Buscar

Suspensão e Extinção da Execução no NCPC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DIREITO PROCESSUAL CIVIL IV - CCJ0038
Semana Aula: 10
ETAPA COMUM AO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA/EXECUÇÃO POR QUANTIA CERTA CONTRA DEVEDOR SOLVENTE II: SUSPENSÃO E EXTINÇÃO DA EXECUÇÃO. RECURSOS NA EXECUÇÃO.
Aplicação: articulação teoria e prática
1a Questão: Após a vigência do NCPC, Rodolfo promove execução em face de Matheus e Lucas, objetivando o recebimento de determinada quantia. A citação de ambos foi realizada regularmente e não foram localizados bens passíveis de penhora. Diante desta situação, o magistrado suspendeu o processo pelo prazo de um ano. Findo este período e, também tendo sido ultrapassado o prazo prescricional da obrigação, os executados peticionam ao juízo requerendo o desarquivamento do processo e a pronúncia da prescrição intercorrente. Devidamente intimado, o exequente se posiciona em sentido contrário, ao argumento de que esta suspensão deveria permanecer sine die, ou seja, indefinidamente, até que sejam localizados bens passíveis de constrição judicial. Como deverá se posicionar o magistrado quanto ao tema?
 
2a Questão. A respeito das hipóteses de suspensão da execução, marque a alternativa incorreta:
a)    a execução é suspensa no todo ou em parte, quando recebidos com efeito suspensivo os embargos à execução;
b)    a execução é suspensa no todo ou em parte, quando o exequente renunciar ao crédito;
c)    ocorrerá a suspensão se a alienação dos bens penhorados não se realizar por falta de licitantes e o exequente, em 15 (quinze) dias, não requerer a adjudicação nem indicar outros bens penhoráveis;
d)    a execução é suspensa no todo ou em parte, quando o executado não possuir bens penhoráveis.
Avaliação
Resposta da 1a questão: 
O NCPC admite expressamente a possibilidade da suspensão do processo pela ausência de bens penhoráveis (art. 921, inciso III), também disciplinando que esta suspensão durará um ano para que o credor localize bens do devedor (parágrafos 1º e 2º). Igualmente, também estabelece que, findo este prazo, iniciará o transcurso da prescrição intercorrente (parágrafo 4º). Assim, tendo sido ultrapassado o prazo prescricional, poderá o magistrado extinguir a execução pelo fundamento indicado (art. 924, inciso V).
 
Resposta da 2ª questão: 
Gabarito: B
Justificativa: O art. 921, NCPC (Lei nº 13.105/15), enumera as hipóteses de suspensão do cumprimento de sentença ou da execução. A afirmativa incorreta, em realidade, retrata caso de extinção da execução, nos termos do art. 924, inciso IV.

Outros materiais