessura não superior a 20cm convenientemente umedecidas, até atingir 30cm acima da geratriz superior da tubulação a compactação terá que ser feita manualmente com maço de 10 kg, a partir de 30cm acida da geratriz superior do tubo a compactação poderá ser feita com compactador de 6 hp.
Materiais e serviços
O solo usado para reaterro da vala proveniente da escavação ou exportado de jazida terá sua aprovação atrelada a fiscalização da obra, podendo essa exigir que o material seja analisado por empresa especializada antes da execução do serviço.
Critérios de medição
O custo unitário inclui toda mão-de-obra e equipamentos para fechamento de vala com compactação, inclusive espalhamento a partir do material recebido.
A medição terá como unidade o metro cúbico (m³) medido na vala conforme indicação do projeto de escavação, descontado o tubo ou galeria moldada.
Escoramento contínuo de madeira para canalização de tubos;
Execução
Deverá atender as especificações de projeto e a NBR 12266, na falta de projeto a empreiteira terá que contratar o serviço para prosseguir com o assentamento.
Materiais e serviços 
A madeira usada deverá atender a resolução CONAMA Nº411 e as demais legislações pertinentes, e poderá ser substituído por outro tipo de matéria desde que não perca em nada a qualidade do escoramento com aprovação pela fiscalização
Critérios de medição
O custo unitário remunera o fornecimento e o preparo da madeira; a execução e a retirada do escoramento, inclusive cunhas e calços.
O serviço será pago por metro quadrado (m²) de parede escorada, medida no projeto.
Poço de visita tipo 1 - 1,40 x 1,40 x 1,40m;
Execução
Os poços de visita a executar serão de alvenaria tamanho 1,40x1,40x1,40m (medidas externas), Deverá ser executado a escavação da vala com profundidade de projeto acrescida de 0,30 m, apiloamento do fundo, preenchimento do fundo da vala com uma camada de 0,1 m de espessura de brita 2 ou 4, lançamento de uma camada de 0,1m de espessura de concreto simples fck=8,00Mpa, nivelamento do concreto lançado com auxílio de desempenadeira, depois procede com o assentamento de tijolos maciços com espessura de 0,15m, assentados com argamassa de cimento, cal e areia, traço 1:2:4, deverão ser rebocadas internamente. 
Todas as mudanças de direção serão executadas junto aos poços de visita e a ligação entre duto e o Poço de visita deverá ser de tal forma que a ponta do duto encaixe dentro da caixa de alvenaria do poço de visita. As paredes do poço de visita jamais deverão ser apoiadas sobre a canalização, mas sim no fundo firme da vala.
Materiais e serviços
O concreto usado deverá atender as exigências da NBR 12655
A argamassa usada deverá atender as exigências da NBR 13281
O aço CA-50 deverá atender as exigências da NBR 7480
Critérios de medição
O custo unitário inclui todos os materiais incorporados ou não, mão-de-obra e equipamentos de apoio para execução dos poços de visita e assentamento dos tampões.
O serviço será pago por quantitativo (un) efetivamente executado e completo conforme indicação do projeto, e será paga de acordo com os custos unitários contidos na Planilha de Orçamento.
.
Chaminé de poço de visita com alvenaria de um tijolo comum
Execução
Deverá ser executado com diâmetro interno de 0,8 m a partir do topo da caixa (h =1,40m) do balão do poço de visita até a cota de implantação do graide, levando em conta a cota do graide igual a cota do topo do tamp
Materiais e serviços
O concreto usado deverá atender as exigências da NBR 12655
A argamassa usada deverá atender as exigências da NBR 13281
Os tampões deverá atender as exigências da NBR 10160
Critérios de medição
O custo unitário inclui todas as despesas com material incorporado ou não, mão-de-obra e equipamentos de apoio para execução da chaminé de poço de visita.
O serviço será pago por metro linear (m) de chaminé efetivamente executada em conformidade com o projeto.
Fornecimento de tampão de ferro fundido dúctil classe mínima 400 (40t) d=600mm - nbr 10160 articulado - p/ gal. Águas pluv.
Materiais e serviços
A fiscalização deverá receber os lotes de tampões e reter a nota fiscal com a finalidade de resguardar a garantia do produto. Os tampões a serem fornecidos deverão atender a NBR 10160.
Critérios de medição
O custo unitário remunera somente o fornecimento do tampão, exclusive sua instalação. O serviço será pago por quantitativo (un) de tampão efetivamente fornecido.
Boca de lobo dupla
Execução
As bocas de lobo a executar serão de alvenaria tamanho 2,50x1,20m (medidas externas), Deverá ser executado a escavação da vala com profundidade de projeto acrescida de 0,30 m, apiloamento do fundo, preenchimento do fundo da vala com uma camada de 0,1 m de espessura de brita 2 ou 4, lançamento de uma camada de 0,1m de espessura de concreto simples fck=8,00Mpa, nivelamento do concreto lançado com auxílio de desempenadeira, depois procede com o assentamento de tijolos maciços
com espessura de 0,15m, assentados com argamassa de cimento, cal e areia, traço 1:2:4, deverão ser rebocadas internamente. A tampa será de concreto armado fck=25,00 Mpa com espessura mínima de 7 cm executado com malha formada por 10 barras de ferro 4,2 mm em cada direção. A execução das bocas de lobo, somente ocorrerão na ocasião da pavimentação, para evitar que o escoamento superficial das águas pluviais arrastarem entulhos que poderão danificar ou entupir a canalização pluvial.
A ligação entre duto e boca de lobo deverá ser de tal forma que a ponta do duto encaixe dentro da caixa de alvenaria da boca de lobo. As paredes da boca de lobo jamais deverão ser apoiadas sobre a canalização, mas sim no fundo firme da vala.
Materiais e serviços
O concreto usado deverá atender as exigências da NBR 12655
A argamassa usada deverá atender as exigências da NBR 13281
O aço CA-50 deverá atender as exigências da NBR 7480
Critérios de medição
O custo unitário inclui todas as despesas com material incorporado ou não, mão-de-obra e equipamentos de apoio para execução dos serviços.
O serviço será pago por quantitativo (un) de serviços efetivamente executado, conforme indicação de projeto.
Instalação de boca de leão dupla com grelha articulada, exceto o fornecimento da grelha.
Execução
As bocas de leão a executar serão de alvenaria tamanho 2,50x1,20m (medidas externas), Deverá ser executado a escavação da vala com profundidade de projeto acrescida de 0,30 m, apiloamento do fundo, preenchimento do fundo da vala com uma camada de 0,05 m de espessura de brita 2 ou 4, lançamento de uma camada de 0,1m de espessura de concreto simples fck=8,00Mpa, nivelamento do concreto lançado com auxílio de desempenadeira, depois procede com o assentamento de tijolos maciços com espessura de 0,15m, assentados com argamassa de cimento, cal e areia, traço 1:2:4, deverão ser rebocadas internamente. A grelha deverá ser executada obedecendo a cota final do graide. A execução das bocas de leão, somente ocorrerão na ocasião da pavimentação, para evitar que o escoamento superficial das águas pluviais arrastarem entulhos que poderão danificar ou entupir a canalização pluvial.
A ligação entre duto e boca de leão deverá ser de tal forma que a ponta do duto encaixe dentro da caixa de alvenaria da boca de leão. As paredes da boca de leão jamais deverão ser apoiadas sobre a canalização, mas sim no fundo firme da vala.
Materiais e serviços
O concreto usado deverá atender as exigências da NBR 12655
A argamassa usada deverá atender as exigências da NBR 13281
A grelha deverá atender as exigências da NBR 10160
O aço CA-50 deverá atender as exigências da NBR 7480
Critérios de medição
O custo unitário remunera somente a implantação da boca de leão com a instalação da grelha especificada, bem como todos os materiais incorporados, mão-de-obra e equipamentos de apoio, exclusive fornecimento da grelha.
O serviço será pago por quantitativo (un) de grelha efetivamente instalada.
Fornecimento de grelha tipo "boca de leão" de ferro fund. Dúctil cl. Mín.250 - 25t - dim. Apr=810x270mm - nbr 10160 - t. Articu. - p/ gal. Águas pluv. 
Materiais e serviços
A fiscalização deverá receber os lotes de grelhas e reter a nota fiscal com a finalidade de resguardar a garantia do produto. As grelhas a serem fornecidos deverão atender a NBR 10160.
Critérios de medição
O custo unitário remunera somente o fornecimento do tampão, exclusive sua instalação. O serviço será pago por quantitativo (un) de tampão efetivamente fornecido.
Apiloamento manual de cava de fundação;
Execução
Após a escavação, o fundo das valas deverá ser regularizado, de acordo com a profundidade constante no projeto, para posterior apiloamento de fundo de vala, antes da execução do lastro de areia. Deverá ser executado nivelamento e apiloamento do fundo das valas a fim de corrigir possíveis falhas. Na execução os fundos das valas deverão ser abundantemente molhados com a finalidade de localizar possíveis elementos estranhos (raízes de arvores, formigueiros, etc.) não aflorados, que serão acusados por percolação de água; após o que deverá ser fortemente apiloado com maço de 10 kg ou compactador com potência de 6 hp.
Critérios de medição
O custo unitário remunera o acerto do fundo da vala, apiloamento e remoção de excesso de material.
O serviço será pago por metro quadrado (m²) medido no local;
Lastro de concreto fck=10mpa para assentamento de tubulações;
Execução
No fundo da vala deverá ser executado lastro de concreto, com espessura de 5 cm para assentamento da tubulação.
Materiais e serviços
O concreto usado deverá atender as exigências da NBR 12655
Critérios de medição
O custo unitário inclui todas as despesas com equipamentos, mão-de-obra e materiais necessários à adequada execução dos serviços entre os quais: Fabricação, transporte, lançamento, adensamento, cura, limpeza da área, regularização final e remoção de concreto excedente, além de arremates, retoques no acabamento geral.
O serviço será pago por metro cúbico (m³) de concreto medido conforme indicação do projeto, e será paga de acordo com os custos unitários indicados na Planilha de Orçamento.
Fornecimento e assentamento de tubos de concreto simples - diâmetro 40cm;
Execução
Os tubos serão dispostos ao longo da vala do lado oposto à terra removida, com as bolsas dirigidas a montante do sentido do fluxo. Se os tubos precisarem ser mudados de lugar após serem descarregados, as unidades só poderão ser roladas ou içadas, nunca arrastadas. O assentamento deve ser feito através de içamento com auxílio de guindaste de 8t com caminhão de 184 HP. O assentamento deve ser feito com auxílio de um profissional treinado e certificado para execução da tarefa, as juntas entre tubos serão preenchidas com argamassa de cimento e areia no traço 1:3, interna e externamente não sendo permitido o excesso de argamassa nas paredes internas.
Materiais e serviços
A argamassa usada deverá atender as exigências da NBR 13281
Os tubos de concreto deverão ser provenientes de industrias qualificadas pela fiscalização, cumprindo, como mínimo, as condições previstas na norma NBR 8890
Critérios de medição
O custo unitário remunera o fornecimento dos materiais, inclusive perdas, equipamentos e mão de obra para o manuseio, corte e assentamento dos tubos e canaletas de concreto, inclusive vedações e rejuntamentos.
Os serviços serão pagos por metro linear (m) de tubulação assentada, medida no projeto, descontando-se as caixas de passagem.
Fornecimento e assentamento de tubos de concreto armado, diâmetro 60cm - tipo pa-3;
Execução
Os tubos serão dispostos ao longo da vala do lado oposto à terra removida, com as bolsas dirigidas a montante do sentido do fluxo. Se os tubos precisarem ser mudados de lugar após serem descarregados, as unidades só poderão ser roladas ou içadas, nunca arrastadas. O assentamento deve ser feito através de içamento com auxílio de guindaste de 8t com caminhão de 184 HP. O assentamento deve ser feito com auxílio de um profissional treinado e certificado para execução da tarefa, as juntas entre tubos serão preenchidas com argamassa de cimento e areia no traço 1:3, interna e externamente não sendo permitido o excesso de argamassa nas paredes internas.
Materiais e serviços
A argamassa usada deverá atender as exigências da NBR 13281
Os tubos de concreto deverão ser provenientes de industrias qualificadas pela fiscalização, cumprindo, como mínimo, as condições previstas na norma NBR 8890
Critérios de medição
O custo unitário remunera o fornecimento dos materiais, inclusive perdas, equipamentos e mão de obra para o manuseio, corte e assentamento dos tubos e das canaletas de concreto, inclusive vedação e rejuntamento.
Os serviços serão pagos por metro linear (m) de tubulação assentada, medida no projeto, descontando-se as caixas de passagem.
.
Fornecimento
e assentamento de guias tipo pmsp 100, inclusive encostamento de terra - fck=30,0mpa
Execução
Deverá obedecer a norma vigente da prefeitura municipal de São Paulo.
Materiais e serviços
O concreto usado deverá atender as exigências da NBR 12655
A argamassa usada deverá atender as exigências da NBR 13281
As guias fornecidas deverá atender a norma municipal
Critérios de medição
O custo unitário remunera o fornecimento, o assentamento e o escoramento das guias inclusive o material de escoramento (concreto com a mesma resistência do concreto utilizado para a base das guias, ou seja, Fck = 15,0 Mpa); a execução de juntas; o aterro lateral (encostamento de terra).
Os serviços serão pagos por metro linear (m) de guia assentada, medida no projeto.
Construção de sarjeta ou sarjetão de concreto - fck=25,0mpa;
Execução
As sarjetas serão moldadas após o assentamento das guias com as dimensões do projeto, e na falta deste, terão as espessuras de 12cm junto a guia, 15cm na face oposta e 40 cm de largura. A face superior da sarjeta será alisada com desempenadeira. Após a execução das guias e sarjetas. A compactação deverá ser feita com rolo compressor ou roda de veículo ou manualmente nos trechos de difícil acesso. 
Materiais e serviços
O concreto usado deverá atender as exigências da NBR 12655
A argamassa usada deverá atender as exigências da NBR 13281
Critérios de medição
O critério a ser usado para medição de execução de sarjeta é metro linear executado (m).
Fornecimento e colocação de gabião tipo colchão reno, h = 0,17m, de malha 6 x 8cm, galvanizado, revestido em pvc, de fio ø = 2,0mm
Execução
A contratada deve proceder à locação da obra sob supervisão direta da fiscalização, conforme elementos previstos em projeto. Após a locação da obra, a contratada deve executar os serviços básicos de limpeza e regualrização da base dos gabiões. 
A regularização da base deve ser constituída, de maneira geral por lastro de concreto magro com Fck ≥ 10 MPa, e espessura mínima de 10 cm. 
As escavações e aterros devem atender as conformações, dimensões, cotas e espessuras constantes no projeto. 
Os aterros ou retaerros previstos para constituição do maciço devem ser executados em atendimento às especificações constantes no item terraplenagem do DER. 
Os gabiões vazios devem ser assentados, sempre amarrando entre si pelas quinas e, mantendo as tampas abertas, inicia-se a colocação das pedras. A amarração dos gabiões entre si deve se dar pelas quinas do paralelepípedo, costurando-se com um só arame que, seguindo a ordem das malhas, dá uma laçada simples e uma dupla, alternada. As pedras devem ser arrumadas manualmente dentro dos gabiões, de modo que fique o menor número possível de vazios, resultando um peso especifíco médio de 18 kN/m³. Colocasse uma primeira camada de pedras arrumadas, correspondente 1/3 da altura do gabião, para gabiões com altura de 1 m ou, para gabiões de altura de 0,5 m, esta altura é facilmente determinada pela posição dos sarrafos dos gabaritos, colocando-se os tirantes, sem esticá-los em demasia para não deformar a rede dos gabiões. É proibido o preenchimento das caixas por meio de lançamento com a concha dos equipamentos mencionados como pá carregadeira ou retroescavadeira. Estando os gabiões preenchidos, fecham-se as tampas, amarrando todas as quinas, com costura. Na face externa da estrutura em gabiões caixa, face a vista, devem ser usadas pedras cujo tamanho abranjam 3 malhas inteiras, não podendo usar pedras de tamanho menor que a malha dos gabiões. 
Concluído o assentamento da primeira camada de caixas, removem-se os gabaritos, que devem ser novamente alinhados e aprumados de acordo com o projeto. Deve-se proceder o levantamento da segunda camada de gabiões da mesma forma como já descrito pra a primeira camada. Em áreas abaixo do nível d’água devem ser utilizados os gabiões tipo saco cilíndrico. O enchimento deve ser executado com pedra a granel. Após a colocação dos sacos é aconselhá- vel que estes sejam compactados objetivando-se a regularização e compactação da camada.
Materiais e serviços
Gabiões tipo colchão confeccionados em malha hexagonal de dupla torção, tipo 6 x 8conforme NBR 10514, a partir de arames de aço BTC, isto é, com baixo teor de carbono, revestido com liga Zn/5% alumínio – MM, conforme ASTM A856M(2), no diâmetro de 2,00 mm e recobertos com PVC cinza, na espessura mínima 0,40 mm, conforme NBR 10514. Os gabiões tipo colchão apresentam diafragmas de parede dupla, moldados de metro em metro durante o processo de fabricação a partir do pano base, formando um único elemento e são acompanhados de arames do mesmo tipo, para as operações de amarração e atirantamento, no diâmetro 2,20 mm e na proporção de 5% sob sobre o seu peso;
Pedra de mão Deve ser originária de rocha sã, não friável, apresentando os mesmos requisitos exigidos para a pedra britada. Recomenda-se a utilização de material resistente e de elevado peso específico, excluindo-se aqueles que se decomponham. A faixa granulomé- trica deve ser aquela com diâmetros entre uma vez e meia e duas vezes e meia a má- xima abertura da malha. 
Concreto magro com fck ≥ 10 MPa, para servir com base de apoio e regularização; 
Tubos de PVC perfurados, para servir como drenos de infiltrações ocorrentes no maciço ou como rebaixamento do nível d’água
Critérios de medição
O custo unitário remunera o preparo do terreno; o fornecimento de toda a mão de obra, materiais e equipamentos, o manuseio, a colocação e a amarração dos gabiões e pedra rachão.
Os serviços serão pagos por metro cúbico (m³) de gabião executado, medido no projeto.
Fornecimento e colocação de gabião tipo caixa, h = 0,50m, de malha 8 x 10cm, galvanizado e revestido em pvc, de fio ø = 2,4mm
Execução
A contratada deve proceder à locação da obra sob supervisão direta da fiscalização, conforme elementos previstos em projeto. Após a locação da obra, a contratada deve executar os serviços básicos de limpeza e regualrização da base dos gabiões. 
A regularização da base deve ser constituída, de maneira geral por lastro de concreto magro com Fck ≥ 10 MPa, e espessura mínima de 10 cm. 
As escavações e aterros devem atender as conformações, dimensões, cotas e espessuras constantes no projeto. 
Os aterros ou retaerros previstos para constituição do maciço devem ser executados em atendimento às especificações constantes no item terraplenagem do DER. 
Nos gabiões tipo caixa devem ser colocados gabaritos de sarrafos na face do paramento externo da estrutura, que alinhados e aprumados, devem condicionar a ocorrência de deforma- ções precoces durante a fase de execução. Devem ser obedecidas as medidas indicadas no projeto, pois a posição dos sarrafos deve fornecer também a posição da colocação dos tirantes. O comprimento dos gabaritos deve ser determinado em função do cronograma da execução da obra e, se forem móveis, devem ser removidos para frente, na mesma camada ou para cima, para execução da camada superior, porém depois fechadas as caixas. 
Paralelamente à operação de colocação e alinhamento dos gabaritos, procede-se a amarração entre si, usualmente de 4 peças dos gabiões caixa. Recomenda-se colocar os gabaritos também ao longo do paramento interno da obra. 
Os gabiões vazios devem ser assentados, sempre amarrando entre si pelas quinas e, mantendo as tampas abertas, inicia-se a colocação das pedras. 
A amarração dos gabiões entre si deve se dar pelas quinas do paralelepípedo, costurando-se com um só arame que, seguindo a ordem das malhas, dá uma laçada simples e uma dupla, alternada. As pedras devem ser arrumadas manualmente dentro dos gabiões, de modo que fique o menor número possível de vazios, resultando um peso especifíco médio de 18 kN/m³. 
Colocase uma primeira camada de pedras arrumadas, correspondente 1/3 da altura do gabião, para gabiões com altura de 1 m ou, para gabiões de altura de 0,5 m, esta altura é facilmente determinada pela posição
dos sarrafos dos gabaritos, colocando-se os tirantes, sem esticá-los em demasia para não deformar a rede dos gabiões. 
É proibido o preenchimento das caixas por meio de lançamento com a concha dos equipamentos mencionados como pá carregadeira ou retroescavadeira. Estando os gabiões preenchidos, fecham-se as tampas, amarrando todas as quinas, com costura. Na face externa da estrutura em gabiões caixa, face a vista, devem ser usadas pedras cujo tamanho abranjam 3 malhas inteiras, não podendo usar pedras de tamanho menor que a malha dos gabiões. 
Concluído o assentamento da primeira camada de caixas, removem-se os gabaritos, que devem ser novamente alinhados e aprumados de acordo com o projeto. Deve-se proceder o levantamento da segunda camada de gabiões da mesma forma como já descrito pra a primeira camada. Em áreas abaixo do nível d’água devem ser utilizados os gabiões tipo saco cilíndrico. O enchimento deve ser executado com pedra a granel. Após a colocação dos sacos é aconselhá- vel que estes sejam compactados objetivando-se a regularização e compactação da camada.
Materiais e serviços
Gabiões tipo caixa confeccionados em malha hexagonal de dupla torção, tipo 8 x 10 conforme NBR 10514(1), a partir de arames de aço BTC, isto é, com baixo teor de carbono, revestido com liga Zn/5% alumínio – MM, conforme ASTM A856M(2), no diâmetro de 2,40 mm e recobertos com PVC cinza. Os gabiões tipo caixa apresentam diafragmas inseridos de metro em metro durante o processo de fabricação e são acompanhados de arames do mesmo tipo, para as operações de amarração e atirantamento, no diâmetro 2,20 mm e nas proporções de 8% sobre o peso dos gabiões com 1,0 mm de altura e de 6% para os de 0,50 m de altura. 
Pedra de mão Deve ser originária de rocha sã, não friável, apresentando os mesmos requisitos exigidos para a pedra britada. Recomenda-se a utilização de material resistente e de elevado peso específico, excluindo-se aqueles que se decomponham. A faixa granulomé- trica deve ser aquela com diâmetros entre uma vez e meia e duas vezes e meia a má- xima abertura da malha. 
Concreto magro com fck ≥ 10 MPa, para servir com base de apoio e regularização; 
Tubos de PVC perfurados, para servir como drenos de infiltrações ocorrentes no maciço ou como rebaixamento do nível d’água
Critérios de medição
O custo unitário remunera o preparo do terreno; o fornecimento de toda a mão de obra, materiais e equipamentos, o manuseio, a colocação e a amarração dos gabiões e pedra rachão.
Os serviços serão pagos por metro cúbico (m³) de gabião executado, medido no projeto.
Limpeza geral da obra;
Execução
Ao final da execução de cada trecho a empreiteira terá que efetuar a limpeza do local e do entorno afetado pela obra, a limpeza deve proceder de tal maneira que deixa o local e o entorno da obra como estava antes do início dos trabalhos. A execução dos serviços deverá cumprir todas as exigências e determinações previstas na legislação: Resolução nº 307, de 5 de julho de 2002, pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), NBR15112, NBR 15113, NBR 15114 e outras vigentes à época da execução dos serviços
Critérios de medição
Sem medição, necessário a execução para proposito de medição final.
Memória de cálculo de quantitativos 
Serviços Técnicos
Cadastro e amarração de boca de lobo ou leão:
∑ bls = somatória das bocas de lobos e de leão
Cadastro e amarração de poços de visita:
∑ pv = somatória dos poços de visita
Cadastro de canalizações circulares:
∑ L = somatória das galerias de drenagem
Nivelamento geométrico no interior da galeria:
∑ L = somatória das galerias de drenagem
Movimento de terra
Escavação mecânica para fundações e valas com profundidade menor ou igual à 4,0m:
PM = Profundidade montante (m)
PJ = Profundidade jusante (m)
L= Comprimento do trecho (m)
D= Diâmetro da galeria no trecho (m)
EM= Escavação Mecânica no trecho (m³)
		PVM
		PVJ
		PM
		PJ
		D
		L
		EM (m³)
		PV-1
		PV-2
		1,85
		2,11
		600
		39,60
		94,09
		PV-2
		PV-3
		2,11
		1,99
		600
		30,00
		73,80
		PV-3
		PV-4
		1,99
		2,35
		600
		34,50
		89,84
		PV-4
		PV-5
		2,35
		2,38
		600
		30,00
		85,14
		PV-5
		PV-6
		2,38
		2,59
		600
		19,70
		58,77
		PV-6
		LANC
		2,59
		2,46
		600
		5,00
		15,16
		PV-7
		LANC
		1,85
		0,00
		600
		4,00
		4,44
		PV-8
		LANC
		1,85
		0,00
		600
		4,00
		4,44
		PV-9
		LANC
		1,85
		0,00
		600
		4,00
		4,44
		TUBULAÇÕES BLS
		 PV-X
		1,30*
		1,30*
		400
		159,30**
		207,09
		EM TOTAL (m³) =
		637,21
*Adotado
**Extensão total das tubulações das bls
Reenchimento de vala com compactação, sem fornecimento de terra:
L= Comprimento do trecho (m)
D= Diâmetro da galeria no trecho (m)
RV= Volume de reenchimento da vala (m³)
		PVM
		PVJ
		D
		L
		EM (m³)
		RV (m³)
		PV-1
		PV-2
		600
		39,60
		94,09
		82,89
		PV-2
		PV-3
		600
		30,00
		73,80
		65,32
		PV-3
		PV-4
		600
		34,50
		89,84
		80,08
		PV-4
		PV-5
		600
		30,00
		85,14
		76,66
		PV-5
		PV-6
		600
		19,70
		58,77
		53,20
		PV-6
		LANC
		600
		5,00
		15,16
		13,75
		PV-7
		LANC
		600
		4,00
		4,44
		3,31
		PV-8
		LANC
		600
		4,00
		4,44
		3,31
		PV-9
		LANC
		600
		4,00
		4,44
		3,31
		TUBULAÇÕES BLS
		 PV-X
		400
		159,30**
		207,09
		162,05
		TOTAL (m³) =
		543,88
Descarga de terra em bota-fora:
BF= Volume descarregado no bota-fora (m³)
		PVM
		PVJ
		EM (m³)
		RV (m³)
		BF (m³)
		PV-1
		PV-2
		94,09
		82,89
		11,20
		PV-2
		PV-3
		73,80
		65,32
		8,48
		PV-3
		PV-4
		89,84
		80,08
		9,75
		PV-4
		PV-5
		85,14
		76,66
		8,48
		PV-5
		PV-6
		58,77
		53,20
		5,57
		PV-6
		LANC
		15,16
		13,75
		1,41
		PV-7
		LANC
		4,44
		3,31
		1,13
		PV-8
		LANC
		4,44
		3,31
		1,13
		PV-9
		LANC
		4,44
		3,31
		1,13
		TUBULAÇÕES BLS
		 PV-X
		207,09
		162,05
		45,04
		TOTAL (m³) =
		93,33
Remoção de terra além do primeiro km:
DMT = distância média de transporte (km) 
T= Volume transportado (m³.km)
		PVM
		PVJ
		BF (m³)
		T (m³)
		PV-1
		PV-2
		11,20
		279,92
		PV-2
		PV-3
		8,48
		212,06
		PV-3
		PV-4
		9,75
		243,87
		PV-4
		PV-5
		8,48
		212,06
		PV-5
		PV-6
		5,57
		139,25
		PV-6
		LANC
		1,41
		35,34
		PV-7
		LANC
		1,13
		28,27
		PV-8
		LANC
		1,13
		28,27
		PV-9
		LANC
		1,13
		28,27
		TUBULAÇÕES BLS
		 PV-X
		45,04
		1126,03
		TOTAL (m³.km) =
		2333,34
Escoramento
Escoramento contínuo de madeira para canalização de tubos:
PM = Profundidade montante (m)
PJ = Profundidade jusante (m)
L= Comprimento do trecho (m)
E= Escoramento (m²)
		PVM
		PVJ
		PM
		PJ
		D
		L
		EC (m³)
		PV-1
		PV-2
		1,85
		2,11
		600
		39,60
		156,82
		PV-2
		PV-3
		2,11
		1,99
		600
		30,00
		123,00
		PV-3
		PV-4
		1,99
		2,35
		600
		34,50
		149,73
		PV-4
		PV-5
		2,35
		2,38
		600
		30,00
		141,90
		PV-5
		PV-6
		2,38
		2,59
		600
		19,70
		97,95
PV-6
		LANC
		2,59
		2,46
		600
		5,00
		25,27
		PV-7
		LANC
		1,85
		0,00
		600
		4,00
		7,40
		PV-8
		LANC
		1,85
		0,00
		600
		4,00
		7,40
		PV-9
		LANC
		1,85
		0,00
		600
		4,00
		7,40
		TUBULAÇÕES BLS
		 PV-X
		1,30*
		1,30*
		400
		159,30
		0**
		EC TOTAL (m²) =
		716,86
*Adotado
**Não foi considerado escoramento para as tubulações das bls.
Drenagem/obras de contenção/poços de visita e caixas
Poço de visita tipo 1 - 1,40 x 1,40 x 1,40m
∑ pv = somatória dos poços de visita
Chaminé poço de visita com alvenaria de tijolo comum:
PV = Profundidade de PV
		PVM
		CHM
		PV-1
		0,45
		PV-2
		0,71
		PV-3
		0,59
		PV-4
		0,95
		PV-5
		0,98
		PV-6
		1,19
		PV-7
		0,45
		PV-8
		0,45
		PV-9
		0,45
		TOTAL CHM (m)
		6,22
Fornecimento de tampão de ferro fundido dúctil classe mínima 400 (40t) d=600mm - nbr 10160 articulado - p/ gal. Águas pluv:
∑ pv = somatória dos poços de visita
Boca de lobo dupla:
∑ bls = somatória das bocas de lobos
Boca de leão dupla:
∑ bls = somatória das bocas de leão
Fornecimento de grelha tipo "boca de leão" de ferro fund. Dúctil cl. Mín.250 - 25t - dim. Apr=810x270mm - nbr 10160 - t. Articu. - p/ gal. Águas pluv.
∑ bls = somatória das bocas de leão
Fundações e estruturas
Apiloamento manual de cava de fundação:
L= Comprimento do trecho (m)
D= Diâmetro da galeria no trecho (m)
AP = Apiloamento de fundo da vala (m²)
		PVM
		PVJ
		D
		L
		AP (m²)
		PV-1
		PV-2
		600
		39,60
		47,52
		PV-2
		PV-3
		600
		30,00
		36,00
		PV-3
		PV-4
		600
		34,50
		41,40
		PV-4
		PV-5
		600
		30,00
		36,00
		PV-5
		PV-6
		600
		19,70
		23,64
		PV-6
		LANC
		600
		5,00
		6,00
		PV-7
		LANC
		600
		4,00
		4,80
		PV-8
		LANC
		600
		4,00
		4,80
		PV-9
		LANC
		600
		4,00
		4,80
		TUBULAÇÕES BLS
		 PV-X
		400
		159,30
		159,30
		AP TOTAL (m²) =
		364,26
Lastro de concreto FCK= 10MPA:
L= Comprimento do trecho (m)
D= Diâmetro da galeria no trecho (m)
B= Espessura do lastro (m), adotado 0,15 m
VL = Volume do lastro de brita e pó de pedra (m³)
		PVM
		PVJ
		D
		L
		VL (m³)
		PV-1
		PV-2
		600
		39,60
		7,13
		PV-2
		PV-3
		600
		30,00
		5,40
		PV-3
		PV-4
		600
		34,50
		6,21
		PV-4
		PV-5
		600
		30,00
		5,40
		PV-5
		PV-6
		600
		19,70
		3,55
		PV-6
		LANC
		600
		5,00
		0,90
		PV-7
		LANC
		600
		4,00
		0,72
		PV-8
		LANC
		600
		4,00
		0,72
		PV-9
		LANC
		600
		4,00
		0,72
		TUBULAÇÕES BLS
		 PV-X
		400
		159,30
		23,90
		AP TOTAL (m³) =
		54,64
Assentamento de tubos e peças
Fornecimento e assentamento de tubos de concreto simples - diâmetro 40cm:
 = somatória das galerias de drenagem de diâmetro de 40 cm
Fornecimento e assentamento de tubos de concreto armado, diâmetro 600cm - tipo pa-3:
 = somatória das galerias de drenagem de diâmetro de 60 cm
GUIAS, SARJETAS E SARJETÃO
Fornecimento e assentamento de guias tipo pmsp 100, inclusive encostamento de terra - fck=30,0mpa
 = somatória dos comprimentos das ruas
Construção de sarjeta ou sarjetão de concreto - fck=25,0mpa;
 = somatória dos comprimentos das ruas
 = somatória dos comprimentos dos sarjetões 
h = Altura da sarjeta
b = Base da sarjeta 
MUROS DE ALA
Fornecimento e colocação de gabião tipo colchão reno, h = 0,17m, de malha 6 x 8cm, galvanizado, revestido em pvc, de fio ø = 2,0mm:
Ab= Área da base (m²)
h= Altura do colchão reno (m)
NTGB= Numero total de gabiões
GTCR = Volume de gabião tipo colchão reno (m³)
FORNECIMENTO E COLOCAÇÃO DE GABIÃO TIPO CAIXA, H = 0,50M, DE MALHA 8 X 10CM, GALVANIZADO E REVESTIDO EM PVC, DE FIO Ø = 2,4MM:
AP= Área Do muro de gabiões (m²)
h= Altura do muro de gabião (m)
NTGB= Numero total de gabiões
GTCR = Volume de gabião caixa (m³)
Orçamento 
	Foi realizado o orçamento com base na EAP e na tabela de preços da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) conforme tabela a seguir:
		Item
		Serviço
		Un.
		Quant.
		Quant. +5%
		Códido SIURB
		Preço Unitário
		Preço Total
		1
		SERVIÇOS TÉCNICOS
		 
		
		
		 
		 
		 
		1.1
		CADASTRO E AMARRAÇÂO DE BOCA DE LOBO OU LEÃO
		UN
		4,00
		-
		01-25-00
		R$ 34,40
		R$ 137,59
		1.2
		CADASTRO E AMARRAÇÃO DE PV
		UN
		9,00
		-
		01-26-00
		R$ 50,36
		R$ 453,24
		1.3
		CADASTRO DE CANALIZAÇÕES CIRCULARES
		M
		330,10
		346,61
		01-23-00
		R$ 3,80
		R$ 1.316,06
		1.4
		NIVELAMENTO GEOMÉTRICO NO INTERIOR DA GALERIA
		M
		330,10
		346,61
		01-19-00
		R$ 6,02
		R$ 2.087,95
		2
		MOVIMENTO DE TERRA
		 
		
		
		 
		 
		 
		2.1
		ESCAVAÇÃO MECÂNICA PARA FUNDAÇÕES E VALAS COM PROFUNDIDADE MENOR OU IGUAL À 4,0M
		M3
		637,21
		669,07
		04-04-00
		R$ 7,27
		R$ 4.866,69
		2.2
		REENCHIMENTO DE VALA COM COMPACTAÇÃO, SEM FORNECIMENTO DE TERRA
		M3
		543,88
		571,07
		04-09-00
		R$ 7,28
		R$ 4.155,08
		2.3
		DESCARGA EM BOTA-FORA
		M3
		93,33
		98,00
		Cotado
		R$ 25,00
		R$ 2.449,91
		2.4
		REMOÇÃO DE TERRA ALÉM DO PRIMEIRO KM
		M3XKM
		2.333,34
		2.450,01
		04-60-00
		R$ 1,21
		R$ 2.959,36
		3
		ESCORAMENTO
		 
		
		
		 
		 
		 
		3.1
		ESCORAMENTO CONTÍNUO DE MADEIRA PARA CANALIZAÇÃO DE TUBOS
		M2
		716,86
		752,70
		06-04-00
		R$ 49,76
		R$ 37.451,79
		4
		POÇOS DE VISITA E CAIXAS
		 
		
		
		 
		 
		 
		4.1
		POÇO DE VISITA TIPO 1 - 1,40 X 1,40 X 1,40M
		UN
		9,00
		-
		06-18-01
		R$ 2.708,25
		R$ 24.374,22
		4.2
		CHAMINÉ DE POÇO DE VISITA COM ALVENARIA DE UM TIJOLO COMUM
		M
		6,22
		6,53
		06-19-00
		R$ 559,99
		R$ 3.657,29
		4.3
		FORNECIMENTO DE TAMPÃO DE FERRO FUNDIDO DÚCTIL CLASSE MÍNIMA 400 (40T) D=600MM - NBR 10160 ARTICULADO - P/ GAL. ÁGUAS PLUV.
		UN
		9,00
		-
		06-20-03
		R$ 75,86
		R$ 682,75
		4.4
		BOCA DE LOBO DUPLA
		UN
		16,00
		-
		06-22-04
		R$ 1.984,28
		R$ 31.748,40
		4.5
		INSTALAÇÃO DE BOCA DE LEÃO DUPLA COM GRELHA ARTICULADA, EXCETO O FORNECIMENTO DA GRELHA
		UN
		1,00
		-
		06-65-07
		R$ 2.062,21
		R$ 2.062,21
		4.6
		FORNECIMENTO DE GRELHA TIPO "BOCA DE LEÃO" DE FERRO FUND. DÚCTIL CL. MÍN.250 - 25T - DIM. APR=810X270MM - NBR 10160 - T. ARTICU. - P/ GAL. ÁGUAS PLUV.
		UN
		1,00
		-
		06-65-21
		R$ 265,79
		R$ 265,79
		5
		FUNDAÇÕES E ESTRUTURAS
		 
		
		
		 
		 
		 
		5.1
		APILOAMENTO MANUAL DE CAVA DE FUNDAÇÃO
		M2
		364,26
		382,47
		04-35-00
		R$ 3,02
		R$ 1.153,39
		5.2
		LASTRO DE CONCRETO FCK=10MPA
		M3
		54,60
		57,33
		06-06-00
		R$ 266,33
		R$ 15.268,91
		6
		ASSENTAMENTO DE TUBOS E PEÇAS
		 
		
		
		 
		 
		 
		6.1
		FORNECIMENTO
E ASSENTAMENTO DE TUBOS DE CONCRETO SIMPLES - DIÂMETRO 40CM
		M
		159,30
		167,27
		06-08-00
		R$ 50,73
		R$ 8.486,09
		6.2
		FORNECIMENTO E ASSENTAMENTO DE TUBOS DE CONCRETO ARMADO, DIÂMETRO 60CM - TIPO PA-3
		M
		170,80
		179,34
		06-10-02
		R$ 159,08
		R$ 28.528,78
		7
		GUIAS, SARJETAS E SARJETÃO
		 
		
		
		 
		 
		 
		7.1
		FORNECIMENTO E ASSENTAMENTO DE GUIAS TIPO PMSP 100, INCLUSIVE ENCOSTAMENTO DE TERRA - FCK=30,0MPA
		M
		7.230,00
		7.591,50
		05-14-03
		R$ 37,35
		R$ 283.550,88
		7.2
		CONSTRUÇÃO DE SARJETA OU SARJETÃO DE CONCRETO - FCK=25,0MPA
		M3
		402,52
		422,65
		05-19-01
		R$ 365,60
		R$ 154.518,41
		8
		MUROS DE ALA
		 
		
		
		 
		 
		 
		8.1
		FORNECIMENTO E COLOCAÇÃO DE GABIÃO TIPO COLCHÃO RENO, H = 0,17M, DE MALHA 6 X 8CM, GALVANIZADO, REVESTIDO EM PVC, DE FIO Ø = 2,0MM
		M2
		2,72
		2,86
		07-30-00
		R$ 103,58
		R$ 295,82
		8.2
		FORNECIMENTO E COLOCAÇÃO DE GABIÃO TIPO CAIXA, H = 0,50M, DE MALHA 8 X 10CM, GALVANIZADO E REVESTIDO EM PVC, DE FIO Ø = 2,4MM
		M3
		5,88
		6,17
		07-25-00
		R$ 429,37
		R$ 2.650,94
		 
		SUB TOTAL =
		R$ 613.121,53 
		9
		CANTEIRO DE OBRA
		 
		
		
		 
		 
		 
		9.1
		IMPLANTAÇÃO DO CANTEIRO
		UN
		1,00
		
		01-25-00
		1,5% DO TOTAL
		R$ 9.196,82
		9.2
		DESMOBILIZAÇÃO DO CANTEIRO
		UN
		1,00
		
		01-26-00
		0,5% DO TOTAL
		R$ 3.065,61
		9.3
		MANUTENÇÃO DO CANTEIRO
		UM/MÊS
		3,00
		
		01-23-00
		0,5% DO TOTAL/MÊS
		R$ 3.065,61
		SUB TOTAL CANTEIRO =
		R$ 15.328,04
		
		TOTAL SEM BDI =
		R$ 628.449,56
		TOTAL COM BDI DE 25% =
		R$ 785.561,96
Cronograma Físico-Financeiro 
Foi realizado o cronograma físico-financeiro da obra tendo como base a planilha de composição de preços da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB)
Curva ABC
Com base no orçamento foi feita o gráfico da curva ABC.
= 69,71% do orçamento
Através da curva ABC obteve que os ites 7.1 fornecimento e assentamento de guias tipo PMSP 100, inclusive encostamento de terra - fck=30,0mpa e o item 7.2 construção de sarjeta ou sarjetão de concreto - fck=25,0mpa são os itens que representam custo de orçamento maior que 50% do total.
Curva S
Com base no cronograma físico-financeiro foi feita o gráfico da curva s.
Semana
Histogramas 
Com base no cronograma físico-financeiro, no orçamento e na tabela de composição de preços da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) foram elaborados os histogramas de utilização dos seguintes recursos:
Histograma de utilização de mão de obra pedreiro h/mês
Histograma de utilização de retro escavadeira h/mês
Histograma de utilização de tubos de concreto m/mês
Histograma de utilização de concreto m³/mês
Conclusões
As especificações técnicas, o orçamento, o cronograma e as demais ferramentas estudadas durante este trabalho são de grande utilidade na vida pratica da obra, uma vez que esses elementos são utilizados para prever, ou seja, projetar os custos, o tempo e etc., além disso, o pacote técnico é um documento do contratante na hora de exigir a qualidade dos serviços, estando todos os serviços devidamente especificados é direito do contratante reter as medições até que o serviço atenda a qualidade desejada na especificação. É certo que ao projetar ou gerenciar uma obra é de necessário valer-se de todas as ferramentas disponíveis afim de minimizar os imprevistos.
CSD/CSD FINAL/OR�AMENTO.xlsx
Plan1
		Serviço		Un.		Quant.		Quant. +5%		Códido SIURB		Preço Unitário		Preço Total
		SERVIÇOS TÉCNICOS
		CADASTRO E AMARRAÇÂO DE BOCA DE LOBO OU LEÃO		UN		* 4.00		-		012500--		R$ 34.40		R$ 137.59
		CADASTRO E AMARRAÇÃO DE PV		UN		* 9.00		-		012600--		R$ 50.36		R$ 453.24
		CADASTRO DE CANALIZAÇÕES CIRCULARES		M		* 330.10		* 346.61		012300--		R$ 3.80		R$ 1,316.06
		NIVELAMENTO GEOMÉTRICO NO INTERIOR DA GALERIA		M		* 330.10		* 346.61		011900--		R$ 6.02		R$ 2,087.95
		MOVIMENTO DE TERRA
		ESCAVAÇÃO MECÂNICA PARA FUNDAÇÕES E VALAS COM PROFUNDIDADE MENOR OU IGUAL À 4,0M		M3		* 637.21		* 669.07		040400--		R$ 7.27		R$ 4,866.69
		REENCHIMENTO DE VALA COM COMPACTAÇÃO, SEM FORNECIMENTO DE TERRA		M3		* 543.88		* 571.07		040900--		R$ 7.28		R$ 4,155.08
		DESCARGA EM BOTA-FORA		M3		* 93.33		* 98.00		Cotado		R$ 25.00		R$ 2,449.91
		REMOÇÃO DE TERRA ALÉM DO PRIMEIRO KM		M3XKM		* 2,333.34		* 2,450.01		046000--		R$ 1.21		R$ 2,959.36
		ESCORAMENTO
		ESCORAMENTO CONTÍNUO DE MADEIRA PARA CANALIZAÇÃO DE TUBOS		M2		* 716.86		* 752.70		060400--		R$ 49.76		R$ 37,451.79
		POÇOS DE VISITA E CAIXAS
		POÇO DE VISITA TIPO 1 - 1,40 X 1,40 X 1,40M		UN		* 9.00		-		061801--		R$ 2,708.25		R$ 24,374.22
		CHAMINÉ DE POÇO DE VISITA COM ALVENARIA DE UM TIJOLO COMUM		M		* 6.22		* 6.53		061900--		R$ 559.99		R$ 3,657.29
		FORNECIMENTO DE TAMPÃO DE FERRO FUNDIDO DÚCTIL CLASSE MÍNIMA 400 (40T) D=600MM - NBR 10160 ARTICULADO - P/ GAL. ÁGUAS PLUV.		UN		* 9.00		-		062003--		R$ 75.86		R$ 682.75
		BOCA DE LOBO DUPLA		UN		* 16.00		-		062204--		R$ 1,984.28		R$ 31,748.40
		INSTALAÇÃO DE BOCA DE LEÃO DUPLA COM GRELHA ARTICULADA, EXCETO O FORNECIMENTO DA GRELHA		UN		* 1.00		-		066507--		R$ 2,062.21		R$ 2,062.21
		FORNECIMENTO DE GRELHA TIPO "BOCA DE LEÃO" DE FERRO FUND. DÚCTIL CL. MÍN.250 - 25T - DIM. APR=810X270MM - NBR 10160 - T. ARTICU. - P/ GAL. ÁGUAS PLUV.		UN		* 1.00		-		066521--		R$ 265.79		R$ 265.79
		FUNDAÇÕES E ESTRUTURAS
		APILOAMENTO MANUAL DE CAVA DE FUNDAÇÃO		M2		* 364.26		* 382.47		043500--		R$ 3.02		R$ 1,153.39
		LASTRO DE CONCRETO FCK=10MPA		M3		* 54.60		* 57.33		060600--		R$ 266.33		R$ 15,268.91
		ASSENTAMENTO DE TUBOS E PEÇAS
		FORNECIMENTO E ASSENTAMENTO DE TUBOS DE CONCRETO SIMPLES - DIÂMETRO 40CM		M		* 159.30		* 167.27		060800--		R$ 50.73		R$ 8,486.09
		FORNECIMENTO E ASSENTAMENTO DE TUBOS DE CONCRETO ARMADO, DIÂMETRO 60CM - TIPO PA-3		M		* 170.80		* 179.34		061002--		R$ 159.08		R$ 28,528.78
		GUIAS, SARJETAS E SARJETÃO
		FORNECIMENTO E ASSENTAMENTO DE GUIAS TIPO PMSP 100, INCLUSIVE ENCOSTAMENTO DE TERRA - FCK=30,0MPA		M		* 7,230.00		* 7,591.50		051403--		R$ 37.35		R$ 283,550.88
		CONSTRUÇÃO DE SARJETA OU SARJETÃO DE CONCRETO - FCK=25,0MPA		M3		* 402.52		* 422.65		051901--		R$ 365.60		R$ 154,518.41
		MUROS DE ALA
		FORNECIMENTO E COLOCAÇÃO DE GABIÃO TIPO COLCHÃO RENO, H = 0,17M, DE MALHA 6 X 8CM, GALVANIZADO, REVESTIDO EM PVC, DE FIO Ø = 2,0MM		M2		* 2.72		* 2.86		073000--		R$ 103.58		R$ 295.82
		FORNECIMENTO E COLOCAÇÃO DE GABIÃO TIPO CAIXA, H = 0,50M, DE MALHA 8 X 10CM, GALVANIZADO E REVESTIDO EM PVC, DE FIO Ø = 2,4MM		M3		* 5.88		* 6.17		072500--		R$ 429.37		R$ 2,650.94
		 SUB TOTAL =		R$ 613,121.53
		CANTEIRO DE OBRA
		IMPLANTAÇÃO DO CANTEIRO		UN		* 1.00		012500--		1,5% DO TOTAL		R$ 9,196.82
		DESMOBILIZAÇÃO DO CANTEIRO		UN		* 1.00		012600--		0,5% DO TOTAL		R$ 3,065.61
		MANUTENÇÃO DO CANTEIRO		UM/MÊS		* 3.00		012300--		0,5% DO TOTAL/MÊS		R$ 3,065.61
		SUB TOTAL CANTEIRO =		R$ 15,328.04
		TOTAL SEM BDI =		R$ 628,449.56
		TOTAL COM BDI DE 25% =		R$ 785,561.96
CSD/CSD FINAL/Planejador de projetos do gr�fico de Gantt1.xlsx
projeto
		Planejador de Projetos
		PLANO		PLANO		REAL		REAL		PORCENTAGEM
		ATIVIDADE		INÍCIO		DURAÇÃO		INÍCIO		DURAÇÃO		CONCLUÍDO		SEMANAS
		1		2		3		4		5		6		7		8		9		10		11		12		13
		INSTALAÇÃO CANTEIRO DE OBRA		1		1		1		1		100%
		MANUNTENÇÃO DO CANTEIRO DE OBRA		4		13		4		13		100%
		SERVIÇOS TÉCNICOS		2		11		2		11		100%
		MOVIMENTO DE TERRA		3		11		3		11		100%
		ESCORAMENTO 		4		8		4		8		100%
		POÇOS DE VISITA E CAIXAS		5		6		5		6
100%
		FUNDAÇÕES E ESTRUTURAS		5		7		5		7		100%
		ASSENTAMENTO DE TUBOS E PEÇAS		4		8		4		8		100%
		GUIAS, SARJETAS E SARJETÃO		6		7		6		7		100%
		MUROS DE ALA		12		2		12		2		100%
		DESMOBILIZAÇÃO DO CANTEIRO DE OBRA		13		1		13		1		100%
		100%
		100%
		100%
		100%
		100%
		100%
		100%
		100%
		100%
		100%
		100%
		100%
		100%
		100%
		100%
		100%
		100%
		100%
CSD/CSD FINAL/QTT CSD.xlsx
Plan1
		PVM		PVJ		EXT.		DIÂM.		CTM		CTJ		CGM		CGJ		Pm		chm		PJ		chm		EXT.		DIÂM.		EXTRUTURA		Quant.		RUA (m)		* 3,615.00
		PV-1		PV-2		39.60		600		782.35		780.27		780.5		778.16		1.85		0.45		2.11		159.30		400		BLD		16		* 7,230.00
		PV-2		PV-3		30.00		600		780.27		778.35		778.16		776.36		2.11		0.71		1.99		BLED		1
		PV-3		PV-4		34.50		600		778.35		776.67		776.36		774.32		1.99		0.59		2.35		PV		9
		PV-4		PV-5		30.00		600		776.67		774.9		774.32		772.52		2.35		0.95		2.38		MURO DE ALA		4
		PV-5		PV-6		19.70		600		774.9		773.93		772.52		771.338		2.38		0.98		2.59
		PV-6		LANC		5.00		600		773.93		773.5		771.338		771.038		2.59		1.19		2.46		1.06
		PV-7		LANC		4.00		600		1.85		0.00		0.45		2.72
		PV-8		LANC		4.00		600		1.85		0.00		0.45
		PV-9		LANC		4.00		600		1.85		0.00		0.45
		6.22
		PVM		PVJ		PM		PJ		DIÂM.		EXT.		MVT (m³)		ESC (m²)		REAT (m³)		BF (m³)		TRANS (m³)		MVT (m³)		AP(m²)		VL(m²)
		PV-1		PV-2		1.85		2.11		600		39.60		94.09		78.41		82.89		11.20		279.92		156.82		47.52		7.13
		PV-2		PV-3		2.11		1.99		600		30.00		73.80		61.50		65.32		8.48		212.06		123.00		36.00		5.40
		PV-3		PV-4		1.99		2.35		600		34.50		89.84		74.86		80.08		9.75		243.87		149.73		41.40		6.21
		PV-4		PV-5		2.35		2.38		600		30.00		85.14		70.95		76.66		8.48		212.06		141.90		36.00		5.40
		PV-5		PV-6		2.38		2.59		600		19.70		58.77		48.97		53.20		5.57		139.25		97.95		23.64		3.55
		PV-6		LANC		2.59		2.46		600		5.00		15.16		12.63		13.75		1.41		35.34		25.27		6.00		0.90
		PV-7		LANC		1.85		0.00		600		4.00		4.44		3.70		3.31		1.13		28.27		7.40		4.80		0.72
		PV-8		LANC		1.85		0.00		600		4.00		4.44		3.70		3.31		1.13		28.27		7.40		4.80		0.72
		PV-9		LANC		1.85		0.00		600		4.00		4.44		3.70		3.31		1.13		28.27		7.40		4.80		0.72
		170.80
		Tubulações bls		1.30		1.30		400		159.30		207.09		162.05		45.04		1126.03		0.00		159.30		23.90
		330.10		637.21		358.43		543.88		93.33		2333.34		716.86		364.26		54.64
CSD/Planejador de projetos do gr�fico de Gantt1.xlsx
projeto
		Planejador de Projetos
		PLANO		PLANO		REAL		REAL		PORCENTAGEM
		ATIVIDADE		INÍCIO		DURAÇÃO		INÍCIO		DURAÇÃO		CONCLUÍDO		DIAS
		1		2		3		4		5		6		7		8		9		10		11		12		13		14		15		16		17		18		19		20		21		22		23		24		25		26		27		28		29		30		31		32		33		34		35		36		37		38		39		40		41		42		43		44		45		46		47		48		49		50		51		52		53		54		55		56		57		58		59		60
		CADASTRO E AMARRAÇÃO DE BOCA DE LOBO OU LEÃO		1		1		1		1		100%
		CADASTRO E AMARRAÇÃO DE PV		2		1		2		1		100%
		CADASTRO DE CANALIZAÇÕES CIRCULARES		3		1		3		1		100%
		SINALIZAÇÃO - TAPUME MÓVEL		4		5		4		5		100%
		SINALIZAÇÃO - ILUMINAÇÃO		4		3		4		3		100%
		DEMOLIÇÃO DE PAVIMENTO ASFÁLTICO, INCLUSIVE CAPA, INCLUI CARGA NO CAMINHÃO		5		2		5		2		100%
		DEMOLIÇÃO DE PAVIMENTO DE CONCRETO, SARJETA OU SARJETÃO, INCLUI CARGA EM CAMINHÃO		6		1		6		1		100%
		TRANSPORTE DE ENTULHO POR CAMINHÃO BASCULANTE, A PARTIR DE 1KM		7		1		7		1		100%
		DESCARGA DE ENTULHO EM BOTA-FORA		7		1		7		1		100%
		ESCAVAÇÃO MECÂNICA PARA FUNDAÇÕES E VALAS COM PROFUNDIDADE MENOR OU IGUAL À 4,0M		7		3		7		3		100%
		TRANSPORTE DE TERRA POR CAMINHÃO BASCULANTE, A PARTIR DE 1KM		10		4		10		4		100%
		DESCARGA DE TERRA EM BOTA-FORA		13		1		13		1		100%
		ESCORAMENTO CONTÍNUO DE MADEIRA PARA CANALIZAÇÃO DE TUBOS		10		8		10		8		100%
		APILOAMENTO MANUAL DE CAVA DE FUNDAÇÃO		18		3		18		3		100%
		LASTRO DE BRITA E PÓ DE PEDRA		21		2		21		2		100%
		BOCA DE LOBO DUPLA		23		3		23		3		100%
		FORNECIMENTO E ASSENTAMENTO DE TUBOS DE CONCRETO SIMPLES - DIÂMETRO 40CM		26		1		26		1		100%
		POÇO DE VISITA TIPO 1 - 1,40 X 1,40 X 1,40M		23		4		23		4		100%
		FORNECIMENTO E ASSENTAMENTO DE TUBOS DE CONCRETO ARMADO, DIÂMETRO 120CM - TIPO PA-3		27		2		27		2		100%
		FORNECIMENTO DE TERRA, INCLUINDO ESCAVAÇÃO, CARGA E TRANSPORTE ATÉ A DISTÂNCIA MÉDIA DE 1,0KM, MEDIDO NO ATERRO COMPACTADO		28		1		28		1		100%
		REENCHIMENTO DE VALA COM COMPACTAÇÃO, SEM FORNECIMENTO DE TERRA		28		9		28		9		100%
		TRANSPORTE DE PAVIMENTO ASFÁLTICO		36		1		36		1		100%
		FUNDAÇÃO DE RACHÃO		37		3		37		3		100%
		BASE DE COXIM DE AREIA		40		2		40		2		100%
		BASE DE MACADAME HIDRÁULICO		41		1		41		1		100%
		BASE DE BINDER ABERTO (SEM TRANSPORTE)		42		1		42		1		100%
		IMPRIMAÇÃO BETUMINOSA LIGANTE		42		1		42		1		100%
CSD/R1/Canteiro.jpg
CSD/R1/Caracteriza��o das condi��es de obra.docx
Introdução
O canteiro de obras é o lugar onde se concentra grande parte da operações, planejamento e insumos da obra, sendo assim seu projeto prévio e de suma importância para o bom andamento da obra. A definição de canteiro de obras segundo NR 18/2013 é dada como sendo a área de trabalho fixa e temporária, onde se desenvolvem as operações de apoio e execução de uma obra. A definição de canteiro de obras segundo NBR 12284/1991 é dada como sendo um conjunto de áreas destinadas à execução e apoio dos trabalhos da indústria da construção, dividindo-se em: áreas operacionais e áreas de vivência.
Desenvolvimento
Caracterização da obra:
Obra de implantação de rede de drenagem em um bairro, com duração estimada de 6 meses. Número total de empregado é de 10 na fase inicial de obras e de 100 empregados no auge da obra.
Caracterização de empregados que não se alojaram na obra:
Equipe Escritório:
1 Engenheiro responsável 
1 estagiário
1 Encarregado administrativo
1 auxiliar administrativo 
1 mestre de obras
1 técnico de segurando do trabalho
Equipe da limpeza:
3 copeiras 
4 faxineiras 
Equipe de vigilância:
6 vigilantes (Com turnos de 8 horas sendo 2 vigilantes por turno. Portanto um total de 19 trabalhadores)
Portanto um total de 19 trabalhadores
Caracterização de empregados que se alojaram na obra:
Equipe de topografia:
1 topógrafo 
2 auxiliares 
Almoxarifado:
1 almoxarife 
2 auxiliares
Operadores de máquinas:
2 Operadores
Motoristas:
3 motoristas de caminha 
2 de serviços gerais
Pedreiros e serventes:
10 pedreiros 
30 serventes
Carpinteiros e armadores
4 carpinteiros
12 armadores
Encanadores e auxiliares
3 encanadores
9 auxiliares
Portanto um total de 81 trabalhadores
Segundo a NR18 o canteiro de obras deve dispor de instalações sanitárias, vestiário, alojamento, local de refeições, cozinha, lavanderia, área de lazer e ambulatório. E essas unidades devem atender a norma tanto em dimensões quanto em quantidades mínimas estabelecidas.
Instalações sanitárias; Deverá ser constituída de lavatório, vaso sanitário e mictório, na proporção de 1 (um) conjunto para cada grupo de 20 (vinte) trabalhadores ou fração, bem como de chuveiro, na proporção de 1 (uma) unidade para cada grupo de 10 (dez) trabalhadores ou fração. Ou seja, o Canteiro terá no mínimo 5 conjuntos de lavatórios, vaso sanitário e mictório e 10 chuveiros para atender aos anseios da norma. Adotou-se 5 conjuntos e 10 chuveiros para o vestiário masculino e 2 conjuntos e 3 chuveiros para o vestiário feminino.
Vestiário; O vestiário terá que ter armários com cadeados e bancos o suficiente para atender aos trabalhadores que não se alojaram no canteiro.
Alojamento; O alojamento deve ter área mínima de 3,00 (três metros) quadrados por módulo cama/armário, incluindo a área de circulação. Portanto o alojamento terá no mínimo 243 m² para receber os 81 trabalhadores que se alojaram na
obra. Adotou-se uma área de 250 m² para o alojamento masculino e 51 m² caso haja trabalhadores do sexo feminino que se alojem na obra. É obrigatório no alojamento o fornecimento de água potável, filtrada e fresca, para os trabalhadores por meio de bebedouros de jato inclinado ou equipamento similar que garanta as mesmas condições, na proporção de 1 (um) para cada grupo de 25 (vinte e cinco) trabalhadores ou fração. Portanto no alojamento masculino terá 4 bebedouros e no feminino 1 bebedouro. 
Local de refeições; Deverá ter capacidade para garantir o atendimento de todos os trabalhadores no horário das refeições. Deverá ter capacidade para atender no mínimo 60 trabalhadores, tendo 2 períodos de refeição para atender a todos os trabalhadores.
Cozinha; Quando houver preparo de refeições
Lavanderia; Para trabalhador que se encontra alojado no canteiro possa lavar, secar e passar suas roupas de uso pessoal.
Área de lazer; deve ser previsto para a recreação dos trabalhadores alojados.
Ambulatório; quando se tratar de frentes de trabalho com 50 (cinquenta) ou mais trabalhadores. No caso da nossa frente de trabalho será necessário.
O croqui do canteiro foi feito obedecendo as dimensões mínimas exigidas pela NR18 no que se diz respeito ao ambiente de trabalho e obedecendo ao layout mais adequado para o fluxo de trabalho da obra, foram previstas unidades para armazenamento, montagem e logística dos insumos da obra.
CSD/R1/Drawing1 Model (1).pdf
CSD/R1/Drawing1.dwg
douglas.amaral
CSD/R1/R1.docx
CONSTRUÇÃO DE SISTEMAS DE DRENAGEM URBANA
Canteiro de Obras
Professor: José Augusto Rocha Mendes
Douglas do Amaral Oliveira- 11201526
São Paulo, fevereiro de 2015
Introdução
O canteiro de obras é o lugar onde se concentra grande parte da operações, planejamento e insumos da obra, sendo assim seu projeto prévio e de suma importância para o bom andamento da obra. A definição de canteiro de obras segundo NR 18/2013 é dada como sendo a área de trabalho fixa e temporária, onde se desenvolvem as operações de apoio e execução de uma obra. A definição de canteiro de obras segundo NBR 12284/1991 é dada como sendo um conjunto de áreas destinadas à execução e apoio dos trabalhos da indústria da construção, dividindo-se em: áreas operacionais e áreas de vivência.
Desenvolvimento
Caracterização da obra:
Obra de implantação de rede de drenagem em um bairro, com duração estimada de 6 meses. Número total de empregado é de 10 na fase inicial de obras e de 100 empregados no auge da obra.
Caracterização de empregados que não se alojarão na obra:
Equipe Escritório:
1 Engenheiro responsável 
1 estagiário
1 Encarregado administrativo
1 auxiliar administrativo 
1 mestre de obras
1 técnico de segurança do trabalho
Equipe da limpeza:
3 copeiras 
4 faxineiras 
Equipe de vigilância:
6 vigilantes (Com turnos de 8 horas sendo 2 vigilantes por turno)
Portanto um total de 19 trabalhadores
Caracterização de empregados que se alojaram na obra:
Equipe de topografia:
1 topógrafo 
2 auxiliares 
Almoxarifado:
1 almoxarife 
2 auxiliares
Operadores de máquinas:
2 Operadores
Motoristas:
3 motoristas de caminha 
2 de serviços gerais
Pedreiros e serventes:
10 pedreiros 
30 serventes
Carpinteiros e armadores
4 carpinteiros
12 armadores
Encanadores e auxiliares
3 encanadores
9 auxiliares
Portanto um total de 81 trabalhadores
Segundo a NR18 o canteiro de obras deve dispor de instalações sanitárias, vestiário, alojamento, local de refeições, cozinha, lavanderia, área de lazer e ambulatório. E essas unidades devem atender a norma tanto em dimensões quanto em quantidades mínimas estabelecidas.
Instalações sanitárias; Deverá ser constituída de lavatório, vaso sanitário e mictório, na proporção de 1 (um) conjunto para cada grupo de 20 (vinte) trabalhadores ou fração, bem como de chuveiro, na proporção de 1 (uma) unidade para cada grupo de 10 (dez) trabalhadores ou fração. Ou seja, o Canteiro terá no mínimo 5 conjuntos de lavatórios, vaso sanitário e mictório e 10 chuveiros para atender aos anseios da norma. Adotou-se 5 conjuntos e 10 chuveiros para o vestiário masculino e 2 conjuntos e 3 chuveiros para o vestiário feminino.
Vestiário; O vestiário terá que ter armários com cadeados e bancos o suficiente para atender aos trabalhadores que não se alojaram no canteiro.
Alojamento; O alojamento deve ter área mínima de 3,00 (três metros) quadrados por módulo cama/armário, incluindo a área de circulação. Portanto o alojamento terá no mínimo 243 m² para receber os 81 trabalhadores que se alojaram na obra. Adotou-se uma área de 250 m² para o alojamento masculino e 51 m² caso haja trabalhadores do sexo feminino que se alojem na obra. É obrigatório no alojamento o fornecimento de água potável, filtrada e fresca, para os trabalhadores por meio de bebedouros de jato inclinado ou equipamento similar que garanta as mesmas condições, na proporção de 1 (um) para cada grupo de 25 (vinte e cinco) trabalhadores ou fração. Portanto no alojamento masculino terá 4 bebedouros e no feminino 1 bebedouro. 
Local de refeições; Deverá ter capacidade para garantir o atendimento de todos os trabalhadores no horário das refeições. Deverá ter capacidade para atender no mínimo 60 trabalhadores, tendo 2 períodos de refeição para atender a todos os trabalhadores.
Cozinha; Quando houver preparo de refeições
Lavanderia; Para trabalhador que se encontra alojado no canteiro possa lavar, secar e passar suas roupas de uso pessoal.
Área de lazer; deve ser previsto para a recreação dos trabalhadores alojados.
Ambulatório; quando se tratar de frentes de trabalho com 50 (cinquenta) ou mais trabalhadores. No caso da nossa frente de trabalho será necessário.
O croqui do canteiro foi feito obedecendo as dimensões mínimas exigidas pela NR18 no que se diz respeito ao ambiente de trabalho e obedecendo ao layout mais adequado para o fluxo de trabalho da obra, foram previstas unidades para armazenamento, montagem e logística dos insumos da obra.
CROQUI
Bibliografia
BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. NR 18 - Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção. Disponível em: www.mte.gov.br. Acesso em: fev. 2015
CSD/R2/anexos.docx
UNO 1.0
 
 
ÔNIX 1.4
 
GOL 1.6
 
 
GOL 1.0
 
CSD/R2/carros.xlsx
Plan1
		Veículo		custo de aquisição		Custo manutenção		Custo seguro		Custo rodagem		Custo de depreciação
		valor médio de venda do 0 km (200.000 km)		Óleo e filtro (5.000 km)		Filtro do ar condicionado (5.000 km)		Lavagem do veículo (500 Km)		manutenção corretiva 0,5% do valor de aquisição (R$/ano) (40.000 km)		seguro (R$/ano) (40.000 Km)		valor documentação 4% (R$/ano) (40.000 km)		Consumo urbano (km/l)		Combustível preço médio (R$/l)		Pedágio (R$/dia) (109,60 km)		taxa de depreciação (%/ano)		valor depreciado em um ano de uso (R$/ano) (40.000 km)
		GOL 1.0		R$ 36,178.72		R$ 236.00		R$ 38.00		R$ 20.00		R$ 1,808.94		R$ 3,667.59		R$ 1,447.15		11.60		R$ 3.11		R$ 3.50		9.80%		R$ 3,545.51
		GOL 1.6		R$ 43,380.00		R$ 236.00		R$ 38.00		R$ 20.00		R$ 2,169.00		R$ 4,978.20		R$ 1,735.20		10.70		R$ 3.11		R$ 3.50		9.80%		R$ 4,251.24
		ONIX 1.4		R$ 41,929.45		R$ 196.00		R$ 39.00		R$ 20.00		R$ 2,096.47		R$ 3,690.23		R$ 1,677.18		11.00		R$ 3.11		R$ 3.50		9.80%		R$ 4,109.09
		UNO 1.0		R$ 36,155.91		R$ 164.00		R$ 20.00		R$ 20.00		R$ 1,807.80		R$ 3,013.66		R$ 1,446.24
12.13		R$ 3.11		R$ 3.50		9.70%		R$ 3,507.12
		Veículo		Custo manutenção		Custo seguro		Custo rodagem		Custo de depreciação		Custo Total (R$/km) 
		Óleo e filtro (R$/km) 		Filtro do ar condicionado (R$/km) 		Lavagem do veículo (R$/km) 		manutenção corretiva (R$/km) 		seguro (R$/km) 		Combustível (R$/km) 		impostos e documentação (R$/km) 		Pedágio (R$/km) 		Depreciação (R$/km) 
		GOL 1.0		R$ 0.05		R$ 0.01		R$ 0.04		R$ 0.05		R$ 0.09		R$ 0.27		R$ 0.04		R$ 0.03		R$ 0.09		R$ 0.66
		GOL 1.6		R$ 0.05		R$ 0.01		R$ 0.04		R$ 0.05		R$ 0.12		R$ 0.29		R$ 0.04		R$ 0.03		R$ 0.11		R$ 0.75
		ONIX 1.4		R$ 0.04		R$ 0.01		R$ 0.04		R$ 0.05		R$ 0.09		R$ 0.28		R$ 0.04		R$ 0.03		R$ 0.10		R$ 0.69
		UNO 1.0		R$ 0.03		R$ 0.00		R$ 0.04		R$ 0.05		R$ 0.08		R$ 0.26		R$ 0.04		R$ 0.03		R$ 0.09		R$ 0.61
Plan2
		Veículo:		Gol 1.0 		Veículo:		Gol 1.6
		Item de custo		Valor por km		Item de custo		Valor por km		R$ 0.68		R$ 0.68		R$ 0.68		R$ 0.68
		Revisão com troca de óleo e filtro		R$ 0.047		Revisão com troca de óleo e filtro		R$ 0.047
		Filtro ar condicionado		R$ 0.008		Filtro ar condicionado		R$ 0.008
		Lavagem		R$ 0.040		Lavagem		R$ 0.040
		Eventuais manutenções corretivas		R$ 0.045		Eventuais manutenções corretivas		R$ 0.054
		Seguro		R$ 0.092		Seguro		R$ 0.124
		combustível		R$ 0.268		combustível		R$ 0.291
		documentação impostos		R$ 0.036		documentação impostos		R$ 0.043
		Pedágio		R$ 0.032		Pedágio		R$ 0.032
		Depreciação		R$ 0.089		Depreciação		R$ 0.106
		Total		R$ 0.657		Total		R$ 0.75
		Veículo:		Onix 1.4		Veículo:		Uno 1.0
		Item de custo		Valor por km		Item de custo		Valor por km
		Revisão com troca de óleo e filtro		R$ 0.039		Revisão com troca de óleo e filtro		R$ 0.033
		Filtro ar condicionado		R$ 0.008		Filtro ar condicionado		R$ 0.004
		Lavagem		R$ 0.040		Lavagem		R$ 0.040
		Eventuais manutenções corretivas		R$ 0.052		Eventuais manutenções corretivas		R$ 0.045
		Seguro		R$ 0.092		Seguro		R$ 0.075
		combustível		R$ 0.283		combustível		R$ 0.257
		documentação impostos		R$ 0.042		documentação impostos		R$ 0.036
		Pedágio		R$ 0.032		Pedágio		R$ 0.032
		Depreciação		R$ 0.103		Depreciação		R$ 0.088
		Total		R$ 0.69		Total		R$ 0.61
Plan3
		Veículo		Custo de aquisição		Custos		Custo final do periodo de 5 anos com o retorno relativo a venda do veículo		custo médio mensal 
		GOL 1.0		R$ 36,178.72		R$ 131,382.46		R$ 95,203.74		R$ 1,586.73
		GOL 1.6		R$ 43,380.00		R$ 149,220.67		R$ 105,840.67		R$ 1,764.01
		ONIX 1.4		R$ 41,929.45		R$ 138,269.88		R$ 96,340.43		R$ 1,605.67
		UNO 1.0		R$ 36,155.91		R$ 121,964.71		R$ 85,808.80		R$ 1,430.15
CSD/R2/FONTES/2015_chevrolet_onix_onix.png
CSD/R2/FONTES/apresentacao.png
CSD/R2/FONTES/carros (2).pdf
Veículo: Veículo:
Veículo: Veículo:
0,036R$                       0,042R$                       
documentação impostos documentação impostos
documentação impostosdocumentação impostos
Item de custo Valor por km
Gol 1.0 
Revisão com troca de óleo e filtro 0,047R$                       
Filtro ar condicionado 0,008R$                       
Lavagem 0,040R$                       
Eventuais manutenções corretivas 0,045R$                       
Seguro 0,124R$                       
combustível 0,268R$                       
Pedágio 0,032R$                       
0,036R$                       
Gol 1.6
Item de custo Valor por km
Revisão com troca de óleo e filtro 0,047R$                       
Filtro ar condicionado 0,008R$                       
Lavagem 0,040R$                       
Eventuais manutenções corretivas 0,054R$                       
Seguro 0,092R$                       
combustível 0,291R$                       
Pedágio 0,032R$                       
0,043R$                       
Item de custo Valor por km
Uno 1.0
Item de custo Valor por km
Depreciação 0,106R$                       
Total 0,71R$                         
Onix 1.4
Depreciação 0,089R$                       
0,690R$                       Total
Revisão com troca de óleo e filtro 0,039R$                       
Filtro ar condicionado 0,008R$                       
Lavagem 0,040R$                       
Eventuais manutenções corretivas 0,052R$                       
Seguro 0,092R$                       
combustível 0,283R$                       
Revisão com troca de óleo e filtro 0,033R$                       
Filtro ar condicionado 0,004R$                       
Lavagem 0,040R$                       
Eventuais manutenções corretivas 0,045R$                       
Seguro 0,075R$                       
combustível 0,257R$                       
0,032R$                       
Depreciação 0,088R$                       
Total 0,61R$                         
PedágioPedágio 0,032R$                       
Depreciação 0,103R$                       
Total 0,69R$                         
CSD/R2/FONTES/carros.pdf
Veículo: Veículo:
Veículo: Veículo:
0,036R$                       0,042R$                       
documentação impostos documentação impostos
documentação impostosdocumentação impostos
Item de custo Valor por km
Gol 1.0 
Revisão com troca de óleo e filtro 0,047R$                       
Filtro ar condicionado 0,008R$                       
Lavagem 0,040R$                       
Eventuais manutenções corretivas 0,045R$                       
Seguro 0,124R$                       
combustível 0,268R$                       
Pedágio 0,032R$                       
0,036R$                       
Gol 1.6
Item de custo Valor por km
Revisão com troca de óleo e filtro 0,047R$                       
Filtro ar condicionado 0,008R$                       
Lavagem 0,040R$                       
Eventuais manutenções corretivas 0,054R$                       
Seguro 0,092R$                       
combustível 0,291R$                       
Pedágio 0,032R$                       
0,043R$                       
Item de custo Valor por km
Uno 1.0
Item de custo Valor por km
Depreciação 0,106R$                       
Total 0,71R$                         
Onix 1.4
Depreciação 0,089R$                       
0,690R$                       Total
Revisão com troca de óleo e filtro 0,039R$                       
Filtro ar condicionado 0,008R$                       
Lavagem 0,040R$                       
Eventuais manutenções corretivas 0,052R$                       
Seguro 0,092R$                       
combustível 0,283R$                       
Revisão com troca de óleo e filtro 0,033R$                       
Filtro ar condicionado 0,004R$                       
Lavagem 0,040R$                       
Eventuais manutenções corretivas 0,045R$                       
Seguro 0,075R$                       
combustível 0,257R$                       
0,032R$                       
Depreciação 0,088R$                       
Total 0,61R$                         
PedágioPedágio 0,032R$                       
Depreciação 0,103R$                       
Total 0,69R$                         
CSD/R2/FONTES/carros.tiff
CSD/R2/FONTES/gol 1.0 .JPG
CSD/R2/FONTES/GOL 1.0.png
CSD/R2/FONTES/GOL 1.0_FIPE.png
CSD/R2/FONTES/GOL 1.0E 1.6.png
CSD/R2/FONTES/gol 1.6 .JPG
CSD/R2/FONTES/GOL 1.6.png
CSD/R2/FONTES/GOL 1.6_FIPE.png
CSD/R2/FONTES/onix 1.4.png
CSD/R2/FONTES/onix 1.4_FILTRO.png
CSD/R2/FONTES/onix 1.4_FIPE.png
CSD/R2/FONTES/onix 1.4 .JPG
CSD/R2/FONTES/rx1 3 - C�pia.jpg
CSD/R2/FONTES/uno 1.0 FILTRO.png
CSD/R2/FONTES/uno 1.0.JPG
CSD/R2/FONTES/uno 1.0.png
CSD/R2/FONTES/uno 1.0_FIPE.png
CSD/R2/R2.docx
Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais