Buscar

AV2 - Fundamentos da Economia

Prévia do material em texto

1.
		O PIB de um país pode ser medido sob três óticas. Na ótica da despesa:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Devem ser incluídos tanto o consumo de bens quanto o investimento.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		2.
		Os principais objetivos de um sistema econômico são: Crescimento Econômico, Estabilidade Econômica e Equidade. Apresentaremos, a seguir,  as Manchetes de três diferentes Jornais com relação a estes objetivos:
 Manchete I- "A produção deverá ter um aumento de 5% enquanto que a taxa de crescimento da população esperada é de 3%".
Manchete II- "Nossa proposta é uma melhor distribuição de renda".
Manchete III-" O Objetivo do nosso Governo é: Manter os níveis de preços estáveis".
 Escolha a alternativa que classifica as diferentes Manchetes com relação aos Objetivos do Sistema Econômico:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Manchete I- Crescimento Econômico, Manchete II-Equidade e Manchete III-Estabilidade Econômica
	
	
	
	
		3.
		Como se calcula o Produto Interno Bruto per capita de um País?
		
	
	
	
	 
	Dividir o PIB anual do país pela população residente do país no mesmo período de tempo;
	
	
		4.
		São metas macroeconômicas :
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Crescimento econômico, estabilidade econômica, equidade econômica, desenvolvimento sustentável.
	
	
		5.
		A taxa de redesconto se constitui num instrumento de política do Banco Central que está associada à política:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Monetária do Banco Central
	
	
	
	
	
	
		6.
		O Produto Interno Bruto (PIB) compreende
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	  todos os bens e serviços finais produzidos numa economia durante o período de um ano
	
	
		1.
		Complete a lacuna com uma das alternativas abaixo. A Inflação de custos origina-se pelo lado_______________, através do aumento nos custos de produção. Assim, para evitar prejuízos, os produtores são obrigados a repassar esses aumentos de custos aos preços dos produtos.
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	da oferta
	
	
		2.
		Os nossos vizinhos estendem a mão. Costumes, moeda de primeiro mundo? O sonho argentino terminou. No centro de Buenos Aires, encontram-se bancos blindados, para se defender da revolta popular. A crise chegou também à Recoleta - o bairro mais nobre de Buenos Aires. Nos cafés, os portenhos mais ricos tentam manter a pose e a calma. .... A cabeleireira Amelia Frate vai ao dentista. Não leva dinheiro na bolsa porque não há dinheiro. Mas o dente não pode esperar. .... Por necessidade, os argentinos recriaram a economia do escambo. Uma fila é formada para entrar num dos cinco mil clubes de trocas do país. Lá se vive sem o peso nem o dólar, mas com orgulho. Durante as trocas, a cabeleireira oferece produtos de beleza. Pode receber pizzas, pães, bijuterias, roupas ou créditos. É moeda social, aceita por todos os integrantes do clube, emitida e controlada por eles. "Neste momento, me falta muito trabalho e eu encontrei meios para poder encontrar um monte de gente que está na mesma situação que eu¿, conta Amelia. A matéria acima foi exibida no Globo Repórter sob o título: Escambo argentino. Com a prática do escambo surgiram algumas dificuldades pra a realização das trocas entre as pessoas, principalmente quando o número de produtos se diversificava proporcionando várias possibilidades de escolha de produtos por uma pessoa. Isso levou a necessidade de se criar moeda pra facilitar a intermediação nas trocas de produtos das pessoas. Sendo assim, podemos afirmar que a ordem da evolução da moeda, em substituição ao escambo, se deu da seguinte forma:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	mercadoria-moeda; moeda-metálica; moeda-papel; papel-moeda
	
	
		3.
		Considerando a definição de moeda, avalie as afirmações a seguir: I. Os depósitos à vista nos bancos comerciais são classificados como moeda escritural. II. O que se chama de moeda fiduciária é aquela que tem um valor próprio em metal. III. Moeda é em geral aceita por todos como meio de troca nas transações econômicas. Está(ão) correta(s):
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	I e III.
	
	
		4.
		Como tipos de moeda podemos classificar:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	moeda manual e moeda escritural ou bancária;
	
	
		5.
		Conceitua-se Moeda como:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	tudo aquilo que geralmente é aceito como meio de trocas de bens e serviços;
	
	
	
	
	
	
		6.
		O resgate historico nos apresenta diferentes tipos de moedas usados em épocas tambem diferentes. Constata-se que os elementos que caracterizavam estas moedas como tal, era o fato de haver escassez e não serem facilmente perecíveis. Em ordem cronológica de aparecimento, escolha a alternativa correta abaixo:
		
	
	
	
	 
	Moeda mercadoria, moeda metálica, moeda papel, papel moeda.
		1.
		Quando a crise econômica mundial de 2008 apresentou sinais que poderia afetar a economia brasileira o governo brasileiro resolveu tomar algumas medidas macroeconômicas entre elas reduzir o IPI (imposto sobre produto industrializado) em alguns itens estratégicos entre estes itens automóveis e eletrodomésticos. Qual o objetivo desta política macroeconômica?
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Estimulo a produção evitando o desemprego
	
	
	
		2.
		um aumento do depósito compulsório dos bancos comerciais junto ao Banco Central pode:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	diminuir os recursos dos bancos comerciais para empréstimos ao público
	
	
		3.
		A política monetária é a atuação do governo no controle da oferta de moeda, em que o Banco Central é o órgão executor. Os instrumentos monetários que ajudam neste processo de controle da moeda e taxa de juros são: emissão de papel-moeda, depósito compulsório, linhas de redesconto e operações de mercado aberto. O redesconto é usado como repasse de verba do Banco Central aos bancos comerciais por dois motivos, a saber:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Empréstimo de liquidez e linhas especiais de crédito.
	
	
		4.
		Suponha que uma economia esteja em desaceleração, qual das políticas listadas abaixo é recomendada para reaquecer a atividade econômica.
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Redução da taxa básica de juros da economia.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		5.
		As operações de redesconto representam a liberação de recursos do Banco Central para os bancos comerciais. Elas são típicas políticas:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Monetárias
	
	
		6.
		Em momentos de crise econômica o governo poderá utilizar dos instrumentos de política macroeconômica, ou mais especificamente, de política fiscal a fim de estimular o crescimento e, por conseguinte, gerar empregos. Uma forma do governo obter esses objetivos (crescimento econômico, geração de emprego) através da política fiscal é adotar o seguinte procedimento:
		
	
	
	
	 
	Reduzir os impostos
		1.
		Entende-se por regime cambial a forma como é determinada a taxa de cambio de uma economia. Quando a taxa de câmbio é fixada pelo mercado, estamos diante do regime cambial:flutuante
	
	
		2.
		A política cambial diz respeito a alterações na taxa de câmbio e tipos de regimes cambiais adotados pelos países. O regime de taxas flutuantes ou flexíveis de câmbio é determinado:
		
	
	
	
	 
	Pelo mercado, pela oferta e demanda de moeda estrangeira
	
	
		3.
		As políticas comerciais do governo, por vezes, são chamadas de Protecionismo. Esse Protecionismo geralmente se apóia em três justificativas básicas :
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Necessidade de proteger a indústria nascente, necessidade de substituir importações para refrear a deteriorização dos termos de troca, direito de proteger-se do comércio desleal;
	
	
		4.
		No que se refere à taxa de câmbio e à política cambial, assinale a opção correta
		
	
	
	
	 
	Por meio da política cambial, o governo pode atuar no mercado de divisas de várias formas, por exemplo, determinando (bandas) para a variação do dólar.
	
	
		5.
		A Inflação de Demanda ocorre devido a (o)
		
	
	
	
	
	
	
	 
	excesso de demanda agregada sobre a oferta de bens e serviços
	
	
		6.
		Política cambial pode ser definida como:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	O conjunto de medidas governamentais visando influenciar o comportamento da taxa de câmbio;
	
	
		1.
		Para que uma economia consiga obter crescimento econômico, terá que aumentar em quantidade e qualidade o seu estoque de fatores de produção, além de criar uma infra estrutura que seja capaz de absorver esse aumento de fatores.  Para se atingir o tão desejado desenvolvimento econômico, a economia  deverá promover medidas que impactem numa melhor distribuição de renda tais como a redução da mortalidade infantil e do analfabetismo, a pulverização do saneamento básico, a elevação no nível de renda per capita, e tantos outros, indicadas em índices como o IDH. O que significa este Indicador (IDH)?
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Índice de Desenvolvimento Humano
	
	
		2.
		O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) foi criado pela ONU na década de 1990 e vem sendo aplicado em mais de 170 países. Varia entre 0 e 1, onde 0 (zero) significa o pior grau de desenvolvimento e 1 (um) o melhor grau de desenvolvimento de um país. Para se chegar ao IDH, é analisado o comportamento de alguns indicadores do país, que dentre eles se encontra:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Nível de educação (taxa de analfabetismo e de matrículas aos três níveis de ensino)
	
	
		3.
		Dentro dos conceitos estudados, podemos afirmar que o Brasil:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Obteve um significativo crescimento econômico no século passado e faz parte das dez maiores economias do mundo, mas ainda não conseguiu o seu desenvolvimento econômico.
	
	
		4.
		A globalização caracteriza um processo que vem transformando a economia mundial contemporânea. Embora o caráter financeiro da globalização seja o mais evidente, o processo tem outros ângulos de análise, passando também por questões sociais e culturais. Existem três agências internacionais que desempenham papéis importantes na atual questão da globalização: Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Mundial e Organização Mundial do Comércio (OMC) que regulam as relações monetárias, financeiras, comerciais e de desenvolvimento econômico mundial.Selecione abaixo a opção INCORRETA, que não corresponde às reais funções do ator envolvido no cenário de relacionamentos internacionais.
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	A Globalização funcionalmente relaciona-se com três enfoques principais: Político, Internacional e Financeiro, destacando-se a questão Política, decorrência do acirramento entre grandes grupos multinacionais ou transnacionais.
	
	
	
		5.
		A respeito da relação existente entre crescimento econômico e desenvolvimento econômico é correto afirmar que :
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Desenvolvimento não é mero crescimento, uma vez que representa também avanços na educação, saúde, tecnologia, distribuição mais equânime da renda, integração do mercado interno, etc ;
	
	
		6.
		A avaliação se um país está em desenvolvimento econômico passa pela análise :
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	dos indicadores de qualidade de vida da população
	1a Questão (Cód.: 82174)
	1a sem.: As Questões Fundamentais da Ciência Econômica,Divisão do Estudo da Economiae Evolução do Pensamento Econômico
	Pontos:0,0 / 0,5 
	Uma das perguntas fundamentais da Economia é o que produzir para uma sociedade. Essa resposta deverá atender as perspectivas
		
	
	
	
	
	
	econômicas
	
	
	
	
	
	
	2a Questão (Cód.: 88365)
	7a sem.: Estrutura de Mercado
	Pontos:0,5 / 0,5 
	Um mercado caracterizado por poucos produtores e muitos compradores é denominado:
		
	
	
	
	
	
	
	
	Oligopólio
	
	
	
	
	3a Questão (Cód.: 52402)
	10a sem.: conceitos básicos de economia
	Pontos:0,5 / 0,5 
	No fluxo monetário encontra-se:
		
	
	
	
	o pagamento dos salários
	
	
	
	
	
	
	
	
	4a Questão (Cód.: 15790)
	9a sem.: AS POLÍTICAS MACROECÔMICAS / POLÍTICA FISCAL
	Pontos:0,0 / 0,5 
	A partir de outubro de 2008, visando combater os efeitos da crise desencadeada pelo setor imobiliário nos Estados Unidos, o governo americano lançou mão de que instrumento de política econômica para evitar uma profunda recessão?
		
	
	Aumento dos gastos públicos
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	5a Questão (Cód.: 82168)
	1a sem.: Introdução,Objeto eConceitos Básicos da Ciência Econômica
	Pontos:0,5 / 0,5 
	Devido a escassez dos fatores de produção, o que se exige é que eles sejam utilizados com:
		
	
	
	
	
	
	eficiência
	
	
	
	
	
	
	6a Questão (Cód.: 66088)
	5a sem.: DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO
	Pontos:0,0 / 1,0 
	A Lei da Demanda determina que:
		
	
	
	
	
	
	
	
	A curva de demanda é negativamente inclinada, indicando que a quantidade varia inversamente ao preço.
	
	
	
	
	7a Questão (Cód.: 52406)
	9a sem.: inflação
	Pontos:0,0 / 1,5 
	A inflação brasileira já ultrapassou a meta esperada pelo governo. Utilizando os instrumentos de política monetária, dê dois exemplos de como o Banco Central poderia agir para reduzir a base monetária e, dessa maneira, manter a meta inflacionária.
		
	
	
Gabarito: Aumentando o depósito compulsório e emitindo títulos de dívida pública
	
	
	8a Questão (Cód.: 172826)
	4a sem.: Aula 4
	Pontos:1,0 / 1,0 
	O clima pode ser considerado o fator de produção:
		
	
	Terra ( recursos naturais)
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	9a Questão (Cód.: 48240)
	5a sem.: Demanda, Oferta e Equilibrio
	Pontos:0,5 / 0,5 
	Se o governo fixar o preço de um produto ( tabelamento de preço) em um nível abaixo do que seria o preço equivalente de equilíbrio entre a demanda e oferta, então:
		
	
	As quantidades demandadas ficarão inicialmente maiores do que as quantidades ofertadas, resultando em uma situação de escassez de oferta
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	10a Questão (Cód.: 43445)
	5a sem.: Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado
	Pontos:0,0 / 1,5 
	Uma empresa faz frequentemente pesquisa de mercado para o seu principal produto. Ela percebe que quando ela aumenta o preço desse produto em10%, a queda nas vendas chega a 20%. Considerando a característica de resposta da demanda, indique a elasticidade preço da demanda do produto e estabeleça a relação que define essa elasticidade. 
		
	
	
Gabarito: A elasticidade é definida pela relação da variações proporcionais dos preços e quantidades demandas. Para a Elasticidade, em módulo, for superior a 1, indica que o produto é elástico, caso ela seja inferior a 1, em módulo, diz-se que o produto é inelástico, e quando for exatamente igual a 1, diz-se que o produto tem uma elasticidade unitária. No caso da empresa nota-se que existe uma variação da quantidade demanda mais que proporcional, quando comparada a variação dos preços. Isso indica que a elasticidade do produto é superior a 1, em módulo, logo o produto é elástico.
	 1a Questão(Cód.: 82174)
	1a sem.: As Questões Fundamentais da Ciência Econômica,Divisão do Estudo da Economiae Evolução do Pensamento Econômico
	Pontos:0,0  / 0,5
	Uma das perguntas fundamentais da Economia é o que produzir para uma sociedade. Essa resposta deverá atender as perspectivas
		
	
	econômicas
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 2a Questão(Cód.: 66097)
	5a sem.: DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO
	Pontos:0,0  / 1,0
	A Lei da Oferta determina que:
		
	
	
	
	
	
	A curva de oferta é positivamente inclinada, indicando que a quantidade ofertada varia diretamente ao preço.
	
	
	
	
	
	
	 3a Questão(Cód.: 66309)
	7a sem.: Estruturas de Mercado
	Pontos:0,0  / 0,5
	Concorrência perfeita é:
		
	
	
	
	
	
	um tipo de mercado em que, por existir um grande número de vendedores, nenhum agente econômico pode, individualmente, afetar os níveis de oferta e, conseqüentemente, o preço de equilíbrio.
	
	
	
	
	
	
	 4a Questão(Cód.: 172833)
	5a sem.: Aula 5
	Pontos:0,0  / 0,5
	De uma forma geral, o princípio básico na visão dos consumidores é maximizar sua ___________, ao passo que para as empresas, é maximizar os (as) _________. Temos, então, ___________ por parte dos consumidores e das empresas. Complete a frase acima, com somente uma das opções abaixo :
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Satisfação, lucros totais e racionalidade 
	
	
	 5a Questão(Cód.: 172827)
	4a sem.: Aula 4
	Pontos:1,0  / 1,0
	A população total deduzindo-se as crianças e os idosos, trata-se do fator de produção: 
		
	
	
	
	Trabalho 
	
	
	
	
	
	
	
	
	 6a Questão(Cód.: 66344)
	8a sem.: Conceitos básicos de economia
	Pontos:0,0  / 0,5
	Em um sistema econômico, observa-se a geração de dois fluxos, são eles: 
		
	
	
	
	
	
	real e monetário
	
	
	
	
	
	
	 7a Questão(Cód.: 88370)
	7a sem.: Estrutura de Mercado
	Pontos:0,0  / 0,5
	Assinale, dos pares abaixo, o que é incompatível:
		
	
	
	
	
	
	Monopólio => um único vendedor de um bem com substitutos próximos 
	
	
	
	
	
	
	 8a Questão(Cód.: 172823)
	3a sem.: Aula 3
	Pontos:0,0  / 0,5
	Suponha a curva de oferta de um bem normal. Um aumento no custo das matérias-primas ,coeterisparibus, causaria: 
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	um deslocamento para esquerda da curva de oferta 
	
	
	 9a Questão(Cód.: 52406)
	9a sem.: inflação
	Pontos:0,0  / 1,5
	A inflação brasileira já ultrapassou a meta esperada pelo governo. Utilizando os instrumentos de política monetária, dê dois exemplos de como o Banco Central poderia agir para reduzir a base monetária e, dessa maneira, manter a meta inflacionária.
		
	
	
Gabarito: Aumentando o depósito compulsório e emitindo títulos de dívida pública
	
	
	 10a Questão(Cód.: 43445)
	5a sem.: Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado
	Pontos:0,0  / 1,5
	Uma empresa faz frequentemente pesquisa de mercado para o seu principal produto. Ela percebe que quando ela aumenta o preço desse produto em 10%, a queda nas vendas chega a 20%. Considerando a característica de resposta da demanda, indique a elasticidade preço da demanda do produto e estabeleça a relação que define essa elasticidade. 
		
	
	
Gabarito: A elasticidade é definida pela relação da variações proporcionais dos preços e quantidades demandas. Para a Elasticidade, em módulo, for superior a 1, indica que o produto é elástico, caso ela seja inferior a 1, em módulo, diz-se que o produto é inelástico, e quando for exatamente igual a 1, diz-se que o produto tem uma elasticidade unitária. No caso da empresa nota-se que existe uma variação da quantidade demanda mais que proporcional, quando comparada a variação dos preços. Isso indica que a elasticidade do produto é superior a 1, em módulo, logo o produto é elástico.
	1º Questão 
A Lei da Oferta determina que:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	A curva de oferta é positivamente inclinada, indicando que a quantidade ofertada varia diretamente ao preço.
	
	
	 2a Questão (Cód.: 88355)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As famílias fazem parte do mercado de bens e de fatores de produção como:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	demanda no mercado de bens e a oferta no mercado de fatores
	
	
	 3a Questão (Cód.: 52402)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No fluxo monetário encontra-se:
		
	
	
	 
	o pagamento dos salários
	
	
	
	
	
	
	
	
	 4a Questão (Cód.: 66073)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O preço de equilíbrio é aquele que:
		
	
	
	 
	Iguala simultaneamente a oferta e a demanda no mercado.
	
	
	
	
	
	
	
	
	 5a Questão (Cód.: 11891)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Num mercado de monopólio, com relação à concorrência fora do terreno dos preços, encontramos campanhas publicitárias :
		
	 
	que levem ao consumidor imagens positivas da empresa.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 6a Questão (Cód.: 131561)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Uma curva de possibilidade de produção indica :
		
	
	
	
	
	 
	as combinações alternativas de bens que um país pode obter ao usar plenamente os recursos de produção .
	
	
	
	
	
	
	 7a Questão (Cód.: 82168)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Devido a escassez dos fatores de produção, o que se exige é que eles sejam utilizados com:
		
	
	
	 
	eficiência
	
	
	
	
	
	
	
	
	 8a Questão (Cód.: 131565)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A moeda possibilita que todos os bens e fatores de produção tenham seus valores expressos em unidades monetárias, o que se refere à função da moeda como:
	
	
	
	 
	Padrão de referência de valor.
	
	
	
	
	
	
	
	
	 9a Questão (Cód.: 78216)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	1- Observe as hipóteses n.º 1 e n.º 2 a seguir: Hipótese n.º 1: Acontecer um show de uma banda muito famosa em sua cidade, num local que possui apenas 1.000 lugares, e existam 3.000 pessoas interessadas em assistir tal espetáculo, e vários cambistas começam a vender o ingresso pelo dobro do preço. Hipótese n.º 2: Acontecer um show de uma banda pouco famosa , num local que possui 1.000 lugares, e existem apenas 500 pessoas interessadas em assistir tal espetáculo, e os organizadores começam a vender o ingresso pela metade do preço. Pergunta-se: Como podemos explicar dentro da teoria Microeconômica o que aconteceu na hipótese n.º 1 e na hipótese n.º 2?
		
	
	
Gabarito: Na hipótese 1, temos demanda maior que oferta, em economia chamado de excesso de demanda, o que leva ao aumento dos preços. Na hipótese 2 temos a oferta maior que a demandada, que em economia é caracterizado pelo excesso de oferta, que leva no curto prazo leva a queda dos preços para atingir o equilibrio.10a Questão (Cód.: 158277)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Quando um país está em Crescimento Econômico necessariamente está em Desenvolvimento Econômico? Justifique sua resposta destacando a definição destes dois conceitos.
	
	
	
Gabarito: Não. Crescimento econômico se refere à evolução quantitativa do PIB e da renda (per capita) de um país; O desenvolvimento econômico é um conceito que envolve outros aspectos relacionados com o bem-estar de uma nação, como os níveis de Educação, Saúde, entre outros indicadores de bem-estar;
	1a Questão (Cód.: 82774)
	1a sem.: As Questões Fundamentais da Ciência Econômica,Divisão do Estudo da Economiae Evolução do Pensamento Econômico
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Uma das perguntas fundamentais da Economia é para quem produzir dentro de uma sociedade. Essa resposta deverá prover:
		
	
	
	
	uma eficiência distributiva
	
	
	
	
	
	
	
	
	 2a Questão (Cód.: 88365)
	7a sem.: Estrutura de Mercado
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Um mercado caracterizado por poucos produtores e muitos compradores é denominado:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Oligopólio
	
	
	 3a Questão (Cód.: 82790)
	6a sem.: O Conceito de Elasticidade Preço da Demanda e da Oferta e os Tipos de Mercado
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Num mercado conhecido como oligopolista, encontramos:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	poucas empresas ofertando e muitos consumidores
	
	
	 4a Questão (Cód.: 66079)
	7a sem.: Estruturas de Mercado
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Qual é a melhor estrutura de mercado para os empresários?
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Monopólio
	
	
	 5a Questão (Cód.: 15809)
	6a sem.: DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	"Segundo pesquisa divulgada pelo Dieese-PA na manhã desta quarta-feira (21), depois de o mês de março registrar alta de cerca de 26% no preço do tomate, o preço do produto comercializado em feiras e supermercados da Região Metropolitana de Belém ¿ RMB voltou a subir cerca de 19% nos primeiros vinte dias de abril." (http://www.diariodopara.com.br, acessado em 02/06/2010). O preço de uma mercadoria é influêncio pelo comportamento dos diferentes sujeitos das relações econômicas envolvidas em sua circulação. Dois desses comportamentos são considerados mais determinantes na indicação do preço de uma mercadoria. Quais são eles?
		
	
	
	
	
	
	
	
	Curva de Oferta e curva de Procura.
	
	
	
	
	 6a Questão (Cód.: 52405)
	7a sem.: estruturas de mercado
	Pontos: 1,0  / 1,5 
	Com a compra da Varig, a companhia aérea GOL é hoje a segunda colocada no ranking das companhias aéreas em número de passageiros transportados no Brasil. Ele possui 44,57% do mercado e a empresa TAM com 47,33%. Com base nessas informações, responda que tipo de estrutura de mercado a aviação civil brasileira se encontra e descreva duas característica da referida estrutura de mercado. 
	
	
	
Gabarito: Oligopólio. É um tipo de etrutura caracterizada por um pequeno número de empresas que dominam a oferta de mercado. Pode ser carcaterizado com produtos homogêneos ou diferenciados.
	
	
	 7a Questão (Cód.: 14470)
	9a sem.: As políticas macroeconômicas
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Um aumento na taxa de reservas compulsórias, um aumento nas taxas de redesconto e a venda de títulos da dívida pública devem ter como efeito: 
		
	
	
	
	
	
	aumento das reservas bancárias e elevação das taxas de juros
	
	
	
	
	
	
	 8a Questão (Cód.: 131559)
	4a sem.: FATORES DE PRODUÇÃO
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	O fator de produção trabalho consiste na: 
	
	
	
	
	parcela da população apta a desenvolver uma atividade econômica 
	
	
	
	
	
	
	
	
	 9a Questão (Cód.: 88359)
	5a sem.: DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Assinale a afirmativa falsa:
	
	
	
	
	
	
	
	
	A curva de possibilidades de produção dos bens X e Y mostra a quantidade mínima de X que deve ser produzida, para um dado nível de produção de Y, utilizando-se plenamente os recursos existentes. 
	
	
	
	
	 10a Questão (Cód.: 16185)
	9a sem.: inflação
	Pontos:  / 1,5 
	ALÉM DO CHORO (REVISTA VEJA, 30/07/2008) O sistema de metas de inflação, utilizado pelo Brasil desde 1999, tem como alicerce a credibilidade do Banco Central (BC). Se o BC não cumpre sua missão de manter o índice de reajuste de preços ao redor do alvo definido pelo governo, sua autoridade cai em descrédito arriscando desencadear a onda de remarcações na economia. Para que isso não ocorra, sempre que os preços sobem acima do estabelecido, o BC utiliza o seu principal instrumento, a taxa de juro, para diminuir o dinheiro em circulação, conter a expansão do crédito e, assim, evitar que a espiral inflacionária desperte. É essa a lógica que baliza as decisões do BC que, na semana passada, elevou a sua taxa básica, a Selic, para 13% ao ano. Como de costume, a medida motivou críticas e choro de todos os lados. Os que condenam o aumento dos juros, no entanto, nem sempre se lembram de que o estado brasileiro insiste em não caber dentro do PIB. Enquanto a torneira dos gastos públicos não for estancada, inundando a economia com mais reais do que ela é capaz de metabolizar, o BC se verá na obrigação de acionar sua única e, às vezes, perversa arma de aumentar o custo do dinheiro para esfriar a atividade econômica. [...] a) Com base no texto, mostre a relação entre taxa de juros e combate à inflação. b) Qual o tipo de inflação advém de um aumento excessivo de gastos do governo? Fundamente a resposta. 
	
	
	Gabarito: a) Sempre que os preços sobem acima do estabelecido, o BC utiliza o seu principal instrumento, a taxa de juro, para diminuir o dinheiro em circulação, conter a expansão do crédito e, assim, evitar que a espiral inflacionária desperte. É essa a lógica que baliza as decisões do BC ¿ que, conforme o texto, elevou a sua taxa básica, a Selic, para 13% ao ano. b) Inflação de demanda, que refere-se ao excesso de demanda agregada de mercadorias e serviços, tanto de consumo como de produção, em relação à oferta dessas mercadorias e serviços.

Continue navegando