Buscar

ADM.FIN Apresentação Power Point Introdução e Retoôrno Caps1e 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Administração Financeira
Conceito: 
Administração financeira trata da análise sobre a geração e captação de recursos financeiros da empresa que lhe permita crescer com investimentos, fazer face ao pagamento de suas obrigações e aumentar a riqueza dos acionistas.
Administração Financeira
Objetivos: 1) Longo Prazo => promover o crescimento das receitas através do aumento da capacidade produtiva (investimentos) e capacidade de financiamento com recursos próprios ( lucro/capital de giro) e capital de terceiros ( endividamento);
 	 2) Curto Prazo =>fazer face às necessidades imediatas de pagamentos (Liquidez);
	 3) Geral => aumentar a riqueza dos acionistas ( aumentar o valor de mercado da empresa);
 
 
Administração Financeira
 Ambientes da empresa: Interno/ Operacional = Capacidade de gerenciamento.
 
Administração Financeira
 Capacidade necessária para desenvolver a empresa:
Tesouraria: fluxo de caixa de curto prazo, negociação com bancos e aplicação de recursos excedentes.
Controladoria: Considerar as informações gerenciais, planejamento financeiros, fluxo de caixa, orçamento empresarial, acompanhamento do orçamento e auxilia na decisão de investimentos, tomada de recursos em longo prazo.
Contabilidade: Elabora e consolidam as informações, Demonstrações financeiras, apuração de impostos, analise de balanço, economia, mercado financeiro e matemática financeira.
 
Administração Financeira
Estrutura Organizacional de Empresa de Capital Aberto  ( Presidente = CEO) 
Administração Financeira
Estrutura Organizacional de Empresa de Capital Aberto - CFO
Administração Financeira
 Diferença do enfoque entre contabilidade e administração financeira: 
A contabilidade registra todos os compromissos referentes as operações da empresa, no presente e no futuro, ou seja, conforme sua competência, cujos valores são demonstrados na DRE. A administração financeira, se preocupa com os compromissos presentes e futuros que afetam as entradas e saídas efetivas de caixa. 
Administração Financeira
Qual a razão de um contador estudar Adm. Financeira?
Para um obter um melhor conhecimento sobre a empresa, onde ele possa identificar a melhor alternativa de investimento, onde obtenha um maior retorno, identificar a real necessidade da empresa e sua situação financeira 
Administração Financeira
O que é fluxo de caixa e qual a sua importância na elaboração de um orçamento preferencial?
É a movimentação financeira da empresa, entradas e saídas de dinheiro. A sua importância é para analisar o momento que se encontra a situação financeira da empresa e saber até que passo ela pode dar, até onde caiba em seu orçamento. É fundamental para o cálculo do retorno financeiro dos investimentos e comparação com outras alternativas de investimento e ou aplicações financeiras.
 
Administração Financeira
 
Administração Financeira
OBS1: Um Orçamento empresarial equivale a um Demonstrativo de Resultados Ajustado. Ou seja somar, aduzir , ao final, após o Lucro Líquido, as contas que não apresentam impacto de caixa, Exemplo: 
Depreciação: É o reconhecimento do gasto no qual a empresa abre mão quando investe, só que distribuído ao longo de uma série de anos.
Exaustão: Refere-se ao consumo de reservas extrativas como minas, poços de petróleo, florestas e pesqueiros. 
Amortização de Ativos Diferidos. Tem interpretação análoga à da depreciação e da exaustão. É preciso não confundi-las com a Amortização de Dívidas, que são consideradas saídas de caixa e não contempladas como despesa no Demonstrativo de Resultados Contábil. 
Encargos Sociais: Para projeções de menos de um ano também tem que ser feito a reversão, pois são uma despesa contábil.
Provisões: São despesas Contábeis e tem que ser somadas (revertidas) pois não representam desembolso de Caixa.
Lucro Líquido. É um resultado contábil devido ter despesas que não interferem no caixa. Para que se tenha o resultado do financeiro é preciso da ajuda um contador para tirar as despesas que não tem movimentação no caixa e com isso apurar Resultado Líquido Financeiro. 
Administração Financeira
OBS2: Os Investimentos em Capital (máquinas e Equipamentos) e Capital de Giro (R$), Ajustes de Estoque, Pagamentos de Dividendos, Distribuição de Lucros e Amortizações de Dívidas são saídas de caixa e não afetam as contas de Resultado e, portanto, devem ser deduzidos após o Lucro Líquido
 
OBS3:Em uma prestação deve ser separado o valor do principal dos juros e amortizar apenas o valor principal. Os juros entram como uma despesa financeira. Influenciam o resultado de caixa.
 
OBS4: Quando um bem perde o valor do ponto de vista financeiro, este valor somente será reconhecido na venda onde vai interferir no caixa. Assim a Depreciação é uma despesa contábil e não interfere no caixa, o bem pode ter o valor que for mais o método e taxa de depreciação será sempre a mesma.
 
Administração Financeira
 
OBS5:A elaboração da DRE financeira é para apurar retorno do investimento, o total que sobrar no caixa é possível identificar seu retorno.
 
OBS6: É importante ressaltar que o fluxo de caixa tem uma dimensão temporal. Consequentemente, não se podem somar valores em datas diferentes de tempo.
Administração Financeira
 Decisão de investimento: OBJETIVO DE LONGO PRAZO
-Escolha de alternativa de alocação de recursos financeiros, para obter determinado retorno futuro 
1. Preparar o orçamento empresarial (fluxo de caixa);
2. Confrontar com diferentes alternativas de investimentos,
3. Considerar os custos dos recursos próprios e de 3º.
Administração Financeira
 
Métodos de avaliação: 
Procuram  formas para calcular os retornos, decidir qual alternativa de investimento, modelos que auxiliam na decisão ou cálculo de respectivos retornos.
1) Taxa interna de retorno: 
-Permite que se compare diferentes alternativas de investimento.
-A taxa interna de retorno que torna os valores presentes de cada resultado de caixa iguais ao investimento inicial.
OBS: É importante ressaltar que o fluxo de caixa tem uma dimensão temporal. Consequentemente não se pode somar valores em datas diferentes de tempo.
Administração Financeira
 
2)Valor presente líquido:
Valor presente de suas entradas de caixa menos o valor presente de suas saídas de caixa. Somatório do valor presente das parcelas de lucro econômico gerado ao longo da vida útil desse projeto.
3) Payback Period:
 Quanto tempo irá ocorrer a recuperação do investimento.
Administração Financeira
 
Conceitos Importantes:
1) Custo de oportunidade: 
 Melhor resultado alternativo para aplicação do capital próprio sem risco.
OBS: Porque não podemos somar valores a diferentes períodos de tempo: Por causa do custo da oportunidade, devido o dinheiro ter valores diferentes em determinados períodos.
Administração Financeira
 
Conceitos Importantes:
2)Taxa de atratividade: 
É aquela que o empresário considera levando em conta os riscos do projeto e custo de oportunidade do capital. É uma taxa mínima que em empresário admite par analisar o projeto, é a própria pessoa que determinar esta taxa, diferente da taxa de retorno que é o projeto que define.
Consegue aplicar sempre que um investimento ao mesmo percentual todo ano.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais