Buscar

AVALIANDO 07

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: -07 – METODOLOGIA DE PESQUISA.
	
		1.
		Estudamos que em uma citação temos que tomar alguns cuidados. Nesse sentido, marque a única opção correta: I - até três linhas ficará no corpo do seu parágrafo sem aspas duplas. II - A fonte da citação deve ser sempre referenciada. III - As aspas simples nunca devem ser usadas para indicar citação no interior da citação.
		
	
	
	
	
	O item III está correto.
	
	
	Todos os itens estão errados
	
	
	Todos os itens estão corretos
	
	
	O item I está correto.
	
	
	O item II está correto
	
	
		2.
		Observe as afirmativas abaixo e a seguir marque a opção que apresenta a análise  correta das duas afirmativas:
 
I - "[...] para que não tenha lugar a produção de degenerados, quer físicos quer morais, misérias, verdadeiras ameaças à sociedade" (SOUTO, 1916, p. 46, grifo nosso).
 
II - "[...] b) desejo de criar uma literatura independente, diversa, de vez que aparecendo o classicismo como manifestação de passado colonial" (CÂNDIDO, 1993, p. 12, grifo do autor).
		
	
	
	
	
	Nas referencias de citações diretas a inclusão da página do original é elemento opcional, sendo a data da publicação suficiente para tal fim.
 
	
	
	O uso do recurso do grifo deverá ser exclusivo no caso de paráfrases ou citações indiretas.
	
	
	Para referenciar citações diretas curtas devemos usar o sistema numérico como o único adequado nesta hipótese de citação.
 
	
	
	Para enfatizar trechos da citação direta, deve-se destacá-los indicando esta alteração em relação ao original com uso do recurso do grifo.
 
 
	
	
	Para retirar um trecho da citação direta deve-se utilizar a  interpolação como recurso adequado a este fim.
 
	
	
		3.
		1. Analise as afirmativas e responda a seguir: I - Em seus últimos ensaios, segundo Wolfgang (2006), Rawls modificou a sua concepção da justiça da equidade. - Esta passagem exemplifica o modelo de citação direta curta. II - "Não que mundo objetivo seja segregado diariamente pelo ego transcendental (como afirmaria Husserl) e, assim, possa ser devolvido a suas raízes e sua pureza primeva" (BAUMAN, 2011, p. 47). - Esta passagem exemplifica o uso de interpolação em citações diretas curtas. III - "O inferno dos vivos não é algo que ainda virá: se houver um, é aquele que já está aqui, o inferno em que vivemos a cada dia, aquele que formamos vivendo juntos. (...) pesquisar e aprender a reconhecer quem e o que , no meio do inferno, não é inferno, então fazê-los durar, dar-lhes espaço" (CALVINO, I. 1997, p. 165 apud BAUMAN, 2011, p. 83). - Esta passagem apresenta uma supressão em citação direta longa de citação. IV - Em qualquer tipo de citação o pesquisador é obrigado a referenciar a obra mencionada no sistema numérico por ser o único sistema de chamada elaborado pela ABNT para trabalhos científicos. Está correto o que se afirma em:
		
	
	
	
	
	Apenas III e II. Apenas II e IV. Apenas I e II. Apenas I e III. Apenas III
	
	
		4.
		Analise as afirmativas e responda a seguir:
I - Em seus últimos ensaios, segundo Wolfgang (2006), Rawls modificou a sua concepção da justiça da equidade.  - Esta passagem exemplifica o modelo de citação direta curta.
 
II - "Não que mundo objetivo seja segregado diariamente pelo ego transcendental (como afirmaria Husserl) e, assim, possa ser devolvido a suas raízes e sua pureza primeva" (BAUMAN, 2011, p. 47). - Esta passagem exemplifica o uso de interpolação em citações diretas curtas.
 
III - "O inferno dos vivos não é algo que ainda virá: se houver um, é aquele que já está aqui, o inferno em que vivemos a cada dia, aquele que formamos vivendo juntos. (...) pesquisar e aprender a reconhecer quem e o que , no meio do inferno, não é inferno, então fazê-los durar, dar-lhes espaço" (CALVINO, I. 1997, p. 165 apud BAUMAN, 2011, p. 83).  - Esta passagem apresenta uma supressão em citação direta longa de citação.
 
IV - Em qualquer tipo de citação o pesquisador é obrigado a referenciar a obra mencionada no sistema numérico por ser o único sistema de chamada elaborado pela ABNT para trabalhos científicos.
 
Está correto o que se afirma em:
		
	
	
	
	
	Apenas I e II. Apenas I e III.
	
	
	Apenas III e II. Apenas III
	
	
	Apenas II e IV.
	
	
	
	
	
	
	
	
		5.
		É correto afirmar, acerca de uma citação direta longa, segundo a NBR 10520/2002 da ABNT:
		
	
	
	
	
	Representa uma transcrição literal, que tenha até o máximo de 3 linhas;
	
	
	Deve ser formatada em fonte 10 e com espaçamento 1/5 entrelinhas;
	
	
	Na transcrição deve-se formatá-la com 4 cm da margem direita;
	
	
	Visa fundamentar a escrita do autor e deve ser formatada com destaque de 4 cm da margem esquerda, espaço simples entre outros.
	
	
	O destaque a ser dado deve ter aspas, seguidas da chamada do autor, ano e página;
	
	
		6.
		Considere os dois argumentos apresentados abaixo, que são complementados por informações extraídas de uma mesma obra.
I - Na natureza, a competição por recursos limita o tamanho das populações. Inclusive, "quando duas espécies competem, os indivíduos de uma ou de ambas podem sofrer redução de fecundidade" (Begon, 2007).
II - Fala-se muito da competição entre os animais, mas entre as plantas esta disputa por recursos é determinante do desenvolvimento de cada indivíduo. Nesse sentido, Begon (2007) lembra que a competição entre árvores de uma floresta se dá no espaço ocupado pelas copas e pelas raízes.
Do ponto de vista da formalidade para elaboração de um trabalho acadêmico, ambos exemplos acima variam quanto ao tipo de:
		
	
	
	
	
	conclusão
	
	
	reprodução
	
	
	citação
	
	
	referência
	
	
	justificativa

Outros materiais