Buscar

UNIDADE 3 HOMEM CULTURA E SOCIEDADE GLOBALIZAÇÃO 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

(Universidade do Estado do Pará, adaptado)
A diversidade regional no mundo
O mundo é regionalmente diverso, cada região do espaço geográfico mundial apresenta diferentes nuances naturais e socioeconômicas. Cada território, dentro dos limites de suas fronteiras, apresenta características geográficas próprias, mesmo considerando-se o avanço da globalização e uma Nova Ordem Mundial que ora se consolida. [...] Anteriormente, a ordem mundial, era tida como dicotômica ou dualista, ou seja, predominava a oposição entre o bem e o mal, entre o capitalismo e o socialismo. Atualmente, a nova ordem é pluralista, ou seja, possui várias frentes de oposição, como ricos/pobres; cristão/muçulmanos (islâmicos); interesses mercantis/consciência ecológica etc. Nos dias atuais, novos processos de reconfiguração espaço-territoriais ocorrem no mundo, a maioria deles resultantes de conflitos étnicos-culturais, antes latentes e que agora se exacerbaram, neste período pós-Guerra Fria. [...] Neste início de século, essa Nova Ordem se impõe, não mais exprimindo as velhas relações homem–natureza, porém fortalecendo um conteúdo de um novo mundo globalizado, que traz consigo novas formas de organização das sociedades contemporâneas. [...] É um mundo ao mesmo tempo plural e singular, exigindo um novo olhar geográfico nas diferenças e semelhanças das diversas regiões do espaço mundial.
(MOREIRA, Rui. Da região à rede e ao lugar: a nova realidade e um novo olhar geográfico sobre o mundo. Revista Eletrônica de Ciências Humanas e Sociais e outras coisas, v. 1, n. 3, jun. 2007. Disponível em: <http://www.uff.br/etc/UPLOADs/etc%202007_1_3.pdf>. Acesso em: 3 dez. 2015. Adaptado.)
O texto aborda os seguintes aspectos:
I. A ordem multipolar do início do século XX e a ordem atual apresentam as mesmas características. Ambas são dicotômicas, dualistas.
II. Neste início de século XXI, há o fortalecimento do conteúdo de um novo mundo globalizado, com novas formas de organização das sociedades contemporâneas. Trata-se de um mundo plural e singular ao mesmo tempo.
III. Cada território, dentro dos limites de suas fronteiras, apresenta características geográficas semelhantes, já que a globalização estabelece uma Nova Ordem Mundial.
Está correto o que se afirma:
Escolha uma:
a. Apenas em II. 
(Fundação Universidade Federal de Rondônia, Adaptada)
Assinale V para verdadeiro e F para falso nas seguintes afirmações sobre globalização e pobreza:
(___) Para garantir condições de sobrevivência aos indivíduos, os países ricos têm remunerado com aumento gradativo semestral a mão de obra dos imigrantes.
(___) A ampliação da exclusão social pode estar vinculada aos princípios neoliberais que foram incorporados em várias partes do mundo.
(___) O processo de globalização econômica e financeira ampliou a diferença entre ricos e pobres, além de provocar empobrecimento da população, mesmo em países desenvolvidos.
(___) IDH, PIB, PNB, renda per capita, mortalidade infantil, expectativa de vida e escolaridade são índices utilizados para a classificação dos países em ricos e pobres, desenvolvidos e emergentes.
(___) A desconcentração espacial da riqueza na economia internacional tem aumentado a equidade social entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
Escolha uma:
a. F – V – V – V – F. 
(UFPI, Adaptada) Sobre a economia globalizada, pode-se afirmar que ela:
I. Homogeneizou as culturas e reduziu as discrepâncias econômicas entre os países.
II. Integrou economias e possibilitou a difusão de hábitos dos lugares pelo mundo.
III. Quase anulou a xenofobia e os conflitos étnicos e religiosos em todo o planeta.
Está correto o que se afirma:
Escolha uma:
e. Apenas em II.

Outros materiais