Buscar

09 ÉTICA, LEGISLAÇÃO E EXE. PROF. EM ENFERMAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201401302209)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	Existem situações onde o segredo profissional pode ser quebrado como o consentimento da pessoa, o dever legal ou a existência de uma justa causa; que é avaliada pela verificação entre os interesses individuais e públicos, entre riscos individuais e benefícios sociais. Com base no parágrafo, Marque a opção correta sobre segredo profissional na prática do enfermeiro.
		
	
	Se não houver pedido de informação nos casos de apuração de crimes relacionados à prestação de socorro médico ou de omissão de socorro, homicídio ou lesão corporal causados por integrantes da equipe de saúde, o estabelecimento e os profissionais estão obrigados a revelar as informações necessárias.
	 
	A informação sobre o estado de saúde é direito do paciente, há um compromisso do profissional e do serviço de saúde para com o usuário em não negar informações a este, porém a terceiros pagantes (empregador, seguro de saúde, autoridade policial) caso solicitem estas informações só poderá ser fornecida com o Consentimento do paciente, representante legal ou da família, em caso de falecimento.
	
	Nenhuma das alternativas acima estão corretas
	
	Quando não há casos confirmados ou suspeitos de maus tratos a crianças, adolescentes e idosos, existe a obrigação legal de romper com segredo profissional.
	
	Quando a não ¿ revelação da informação pode pôr em risco a vida de outra(s) pessoa(s) identificável (eis), o rompimento do segredo profissional não é obrigatório.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401300645)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	A Enfermagem compreende um componente próprio de conhecimentos científicos e técnicos, construído e reproduzido por um conjunto de práticas sociais, éticas e políticas que se processa pelo ensino, pesquisa e assistência. Realiza-se na prestação de serviços à pessoa, família e coletividade, no seu contexto e circunstâncias de vida. O aprimoramento do comportamento ético do profissional passa pelo processo de construção de uma consciência individual e coletiva, pelo compromisso social e profissional configurado pela responsabilidade no plano das relações de trabalho com reflexos no campo científico e político. O enfermeiro, é obrigado a guardar o segredo profissional sobre o que toma conhecimento no exercício pleno de sua profissão, assume o dever de: Marque a opção correta abaixo sobre segredo profissional.
		
	 
	Manter em sigilo a informação pertinente só com aqueles que estão implicados no plano terapêutico, usando como critérios orientadores o bem-estar, a segurança física, emocional e social do indivíduo e família, assim como os seus direitos.
	
	Não considerar confidencial toda a informação acerca do destinatário de cuidados e da família, qualquer que seja a fonte para o segredo profissional.
	
	Não manter o anonimato da pessoa sempre que o seu caso for usado em situações de ensino, investigação ou controle da qualidade dos cuidados prestados ao paciente/cliente, em qualquer situação.
	
	Divulgar informações confidenciais que lhe fora revelado, acerca do indivíduo e família só nas situações previstas na lei, devendo, para tal efeito, recorrer a aconselhamento deontológico e jurídico.
	
	Nenhuma das alternativas acima contemplam o segredo profissional, previsto pelos profissionais de Enfermagem.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401746905)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	O consentimento esclarecido é um processo pelo qual os pesquisadores asseguram que os sujeitos das pesquisas serão informados exceto sobre:
		
	 
	a obrigação de participar até o final da pesquisa.
	
	Os riscos potenciais,
	
	Possíveis desconfortos e incômodos.
	
	Benefícios de participarem de um estudo.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401746919)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	Dois documentos simples orientam e ordenam o desenvolvimento das normas e códigos de ética na investigação da biomedicina e da saúde: Codigo de Nuremberg e Codigo de Helsinque. Marque a afirmativa incorreta:
		
	
	Código de Helsinque trabalha as diferenças do ambiente terapêutico e não terapêutico.
	 
	Código de Helsinque surgiu na segunda guerra mundial
	
	Código de Helsinque delineia aspectos da pesquisa envolvendo experimentos com seres humanos particularmente sobre os benefícios da pesquisa clinica.
	
	Código de Nuremberg surgiu na Segunda Guerra Mundial.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401746909)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Sobre o consentimento livre esclarecido marque a afirmativa incorreta. .
		
	
	Necessário apresentar a pesquisa a todos os participantes para verificar o interesse na participação.
	
	Deve-se ainda destacar os resultados em que a pesquisa foi conduzida e direcionada para a prática da assistência em Enfermagem.
	 
	Não é necessário falar da pesquisa. Importante é somente esclarecer os riscos que os sujeitos poderão sofrer.
	
	Eles devem ser informados quanto a seu pleno direito de desistir do estudo
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401300657)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	A Enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde e qualidade de vida da pessoa, família e coletividade.O Profissional de Enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais. O profissional de enfermagem participa, como integrante da equipe de saúde, das ações que visem satisfazer as necessidades de saúde da população e da defesa dos princípios das políticas públicas de saúde e ambientais, que garantam a universalidade de acesso aos serviços de saúde, integralidade da assistência, resolutividade, preservação da autonomia das pessoas, participação da comunidade, hierarquização e descentralização político-administrativa dos serviços de saúde. O enfermeiro, é obrigado a guardar o segredo profissional sobre o que toma conhecimento no exercício pleno de sua profissão, assume o dever de: Marque opção correta abaixo.
		
	 
	Atendendo aos sentimentos de pudor e interioridade inerentes à pessoa, o enfermeiro assume o dever de: Respeitar a intimidade da pessoa e protegê-la de ingerência na sua vida privada e na da sua família.assim, salvaguardando o segredo profissional.
	
	Não respeitar e fazer a revelação do segredo profissional diante das manifestações de perda expressas pelo doente em fase terminal, pela família ou pessoas que lhe sejam próximas;e não Respeitar e não fazer respeitar o corpo após a morte.
	
	Salvaguardar sempre, no exercício das suas funções e na supervisão das tarefas que delega, a privacidade, a intimidade e a coletividade da pessoa e assim revelar o segredo que lhe foi confiado.
	
	Nenhuma das afirmativas acima contemplam o segredo profissional.
	
	O enfermeiro, ao acompanhar o doente nas diferentes etapas da fase terminal, assume o dever de: Não defender e não promover o direito do doente à escolha do local e das pessoas que deseja que o acompanhem na fase terminal da vida. E assim, pós morte, o enfermeiro poderá revelar o segredo que lhe fora revelado.

Outros materiais