Buscar

DIREITO CONSTITUCIONAL I SIMULADOS

Prévia do material em texto

DIREITO CONSTITUCIONAL I
	
	
	
	
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201502327017)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Questão 36 - Exame 09 - OAB-RJ) - Afirma-se que a Constituição:
		
	 
	É promulgada, quando decorre de órgão constituinte composto de representantes do povo, eleitos com a finalidade de elaborá-la;
	
	É histórica, quando possui uma parte rígida e outra flexível, podendo a segunda ser alterada pelo mesmo processo através do qual são alteradas as leis ordinárias.
	
	É rígida, quando contempla, apenas, normas materialmente constitucionais
	
	É escrita, quando não admite reforma;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502327098)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	 
(Questão 37  Exame 13 - OAB-RJ) - A regra inserida no art. 2º da Constituição da República Federativa do Brasil: "São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário", é uma norma de:
		
	
	Eficácia limitada de princípio programático, portanto de aplicabilidade indireta, mediata e reduzida, estabelecendo programa de natureza governamental a ser desenvolvido através de integração legislativa, visando à realização dos fins sociais do Estado.
	
	Eficácia limitada de princípio institutivo, portanto de aplicabilidade indireta, mediata e reduzida, dependendo de integração legislativa para dar corpo a instituições, entidades e órgãos;
	
	Eficácia contida, portanto de aplicabilidade direta e imediata, mas que pode ter reduzido o seu alcance pela atividade do legislador infraconstitucional;
	 
	Eficácia plena, portanto de aplicabilidade direta, imediata e integral;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502493526)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Acerca da teoria geral da Constituição Federal, assinale a opção correta.
		
	 
	O valor social do trabalho e da livre iniciativa é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil.
	 
	O poder de reforma está limitado às chamadas cláusulas pétreas, entre as quais não se inclui a proibição de mudança do voto universal.
	
	O poder constituinte derivado decorrente é caracterizado essencialmente pela sua ausência de vinculação a qualquer regra anterior, pela sua autonomia e pela sua incondicionalidade.
	
	O constitucionalismo, que pode ser conceituado como o movimento político-social que pretende limitar o poder e estabelecer o rol de direitos e garantias fundamentais, está diretamente relacionado com a ideologia socialista do início da primeira metade do século XX.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502493523)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O fenômeno da repristinação:
		
	
	Se refere ao conflito de leis no espaço.
	 
	Se verifica no seguinte exemplo: Lei A, revogada por Lei B, será novamente dotada de vigência de se Lei C revogar novamente a Lei A.
	 
	Se refere ao conflito de leis no tempo.
	
	Se verifica no seguinte exemplo: Lei A, revogada por Lei B, será novamente dotada de vigência se a CRFB/88 revogar Lei B.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502327248)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	 
39º EXAME DE ORDEM CESPE UnB/2009.2 Caderno Liberdade, QUESTÃO 16
 Com relação ao preâmbulo da CF e às disposições constitucionais transitórias, assinale a opção correta.
		
	 
	 
A doutrina constitucional majoritária e a jurisprudência do STF consideram que o preâmbulo constitucional não tem força cogente, não valendo, pois, como norma jurídica. Nesse sentido, seus princípios não prevalecem diante de eventual conflito com o texto expresso da CF.
	
	 
Considerando-se que o conteúdo do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias é de direito intertemporal, não é possível afirmar que suas normas ostentam o mesmo grau de eficácia e de autoridade jurídica em relação aos preceitos constantes do texto constitucional.
	
	 
Por traçar as diretrizes políticas, filosóficas e ideológicas da CF, o preâmbulo constitucional impõe limitações de ordem material ao poder reformador do Congresso Nacional, podendo servir de paradigma para a declaração de inconstitucionalidade.
	 
	 
As disposições constitucionais transitórias são normas aplicáveis a situações certas e passageiras; complementares, portanto, à obra do poder constituinte originário e, situando-se fora da CF, não podem ser consideradas parte integrante desta.
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201502484460)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	V Exame de Ordem Unificado
As Constituições brasileiras se mostraram com avanços e retrocessos em relação aos direitos humanos. A esse respeito assinale a alternativa correta.
		
	 
	A Constituição de 1967 consolidou arbitrariedades decretadas nos Atos Institucionais, caracterizando diversos retrocessos em relação aos direitos humanos.
	
	A Constituição de 1946 apresentou diversos retrocessos em relação aos direitos humanos, principalmente no tocante aos direitos sociais.
	
	A Constituição de 1969, mesmo incorporando as medidas dos Atos Institucionais, se revelou mais atenta aos direitos humanos que a Constituição de 1967.
	
	A Constituição de 1934 se revelou retrógrada ao ignorar normas de proteção social ao trabalhador.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502326993)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	 
Analise cada item a seguir.
A primeira dimensão dos direitos fundamentais se caracteriza pela sua aplicabilidade ligada ao conceito de mínimo existencial e da busca da igualdade material;
Com relação ao mínimo existencial, a melhor doutrina e a jurisprudência pátria já reconhecem sua plena justiciabilidade perante o poder judiciário;
Se é certo que os direitos estatais prestacionais são de eficácia progressiva, isso não significa dizer que possam ser considerados como meras normas de eficácia diferida, programática, limitada. Certamente não. São direitos que produzem, pelo simples reconhecimento constitucional, uma eficácia mínima;
A meta central das Constituições modernas, e da Carta brasileira de 1988 em particular, pode ser resumida, na promoção exclusiva dos direitos individuais.
Somente é CORRETO o que se afirma em:
		
	 
	I e III;
	 
	II e III;
	 
	III e IV;
	 
	I, II e III.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502327000)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Questão 35 - Exame 20 - OAB-RJ) No que concerne ao Poder Constituinte, à Constituição, à eficácia e aplicabilidade das normas constitucionais e à reforma do Texto fundamental, indique a alternativa VÁLIDA:
		
	
	Deve ser considerada de eficácia limitada, de acordo com a doutrina sustentada a partir das lições de José Afonso da Silva, a norma inserta no art. 5°, inc. VIII, da Constituição da República, segundo a qual "ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;
	 
	O Poder Constituinte derivado decorrente, cujo exercício autoriza a organização dos Estados federados através da promulgação de Constituições próprias, além de secundário, é limitado e condicionado;
	
	A proposta de emenda à Constituição pode ser apresentada, ao Congresso Nacional, por qualquer Deputado ou Senador, individualmente, no exercício de sua atividade parlamentar, assim como pelo Presidente da República, através de mensagem.
	
	Segundo a doutrina assente, as denominadas Constituições históricas, quanto ao modo de elaboração, são aquelas que, conexas à ideia de documentos solenes, só podem ser alteradas através de processo qualificado ou dificultoso;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502900143)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A constituição ¿como decisão política do titular do poder constituinte¿ é conceito atribuído a:
		
	
	Kelsen;
	
	Ferdinand Lassalle.
	 
	Carl Schmitt;
	
	Habermas;Montesquieu;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502487483)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	VII Exame de Ordem Unificado
O mandado de segurança coletivo NÃO pode ser impetrado por
		
	
	entidade de classe de âmbito nacional.
	 
	associações paramilitares.
	
	organização sindical.
	
	partido político com representação no Congresso Nacional.
		
	 1a Questão (Ref.: 201502327133)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Questão 03 Exame 124  Tipo 1 - OAB-SP) - A, canadense de origem, naturaliza-se brasileiro e passa a residir em país estrangeiro, cuja lei o obrigou a adquirir a nacionalidade local, como condição de permanência no território. Em face do que dispõe a Constituição Federal, A permanece apenas com a nacionalidade:
		
	
	brasileira
	 
	brasileira e a do país estrangeiro
	
	do país estrangeiro.
	
	canadense e a brasileira
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502327174)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Questão 42 - Exame 02 - OAB-RJ) - Assinale a opção correta:
		
	
	São privativos de brasileiros natos os cargos de Deputado Federal, Senador, Ministro do Supremo Tribunal Federal e Oficial das Forças Armadas;
	
	São brasileiros naturalizados os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, pela nacionalidade brasileira;
	
	O alistamento eleitoral e o voto são facultativos para os estrangeiros e para os conscritos, durante o período de serviço militar obrigatório;
	 
	São condições de elegibilidade, na forma da lei, a nacionalidade brasileira, o pleno exercício dos direitos políticos, o alistamento eleitoral, o domicílio eleitoral na circunscrição, a filiação partidária e a idade mínima estabelecida na Constituição.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502497492)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	X EXAME DE ORDEM UNIFICADO
Rafael é brasileiro naturalizado e casado com Letícia, de nacionalidade italiana. Rafael foi transferido pela empresa onde trabalha para a filial na Argentina, estabelecendo-se com sua esposa em Córdoba. Em 02/03/2009, lá nasceu Valentina, filha do casal, que foi registrada na repartição consular do Brasil. De acordo com as normas constitucionais vigentes, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Valentina somente será brasileira nata se vier a residir no Brasil e fizer a opção pela nacionalidade brasileira após atingir a maioridade.
	 
	Valentina é brasileira nata, não constituindo óbice o fato de seu pai ser brasileiro naturalizado e sua mãe, estrangeira.
	
	Valentina é brasileira nata, pelo simples fato de seu pai, brasileiro, se ter deslocado por motivo de trabalho, em nada influenciando o modo como Rafael adquiriu a nacionalidade.
	
	Valentina não pode ser considerada brasileira nata, em virtude de a nacionalidade brasileira de seu pai ter sido adquirida de modo derivado e pelo fato de sua mãe ser estrangeira.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502900163)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
		
	
	é livre a manifestação do pensamento, sendo autorizado o anonimato.
	
	não haverá em hipótese alguma prisão civil por dívida.
	
	ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante, exceto em legítima defesa da honra.
	 
	ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei ou ordem da autoridade executiva.
	 
	a propriedade atenderá a sua função social.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502327177)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Questão 39 - Exame 12 - OAB-RJ) - Assinale a alternativa correta:
		
	
	É livre o exercício de qualquer trabalho, oficio ou profissão, independentemente de qualificações profissionais que a lei vier a estabelecer;
	 
	É livre a criação, fusão, incorporação e extinção de partidos políticos, resguardados a soberania nacional, o regime democrático, o pluripartidarismo, os direitos fundamentais da pessoa humana e observados, dentre outros preceitos, o caráter nacional e o funcionamento parlamentar de acordo com a lei.
	
	São privativos de brasileiros natos os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, de Deputado Federal, de Senador, de Ministro do Supremo Tribunal Federal, da carreira diplomática, de oficial das Forças Armadas e de Ministro de Estado da Defesa;
	
	O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de dezoito anos e facultativo para os analfabetos, os maiores de setenta anos, os estrangeiros residentes do País, os conscritos, durante o período de serviço militar obrigatório, e os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos;
		
	 1a Questão (Ref.: 201502327208)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Questão 36  Exame 14 - OAB-RJ)  No que tange à Federação brasileira, assinale a alternativa verdadeira:
		
	
	Os Estados, o Distrito Federal, divididos em Municípios, e os Territórios, vedada a divisão em Municípios, organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios da Lex Fundamental.
	 
	A decretação da intervenção, pela União, para garantir o livre exercício de qualquer dos Poderes nas unidades da Federação, se a coação for exercida contra o Poder Judiciário, dependerá de requisição do Supremo Tribunal Federal.
	
	É facultada aos Municípios a criação de Tribunais, Conselhos ou órgãos de Contas Municipais.
	
	No âmbito da legislação concorrente, a União é competente para estabelecer tanto normas gerais quanto específicas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502376063)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Amazonino dos Caiapós, Governador do estado do Amazonas, resolveu organizar os Jogos da amizade entre os moradores dos estados integrantes da região Amazônica. Seu objetivo era valorizar a cultura e os desportos típicos da região. Verificando que não havia qualquer norma que regulamentasse a matéria, elaborou todas as normas necessárias. Com o passar do tempo, pela importância que o evento adquiriu reunindo competidores inclusive internacionais, o Presidente da República editou norma regulamentando a matéria em linha gerais. A respeito das normas editadas é correto afirmar:
		
	 
	A norma posterior, da União, suspenderá a eficácia da norma anterior, do estado, naquilo que lhe for contrária.
	 
	A norma posterior, por ser da União, derrogará a norma estadual;
	 
	A norma posterior, da União, somente será aplicada naquilo que não for contrária a norma estadual;
	 
	A norma posterior, da União, revogará a norma anterior, do estado.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502376953)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(21ª Questão; Prova Unificada OAB- CESPE- Janeiro/2009). Acerca da defesa do Estado e das instituições democráticas, assinale a opção correta.
		
	
	O estado de defesa deve ser decretado quando houver declaração de estado de guerra ou resposta a agressão armada estrangeira
	 
	A decretação do estado de defesa é autorizada para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza
	
	Tanto no estado de defesa quanto no estado de guerra, as atividades dos parlamentares no Congresso Nacional devem permanecer suspensas
	
	Se o estado de sítio for decretado durante o recesso parlamentar, caberá ao presidente da República convocar extraordinariamente o Congresso Nacional.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503057105)
	Pontos: 0,1  / 0,1XIV EXAME DE ORDEM UNIFICADO Maria da Silva, deputada federal integrante do partido Alfa, vem a ter projeto de sua iniciativa aprovado, com apoio de outros partidos políticos. Para sua surpresa, o texto do seu projeto veio a ser vetado na integralidade por decisão do Presidente da República. Após tomar ciência do veto presidencial, a deputada, com o intuito de derrubá-lo, procura as lideranças dos partidos que apoiaram seu projeto. Nos termos da Constituição Federal, assinale a opção que apresenta o procedimento correto.
		
	 
	O veto poderá ser rejeitado, o que acarretará o envio do projeto para promulgação pelo Presidente da República
	
	Após o veto, a matéria somente poderá ser reapreciada no ano subsequente.
	
	Vetado o projeto de lei, ocorrerá o seu arquivamento.
	
	A apreciação do veto deverá ocorrer, em separado, por cada Casa Legislativa, podendo ser rejeitado pela maioria absoluta de cada uma delas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502397648)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	ENADE 2009
Olhe pro menino Sem camisa e descalço Que chora por comida Que te pede um trocado Olhe pro menino Que não tem onde morar Não tem pra onde ir E não tem onde ficar Olhe em seus olhos Sinta o ódio animal A revolta que ele sente Da injustiça social
 Injustiça Social - Esgoto. In: http://www.letras.com.br/esgoto/injustica-social
A música retrata situação que afronta direitos fundamentais, registrados no texto constitucional brasileiro. Esses direitos traduzem-se em
		
	
	valores religiosos, de matriz filosófica.
	
	falácias do legislador constituinte.
	
	regras gerais, sem eficácia plena.
	
	situações políticas, sem viés jurídico.
	 
	situações referidas à dignidade humana.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes