Buscar

RESUMO DE CONTABILIDADE PUBLICA PARA PROVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO “Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão: 		 I - o plano plurianual; II - as diretrizes orçamentárias; III - os orçamentos anuais.”
PRINCIPIOS ORÇAMENTÁRIOS
Unidade; Anualidade; Universalidade; Orçamento Bruto; Exclusividade; Legalidade; Publicidade; Especificação; Não afetação da receita.
Princípio Orçamentário da Unidade Constituição Federal, art. 165 § 5º A lei orçamentária anual compreenderá:
 I – o orçamento fiscal
 II – o orçamento de investimento das empresas
 III – o orçamento da seguridade social
Princípio Orçamentário da Anualidade Lei 4.320/64 - art. 34. O exercício financeiro coincidirá com o ano civil.
Constituição Federal, art. 167 § 2º - Os créditos especiais e extraordinários terão vigência no exercício financeiro em que forem autorizados..
Princípio Orçamentário da Universalidade Lei 4.320/64 Art. 3º A Lei de Orçamentos compreenderá todas as receitas, inclusive as de operações de crédito autorizadas em lei.
Art. 4º A Lei de Orçamento compreenderá todas as despesas próprias dos órgãos do Governo e da administração centralizada, ou que, por intermédio deles se devam realizar, observado o disposto no artigo 2°..
Princípio do Orçamento Bruto Lei 4.320/64 Art. 6º Todas as receitas e despesas constarão da Lei de Orçamento pelos seus totais, vedadas quaisquer deduções.
Princípio Orçamentário da Exclusividade Constituição Federal – art. 165 § 8º - A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.
Princípio da Legalidade Constituição Federal - art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:
 I - o plano plurianual;
 II - as diretrizes orçamentárias;
 III - os orçamentos anuais.
O administrador só pode fazer o que é previsto e permitido em lei, uma vez que administrar é prover os interesses públicos, assim caracterizados em lei, fazendo-os em conformidade dos meios e formas nela estabelecidos. 
Princípio da Publicidade Constituição Federal - art. 37 Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência...
Princípio da Não Afetação da Receita Significa que a destinação do produto de arrecadação de imposto não pode ir vinculada, como regra, a nenhum órgão, fundo ou despesa. Exceção: 18% ou 25% FUNDEB ou 15% da Saúde.
Princípio Orçamentário da Especificação LC nº 101/2000 - Art. 5º § 4º - É vedado consignar na lei orçamentária crédito com finalidade imprecisa ou com dotação ilimitada.
Receita e despesa pública: Art. 35. Lei 4.320 – Pertencem ao exercício financeiro: I - As receitas nele arrecadadas.
II - As despesas nele legalmente empenhadas.
Enfoque orçamentário (Regime de Caixa) Enfoque Patrimonial, art. 6º Portaria 3/2008 (Princípios Contábeis – Regime de Competência).
RESTOS A PAGAR: Despesas empenhadas e não pagas até 31 de dezembro (art. 36 da Lei nº 4.320/64);
RP Processados; RP Não Processados e Cancelamentos.
CREDITOS ADICIONAIS; Lei nº 4.320/64 Art. 40. São créditos adicionais, as autorizações de despesa não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento. Suplementares (art. 41, I) Especiais (art. 41, II) Extraordinário (art. 41, III).
Suplementares: São autorizados para reforço de dotação orçamentária, que porque qualquer motivo tornaram-se insuficiente.
Especiais: São destinações para despesas que não estavam relacionadas no orçamento.
Extraordinário: Somente será admitida para atender a despesas imprevisíveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, calamidade pública.										 Recursos disponíveis Lei nº 4.320/64 - art. 43, § 1º; 
Superávit financeiro; Cancelamentos parciais ou totais de dotações; Operação de créditos; Excesso de arrecadação.
Abertura de créditos adicionais; Prazos de vigência (art. 45, Lei nº 4.320/64); Abertura (art. 42 e 44, Lei nº 4.320/64).
CONCEITOS DE CONTABILIDADE 
A Escola Patrimonialista, nascida na Itália pela obra de Vicenzo Masi, enfatiza a contabilidade como ciência e evidencia o CONTROLE PATRIMONIAL;
Define-se pela ênfase no controle patrimonial. Hendriksen, da escola norte-americana a trata como um PROCESSO DE INFORMAÇÃO. Define-se pela ênfase no controle da informação.
O objetivo da contabilidade é gerar informações aos usuários dessa ciência a cerca do patrimônio da entidade envolvida; Objeto da contabilidade o PATRIMÔNIO; Patrimônio é o conjunto de: BENS + DIREITOS+OBRIGAÇÕES.
Princípios contábeis; I Princípio da ENTIDADE; II Princípio da CONTINUIDADE; III Princípio da OPORTUNIDADE;
IV Princípio do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL; V Princípio da COMPETÊNCIA; VI Princípio da PRUDÊNCIA.
Caracteristicas qualitativas das demostrações contábeis
Divisão das características qualitativas da informação contábil-financeira em:
a) características qualitativas fundamentais (relevância e representação fidedigna ), as mais críticas;
b) características qualitativas de melhoria (comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade), menos críticas, mas ainda assim altamente desejáveis.
A formação dos elementos patrimoniais da entidade:
Elementos Patrimoniais ATIVO / PASSIVO + PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Contas de resultado
RECEITA; Denota todos os recebimentos auferidos pelo desempenho da atividade, tem como resultado final o aumento do ativo. (essa aumenta o ativo).
DESPESA; Representa decréscimo dos benefícios econômicos, que vão diminuir o ativo e aumentar o passivo.(essa diminui o ativo e aumenta o passivo).
ESTRUTURA DE ELEMENTOS;
Ativo e passivo –contas patrimoniais. Ativo e passivo – contas de resultado
CONTABILIDADE APLICADA NO SETOR PÚBLICO; É o ramo da ciência contábil que aplica, no processo gerador de informações, os Princípios de Contabilidade e as normas contábeis direcionados ao controle patrimonial de entidades do setor público.
SISTEMAS CONTÁBEIS; NBC T 16.2 – Resolução nº 1129.
O sistema contábil representa a estrutura de informações sobre identificação, mensuração, avaliação, registro, controle e evidenciação dos atos e dos fatos da gestão do patrimônio público, com o objetivo de orientar e suprir o processo de decisão, a prestação de contas e a instrumentalização do controle social.
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES; Orçamentário; Patrimonial; Custos;Compensação
SISTEMA ORÇAMENTÁRIO; Registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária.
SISTEMA PATRIMONIAL; Registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público.
SISTEMAS DE CUSTOS; Registra, processa e evidencia os custos dos bens e serviços, produzidos e ofertados à sociedade pela entidade pública.
SISTEMA DE COMPENSAÇÃO; Registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle.
O Balanço Patrimonial,(NBCT 16.6 – Demonstrações Contábeis;) estruturado em Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido, evidencia qualitativa e quantitativamente a situação patrimonial da entidade pública.
A classificação dos elementos patrimoniais considera a segregação em “circulante” e “não circulante”, com base em seus atributos de conversibilidade e exigibilidade.
O Balanço Financeiro (NBCT 16.6 – Demonstrações Contábeis;) evidencia as receitas e despesas orçamentárias, bem como os ingressos e dispêndios extraorçamentários, conjugados com os saldos de caixa do exercício anterior e os que se transferem para o início do exercício seguinte. 
O Balanço orçamentário (NBCT 16.6 – Demonstrações Contábeis;) evidencia as receitas eas despesas orçamentárias, detalhadas em níveis relevantes de análise, confrontando o orçamento inicial e as suas alterações com a execução, demonstrando o resultado orçamentário.
O Balanço Orçamentário é estruturado de forma a evidenciar a integração entre o planejamento e a execução orçamentária.
DEMOSTRAÇÕES DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS; evidencia as variações quantitativas, o resultado patrimonial e as variações qualitativas decorrentes da execução orçamentária.
O resultado patrimonial do período é apurado pelo confronto entre as variações quantitativas aumentativas e diminutivas.
As variações quantitativas são decorrentes de transações no setor público que aumentam ou diminuem o patrimônio líquido.
As variações qualitativas são decorrentes de transações no setor público que alteram a composição dos elementos patrimoniais sem afetar o patrimônio líquido.
VARIAÇÃO PATRIMONIAIS QUANTITATIVAS; Variações patrimoniais aumentativas, Resultado Patrimonial do Período

Outros materiais