Buscar

TEORIA E PRÁTICA DA REDAÇÃO JURÍDICA BQD 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	
	  TEORIA E PRÁTICA DA REDAÇÃO JURÍDICA
	
	Simulado: CCJ0052_SM
	Aluno(a): 
	
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201403133223)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação aos tipos de raciocínio: I. DEDUÇÃO é um raciocínio que parte do PARTICULAR para o GERAL. É o método de raciocínio em que se extrai de certos fatos conhecidos, mediante observação, alguma conclusão geral que não se acha rigorosamente relacionada com eles. II. INDUÇÃO é um raciocínio que parte do UNIVERSAL para o PARTICULAR. Parte de uma verdade geral previamente aceita, para afirmações particulares. III. É exemplo clássico de DEDUÇÃO: Todo homem é mortal. Ora, Sócrates é homem. Logo, Sócrates é mortal. IV. É exemplo clássico de INDUÇÃO: A galinha tem bico é uma ave. O faisão tem bico e é uma ave. O avestruz tem bico e é uma ave. Portanto, todos os seres com bico são aves. Estão corretos os itens:
		
	
	II e IV.
	
	I e II.
	
	I e III.
	 
	III e IV.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403210546)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Marque a alternativa que preencha corretamente a lacuna: ___________________________ procura entender os sentidos e nexos entre as significações dos problemas humanos, políticos e jurídicos, assim como realiza operações de valoração e estabelece finalidades ou propósitos. Ao juiz e mesmo ao legislador, não mais interessa a realidade pura, mas sim decidir sobre o que fazer diante de certos aspectos de determinadas realidades.
		
	 
	A Lógica do Razoável.
	
	O Princípio da Boa-fé.
	
	O raciocínio indutivo.
	
	A Lógica Formal.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403105441)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Faça uma leitura atenta do texto abaixo: "Decisão que não aplicaria a presunção de violência, em consonância com a orientação da Lógica do Razoável: - Maria Célia, 13 anos de idade, participava de um baile funk, no Rio de Janeiro. Quando o "bonde da novinha descontrolada" começou a tocar, a menor entrou em uma roda composta por quatro rapazes e começou a dançar sensualmente para eles. Chamou Paulo Roberto, 19 anos, para os fundos da boate e manteve com ele conjunção carnal. Maria Célia possui tipo físico característico de meninas de aproximadamente 15 anos de idade e Paulo Roberto afirmou que desconhecia a idade da menor. Segundo ele, ¿numa hora dessas, não se pede carteira de identidade¿. Maria Célia engravidou e seu pai motivou o Ministério Público a tentar a condenação de Paulo Roberto pela prática de estupro. Uma tia de Maria Célia afirmou que essa já havia praticado um aborto e que ¿não era inocente¿. O juiz compreendeu que a intenção do legislador, ao prever a norma do já revisado e revogado art. 224 do CP, era proteger a inocência de meninas de até 14 anos, cujo discernimento reduzido não lhes faculta avaliar com clareza o momento adequado de iniciar sua vida sexual. Avaliou que a suposta vítima de estupro é pessoa esclarecida nas questões sexuais; tem acesso a uma gama de informações (na escola e por meio da mídia) suficiente para orientar sua conduta sexual. O aborto já praticado, e por ela confirmado, descaracteriza a presunção de violência do dispositivo legal já mencionado. Aqui, afirmou o magistrado, a presunção de violência não deve ser aplicada. Absolveu o réu." DAR ESPAÇO PARA A QUESTÃO) Pelo que se depreendeu da leitura das ___________, a presunção de violência de que trata o artigo Art. 217 do CP deve ser encarada como ___________ - e não ___________ - em consonância com a ___________, esperada ao julgar casos dessa natureza. A leitura unicamente gramatical do dispositivo, motivada pela ___________, pode levar à injustiça. A alternativa que completa corretamente as lacunas do texto acima é:
		
	 
	( d ) argumentações- relativa - absoluta - Lógica do Razoável - Lógica Formal.
	
	( a ) argumentações - absoluta - relativa - Lógica Formal ¿ Lógica do Razoável.
	
	( b ) lógicas - relativa - absoluta - Lógica Formal - Lógica do Razoável.
	
	( c ) narrativas - absoluta - relativa - Lógica do Razoável - Lógica Formal.
	 
	( e ) narrativas - relativa - absoluta - Lógica do Razoável - Lógica Formal.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403220295)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia as assertivas abaixo e marque a opção correta: I. A proposta positivista constitui na explicação do fenômeno jurídico a partir do estudo das normas postas pela autoridade soberana de determinada sociedade. II. Na argumentação, a adesão do auditório depende do esforço do argumentador para atingir os valores que lhe são mais aceitos. III. A lógica do razoável trabalha com a adesão, enquanto a lógica formal, com a demonstração.
		
	
	Está correta apenas a assertiva III.
	
	Estão corretas as assertivas II e III.
	
	Está correta apenas a assertiva I.
	 
	Estão corretas todas as assertivas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403198471)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Upe 2013) A validade de nossos conhecimentos é garantida pela correção do raciocínio. São dois os modos de raciocínio: o indutivo e o dedutivo. Sobre isso, assinale a alternativa correta.
		
	 
	a) O raciocínio indutivo é amplamente utilizado pelas ciências experimentais.
	
	d) O raciocínio dedutivo é uma argumentação na qual, a partir de dados singulares suficientemente enumerados, inferimos uma verdade universal.
	
	c) O raciocínio dedutivo parte de uma lei particular, considerada válida para um determinado conjunto, aplicando-a aos casos universais desse conjunto.
	
	e) O raciocínio indutivo é o argumento cuja conclusão é inferida necessariamente de duas premissas maiores.
	
	b) O raciocínio indutivo parte de uma lei universal, considerada válida para um determinado conjunto, aplicando-a aos casos particulares desse conjunto.

Outros materiais