Buscar

REVISÃO ÉTICA E EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

REVISÃO: ÉTICA E EDUCAÇÃO
- Sobre a Ética e a Moral 
“Existem características que revelam que o ser humano é administrado de dentro para fora, ou seja, de sua consciência teórica que é capaz de refletir sobre suas ações. A ética é interior, e a moral é exterior ao indivíduo. A moral é a manifestação da consciência ética por meio de comportamentos. “Ética é Reflexão, Moral é Ação”.
A Ética é a teoria por meio da qual o individuo chega à conclusão de que há condutas não aceitáveis. E sua função é indicar caminhos para a resolução de hábitos ou condutas humanas não éticas.
O agir ético implica dois caminhos – a ética da convicção (esse caminho implica deveres, um respeito incondicionado as regras morais, isso pode ser constatado nas pessoas que demonstram uma crença inabalável naquilo em que acreditam). - a ética da responsabilidade (considera como fundamentais os resultados da ação, qualquer ação desenvolvida por nós implica uma responsabilidade de maior ou menor grau).
- Sobre a Ética e suas características
“Diz respeito a ações voltadas a prática do bem, e a normatização das condutas, elaboração de juízos de valor. Trata-se da capacidade de avaliação das condutas humanas e atribuição de responsabilidades em relação às conseqüências das ações”.
*Características da Ética, segundo Kuiava, 1996:
O objetivo da ética é fazer o bem, a ética pode ser normativa e descritiva sobre a conduta e o comportamento moral. A ética considera a moral existente, desenvolve reflexões e indica o caminho do dever ser, o que se deve fazer. A ética faz uma apreciação sob o ponto de vista do certo e do errado, do bem e do mal.
- Sobre a Ética e seus ramos
“Dentro da filosofia se configura numa área, uma nova disciplina e sua contribuição em relação ao conhecimento voltado para o desenvolvimento humano.”
- Sobre a Bioética, seu objeto de contribuição:
“Uma área interdisciplinar que ajuda na potencialização do senso da humanidade. Indica uma compreensão holística do homem e do mundo. Uma área atenta a inexistência da neutralidade em relação à ciência”.
Se junta os adventos tecnológicos, os avanços biomédicos com as novas situações da vida humana no trabalho e na educação. O termo escolhido que abrange esse conhecimento é Bioética.
A humanidade se encontra em seu estágio de exploração máxima da natureza, com uma produção industrial sem precedentes. Em todos os setores da vida humana exige-se uma nova postura. É necessário repensar a educação e o sentido do trabalho num contexto local e mundial que atenda ao interdisciplinar, ao intercultural e a todas as questões que implicam mais vida – A Bioética tem essa abrangência.
“A Bioética é um estudo sistemático das dimensões morais, incluindo a visão, a conduta e as normas das ciências da vida e da saúde, utilizando uma variedade de metodologias éticas num contexto interdisciplinar”.
A Bioética dá a dimensão da compreensão holística do mundo. A compreensão ética torna-se um princípio para que seja possível atender a tudo e a todos numa visão interdisciplinar. Torna-se a referência para o agir humano, não mais observando tão somente o particular ou o singular, mas o todo das naturezas física e humana. Esse é o grande desafio da educação e do trabalho.
A Educação, no contexto escolar, numa visão bioética, poderia estimular e praticar os valores da fraternidade e do cuidado. A escola é um ambiente para onde são trazidos os conflitos do cotidiano, ou seja, o mundo está na escola. É preciso criar espaços e situações que permitam a convivência fraterna entre a natureza e as pessoas, seja no âmbito escolar, seja em outras realidades.
Somente uma educação fraterna na escola prepara o individuo para fazer uma intervenção técnico-científica e humana. É necessário ensinar e aprender a trabalhar com a tecnologia, para que o individuo a utilize de forma mais humana.
A Fraternidade é tida como um valor importante nesse contexto social atual. Cuidar da natureza e dos outros é um valor bioético.
- Sobre o que torna possível avaliar moralmente as condutas humanas
“Existem requisitos necessários para que uma conduta possa ser avaliada do ponto de vista da moral, entre eles, a liberdade e a responsabilidade do individuo, que precisa ser capaz de imputabilidade”.
Os dois valores essenciais da moral e da ética são: a liberdade e a responsabilidade. Elas são interdependentes e complementares. A base da liberdade está na capacidade do ser humano de transcender a si e suas circunstâncias. Não há nada de imaginável que possa condicionar o ser humano de tal forma que o prive da mínima liberdade. Porém, não somos livres para escolher o que nos acontece e conseguir impreterivelmente o que queremos alcançar.
Em contrapartida, estamos livres para respondermos ao que nos acontece de uma ou de outra forma. Também não se está livre para conseguir algo impreterivelmente. Conseguir algo a todo e qualquer custo seria onipotência.
O ser humano tem a capacidade de agir, isto é, de desenvolver ações. As ações dependem da nossa vontade. Isto é ser livre. A realização humana ocorre por meio do exercício da liberdade e da responsabilidade – ambas são complementares.
“A liberdade seria como o aspecto negativo de qualquer fenômeno, cujo aspecto positivo seria a responsabilidade”.
- Sobre as doutrinas éticas e a posição utilitarista
“Uma doutrina que toma como referência do que seja o bem, as ações que podem gerar o maior contentamento e benefícios ao maior número de pessoas possível. Apresenta um critério um tanto quantitativo”.
	A escola se caracteriza como um ambiente de excelência para a educação ética. Na relação das diferenças e semelhanças, estabelecem – se os sujeitos da ética.
	A corrente Utilitarista defende a concepção:
“Age de maneira a trazer o maior contentamento para o maior número possível de pessoas”.
O maior contentamento é descobrir, com o auxilio da razão, a maneira como um maior número de pessoas possa atingir o contentamento.
- A escola como ambiente para uma educação ética
“A escola pode contribuir na formação ética, trata-se de uma instituição inserida no mundo e na sociedade. A escola e seu ambiente consideram o mundo com base nas pessoas que organizam o espaço escolar. Existem aspectos de coerência e testemunho para os alunos que podem motivar e inspirar”.
- Sobre a relação entre a ética e a sociedade a partir da escola
“O espaço escolar propicia uma convivência social e coletiva que ensina a conviver com o próximo. A ética contribui para melhorar a vida e a vida em sociedade. A relação entre ética, sociedade e escola supõe valorizar a liberdade, as pessoas e seus sofrimentos, fazendo surgir uma pedagogia ética. Em relação ao aluno olhar sobre sua pessoa, seus direitos de ir e vir, de se manifestar, ser ele mesmo. O resultado de uma pedagogia ética é um aluno capaz de conquistar seu bem particular e o bem comum”.
- A escola como espaço de educação ética
“A escola aprende e ensina sobre a ética. Docentes e Discentes são sujeitos da ética, ambos aprendem sobre o respeito às diferenças e semelhanças, se descobrem e se entendem como pessoas singulares, como agentes éticos que se completam”.
	O primeiro sujeito da ética é o professor, que pode, com base em suas experiências de vida, estimular vivências éticas.
	Na atualidade, o professor e o aluno são sujeitos da ética. Nas diferenças e semelhanças, professores e alunos são pessoas, agentes éticos que se completam.
	Racionalidade significa saber, conhecimento, mas não é ainda necessariamente ética. A ética transcende a racionalidade, implica emoção, sentimento de liberdade, compromisso com a vida. Professores e alunos constroem essa realidade.
-Sobre a contribuição de Sócrates para a Filosofia Moral
“O filósofo Sócrates foi um dos primeiros a problematizar a questão ética e refletir sobre os valores axiológicos, valores éticos que embasam as ações dos homens. Assim o objeto da ética é constituído pelos atos conscientes e voluntários das pessoas,que podem atuar sobre elas mesmas e sobre os outros”.
	Sócrates questionou os valores referentes a democracia ateniense.Isso lhe custou a vida, pois foi condenado a tomar o veneno mortífero cicuta.
	O termo ética também deve ser aplicado no sentido de questionar, criticar a moral estabelecida, quando esta não traz benefícios a vida.
- Sobre o surgimento e o progresso do comportamento moral
“O surgimento e o progresso da moral amplia a esfera moral na vida social, elevando o grau de consciência e de liberdade das pessoas em sentido pessoal e social. Havendo progresso moral se articulam e equilibram interesses pessoais e coletivos. O progresso moral segue um movimento dialético entre os antigos e os novos valores, entre o que precisa ser negado, superado e o que precisa ser preservado na cultura moral da sociedade”.
	A moral efetivamente surge quando o ser humano supera a sua natureza puramente natural, instintiva, adquirindo uma natureza social, quando já é membro de uma coletividade. A regulamentação moral surge quando o ser humano começa a se relacionar com os demais, formando uma consciência, mesmo que imprecisa.
- Sobre Kant e a deontologia, ou Ética do Dever
“O questionamento sobre o certo e o errado é uma atribuição que pertence a ética do dever. Kant admite que existe um código moral interno em cada pessoa que a possibilita agir de forma correta, certa, o que ele chama de consciência do dever. Um dos critérios apontados por Kant para verificar se uma ação é boa ou não, é se a mesma pode ser colocada como exemplo para toda humanidade”.
	A ética do dever tem como base uma autoridade ou normas, leis estabelecidas que dizem o que é certo ou o que é errado. Kant expressa a Ética do dever com um ditado: 
“Age apenas segundo aquela máxima que possas querer que se torne uma lei universal”
Dessa forma, Kant admite que existe um código moral interno em cada pessoa que a possibilita agir de forma certa, correta.
	As regras do comportamento ético são referenciais, quase que como absolutos, para o agir humano. Há momentos em que a regra pode ser violada em defesa da vida. O critério máximo do bem sempre é a vida.
- Sobre a liberdade na reflexão ética
“A liberdade como atributo humano, requisito que possibilita ações livres, que envolve a capacidade do ser humano de ir além de si mesmo e das circunstâncias. Agir com consciência dos condicionamentos que podem afetar suas escolhas, que podem afetar suas ações. Nisso consiste a liberdade”.
	De todos os condicionamentos que a vida impõe, a única liberdade possível é tomar uma atitude em face de tudo o que acontece. A base da liberdade está na capacidade do ser humano de transcender a si e as suas circunstâncias. Não há nada imaginável que possa condicionar o ser humano de tal forma que o prive da mínima liberdade.
	A liberdade é a possibilidade humana. O ser humano tem a capacidade de agir, isto é, de desenvolver ações. As ações dependem da nossa vontade. Isso é ser livre.
- Atividades
*Existe uma seqüência para chegarmos a decisões éticas, que é:
“Os valores são interiorizados através da educação e viram guias para a ação. Entender e Refletir sobre isso é uma decisão ética”.
*A ética do dever:
“A ética do dever está centrada na razão humana e não mais na religião”.
“O dever nasce da necessidade obrigatória de obedecer a certas normas”.
*A Moral é construída socialmente a fim de regular a convivência dos homens em uma determinada sociedade, assim não podemos pensar em regras e leis individuais, uma vez que elas são sempre coletivas.
*A Ética de Kant:
“É a ética do dever, que deve ser conduzida pela razão”.
*As teorias éticas podem ser divididas em Teleológicas (uma ética cuja validade depende da bondade do fim), e Deontológicas (para a qual o uniformizar –se a regra é um bem, independente da avaliação das conseqüências).
“Robin Hood - Numa análise teleológica, ele agia certo ao buscar o bem da maioria e era impulsionado pela justiça”.
“A ética finalista é um exemplo de ética teleológica, pois não importam os meios, mas o fim”.
“A ética religiosa pode ser entendida como deontológica, pois enfatiza o dever de seguir os mandamentos”.

Outros materiais