Buscar

SGI - LAVA JATO

Prévia do material em texto

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA 
ZEMATI LAVA-JATO
Salvador – BA
2015.2
Marília Monteiro Nascimento
Tiana Maria de Almeida Menezes
Rogério Santos Pereira
SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA 
ZEMATI LAVA-JATO
Trabalho de conclusão do curso de SGI, que tem como docente a professora Carla Magali, no qual foi criado um SGI numa empresa de lava-jato.
Salvador –BA
2015.2
SUMÁRIO
Resumo................................................................................................04
Introdução............................................................................................05
Exigências Legais e especificas........................................................06
Metas ...................................................................................................10
Estrutura..............................................................................................10
Melhoria continua...............................................................................12
Foco no cliente....................................................................................13
Aplicação da prática ..........................................................................13
Qualidade final do produto................................................................14
 Investimento.......................................................................................15
Conclusão............................................................................................15
	
RESUMO
A ZEMATI LAVA-JATO tem o objetivo de trabalhar em harmonia com o meio ambiente, promovendo a sustentabilidade e oferecer serviços de ótima qualidade aos seus clientes, seguir rigorosamente todas as legislações existentes para ficar dentro das conformidades no que desrespeita o meio ambiente. Buscar a melhoria continua no processo de serviços, atendimento ao cliente, ter uma relação de respeito com o meio ambiente preservando os recursos naturais, para garantir um futuro às próximas gerações, são prioridades para ZEMATI LAVA-JATO. 
INTRODUÇÃO
Cuidar do meio ambiente não deve ser uma preocupação exclusiva dos proprietários de veículos. Todos podem dar sua cota de contribuição, incluindo os empresários do setor de lava-jato. As oportunidades de geração de renda de forma economicamente sustentável em projetos do tipo da “ZEMATI LAVA-JATO” incluem: planejamento do reuso da água, uso de produtos biodegradáveis, correto descarte de embalagens e o controle e acompanhamento diário do consumo de água do lava-jato pelo proprietário.
Além do desejo de cuidar do patrimônio pessoal, a falta de tempo e o aumento das restrições ao uso da água para lavagem de automóveis em condomínios são fatores que levam muitos proprietários a utilizarem os serviços de lavagem de automóvel em estabelecimentos especializados. Estudos realizados pelas grandes empresas de estacionamentos e postos de gasolina, concluíram que mais de 88% dos proprietários de automóveis com menos de dez anos de uso lavam seus carros com uma periodicidade de 15 dias e 53% o fazem semanalmente.
Vale dizer que nas maiores cidades brasileiras, especialmente nos bairros mais populosos, a concorrência no ramo é acirrada. Por outro lado, o aumento do poder aquisitivo da população, o crescimento demográfico e a utilização frequente do automóvel particular, geram, a cada dia, novas oportunidades para este tipo de negócio em muitos locais do país.
A empresa ZEMATI LAVA-JATO, que fica situada na Av. Manuel Dias, n° 234, Salvador-BA, tem um sistema de aproveitamento de água através de um sistema de decantação da água no momento que esta sendo feita às lavagens dos carros, por meios de calhas existente nas laterais de todo lava jato. 
Todas as legislações federais, estaduais e municipais são atendidas rigorosamente para garantir um funcionamento de acordo com as conformidades.
EXIGÊNCIAS LEGAIS E ESPECIFICAS
LEI Nº 8295/2012 
CAPÍTULO I
DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
Art. 1º Para os efeitos desta Lei, lava-jato é o estabelecimento cuja atividade principal é o serviço de lavagem de veículos, sendo considerado como potencialmente gerador de interferência no tráfego e de incômodo â vizinhança, pela natureza de som e ruído, poluição atmosférica e resíduos, com exigências sanitárias, devendo atender aos índices urbanísticos e, aos demais parâmetros estabelecidos na Lei 3377/1984 e na Lei 7400/2008.
Parágrafo Único - O lava-jato deverá dispor de área para os veículos à espera de atendimento, que deverão permanecer estacionados no interior do estabelecimento, de modo a permitir a livre circulação interna e não interferir no trânsito local.
CAPÍTULO II
DAS EXIGÊNCIAS DE INSTALAÇÃO E CONSTRUÇÃO
Art. 2º Os projetos para a instalação de lava-jatos deverão atender às seguintes condições:
I - manter a distância mínima de 200,00m (duzentos metros) de túneis, pontes e viadutos, medidos a partir do limite do terreno;
II - obedecer os afastamentos previstos na Lei 3377/84 para as edificações e apoios de coberta, exceto a área de lavagem e serviços que deverá respeitar o afastamento mínimo de 4,00m (quatro metros) para as divisas laterais e de fundos, atendendo às Leis supracitadas para a determinação do afastamento 
frontal;
III - construir canaleta com a largura e profundidade mínimas de 0,10m (dez centímetros), coberta por grelha, em toda a extensão das áreas de funcionamento das atividades fins e em toda a extensão dos limites do terreno com o logradouro público;
IV - possuir revestimento impermeável e resistente a derivados de petróleo e álcool, nos pisos das áreas de descarga, lavagem de veículos e troca de óleo, com sistema de escoamento independente da drenagem de águas pluviais;
V - canalizar e conduzir as águas provenientes da lavagem de carros às caixas separadoras de retenção e tratamento dos resíduos de areia, óleos e graxas, antes de serem lançados na rede pública geral;
VI - possuir reservatório exclusivo para armazenamento de óleo lubrificante usado e/ou contaminado, sendo proibido o lançamento desses produtos nas galerias pluviais ou no meio ambiente, respeitando as determinações do órgão ambiental estadual competente.
CAPÍTULO III
DAS RESTRIÇÕES DE LOCALIZAÇÃO
Art. 3º É vedada a instalação de lava-jatos nos seguintes locais:
I - Zonas do Sistema de Áreas de Valor Ambiental e Cultural - SAVAM - para conservação das áreas do território municipal de reconhecido valor ecológico e urbano-ambiental, previstas na Lei 7400/2008;
II - áreas de praças, parques urbanos, áreas de mananciais e remanescentes de reservas de matas e manguezais e reservas tombadas como de preservação ambiental em qualquer esfera governamental;
III - áreas localizadas num raio de abrangência menor que 200m (duzentos metros) dos limites de: escolas de 1º e 2º graus, hospitais, creches, asilos e estabelecimentos que operem ou armazenem produtos inflamáveis e/ou explosivos;
IV - terrenos localizados a uma distância linear menor que 500m (quinhentos metros) de qualquer ponto de terrenos onde estejam localizados estabelecimentos comerciais pré-existentes cuja atividade primeira não seja relativa às atividades pleiteadas e que gere a concentração de grande contingente de pessoas;
V - orla litorânea, margens de rios, canais, lagoas, cursos d`água correntes, recursos hídricos de qualquer natureza e destinação, em áreas que não possuam o afastamento mínimo de 30,00m (trinta metros) destes recursos, contados a partir da linha d`água em maré alta;
VI - terrenos cujos acessos estejam localizados em vias públicas com larguras mínimas inferiores a 12,00m (doze metros).
Art. 4º Quanto à localização, o lava-jato deverá atender às seguintes condições:
I - apresentar estudo, aprovado pelo órgão responsável pelo disciplinamento do trânsito da cidade, definindo as condições de manobra, acessibilidade e saída do posto para os veículos dos clientes, mostrandoraios de curva para manobras de acordo com as dimensões da pista, usos instalados no entorno e respeitando o sentido e categoria do tráfego existente na(s) via(s) de acesso ao posto, bem como outros fatores que possam influenciar as condições do tráfego.
II - disciplinar os acessos de entrada e saída de veículos através de rebaixamento do meio-fio que poderá ser contínuo, devendo manter a distância mínima de 5,00m (cinco metros) a partir das esquinas e de 3,00m (três metros) para as divisas laterais do terreno, devendo ser fechada por elemento fixo como: canteiros, floreiras ou muretas, desde que respeitada a altura máxima de 0,50m (cinquenta centímetros).
Art. 5º As atividades e operações do Lava-jato deverão ser exercidas no interior do terreno, sendo proibida a ocupação e utilização de passeios e vias públicas para qualquer fim.
CAPÍTULO IV
DA REGULARIZAÇÃO E ADEQUAÇÃO
Art. 6º Os projetos de lava-jato, em análise ou aprovados, mas que não possuam licença de construção e que não atendam às prescrições da presente Lei, serão considerados nulos, devendo ser apresentado à Prefeitura novo projeto inicial, para análise, conforme os critérios da presente Lei.
Art. 7º Os estabelecimentos de lava-jato que se encontram instalados, irregulares, operando sem o devido licenciamento e que sejam passíveis de adequação às prescrições da presente Lei, deverão apresentar à Prefeitura, no prazo máximo de 12 (doze) meses, contados da publicação desta Lei, um Plano de Adequação constando de projeto, cronograma, definição das ações necessárias e seus respectivos prazos para execução, que não poderão exceder o prazo de 18 (dezoito) meses, sob pena da aplicação das penalidades indicadas no Capítulo V.
Parágrafo Único - Os lava-jatos que funcionam em postos de combustíveis não estão obrigados ao cumprimento desta Lei, ficando os mesmos regidos pelo que dispõe a Lei 3377/1984, na categoria de postos de serviços.
CAPÍTULO V
DAS PENALIDADES
Art. 8º O descumprimento desta Lei e das normas complementares sujeitará o infrator às penalidades seguintes:
I - advertência;
II - multa;
III - embargo;
IV - interdição do estabelecimento;
V - encerramento da atividade em caráter definitivo.
§ 1º A pena de multa prevista no inciso II deste artigo, que será aplicada cumulativamente com quaisquer das demais penalidades, consiste no pagamento de valores de, no mínimo, R$ 1.500,00 (hum mil e quinhentos reais) e no máximo, R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais).
§ 2º A gradação da multa levará em consideração:
I - a gravidade da infração;
II - os antecedentes do infrator.
GERALDO DIAS ABBEHUSEN
Chefe da Casa Civil
PAULO SÉRGIO DAMASCENO SILVA
Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente 
Data de Publicação no Sistema LeisMunicipais: 03/10/2013
RESOLUÇÃO DO CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE-CONAMA nº. 273, de 29 de novembro de 2000. Estabelece diretriz para o licenciamento ambiental de postos de combustíveis e serviços e dispõe sobre a prevenção e controle da poluição. A Resolução CONAMA 273/2000, estabelece diretrizes para os lava-jatos instalados em postos de combustíveis, considerando a atividade sujeita ao licenciamento, pois é considerada fonte poluidora, uma vez que gera resíduos sólidos e efluentes líquidos na caixa-separadora do posto.
Os serviços de lava-jato instalados fora dos postos de revenda de combustíveis não são contemplados pela Resolução CONAMA 273/2000, porém é considerada fonte poluidora nos termos da Resolução CONAMA nº. 237/97.
CLT - Consolidação das Leis do Trabalho. Art. 166 - A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, equipamento de proteção individual – EPI adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento, sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes e danos à saúde dos empregados (vide o item EQUIPAMENTOS para saber os EPI’s exigidos para esta atividade).
NORMA REGULAMENTADORA 6 - NR 6 do Ministério do Trabalho e Emprego. EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL.
NORMA REGULAMENTADORA 24 - NR 24 do Ministério do Trabalho e Emprego. CONDIÇÕES SANITÁRIAS E DE CONFORTO NOS LOCAIS DE TRABALHO.
A Norma ISO 14001 especifica requisitos relativos a um Sistema de Gestão Ambiental, permitindo a uma organização formular uma política e objetivos que levem em conta os aspectos legais e as informações referentes aos impactos significativos. O foco deste modelo de implementação para o ZEMATI LAVA-JATO e alcançar determinados objetivos que visam a sua sustentabilidade e assim realce a sua imagem como ambientalmente responsável.
METAS
Estabelecer a redução no uso de água após a implantação do SGI; 
Estabelecer treinamentos semestrais abordando as diretrizes necessárias para melhoria do processo. 
Realizar mudanças na infraestrutura de maneira a se adequar a legislação; quando necessário.
Fazer com que todos os colaboradores recebam o equipamento de proteção individual e tenham plano de saúde e todos os exames periódicos após o primeiro mês de implantação do SGI. 
ESTRUTURA
A operação de um lava-jato manual, que utiliza lavadoras manuais de alta pressão, requer uma área de espera e atendimento (fila de serviços dos carros que aguardam lavagem), um ou dois boxes de lavagem, área de limpeza interna e secagem da carroceria segregada da área de lavagem e checkout. A entrada dos veículos no lava-jato deve ser feita em lado oposto a saída dos carros. O arranjo (layout) do empreendimento é um fator muito importante já que as áreas devem ser instaladas seguindo-se o fluxo de operação do lava-jato, permitindo a movimentação dos empregados e equipamentos, tornando assim o trabalho mais eficiente e produtivo.
BOXES DE LAVAGEM: Cada Box de lavagem deve ter entre 25 a 30m², construído em piso de concreto (impermeável) e as paredes revestidas de material de fácil limpeza e manutenção, possuir instalação elétrica e hidráulica que permitam o funcionamento das lavadoras manuais, além de contar com sistema próprio de drenagem oleosa;
ÁREA DE SECAGEM DA CARROCERIA E LIMPEZA DE INTERIORES: Área coberta dotada de torneira(s) e instalação elétrica para aspiradores de pó. Deve possuir espaço suficiente para o estacionamento de 3 a 4 carros, simultaneamente, e armários para guarda de estopas, esponjas e baldes utilizados no “acabamento” do serviço (aspiração e limpeza do interior, secagem da carroceria, limpeza dos tapetes, etc.);
CAIXAS DÁGUA E SALA DE MÁQUINAS: de acordo com o sistema de captação e fonte de fornecimento de água do lava-jato, este deverá destinar um local para instalação de filtros, bombas, sistema de tratamento da água, etc. que irão variar conforme a solução técnica utilizada;
DEPÓSITO DE MATERIAIS: Local destinado à armazenagem dos produtos químicos utilizados na lavagem dos veículos deve ser coberto, bem ventilado, sinalizado e afastado de fontes de calor ou umidade. O acesso deve ser restrito ao pessoal autorizado e devem-se realizar inspeções periódicas para verificação das condições gerais;
VESTIÁRIO: Espaço destinado a troca de roupa dos empregados e banheiros, conforme exigência da NORMA REGULAMENTADORA 24 - NR 24 do Ministério do Trabalho e Emprego. CONDIÇÕES SANITÁRIAS E DE CONFORTO NOS LOCAIS DE TRABALHO;
PESSOAL: Um negócio deste tipo operando com dois turnos de trabalho, 30 dias por mês, incluindo domingo e feriado, requer uma equipe fixa de cerca de 6 a 8 empregados, com as seguintes atribuições:
-Recepção, cobrança e entrega dos veículos.
-Lavagem
- Secagem;
-Limpeza interna e tapetes;
- Acabamento (Polimento, lubrificação, etc).
O empreendedor tem que ser acima de tudo um líder de equipe e coordenar todas as atividades de seus empregados, capacitando-os nas tarefas de limpeza e no atendimento aos clientes.
EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL – EPIS: Os estabelecimentos que oferecem os serviços de lavagem expressa, completa (com motor e chassi), aplicação de cera, desengraxante e limpezainterna deverão fornecer aos colaboradores que desenvolvem estas funções os seguintes Equipamentos de Proteção Individual (EPI):
- Avental impermeável
- Botas de borracha
- Luvas de borracha ou similares
- Máscara com filtro para vapores ácidos (desengraxantes)
- Óculos de proteção (desengraxantes)
- Protetor auricular (aspirador e lava a jato)
MELHORIA CONTÍNUA
 Conscientizar os colaboradores sobre a importância da redução na geração de resíduos e, orienta-los da acuidade na coleta seletiva para que a mesma seja efetiva, por meio de treinamentos específicos;
Promover cursos de educação ambiental, cursos técnicos em segurança no trabalho; qualidade e produtividade oferecida por terceiros, com o propósito de melhorar a qualificação técnica dos funcionários e com isso por consequência diminuir os impactos causados pelas atividades e serviços realizados no empreendimento;
Utilização de produtos biodegradáveis os quais reduzem o potencial poluidor, fornecer questionários de qualidade que visem o melhor atendimento do colaborador junto ao cliente e folders com informações de boas práticas socioambientais.
FOCO NO CLIENTE
O empreendimento ZEMATI LAVA-JATO deve assegurar e manter a satisfação do cliente, tanto atendendo aos quesitos citados como elaborando estratégias para a sua atração. Um bom atendimento, selos de certificação e medidas 
ambientais, enfim, o atendimento ao SGQ deixa o empreendimento com uma imagem boa ao cliente, se sentindo bem e sempre retornando ao mesmo local.
APLICAÇÃO DA PRÁTICA
Todas as águas que serão usadas nas lavagens dos carros, passa por um sistema de decantação onde se será capitada por calha, no primeiro momento e recolhida toda água no primeiro tanque, nesse momento ficar o óleo e água juntos, porem o óleo ficará por cima pois e mais leve, terá mais dois tanques um para receber o óleo e outro para receber a água, o que irá receber a água passará por uma filtragem antes da entrada do tanque, que ira garantir uma água de qualidade para a reutilização na lavagens dos carros. Serão reaproveitados, em média, 70% da água utilizada no processo das lavagens, o óleo decantado para seu tanque, será vendido e encaminhado para empresa de reciclagem, gerando uma margem de lucro para ZEMATI LAVA-JATO, dessa forma estará garantindo sustentabilidade ao meio ambiente e garantindo a saúde financeira da empresa. Essa implementação e necessário seguir rigorosamente passo a passo por parte da alta direção e todos envolvidos no processo da empresa. 
QUALIDADE PRODUTO FINAL
A lavagem dos carros com uma água totalmente vinda de um processo de reaproveitamento, continuará com a qualidade garantida e os clientes satisfeitos com o serviço final tendo a certeza que estará contribuindo para a preservação do meio ambiente, garantindo futuro para próximas gerações.
 Análise inicial e final do processo de reuso da água.
INVESTIMENTO
Estimamos que a montagem da ZEMATI LAVA-JATO já que o posto de gasolina, onde está localizado, já está licenciado, requeira um investimento inicial de cerca de R$100.000,00, a ser alocado majoritariamente na adequação das instalações e aquisição dos seguintes itens (não inclui gastos com luvas para aquisição do ponto comercial):
- Abertura da empresa - R$ 2.100,00;
- Capital de giro inicial - R$ 8.000,00
- Equipamento de Informática e de Comunicação - R$ 2.500,00;
- Equipamentos para Lavagem dos carros (lavadoras de alta pressão, aspiradores, compressor de ar, etc.) – R$ 8.500,00.
- Estoque inicial de descartáveis e EPI´s (panos, esponjas de lavagem, luvas, etc.) e material de consumo (ceras, detergente, xampu, etc.) - R$ 1.500,00;
- Luminoso -R$ 1.800,00;
- Marketing inicial - R$ 1.500,00;
- Mobiliário (prateleiras, armários, etc.) - R$ 1.800,00;
- PDV com impressora fiscal – R$ 3.000,00
- Construção dos boxes de lavagem e instalações (inclui projeto, instalações e sinalização) - R$ 32.500,00;
- Construção do sistema de decantação (inclui tanques, bombas e filtros) para o reuso da água. – R$44.000,00
CONCLUSÃO
A ZEMATI LAVA-JATO acredita que uma sociedade que pretende viver em um mundo melhor e com recursos que supram suas necessidades, deve se colocar em uma posição responsável quanto a utilização do meio ambiente. A educação é um ponto importante nela conseguimos incluir conhecimentos aos 
nossos filhos e orientá-los sobre as melhoras formas de conservação da natureza. Melhorias em nossas atitudes devem ser constantes, desde o ambiente de trabalho até dentro de casa. Por isso faça sua parte, pequenos gestos podem parecer poucos, mas se cada um fizer sua parte isso se tornará o suficiente para tornarmos nosso Meio Ambiente sustentável.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes