Buscar

Check list de atendimeto as normas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SSO&BE
	ITEM	Verificação do Atendimento às Normas de SSO&BE
	NR-01 Disposições gerais
	O QUE VERIFICAR	EVIDÊNCIAS	REQUISITOS
	1	Existência de Ordens de Serviços sobre Segurança, Saúde e Bem-estar.	Registros relativos às instruções, que comprovem sua efetiva implantação. Evidência documental a ser verificada com os representantes do Sistema de Gestão e entrevista com os empregados.	NR-01
	NR-02 Inspeção Prévia
	O QUE VERIFICAR	EVIDÊNCIAS	REQUISITOS
	2	Existência de DI (Declaração de Instalações) ou CAI (Certificado de Aprovação de Instalações).	Documento protocolizado junto a SRTE.	 NR-2, itens 2.1 e 2.3
	3	É prevista em documento do Sistema a necessidade de solicitar a prévia aprovação da SRTE para a implantação de modificações substanciais nas instalações e/ou equipamentos.	Correspondência enviada a SRTE.	NR-2, item 2.4
	NR - 04 Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT
	O QUE VERIFICAR	EVIDÊNCIAS	REQUISITOS
	4	Existência de SESMT.	Documento protocolizado junto a SRTE da composição SESMT Corporativo.	NR-04.
	NR - 05 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA
	O QUE VERIFICAR	EVIDÊNCIAS	REQUISITOS
	5	Existência do edital de convocação para eleição da Cipa (convocação para inscrição).	Edital de convocação, modelo livre e envio de cópia à RH/ST no prazo máximo de 5 dias. Evidência documental a ser verificada com os representantes da Cipa.	NR-5, itens 5.38, 5.40 j e modelo de convocação de eleição.
	6	Existência da constituição e divulgação da Comissão Eleitoral da Cipa. 	Edital padrão RH/ST: “Constituição da Comissão Eleitoral - CIPA” e comprovante de envio de cópia à RH/ST no prazo máximo de 5 dias. Evidência documental a ser verificada com os representantes da Cipa.	NR-5, itens 5.21.g, 5.39 e 5.40.j, e modelo de instalação e posse de CIPA.
	7	Existência da convocação da abertura das inscrições para membros da Cipa.	Edital padrão RH/ST: “Inscrição de Candidatos - CIPA” e comprovante de envio de cópia à RH/ST no prazo máximo de 5 dias. Evidência documental a ser verificada com os representantes da Cipa.	NR-5, itens 5.38, 5.39 e 5.40 b,c, j.
	8	Existência dos comprovantes de Inscrição para membros de Cipa.	Cópia do “Comprovante de Inscrição - CIPA”, padrão RH/ST, para cada candidato, com data compatível com o período de inscrição. Evidência documental a ser verificada com os representantes da Cipa.	NR-5, item 5.40 b e j.
	9	Existência da convocação para a Eleição da Cipa.	Edital “Convocação para Eleição - CIPA”, padrão RH/ST, constando o nome dos candidatos e com cópia à RH/ST. Evidência documental a ser verificada com os representantes da Cipa.	NR 5, itens 5.38, 5.40 a, e, f, g, i, j e modelo de edital de convocação de eleição.
	10	Existência da Ata da Eleição da CIPA autenticada pelo Ministério do Trabalho.	“Ata de Eleição - CIPA”, padrão RH/ST, relatando as prováveis ocorrências da eleição, protocolizada junto à SRTE local do MTE, em até 10 dias após a posse e com cópia à RH/ST. Evidência documental a ser verificada com os representantes da Cipa.	NR-5, itens 5.7, 5.11, 5.13, 5.14, 5.43, 5.44 e 5.45.
	11	Existência da Ata de Instalação e Posse da Cipa autenticada pelo Ministério do Trabalho.	“Ata de Instalação e Posse - CIPA”,padrão RH/ST, protocolizada junto à SRTE local do MTE, em até 10 dias após a posse com cópia ao RH/ST. Evidência documental a ser verificada com os representantes da Cipa.	NR-5, itens 5.12, 5.13 e 5.14.
	12	Existência da composição e do cronograma de reuniões da Cipa, autenticada pelo Ministério do Trabalho.	Documento “Composição e Cronograma de Reuniões”, padrão RH/ST, protocolizada junto à SRTE local do MTE, em até 10 dias após a posse e com cópia à RH/ST. Evidência documental a ser verificada com os representantes da Cipa.	NR-5, item 5.14.
	13	Existência do Plano de Trabalho da Cipa com acompanhamento nas reuniões.	Registro do cumprimento do Plano de Ação nas atas de reuniões da Cipa. Evidência documental a ser verificada com os representantes da Cipa.	NR-5, item 5.16, b e e.
	14	Existência de convocações para reuniões extraordinárias da Cipa.	Registro das convocações das reuniões extraordinárias da Cipa. Evidência documental a ser verificada com os representantes da Cipa.	NR-5, item 5.19.
	15	Existência de convocações para reuniões ordinárias da Cipa.	Registro das convocações das reuniões ordinárias da Cipa. Evidência documental a ser verificada com os representantes da Cipa.	NR-5, item 5.19.
	16	Existência da Ata de reunião extraordinária da Cipa, com visto dos membros participantes, relativa a motivo que justifique a sua realização.	Ata da reunião extraordinária da Cipa, com visto dos participantes e comprovação de envio de cópia à RH/ST. Evidência documental a ser verificada com os representantes da Cipa.	NR-5, item 5.27.
	17	Existência da Ata de reunião ordinária da Cipa, com visto dos membros participantes.	Ata da reunião ordinária da Cipa, com visto dos participantes e comprovação de envio de cópia à RH/ST. Evidência documental a ser verificada com os representantes da Cipa.	NR-5, item 5.23, 5.24, 5.25, 5.26 e 5.30. 
	18	Controle e acompanhamento do Plano de Ação e pendências da Cipa.	Controle de pendências da Cipa com o seu efetivo cumprimento. Evidência documental a ser verificada com os representantes da Cipa.	NR-5, item 5.16 (b, c e e). 
	19	Existência de mapas de risco revisados com visto do presidente da Cipa e data de revisão (ano atual).	Mapas de risco, devidamente revisados, afixados próximo aos principais acessos do local de trabalho. Evidência documental a ser verificada in-loco.	NR-5, item 5.16 (a); Portaria n° 25 de 29 de dezembro de 1994.
	NR - 06 Equipamento de Proteção Individual - EPI
	O QUE VERIFICAR	EVIDÊNCIAS	REQUISITOS
	20	As diretrizes e requisitos da empresa para fornecimento, guarda, utilização, higienização, fiscalização do uso e treinamento referente aos EPIs são cumpridas. 	Ficha de controle de fornecimento de EPI dos empregados, verificação do uso de EPI no local. Documento comprobatório da existência do treinamento para utilização, guarda, higienização do EPI e entrevista ao empregado.	NR-06; IST-SESMT-4.4.6-001, na sua versão vigente.
	NR - 07 Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO
	O QUE VERIFICAR	EVIDÊNCIAS	REQUISITOS
	21	PCMSO em consonância com o PPRA. 	Documento do PCMSO vigente na data da verificação (relatório anual - Quadro III), disponivel no local de trabalho, e exames adequados a cada empregado. Evidência documental a ser verificada com os representantes do Sistema de Gestão, que devem solicitá-la ao médico do trabalho local.	NR-7, itens 7.4.1, 7.4.2, 7.4.3.2 e 7.4.3.3.
	22	Existência dos ASOs no local de trabalho.	1a. via dos ASOs dos empregados disponíveis no local de trabalho. Evidência documental a ser verificada com os representantes do Sistema de Gestão.	NR-7, item 7.4.4.1.
	23	Alinhamento dos ASOs com o documento do PCMSO.	ASOs contemplando os exames previstos no PCMSO e compatíveis com os riscos inerentes às atividades executadas. Evidência documental a ser verificada com os representantes do Sistema de Gestão.	NR-7, itens 7.4.4, 7.4.4.3 (a,b,c,d,e,f,g).
	NR - 08 Edificações
	O QUE VERIFICAR	EVIDÊNCIAS	REQUISITOS
	24	Os pisos do local de trabalho são livres de depressões e saliências que prejudiquem a circulação de pessoas ou a movimentação de materiais.	Inspeção dos ambientes de trabalho.	NR-8, item 8.3.1 
	25	São empregados nos pisos, escadas, rampas, corredores e passagens dos locais de trabalho, materiais antiderrapantes.	Inspeção dos ambientes de trabalho.	NR-8, item 8.3.5.
	26	As coberturas dos locais de trabalho asseguram efetiva proteção contra as chuvas.	Inspeção dos ambientes de trabalho e ouvir os trabalhadores das áreas.	NR-8, item 8.4.3.
	NR - 09 Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA
	O QUE VERIFICAR	EVIDÊNCIAS	REQUISITOS
	27	Elaboração e implementação do PPRA conforme NR 9 e IT corporativa. 	Documento-base do PPRA conforme a IT corporativa e registros de sua implementação.
Evidência documental a ser verificada com os representantes do Sistema de Gestão.	NR-9; IT-SESMT-4.4.6-009, na sua versão vigente.
	28	Alinhamento de informações entre os PPRAs da Cemig e de empresas contratadas que atuam no mesmo estabelecimento.	Documento-base do PPRA de empresas contratadas contemplando os riscos relativos às atividades exercidas no estabelecimento. Evidência documental a ser verificada com os representantes do Sistema de Gestão.	NR-9, item 9.6.1. 
	29	Apresentação do PPRA e do QIII do PCMSO para a Cipa.	Ata da reunião com registro da discussão dos documentos do PPRA e do relatório anual (quadro III) do PCMSO. Evidência documental a ser verificada com os representantes da Cipa.	NR-5, item 5.16.f; NR-7, item 7.4.6.2; NR-9, item 9.2.2.1.
	30	Atualização do documento-base do PPRA.	PPRA atualizado referente ao ano vigente ( data, relação de empregados, coerência dos dados) e envio da síntese para o serviço médico local até o último dia útil do ano. Evidência documental a ser verificada com os representantes do Sistema de Gestão.	NR-9, itens 9.2.1 (d) e 9.3.8; IT-SESMT-4.4.6-009, na sua versão vigente.
	31	Andamento das ações definidas no cronograma do PPRA.	Documentos comprobatórios do cumprimento das ações do PPRA. Evidência documental a ser verificada com os representantes do Sistema de Gestão.	NR-9, itens 9.3.5.6, 9.2.1.a e 9.2.3.
	NR -10 Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidades
	O QUE VERIFICAR	EVIDÊNCIAS	REQUISITOS
	32	Existência de medidas de Controle.	Elaboração de Análise de Risco, Prontuário de Instalação Elétrica, Autorização do empregado assinado pelo Responsável Técnico, Sinalização de Segurança, Procedimento de atendimento de emergência - PAE.	NR-10; IT-SESMT-4.4.1-001; IST-SESMT-4.4.3-001-001; IST-SESMT-4.4.6-001-001; IST-SESMT-4.3.1-002; IST-SESMT-4.4.2-001-003; IT-SESMT-4.4.6-004, em suas versões vigentes.
	33	Treinamento em primeiros socorros conforme NR- 10.	Assegurar que os empregados que trabalhem com corrente elétrica possuam conhecimentos necessários para prestar primeiros socorros.	NR-10, Anexo ll (treinamento, item 14) e NR-7.
	34	As vestimentas de trabalho são adequadas às atividades, contemplando a condutibilidade, inflamabilidade e influências eletromagnéticas. 	Verificação no local e ficha de EPIs, entrevista com empregado.	NR-10, item 10.2.9.2.
	35	Existem empregados no estabelecimento treinados para a prestação de primeiros socorros. 	Certificado ou outra evidência de treinamento em primeiros socorros.	NR-7, item 7.5.1; NR-10, item 10.12.2.
	NR - 11 Transporte, Movimentação, Armazenamento e Manuseio de Materiais
	O QUE VERIFICAR	EVIDÊNCIAS	REQUISITOS
	36	O material armazenado está disposto de forma a evitar a obstrução de portas, equipamentos contra incêndio e saídas de emergência 	Inspeção os ambientes de trabalho.	NR-11, item 11.3.2; NR-23, item 23.17.7.
	37	Existência de Equipamentos de Transporte e Movimentação de Cargas e Operadores Habilitados.	Registro de inspeção periódica, equipamento com identificação de carga máxima para trabalho.	NR-11.
	38	Existência de Armazenamento de Materiais.	Inspeção in-loco.	NR-11, item 11.3.
	39	Existência de Equipamentos de Transporte e Movimentação de Cargas e Operadores Habilitados.	Registro de inspeção periódica, equipamento com identificação de carga máxima para trabalho.	NR-11.
	NR - 12 Máquinas e Equipamentos
	O QUE VERIFICAR	EVIDÊNCIAS	REQUISITOS
	40	Existência de Máquinas e Equipamentos na Instalação.	Disposição de Máquinas e Equipamentos e área de circulação , Dispositivo de acionamento e parada, Chave Geral, Transmissão de força enclausurada.	NR-12.
	41	Motosserra.	Dispositivo de Segurança, Manual de instrução, Registro de Treinamento dos empregados, Rotulagem de advertência.	NR-12, anexo l.
	NR - 13 Caldeiras e Vasos de Pressão
	O QUE VERIFICAR	EVIDÊNCIAS	REQUISITOS
	42	Existência de Vasos de Pressão.	Dispositivo de Segurança, Placa de Identificação, Documentação Atualizada, Registro de Segurança, Manual de Operação, Registro de Manutenção preventiva ou preditiva, Registro de inspeção de Segurança, Relatório de Inspeção.	NR-13, itens13.6 ao 13.10
	NR -15 Atividades e Operações Insalubres
	O QUE VERIFICAR	EVIDÊNCIAS	REQUISITOS
	43	Existência de atividades insalubres.	Agentes ambientais nocivos a súde do empregado acima dos Limites de Tolerância Controlado, PPRA.	NR-15.
	44	Existência de trabalho sob condições hiperbárica.	Documentação comprobatória de atendimento à NR-15.	NR-15.
	NR -16 Atividades e Operações Perigosas
	O QUE VERIFICAR	EVIDÊNCIAS	REQUISITOS
	45	Existência de atividades perigosas.	Documentação comprobatória de atendimento à NR-16	NR-16.
	NR - 17 Ergonomia
	O QUE VERIFICAR	EVIDÊNCIAS	REQUISITOS
	46	Existência de análises ergonômicas contemplando as áreas administrativas e de campo.	Análises ergonômicas e comprovação das adequações implementadas. Evidência documental a ser verificada com os representantes do Sistema de Gestão.	NR-17, item 17.1.2; IP 9.3.
	47	Existe reclamação de excesso de ruído na área.	Questionamento aos trabalhadores da área, medições de ruído.	NR-17, item 17.5.2.
	NR -18 Condições e Meio ambiente de Trabalho na Industria da Construção
	O QUE VERIFICAR	EVIDÊNCIAS	REQUISITOS
	48	Elaboração e implementação do PCMAT conforme NR 9 e IT corporativa. 	Documento-base do PCMAT conforme a NR-18 e registros de sua implementação. Evidência documental a ser verificada com os representantes do Sistema de Gestão.	NR-18.
	49	Existência de obras de construção civil, reformas e manutenção.	Registro de Treinamento admissional e periódico, Trabalho em altura, Escavações, Transporte de trabalhadores em Veículos Automotores, Andaimes, Áreas de Vivência.	NR-18, itens 18.22, 18.13, 18.6, 18.25, 18.15, 18.4.
	NR -19 Explosivos
	O QUE VERIFICAR	EVIDÊNCIAS	REQUISITOS
	50	Depósito, Manuseio e armazenagem de Explosivos.	Atendimento aos requisitos para a construção do depósito, distanciamento para armazenagem conforme tabelas A,B e C, placas de sinalização na área de segurança.	NR-19.
	NR - 20 Líquidos Combustíveis e Inflamáveis
	O QUE VERIFICAR	EVIDÊNCIAS	REQUISITOS
	51	Existência de áreas de armazenamento. 	Áreas identificadas, sinalizadas e ventiladas, proteção contra incêndio próximo ao local.	NR-20, itens 20.2.16.3, 20.3.13.5.
	NR - 21 Trabalho a Céu Aberto
	O QUE VERIFICAR	EVIDÊNCIAS	REQUISITOS
	52	Existência de trabalho a céu aberto.	Medidas de proteção contra a insolação excessiva, calor, frio, umidade e ventos inconvenientes.	NR-21.
	NR - 23 Proteção Conta Incêndio
	O QUE VERIFICAR	EVIDÊNCIAS	REQUISITOS
	53	Inspeção mensal dos extintores de incêndio. examinando aspecto externo, os lacres, acesso, etc. conforme item 23.14 da NR-23.	Ficha de controle de inspeção e etiqueta de identificação presa ao bojo do extintor.	NR-23, itens 23.14.1, 23.14.2 e 23.14.3.
	54	Os extintores estão colocados em locais de fácil visualização, fácil acesso e de menor probabilidade do fogo bloquear seu acesso conforme Item 23.17.1 da NR-23.	Verificação no local.	NR-23, item 23.17.1 
	55	Os locais destinados aos extintores estão assinalados com um círculo vermelho ou seta, conforme item 23.17.2 da NR-23.	Verificação no local.	NR-23, item 23.17.1.
	56	A área do piso onde está localizado o extintor está pintada, conforme item 23.17.3 da NR-23.	Verificação no local.	NR-23, item 23.17.3.
	57	A quantidade e o tipo dos extintores de incêndio é dimensionada de acordo com as regras fixadas na NR-23.	Inspeção das áreas de trabalho.	NR-23, item 23.15.
	NR - 24 Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho
	O QUE VERIFICAR	EVIDÊNCIAS	REQUISITOS
	58	As instalações sanitárias são separadas por sexo.	Verificação no local.	NR-24, item 24.1.2.1.
	59	Os gabinetes sanitários são separados, ventilados para o exterior, possui recipientes com tampa para guarda de papéis, etc. conforme item 24.1.26 da NR-24. 	Verificação no local.	NR-24, item 24.1.26.
	60	Aplicação da lei de segurança contra incêndio e pânico.	Aplicação no local, AVCB atualizado
(validade de dois anos) emitido pelo CBMMG.	Decreto 44270/06.
	61	Existem equipamentos e materiais de primeiros socorros nos estabelecimentos, estojo de emergência nos veículos e estão atualizados.	Verificação no local, seguindo as especificações contidas na instrução do Sesmt.	IST-SESMT-4.4.7-300-001, na sua versão vigente.
	NR -25 Resíduos Industriais
	O QUE VERIFICAR	EVIDÊNCIAS	REQUISITOS
	62	Armazenamento e destinação de resíduos.	Condições de Transporte e armazenamento, Destinação Final, registro de Treinamento e capacitação dos empregados, Mecanismos de Controle e verificação.	NR-25; IS-38.
	NR-26 Sinalização de Segurança
	O QUE VERIFICAR	EVIDÊNCIAS	REQUISITOS
	63	Existência de sinalização de segurança e de emergência.	Placas de sinalização de segurança, pinturas no solo, paredes, tubulações, equipamentos etc.	NR-26; IT-SESMT-4.4.6-004, na sua versão vigente.
	NR-30 Segurança e Saúde no Trabalho Aquaviário
	O QUE VERIFICAR	EVIDÊNCIAS	REQUISITOS
	64	Existe documentação obrigatória do condutor da embarcação.	Carteira de habilitação de aquaviário e carteira de identidade.	NR-30.
	65	Existe documentação obrigatória da embarcação.	TIEM (Título de Inscrição de Embarcação Miúda) e Bilhete Seguro Obrigatório.	NR-30.
	66	Existem os principais equipamentos necessários na embarcação necessários para salvatagem.	Colete salva vidas; 1 par de Remos; Corda - 30 metros; Boia Salva- vidas Circular classe 3 .	NR-30.
	NR-32 Segurança e Saúde no Trabalho em Serviço de Saúde
	O QUE VERIFICAR	EVIDÊNCIAS	REQUISITOS
	67	Destinação de Resíduos dos serviços de saúde.	Programa de gerenciamento dos residuos de saúde - PGRSS.	NR-32; IS-38.
	68	Procedimento para acidente com perfurocortante.	Procedimento escrito - PGRSS.	NR-32.
	69	Comprovante de vacina de Hepatite B.	Cartão de vacinação, anotação no prontuário de saúde do empregado.	NR-32.
	NR - 33 Segurança e Saúde nos Trabalho em Espaços Confinados
	O QUE VERIFICAR	EVIDÊNCIAS	REQUISITOS
	70	Reconhecimento e identificação de espaços confinados.	Formulário SESMT_1075 preenchido.	NR-33; IT-SESMT- 4.4.6-003, na sua versão vigente.
	71	Indicação formal do responsável técnico.	Formulário SESMT_1067 preenchido.	NR-33; IT-SESMT- 4.4.6-003, na sua versão vigente.
	72	Autorização formal para trabalho em espaço confinado.	Formulário SESMT_1070 preenchido.	NR-33; IT-SESMT- 4.4.6-003, na sua versão vigente.
	73	Autorização especial para entrada em espaço confinado.	Formulário SESMT_1072 preenchido.	NR-33; IT-SESMT- 4.4.6-003, na sua versão vigente.
	74	Sinalização dos espaços confinados.	Placas de sinalização dos espaços confinados.	NR-33; IT-SESMT- 4.4.6-003, na sua versão vigente.
	75	Procedimentos de Trabalho, e procedimentos de emergência e salvamento.	Apresentação dos procedimentos específicos de trabalho, de emergência e salvamento.	NR-33; IT-SESMT- 4.4.6-003, na sua versão vigente.
	Divulgação da POLÍTICA DE SSO&BE (Saúde, Segurança Ocupacional e Bem-estar)
	O QUE VERIFICAR	EVIDÊNCIAS	REQUISITOS
	76	Divulgação da Política de Saúde, Segurança e Bem-estar para todos os empregados (Conferir se a os empregados da força de trabalho conhecem a nova Política).	Ata de reunião com registro da discussão da política com visto do pessoal. Evidência documental a ser verificada com os representantes do Sistema de Gestão. Comprovação por meio de entrevistas com os empregados.	Politica de Saúde, Segurança e Bem-estar.
	77	Entendimento e aplicação da Política de SSO&BE.	Entrevista e observação da execução das atividades.	Politica de Saúde, Segurança e Bem-estar.
	Desenvolvimento do Momento de segurança conforme DPR H-29/2007
	O QUE VERIFICAR	EVIDÊNCIAS	REQUISITOS
	78	Realização do Momento de Segurança.	Lista de Presença e comprovação do encaminhamento das sugestões para a RH. Evidência documental a ser verificada com os representantes do Sistema de Gestão. Comprovação por meio de entrevistas com os empregados.	DPR H-29/2007.
	Cumprimento de Instruções Corporativas
	O QUE VERIFICAR	EVIDÊNCIAS	REQUISITOS
	79	Existência da Planilha de Perfil de Risco.	Planilha preenchida com os riscos característicos de cada atividades dos processos. 	IT-SESMT-4.3.1-001, na sua versão vigente.
	80	Existência de monitoramento dos riscos que segundo a planilha de perfil de risco acusou valor maior que 100.	Documento de comprovação da monitoração.	IT-SESMT-4.3.1-001, na sua versão vigente. 
	81	Existe compatibilidade entre os documentos de segurança: Hira x PPRA; Hira x Mapa de Risco; Hira x Levantamento Ergonômico; PCMSO x PPRA; PCMSO x Levantamento ergonômico; ASO x PCMSO; EPI x PPRA.	Documentos de segurança compatíveis.	IT-SESMT-4.3.1-001, na sua versão vigente. 
	82	Cumprimento das instruções de Segurança, Saúde e Bem-estar. Os empregados conhecem as instruções corporativas pertinentes.	Registros relativos às instruções, que comprovem sua efetiva implantação. Evidência documental a ser verificada com os representantes do Sistema de Gestão, entrevista com os empregados.	Instruções Corporativas divulgadas no portal do SESMT.
	83	ASO na frente de Trabalho	Documentos arquivados na frente de trabalho	NR-7.
	84	PPRA X PCMSO	Compatibilidade entre os documentos	NR-7; NR-9.
	85	PCMSO X ASO	Riscos do ASO compatíveis com riscos e exames do PCMSO	NR-7.
	86	Recomendações Ergonômicas	Relatório de Análise / Levantamento Ergonômico - ALE	NR-17; PE SESMT-03.
	Recursos, Funções, Responsabilidades, Pretações de Conta e Autoridades
	O QUE VERIFICAR	EVIDÊNCIAS	REQUISITOS
	87	Existência compromisso da alta direção com o SGS.	Compromisso assinado pela alta direção da empresa, assumindo responsabilidades pela implantação e manutenção do SGS.	OHSAS 18001:2007, item 4.4.1.
	88	Designação do RD e CD, pela alta direção, disponível para todos os empregados pertinentes.	Documento assinado indicando o RD e CD, entrevista com os empregados para averiguação do conhecimento do RD e CD.	OHSAS 18001:2007, item 4.4.1.
	89	Identificação de necessidade de treinamentos associados aos riscos de SST.	Documento de identificação de treinamentos associados aos riscos de SST.	OHSAS 18001:2007, item 4.4.2.
	90	Avaliação de eficácia de Treinamento.	Documento especifico para avaliação da eficácia, entrevista com o supervisor e empregado.	OHSAS 18001:2007, item 4.4.2.
	91	Participação no Curso da NR-10 - Básico e Complementar.	Lista de presença e/ou certificado de conclusão do curso com conteúdo programático e carga horária.	NR-10 item 10.8; OHSAS 18001:2007, item 4.4.2.
	92	Todos os membros da CIPA (inclusive designados) foram treinados no curso de cipista em até 30 dias após a posse.	Lista de presença e Certificado de conclusão do curso contendo carga horária e conteúdo programático.	NR-5, itens 5.32, 5.33, 5.34 e 5.3.
	93	Os trabalhadores que desenvolvem atividades não relacionadas às instalações elétricas desenvolvidas em zona livre e na vizinhança da zona controlada, são instruídos formalmente sobre os riscos que estão submetidos	Lista de presença com assinatura dos participantes e conteúdo programático.	NR-10 item 10.8.9; IT-SESMT-4.4.2-001, na sua versão vigente; OHSAS 18001:2007, item 4.4.2.
	94	Os trabalhadores que desenvolvem atividades em espaços confinados têm treinamento específicos para este fim.	Documento que evidencie a autorização (Formulário SESMT_1070), lista de presença e/ou certificado do treinamento.	NR-33, itens 33.3.5.3, 33.3.5.6; IT-SESMT-4.4.6-003, na sua versão vigente.
	95	Os trabalhadores que integram a Brigada de Incêndio têm treinamento específicos para este fim.	Certificado de conclusão do treinamento.	IT-SESMT-4.4.7-001, na sua versão vigente.
	96	Treinamento de combate a incêndio para os empregados	Lista de presença do treinamento.	NR-23, item 23.8.1.
	97	Operador de equipamento com força motriz própria (guindauto, ponte rolante, empilhadeira etc), com treinamento especifico.	Registro de treinamento, verificação in loco da portabilidade do cartão de identificação do empregado habilitado.	NR-10, item 10.8.1, 10.8.3 e o item 3 anexo II do contrato; OHSAS 18001:2007,
item 4.4.2.
	98	Participação do Operador de motosserra em curso específico	Cópia do certificado ou lista de presença de participação no curso.	NR-12, anexo 1, item 6.2; OHSAS 18001:2007, item 4.4.2.
	99	Condutores de veículos com curso de direção defensiva.	Lista de presença e/ou certificado de conclusão do curso com conteúdo programático e carga horária.	IS-12; OHSAS 18001:2007, item 4.4.2. 
	100	Participação do Operador de vasos de pressão categorias I e II em curso específico.	Lista de presença e/ou certificado de conclusão do curso com conteúdo programático e carga horária.	NR-13, item 13.8.3; OHSAS 18001:2007, item 4.4.2.
	101	Treinamento adimissional ou periódico conforme para trabalhadores de construção civil.	Lista de presença e/ou certificado de conclusão do treinamento com conteúdo programático e carga horária.	NR-18, item 18.28.1; OHSAS 18001:2007, item 4.4.2.
	102	Treinamento para manuseio de explosivos.	Lista de presença e/ou certificado de conclusão do treinamento com conteúdo programático e carga horária.	NR-19, item 19.1.3; OHSAS 18001:2007, item 4.4.2.
	103	Pessoas adestradas no uso correto de equipamentos de combate a incêndio.	Lista de presença e/ou certificado de conclusão do treinamento com conteúdo programático e carga horária.	NR-23, item 23.1.1; OHSAS 18001:2007, item 4.4.2.
	104	Capacitação dos empregados em serviços de saúde.	Lista de presença e/ou certificado de conclusão do treinamento com conteúdo programático e carga horária.	NR-32, item 32.2.4.9.2; OHSAS 18001:2007, item 4.4.2.
	Controle de Documentos - Conforme prevê o PG 06
	O QUE VERIFICAR	EVIDÊNCIAS	REQUISITOS
	105	Existência controle atualizado de distribuição de instruções em cada processo.	Verificar controles.	PG 06, na sua versão vigente.
	106	Existência controle atualizado de fichas de entrega de EPI e EPC.	Controle de fichas de EPI e EPC atualizadas e assinadas.	OHSAS 18001:2007, item 4.4.4.
	107	Registro de entrega de ferramentas e equipamentos aos empregados (com visto do empregado e data de atualização).	Documentos de entrega das ferramentas.	Controles internos.
	108	Existência de procedimentos para atendimento a emergência - PAE.	Documento PAE elaborado e assinado.	NR-10, item 10.2.5a; OHSAS 18001:2007, item 4.4.7.
	109	Realização de simulados dos procedimentos para atendimento a emergências.	Relatório contendo análise critica da realização do simulado.	NR-10, item 10.2.5a; OHSAS 18001:2007, item 4.4.7.
	110	O Prontuário organizado e mantido atualizado por pessoa formalmente designada pela empresa à disposição dos trabalhadores envolvidos nas instalações e serviços em eletricidade.	Prontuário atualizado, disponível para todos empregados envolvidos.	NR-10, item 10.2.6; IT-SESMT-4.4.1-001, na sua versão vigente.
	111	AVCB do estabelecimento. 	AVCB protocolado pelo Copo de Bombeiro.	Lei 14.130 de 2001. 
	112	Alvará de localização e funcionamento do estabelecimento.	Alvará protocolado pela prefeitura.	Conforme legislação de cada município.
	113	Certificado de Aprovação de Instalações - CAI ou Declaração de Instalações - DI protocolado junto a SRTE e atualizado.	Certificado ou Declaração com recibo da SRTE, conforme modelo da NR-2.	NR-2, itens 2.1 e 2.3. 
	114	Registros de inspeções em todas as instalações prediais.	Checar registros.	NR-8; OHSAS 18001:2007, item 4.5.4.
	115	Registros de inspeções dos EPI's dos empregados.	Checar registros.	NR-6; OHSAS 18001:2007, item 4.5.4.
	116	São realizadas investigações de acidentes ocorridos na área.	Relatórios de investigação de acidentes.	IP-10.2; IST-SESMT-4.5.3-003-001-001, na sua versão vigente; OHSAS 18001:2007, item 4.5.4. 
	117	Andamento das ações decorrentes de análises dos acidentes ocorridos na área.	Atas, e-mail, lista de presença, cumprimento do plano de ação, etc.	IP-10.2; IST-SESMT-4.5.3-003-001-001, na sua versão vigente; OHSAS 18001:2007, item 4.5.4. 
	118	Analisar amostragem de CIS cadastrados no SMART e o devido preenchimento conforme NBR 14.280 e IP-10.2.	Programa SMART.	SMART; IP 10.2; NBR 14.280; OHSAS 18001:2007, item 4.5.4.
	119	Verificar CAT preenchida adequadamente de todos os acidentes com vítimas.	CATs preenchidas corretamente.	Lei 8.213 de 1991, Art. 22; OHSAS 18001:2007, item 4.5.4.
	120	Existe representante de segurança para a área, os empregados sabem que é o seu representante.	Documento indicando o representante, entrevista com os empregados.	OHSAS 18001:2007, item 4.4.3.2.
	Readaptação Profissional
	O QUE VERIFICAR	EVIDÊNCIAS	REQUISITOS
	121	Atividades exercidas pelo empregado readaptado, conforme certificado de homologação.	Certificado de homologação.
Registro da função no SAP.	IP 8.2.
&"Arial,Negrito"&18GUIA BÁSICO PARA AUDITORIA DE SEGURANÇA - PESSOAL PRÓPRIO E CONTRATADO	
&P

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais