Buscar

O TEMPO E O ESPACO DOS SUJEITOS E INSTITUICOES ESCOLARES

Prévia do material em texto

O TEMPO E O ESPACO DOS SUJEITOS E INSTITUICOES ESCOLARES
Alecsandra Maciel
UNINTER
Resumo
Este trabalho acadêmico tem como objetivo analisar a adequação do espaço escolar da escola municipal Pais & Filhos à necessidade de uma atuação pedagógica múltipla e atual que visa a integração de conhecimentos e ações conjuntas.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Formalismo Cartesiano. Pedagogia tecnicista.
Com o propósito de investigar acerca da adequação do espaço escolar em relação às necessidades do contexto no qual ele está inserido, foi realizada uma entrevista com a coordenadora pedagógica da escola municipal Pais & Filhos. Tal colégio fica situado no bairro do IPSEP, na cidade de Recife, onde a entrevistada já atua por volta de seis anos.
Mediante as respostas coletadas através da entrevista e da leitura sugerida pelos professores das disciplinas estudadas, podemos constatar que a escola Pais & Filhos ainda não se encontra devidamente preparada para o contexto atual de modelo curricular aberto e voltado a múltiplas modalidades de organização. Até conseguimos identificar uma conscientização por parte dos profissionais da escola acerca de um modelo curricular mais aberto. No entanto, esse desejo esbarra na limitação do espaço físico disponível. 
Conseguimos enxergar essa vontade de romper com o modelo cartesiano e tecnicista ultrapassado quando a entrevistada relata ações como a implementação de um projeto de aula-atividade ou quando fala que eles estão “buscando construir a ideia de interdisciplinaridade no desenvolvimento de projetos, buscando dar significados ao conteúdo escolar envolvendo o estudante no processo de ensino-aprendizagem”. Também relatou que, por não ter um laboratório de informática na escola, há professor que se dispõe a levar um computador e projetar a aula de forma com que os alunos não fiquem sem o conteúdo. Percebemos nesse caso que, aos professores cabem encontrar uma maneira criativa de enquadrar o conteúdo de sua disciplina a demanda tecnológica dos tempos atuais, como descreve a entrevistada: “os professores acham solução, como por exemplo, levam o computador para a sala e projetam o que desejam explorar”.
Dado o exposto, é possível perceber claramente que os profissionais da escola aqui em questão estão abertos e dispostos a aplicar um modelo educacional mais atual e dinâmico compatível com as necessidades da sociedade atual. No entanto, eles ainda se deparam com grandes barreiras como a limitação dos espaços nos quais estão inseridos. 
Infelizmente, essa limitação parece não ser exclusiva da escola municipal Pais & Filhos. De acordo com o quadro atual da educação no Brasil, podemos constatar que essa é uma barreira encontrada na grande maioria das escolas publicas do país. 
Referencias
BARTNIK, Helena L. de Souza. Gestão Educacional. Curitiba: Ibpex, 2011.
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 7ª Ed. São Paulo: Campus, 2004.
CORDIOLLI, M. Sistemas de ensino e politicas educacionais no Brasil. Curitiba: Ibpex, 2011.
FERREIRA, N. S. C. (Org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 2000.
SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. São Paulo: Autores Asociados, 2010.

Continue navegando