Buscar

Gestão Ambiental - Perguntas e Respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Por que estudar a legislação ambiental?
R: O estudo da legislação ambiental permite a você, aluno(a), analisar e interpretar a questão ambiental no âmbito brasileiro e mundial. Dessa forma, pode-se afirmar que o homem, leia-se: a sociedade, sempre alterou a natureza.
O Engenheiro em sua trajetória pela faculdade e carreira terá de absorver novos desafios, dessa maneira, a Gestão Ambiental se constitui como uma ferramenta para entender, interpretar e regulamentar o meio ambiente nas suas múltiplas dimensões, ou seja, natural, cultural, artificial e do trabalho. 
2.1 Quais seriam suas competências?
R: Conhecer os aspectos e fatores ambientais que impactam na operação da organização.
2.2 E seus objetivos como engenheiros ambiental?
R: Conhecer os conceitos de ecologia, meio ambiente e sustentabilidade.
Identificar alguns elementos da legislação ambiental.
Muito se fala e se ouve em relação ao meio ambiente. No entanto, são poucos os que entendem de fato o que isso significa no dia a dia. Por isso, pergunta-se: será que você pode ser considerado uma pessoa “politicamente correta” apenas ao respeitar o meio ambiente?
Afinal, existem ou não diferenças entre ecologia, meio ambiente e sustentabilidade?
A partir dessas indagações iniciais será possível analisar algumas respostas e propor novas questões sobre essa área tão intrigante que, de um modo ou de outro, está presente em todas as áreas do conhecimento.
3.1 Descreva como o surgimento do termo Ecologia e em qual ramo se encaixa?
R: O surgimento da ecologia está baseado nos estudos do biólogo alemão Ernst Haeckel, em 1866, por meio da obra Morfologia geral dos organismos. Esse autor indica a ecologia como um ramo da Biologia, que possui a função de estudar as relações entre as espécies animais e o seu ambiente orgânico e inorgânico.
3.2 Qual o conceito de meio ambiente?
R: Meio ambiente é, portanto, o ambiente em que vivemos: nossa casa, nossa cidade, onde estão envolvidas as dimensões biótica e abiótica.
3.2.1 Na Constituição Federal do Brasil de 1988, consta no artigo 225 que: complemente sobre meio ambiente...
R: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações” (BRASIL, 2008, p. 127).
3.3 De onde surgiu o termo sustentabilidade?
R: a palavra sustentável é originária do latim: sus-tenere, ou seja, sustentar, suportar ou manter, utilizada na língua inglesa desde o século XIII, e tendo assumido seu atual sentido a partir do final do século XX.
3.3.1 Boff (2012; 2014) afirma que o nicho do conceito sustentabilidade é a silvicultura? Complemente o pensamento do autor...
R: o manejo das florestas, visto que a madeira, desde o mundo antigo, até a Idade Moderna, foi utilizada como matéria-prima principal nas construções, em aparelhos agrícolas e como combustível. Dessa forma, pode-se afirmar que o consumo intensivo em países como Espanha e Portugal originou uma degradação das florestas.
Cite as 4 dimensões do meio ambiente:
R: o conceito de meio ambiente pode ser entendido em quatro dimensões, ou seja: meio ambiente natural/físico, meio ambiente cultural, meio ambiente artificial e meio ambiente do trabalho.
 O estudo do direito ambiental enquanto uma subárea do Direito está em constante diálogo com a Gestão Ambiental, visto que essa área do conhecimento jurídico busca compreender e estudar as interações da sociedade com a natureza a partir dos mecanismos legais para proteção do meio ambiente...complemente esta afirmação.
R: Trata-se, portanto, de uma ciência interdisciplinar em campos diversos, tais como: Antropologia, Biologia, Ciências Sociais, Engenharias, Geologia, além dos princípios fundantes do direito internacional.
6.1 As legislações ambientais estão inseridas no Direito Ambiental?
R: É obrigatório a todos, partir da premissa de que é preciso e é dever de todos preservar e defender o meio ambiente de eventuais agressores.
6.2 Dessa forma, reafirma-se que a Constituição Federal do Brasil de 1988, no artigo 225...cite o trecho que condiz com esta afirmação:
R:“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações” (BRASIL, 2008, p. 127).
Com essa disposição constitucional, o Direito Ambiental adquire uma dimensão infinita em todas as áreas do Direito, pois, nesse parágrafo e nos demais, fica clara a importância e relevância do Estado. Nesse sentido, o setor jurídico busca uma melhor identificação das atividades que afetam o meio ambiente e, como resultado, destaca quatro aspectos contidos na classificação de meio ambiente, cite-os
R: Meio ambiente natural (ou físico), Meio ambiente cultural, Meio ambiente artificial e Meio ambiente do trabalho.
O Direito Ambiental adquiriu uma dimensão importante em todas as áreas do Direito. Mas como se define Direito? Ou seja Entende-se por Direito o conjunto de normas, princípios e valores que o Estado cria para regular as relações sociais de determinado povo em determinada época (SIRVINSKAS, 2014). Ligue o texto a recursos ambientais e responda qual a ligação entre eles:
R: Essa conceituação permite regular a “vida” e seu modo em diferentes lugares e épocas, ou seja, remete aos recursos ambientais existentes e a como as pessoas, indústrias e Estados devem utilizá-los. Dessa forma, é composta de um ordenamento jurídico que perpassa a moral, a política e a democracia.
Como atua o Direito Ambiental?
Sobre o Direito Ambiental, pode-se afirmar que é uma disciplina nova no direito brasileiro, ou seja, surgiu apenas em 1981 com a Lei nº 6.938. Antes, constava como uma sub-área do direito administrativo e do direito urbanístico. Nesse contexto, pode-se indicar ainda que o direito ambiental atua na esfera preventiva (administrativa), reparatória (civil) e repressiva (penal) (SIRVINSKAS, 2010; 2014).
Sirvinskas (2014) analisa as sete constituições federais que o Brasil já teve e informa que nas seis primeiras (1824, 1891, 1934, 1937, 1946 e 1967), há apenas menção sobre setor agrícola, mineração, elementos na natureza, caça, pesca, energia, uso do solo, água, patrimônio histórico, cultural e paisagístico, etc., que estão atrelados à condição e exploração econômica. Qual a diferença para a constituição de 1988?
R: A Constituição Federal de 1988 é reconhecida por inserir a expressão meio ambiente nas discussões e elaborações. Ficou conhecida como a “Constituição Verde”, por ser a primeira a trazer uma abordagem inovadora em relação à temática ambiental. Nesse sentido, o direito ambiental utiliza-se desse fato para elucidar inúmeras discussões para proteger o meio ambiente de forma equilibrada para todos.

Outros materiais