Buscar

03 ÉTICA, LEGISLAÇÃO E EXE. PROF. EM ENFERMAGEM

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201401228151)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 4)       Saiba  (0)
	
	De acordo com o Código de Ética de Enfermagem no Artigo 88, são consideradas infrações graves as que provoquem:
		
	
	deformidade permanente.
	
	amputação.
	
	desconforto físico.
	
	morte.
	 
	perigo de vida.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401228155)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 4)       Saiba  (0)
	
	O parágrafo único do artigo 45 do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem permite, nos casos previstos em Lei, que o profissional decida participar ou não no ato abortivo. As situações previstas no Código Penal Brasileiro são aquelas em que:
		
	
	o aborto tem indicação eugênica, econômica ou social/sentimental.
	
	o aborto é terapêutico, eugênico ou por motivo social.
	 
	a mãe corre risco de vida ou a gestação é decorrente de estupro
	 
	a gestação é indesejada porque a mãe adquiriu, durante a gravidez, doença lesiva ao feto.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401300775)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 4)       Saiba  (0)
	
	O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem leva em consideração anecessidade e o direito de assistência em enfermagem da população, os interesses do profissional e de sua organização. Está centrado na pessoa, família e coletividade e pressupõe que os trabalhadores de enfermagem estejam aliados aos usuários na luta por uma assistência sem riscos e danos e acessível a toda população. O presente Código teve como referência os postulados da Declaração Universal dos Direitos do Homem, promulgada pela Assembléia Geral das Nações Unidas (1948) e adotada pela Convenção de Genebra da Cruz Vermelha (1949), contidos no Código de Ética do Conselho Internacional de Enfermeiros (1953) e no Código de Ética da Associação Brasileira de Enfermagem (1975). Teve como referência, ainda, o Código de Deontologia de Enfermagem do Conselho Federal de Enfermagem (1976), o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (1993) e as Normas Internacionais e Nacionais sobre Pesquisa em Seres Humanos [Declaração Helsinque (1964), revista em Tóquio (1975), em Veneza (1983), em Hong Kong (1989) e em Sommerset West (1996) e a Resolução 196 do Conselho Nacional de Saúde, Ministério da Saúde (1996).Dos princípios fundamentais. Mediante ao Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Marque a opção correta que caracteriza os Princípios Fundamentais estabelecidos no Código de Ética de Enfermagem.
		
	
	O profissional de enfermagem exerce suas atividades com competência para a promoção do ser humano na sua integralidade, de acordo com os princípios da ética e da Imprudência.
	
	O profissional de enfermagem não respeita a vida, a dignidade e os direitos humanos, em todas as suas dimensões
	 
	A enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde e a qualidade de vida dapessoa, família e coletividade. O profissional de enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais.
	 
	O profissional de enfermagem não participa, como integrante da equipe de saúde, dasações que visem satisfazer as necessidades de saúde da população e da defesa dos princípios das políticas públicas de saúde e ambientais, que garantam a universalidade de acesso aos serviços de saúde, integralidade da assistência, resolutividade, preservação da autonomia das pessoas,participação da comunidade, hierarquização e descentralização político-administrativa.
	
	Nenhuma alternativa acima contempla o código de Ética dos profissionais de enfermagem
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401235403)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 4)       Saiba  (0)
	
	Assegurar à pessoa, família e coletividade, assistência de enfermagem livre de danos decorrentes de imperícia, negligência e imprudência. (COFEN, responsabilidades e deveres ,Lei do Exercício Profissional). Com base no Código, caracteriza imperícia a situação em que o enfermeiro :
		
	 
	realiza a aplicação de medicação por via endovenosa sem conhecer a ação e os possíveis efeitos da droga.
	
	não comunica ao médico a queixa de dor do paciente, após verificar que na prescrição médica não consta medicamentos específicos para a queixa.
	
	não utiliza técnica asséptica durante o cateterismo vesical.
	
	não faz a conexão com a saída de ar comprimido.
	 
	não atende prontamente o paciente que solicita, com o toque da campainha, assistência de enfermagem.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401234540)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 4)       Saiba  (0)
	
	Segundo o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem:¿Receber salário ou honorários pelo seu trabalho que deverá corresponder, no mínimo, ao fixado por legislação específica¿, faz parte do capítulo intitulado:
		
	
	Deveres Disciplinares
	 
	Direitos
	
	Princípios Fundamentais
	 
	Deveres
	
	Penalidades
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401226503)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 4)       Saiba  (0)
	
	Tomando por base o Código de Ética dos profissionais de enfermagem, é correto afirmar que:
		
	 
	o enfermeiro deve evitar falta cometida por imperícia, imprudência ou negligência;
	
	o enfermeiro exerce a profissão com relativa autonomia,reconhecendo que deve se subordinar às decisões médicas, conforme legislação recentemente aprovada;
	
	o enfermeiro deve desligar o respirador, antecipando a morte de uma paciente em estágio terminal de câncer, visando evitar um sofrimento inútil;
	 
	o enfermeiro não pode ser responsabilizado, durante o seu plantão, por negligência ou imperícia cometida por auxiliar de enfermagem do seu setor;
	
	o enfermeiro deve conter um adulto enfartado que se recusa a ser submetido a um cateterismo cardíaco, desde que o médico tenha prescrito o procedimento e decidido realizá-lo mesmo sem o consentimento do paciente.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes