Buscar

Tularemia: Epidemiologia e Ecologia, na Suécia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Epidemiologia e Ecologia da Tularemia na Suécia
Aldiny Paula
5BMAD
O que é Tularemia?
A tularemia é uma doença zoonótica que causa surtos geograficamente confinados no Hemisfério Norte, principalmente na Suécia, Finlândia e Turquia. O agente bacteriano causador é a Francisella tularensis. 
Bactéria: Francisella tularensis (mais virulenta)
Francisella
F. tularensis
(Tipo A)
F. holarctica 
(Tipo B)
Sintomas
É caracterizada por aparecimento de úlcera na pele no local da infecção e em nódulos linfáticos adjacentes tornando estes inchados
Suécia
Tularemia: Doença endêmica da Suécia
Incidência por sexo e faixa etária 
Fatores envolvidos
Maior predominância: indivíduos do sexo masculino.
Faixa etária mais afetada: entre 55 e 69 anos. 
Maior contato com o meio ambiente (agricultura) e hábito de praticar a caça de animais silvestres (infecção por manipulação de animais mortos contaminados).
Desequilíbrio Ecológico
Problema de saúde pública
Casos no Norte e Sul da Suécia
A incidência da tularemia foi maior na parte Norte da Suécia (400 a 900 casos anuais da doença).
Durante a segunda metade do período de estudo, o risco de tularemia aumentou em todo o país e 9,6 vezes mais em áreas do sul.
A Tularemia foi relatada em 189 dos 290 municípios, durante o período de estudo.
Incidência por Município
Doze municípios registraram incidências máximas anuais de mais de 100 casos. A Transmissão da infecção ocorreu quase exclusivamente durante algumas semanas de verão.
Incidência por Altitude
 Intervalo de altitudes (pontos de transição) foram os mais afetados.
 A incidência maior do que o esperado em altitudes >100 metros e menor que o esperado em <50 metros.
A exposição a F. tularensis ocorreu a uma altitude média de 59,0 metros.
Incidência por região Ecológica
 Os casos Tularemia se apresentaram nas 3 regiões de florestas boreais e região alpina da Suécia
Agregados de casos mais densas foram encontrados em áreas do nordeste da Suécia e em um cinturão ao redor da borda sul da região da floresta boreal
Relação com a água doce e do mar
 Apresentou uma correlação positiva entre a incidência média de tularemia e a proporção da área urbana coberta pela água interior .
 Apresentou uma incidência relativamente baixa (negativa) de infecção por F. tularensis em municípios com uma longa costa.
Artigo utilizado
Artista Florentijn hofman com sua obra ‘stor gul kanin (grande coelho amarelo), sua mais recente escultura de grande escala concebida para a openart bienal de verão em Örebro, Suécia.
Referencias
Desvars A, Furberg M, Hjertqvist M, et al. Epidemiology and Ecology of Tularemia in Sweden, 1984–2012. Emerging Infectious Diseases. 2015;21(1):32-39. doi:10.3201/eid2101.140916.
Svensson K, Bäck E, Eliasson H, et al. Landscape Epidemiology of Tularemia Outbreaks in Sweden. Emerging Infectious Diseases. 2009;15(12):1937-1947. doi:10.3201/eid1512.090487.
RYDÉN, Patrik; SJOSTEDT, Anders; JOHANSSON, Anders. Effects of climate change on tularemia disease activity in Sweden. Global Health Action, [S.l.], v. 2, nov. 2009. ISSN 1654-9880. Available at: <http://www.globalhealthaction.net/index.php/gha/article/view/2063>. doi:http://dx.doi.org/10.3402/gha.v2i0.2063.
MAURIN , Max . Francisella tularensis as a potential agent of bioterrorism?. Expert Review of Anti-infective Therapy .Vol. 13, Iss. 2, 2015

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais