Buscar

PROENADE SIMULADOS 1 2 3 4

Prévia do material em texto

SIMULADO 1 CONHECIMENTO GERAIS
1. O anúncio feito pelo Centro Europeu para a Pesquisa Nuclear (CERN) de que havia encontrado sinais de uma partícula que pode ser o bóson de Higgs provocou furor no mundo científico. A busca pela partícula tem gerado descobertas importantes, mesmo antes da sua confirmação. Algumas tecnologias utilizadas na pesquisa poderão fazer parte de nosso cotidiano em pouco tempo, a exemplo dos cristais usados nos detectores do acelerador de partículas large hadron colider (LHC), que serão utilizados em materiais de diagnóstico médico ou adaptados para a terapia contra o câncer. "Há um círculo vicioso na ciência quando se faz pesquisa", explicou o diretor do CERN. "Estamos em busca da ciência pura, sem saber a que servirá. Mas temos certeza de que tudo o que desenvolvemos para lidar com problemas inéditos será útil para algum setor." 
CHADE, J. Pressão e disputa na busca do bóson. O Estado de S. Paulo, p. A22, 08/07/2012 (adaptado).
Considerando o caso relatado no texto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. É necessário que a sociedade incentive e financie estudos nas áreas de ciências básicas, mesmo que não haja perspectiva de aplicação imediata.
 PORQUE
II. O desenvolvimento da ciência pura para a busca de soluções de seus próprios problemas pode gerar resultados de grande aplicabilidade em diversas áreas do conhecimento.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
 2. A floresta virgem é o produto de muitos milhões de anos que passaram desde a origem do nosso planeta. Se for abatida, pode crescer uma nova floresta, mas a continuidade é interrompida. A ruptura nos ciclos de vida natural de plantas e animais significa que a floresta nunca será aquilo que seria se as árvores não tivessem sido cortadas. A partir do momento em que a floresta é abatida ou inundada, a ligação com o passado perde-se para sempre. Trata-se de um custo que será suportado por todas as gerações que nos sucederem no planeta. É por isso que os ambientalistas têm razão quando se referem ao meio natural como um "legado mundial".
Mas, e as futuras gerações? Estarão elas preocupadas com essas questões amanhã? As crianças e os jovens, como indivíduos principais das futuras gerações, têm sido, cada vez mais, estimulados a apreciar ambientes fechados, onde podem relacionar-se com jogos de computadores, celulares e outros equipamentos interativos virtuais, desviando sua atenção de questões ambientais e do impacto disso em vidas no futuro, apesar dos esforços em contrário realizados por alguns setores. Observe-se que, se perguntarmos a uma criança ou a um jovem se eles desejam ficar dentro dos seus quartos, com computadores e jogos eletrônicos, ou passear em uma praça, não é improvável que escolham a primeira opção. Essas posições de jovens e crianças preocupam tanto quanto o descaso com o desmatamento de florestas hoje e seus efeitos amanhã.
SINGER, P. Ética Prática. 2 ed. Lisboa: Gradiva, 2002, p. 292 (adaptado).
É um título adequado ao texto apresentado acima:
Engajamento de crianças e jovens na preservação do legado natural: uma necessidade imediata.
3. De acordo com as informações apresentadas acima, verifica-se que:	
o Sudeste apresenta o maior número de leitores do país, mesmo tendo diminuído esse número em 2011.
4. "A ideia segundo a qual todo ser humano, sem distinção, merece tratamento digno corresponde a um valor moral. O pluralismo político, por exemplo, pressupõe um valor moral: os seres humanos têm o direito de ter suas opiniões, expressá-las e organizar-se em torno delas. Não se deve, portanto, obrigá-los a silenciar ou a esconder seus pontos de vista; vale dizer, são livres. Na sociedade brasileira, não é permitido agir de forma preconceituosa, presumindo a inferioridade de alguns (em razão de etnia, raça, sexo ou cor), sustentando e promovendo a desigualdade. Trata-se de um consenso mínimo, de um conjunto central de valores, indispensável à sociedade democrática: sem esse conjunto central cai-se na anomia, entendida como ausência de regras ou com total relativização delas."
BRASIl. Ética e cidadania. Brasília: MEC/SEB, 2007 (adaptado).
Com base nesse fragmento de texto, infere-se que a sociedade moderna e democrática:
sustenta-se em um conjunto de valores pautados pela isonomia no tratamento dos cidadãos.
5. O quadro a seguir apresenta a proporção (%) de trabalhadores por faixa de tempo gasto no deslocamento casa trabalho, no Brasil e em três cidades brasileiras.
Com base nos dados apresentados e considerando a distribuição da população trabalhadora nas cidades e as políticas públicas direcionadas à mobilidade urbana, avalie as afirmações a seguir.
I. A distribuição das pessoas por faixa de tempo de deslocamento casa trabalho na região metropolitana do Rio de Janeiro é próxima à que se verifica em São Paulo, mas não em Curitiba e na média brasileira.
II. Nas metrópoles, em geral, a maioria dos postos de trabalho está localizada nas áreas urbanas centrais, e as residências da população de baixa renda estão concentradas em áreas irregulares ou na periferia, o que aumenta o tempo gasto por esta população no deslocamento casa trabalho e o custo do transporte.
III As políticas públicas referentes a transportes urbanos, como, por exemplo, Bilhete Único e Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), ao serem implementadas, contribuem para redução do tempo gasto no deslocamento casa trabalho e do custo do transporte.
É correto o que se afirma em:
I, II e III.
6. Importante website de relacionamento caminha para 700 milhões de usuários. Outro conhecido servidor de microblogging acumula 140 milhões de mensagens ao dia. É como se 75% da população brasileira postasse um comentário a cada 24 horas. Com as redes sociais cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas, é inevitável que muita gente encontre nelas uma maneira fácil, rápida e abrangente de se manifestar.
Uma rede social de recrutamento revelou que 92% das empresas americanas já usaram ou planejam usar as redes sociais no processo de contratação. Destas, 60% assumem que bisbilhotam a vida dos candidatos em websites de rede social.
Realizada por uma agência de recrutamento, uma pesquisa com 2500 executivos brasileiros mostrou que 44% desclassificariam, no processo de seleção, um candidato por seu comportamento em uma rede social.
Muitas pessoas já enfrentaram problemas por causa de informações online, tanto no campo pessoal quanto no profissional. Algumas empresas e instituições, inclusive, já adotaram cartilhas de conduta em redes sociais.
POLONI, G. O lado perigoso das redes sociais. Revista INFO, p.70-75, julho 2011 (adaptado)
De acordo com o texto,
	
empresas e instituições estão atentas ao comportamento de seus funcionários em websites de redes sociais.
7. É ou não ético roubar um remédio cujo preço é inacessível, a fim de salvar alguém, que, sem ele, morreria? Seria um erro pensar que, desde sempre, os homens têm as mesmas respostas para questões desse tipo. Com o passar do tempo, as sociedades mudam e também mudam os homens que as compõem. Na Grécia Antiga, por exemplo, a existência de escravos era perfeitamente legítima: as pessoas não eram consideradas iguais entre si, e o fato de umas não terem liberdade era considerado normal. Hoje em dia, ainda que nem sempre respeitados, os Direitos Humanos impedem que alguém ouse defender, explicitamente, a escravidão como algo legítimo.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Fundamental. Ética. Brasília, 2012. Disponível em: portalmec.gov.br, Acesso em: 16 jul. 2012 (adaptado). 
Com relação a ética e cidadania, avalie as afirmações seguintes.
I. Toda pessoa tem direito ao respeito de seus semelhantes, a uma vida digna, a oportunidades de realizar seus projetos, mesmo que esteja cumprindo pena de privação de liberdade, por ter cometido delito criminal, com trâmitetransitado e julgado. 
II. Sem o estabelecimento de regras de conduta, não se constrói uma sociedade democrática, pluralista por definição, e não se conta com referenciais para se instaurar a cidadania como valor. 
III. Segundo o princípio da dignidade humana, que é contrário ao preconceito, toda e qualquer pessoa é digna e merecedora de respeito, não importando, portanto, sexo, idade, cultura, raça, religião, classe social, grau de instrução e orientação sexual.
É correto o que se afirma em:
I, II e III.
8. Com a globalização da economia social por meio das organizações não governamentais, surgiu uma discussão do conceito de empresa, de sua forma de concepção junto às organizações brasileiras e de suas práticas. Cada vez mais, é necessário combinar as políticas públicas que priorizam modernidade e competitividade com o esforço de incorporação dos setores atrasados, mais intensivos de mão de obra.
FONTE: Disponível em:<http://unpan1.un.org>. Acesso em: 4 ago. 2014 (adaptado).
A respeito dessa temática, avalie as afirmações a seguir:
I - O terceiro setor é a mistura dos dois setores econômicos clássicos da sociedade: o público, representado pelo Estado, e o privado, representado pelo empresário em geral.
III - A responsabilidade social tem resultado na alteração do perfil corporativo e estratégico das empresas, que têm reformulado a cultura e a filosofia que orientam as ações institucionais.
Está correto o que se afirma em:
I e III apenas.
9. O Cerrado, que ocupa mais de 20% do território nacional, é o segundo maior bioma brasileiro, menor apenas que a Amazônia. Representa um dos hotspots para a conservação da biodiversidade mundial e é considerado uma das mais importantes fronteiras agrícolas do planeta.
Considerando a conservação da biodiversidade e a expansão da fronteira agrícola no Cerrado, avalie as afirmações a seguir:
III. Exploração excessiva, redução progressiva do habitat e presença de espécies invasoras estão entre os fatores que mais provocam o aumento da probabilidade de extinção das populações naturais do Cerrado.
IV. Elevação da renda, diversificação das economias e o consequente aumento da oferta de produtos agrícolas e da melhoria social das comunidades envolvidas estão entre os benefícios associados à expansão da agricultura no Cerrado.
É correto apenas o que se afirma em:
III e IV.
10. A tabela acima apresenta a taxa de rotatividade no mercado formal brasileiro, entre 2007 e 2009. Com relação a esse mercado, sabe-se que setores como o da construção civil e o da agricultura têm baixa participação no total de vínculos trabalhistas e que os setores de comércio e serviços concentram a maior parte das ofertas. A taxa média nacional é a taxa média de rotatividade brasileira no período, excluídos transferências, aposentadorias, falecimentos e desligamentos voluntários.
Com base nesses dados, avalie as afirmações seguintes:
I. A taxa média nacional é de, aproximadamente, 36%.
II. O setor de comércio e o de serviços, cujas taxas de rotatividade estão acima da taxa média nacional, têm ativa importância na taxa de rotatividade, em razão do volume de vínculos trabalhistas por eles estabelecidos.
IV. A construção civil é o setor que apresenta a maior taxa de rotatividade no mercado formal brasileiro, no período considerado.
É correto apenas o que se afirma em:
I, II e IV.
SIMULADO 2 ESPECIFICO
1. Em 2001, foi criado o Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar, cujo objetivo é promover a cultura do atendimento humanizado na área da saúde. Constituem ações de articulação dos assistentes sociais na equipe de saúde:
I. esclarecer suas atribuições e competências para os demais profissionais da equipe de saúde.
III. construir e implementar, junto com a equipe de saúde, propostas de treinamento e capacitação do pessoal técnico-administrativo.
IV. identificar e trabalhar os determinantes sociais da situação apresentada pelos usuários e garantir a participação deles no processo de reabilitação.
I, III, IV.
2. Desde 1980, a análise do significado social da profissão está centrada no processo de reprodução das relações sociais, sustentando que a questão social é indissociável das relações sociais capitalistas, nos marcos da expansão monopolista e de seu enfrentamento pelo Estado. O processo de renovação crítica do Serviço Social é vivenciado internamente na categoria profissional, exigindo dos profissionais o entendimento da sua posição na divisão sociotécnica do trabalho.
IAMAMOTO, M. V. A Questão Social no Capitalismo. In: TEMPORALIS. Revista da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa. ABEPSS. Ano II, nº 3, janeiro a junho de 2001 (adaptado).
Considerando o contexto apresentado, conclui-se que o Serviço Social:
sob a perspectiva profissional, é fruto do processo de produção e reprodução das relações sociais e, por isso, afirma-se como uma especialização do trabalho coletivo no quadro do desenvolvimento industrial e da expansão urbana.
3. Em relação à teoria dos clássicos do pensamento político, avalie as afirmações abaixo. 
I. Thomas Hobbes sustentou que os apetites e as aversões determinam as ações voluntárias dos homens, e o único meio para eles satisfazerem seus apetites e evitarem a morte é admitir um poder soberano perpétuo.
É correto o que se afirma em:
I, APENAS.
4. No debate sobre a relação entre projetos societários e projetos profissionais, é consenso que os primeiros estão presentes na dinâmica de qualquer projeto coletivo, inclusive no projeto ético político do Serviço Social. Considerando as transformações societárias implementadas no Brasil a partir de 1990, pode-se afirmar que há uma tensão entre o projeto societário hegemônico e o projeto profissional, na medida em que:
O projeto societário enfraquece a resistência dos movimentos organizados da classe trabalhadora à dominação do capital.
5. O reconhecimento de que o assistente social atua nas expressões da questão social é fruto do amadurecimento profissional ao longo da história. Acerca da questão social, avalie as seguinte afirmações.
I. A questão social é fruto da ordem capitalista e possui expressões que estão sujeitas a modificações e intensificações.
III. As expressões da questão social são resultantes do processo de consolidação e amadurecimento da sociedade capitalista.
É correto o que se afirma em:
I e III, apenas
6. As transformações societárias, que ganharam impulso a partir de 1970, trouxeram mudanças ao mundo do trabalho provocadas pelas requisições do capital no bojo do projeto neoliberal. No entanto, as transformações não se esgotaram no âmbito produtivo, mas alcançaram a totalidade social. Tal fenômeno foi sentido com intensidade nas chamadas sociedades tardio-burguesas, ou periféricas.
NETTO, J. P. Crise do capital e consequências societárias. Revista Serviço Social e Sociedade. São Paulo: v. 111, jul-set, p. 413 - 429, 2012 (adaptado).
O modelo neoliberal em sociedades periféricas desenvolveu-se tendo como pressuposto:
I. a privatização do patrimônio do Estado, transferindo riquezas nacionais ao grande capital.
III. a flexibilização da produção e das relações de trabalho, alterando as configurações tayloristas-fordistas e reduzindo os direitos trabalhistas.
IV. a desregulamentação das relações comerciais e financeiras, resultando na flexibilização das proteções comerciais-alfandegárias e na liberalização dos fluxos financeiros.
É correto apenas o que se afirma em:
I, III e IV
7. O Estado, como produto histórico das relações entre classes sociais antagônicas, congrega em si a totalidade das relações sociais entre essas classes constituindo-se como um fenômeno contraditório e dialético. Nesse sentido, embora o estado assuma com maior afinco as funções coercitivas e repressivas, que respondem aos interesses da classe dominante para a manutenção da ordem e da propriedade privada, ele também desenvolve ações integradoras e protetivas, respondendo às demandas e reivindicações dasclasses trabalhadoras. Aí localiza-se seu caráter contraditório e dialético.
PEREIRA, P. A. P. Estado, sociedade e esfera pública. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009 (adaptado). 
Com base no texto acima, é correto afirmar que o caráter contraditório e dialético do Estado se evidencia em:
um conjunto de instituições e prerrogativas, que assume diferentes responsabilidades, inclusive de atender às demandas e reivindicações da sociedade, antagônicas aos interesses do capital.
8. A globalização não é um fenômeno recente, seu desenvolvimento histórico adquiriu características próprias e repercussões específicas no contexto social, político e econômico. O seu avanço trouxe a percepção, cada vez mais presente, da ampliação das relações sociais, concomitante ao de encolhimento do mundo. As causas de tal percepção podem ser classificadas historicamente em três períodos históricos. O século XV foi palco de conquistas e colonização, a constituição de rotas internacionais marcou o primeiro período. O segundo período, caracterizado pelos grandes eventos do século XVIII, como a Revolução Francesa e a Revolução Industrial, ensejou a globalização do capitalismo e das teorias econômicas, a formação do proletariado e o incremento do comércio mundial. A "questão social" adquiriu os seus contornos como expressão das condições de vida da classe trabalhadora na esfera capitalista. O terceiro período, com inserção temporal no século XX, caracterizou-se pela demanda substancial das indústrias por novas fontes de energia, a inovação dos meios de transportes, o desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Ao mesmo tempo em que as relações sociais se intensificaram, a sensação de "encolhimento" do mundo se tornou ainda mais forte devido, principalmente, à facilidade e rapidez das comunicações.
RAMALHO, Nélson Alves. Processos de globalização e problemas emergentes: implicações para o Serviço Social contemporâneo. In: Revista ServiçoSocial e Sociedade. São Paulo: Cortez, 2012, p. 345 a 368 (adaptado).
Com base no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. A economia foi a principal instância propulsora da primeira fase da globalização.
II. A divisão internacional do trabalho instaurada no segundo período foi determinante na inserção periférica dos países do Cone Sul.
IV. A capacidade de educação do conjunto da sociedade, no terceiro período, é condicionante para que a economia dos países se aproprie do processo de informação, elemento fundamental para a competitividade na esfera global.
É correto apenas o que se afirma em:
I, II e IV
9. O aumento da demanda e a escassez de verbas levam os profissionais a desempenhar a tarefa de selecionar aqueles que terão acesso ao serviço, através do levantamento de informações sobre a vida do usuário. Assim coloca-se uma contradição, ainda que os profissionais procurem socializar as informações na perspectiva da universalidade dos serviços sociais, na hora de repassar o recurso material, sua ação se pauta num processo de seletividade dos serviços. Isso mostra que o direcionamento do discurso profissional não é suficiente para romper a lógica fragmentária dos serviços assistenciais. A perspectiva do direito social, ainda que seja enfatizada no discurso do profissional que repassa o recurso, é atropelada pela seletividade imposta pela instituição.
TRINDADE, R. L. P. Ações Profissionais, procedimentos e instrumentos no trabalho dos assistentes sociais. In: SANTOS, C. M. et al (orgs). A dimensão Técnico-operativa no Serviço Social.2012, p. 75 (adaptado).
É no cotidiano da prática do assistente social que as dimensões da profissão se confrontam, se entrecruzam e se complementam. Com base nas reflexões apresentadas, as duas dimensões evidenciadas são:
ético-política e técnico-operativa.
10. A pesquisa da realidade é tarefa essencial para a qualificação do exercício profissional do assistente social. O planejamento da pesquisa é etapa indispensável do processo de investigação, configurando-se como um momento de tomada de decisões sobre o problema da pesquisa, as fontes de informação, os procedimentos para obtê-las e o tratamento dos dados.
ALCOFORADO, M. G. Elaboração de projeto de pesquisa. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais.Brasília (DF), 2009, p. 719 - 740 (adaptado).
Com relação às etapas para a construção do projeto de pesquisa, avalie as afirmações a seguir.
I. O objeto de pesquisa pode ser identificado a partir de uma dificuldade encontrada na prática profissional do assistente social, embora nem sempre seja totalmente desconhecido pelo pesquisador.
IV. O cronograma pode ser um elemento flexível, embora funcione como um instrumento de controle das ações do pesquisador, prevenindo o desperdício de tempo e de recursos por meio da distribuição das atividades em determinado período de tempo.
É correto apenas o que se afirma em:
I e IV
SIMULADO 3 ESPECIFICO
1. (2014 - CEPERJ) Sobre o debate da Questão Social, Netto (2001) nos oferece elementos essenciais para compreender a gênese de utilização desta expressão e sua relação com fenômenos objetivos presentes na realidade social. O autor informa que a expressão "Questão Social" começa a ser utilizada na terceira década do século XIX e surge para dar conta do fenômeno do pauperismo, evidente na Europa Ocidental nesse período. Sendo assim, pode-se compreender, a partir do autor citado, que as expressões da "Questão Social", estão relacionadas aos aspectos mais imediatos da:
instauração do capitalismo em seu estágio industrial concorrencial.
2. (2014 - SDS/TO) O processo mundial de expansão e consolidação das políticas sociais segue os efeitos do período histórico em que há a(s):
primeira grande crise do capital e as sequelas da Segunda Guerra Mundial
3. (TJ/SC/2015) Uma unidade de atendimento socioeducativo de semiliberdade tem a seguinte composição em seu quadro técnico: 01 assistente social, 01 psicólogo e 01 pedagogo. O assistente social, visando elaborar o seu projeto de intervenção profissional, decide fazer uma pesquisa com os adolescentes da referida unidade como forma de aprofundar o seu conhecimento a respeito dos usuários dos serviços da instituição. Em seu projeto o assistente social opta pela modalidade de pesquisa que "trabalha com o universo dos significados, dos motivos, das aspirações, das crenças, dos valores, das atitudes" (MINAYO, 2009, p.21). A modalidade de pesquisa escolhida pelo assistente social é a pesquisa
qualitativa.
4. Sob a autocracia burguesa (a ditadura de 1964/1984), o Serviço Social brasileiro explicitou, pela primeira vez, a perspectiva da intenção de ruptura com o conservadorismo. O marco desse processo ficou conhecido como:
"Método B.H."
5. (2014/UFBA) O período da expansão do capitalismo e da reestruturação produtiva foi marcado por:
altas taxas de crescimento econômico.
6. (TJ/SC/2005) Joana, assistente social recém-formada, foi contratada por uma Organização Não Governamental (ONG) para elaborar e executar um projeto social. O projeto tem como público-alvo pessoas com deficiência que realizam tratamento fisioterapêutico em uma instituição de reabilitação. O objetivo geral do projeto que Joana deve desenvolver é: "promover ações que contribuam para a melhora da qualidade de vida dos pacientes atendidos". Joana, antes de iniciar o projeto, decide realizar uma pesquisa científica a fim de conhecer melhor a realidade social dos usuários que serão atendidos. Assim, ela elabora uma pesquisa de cunho qualitativo e utiliza como referência textos de Maria Cecília Minayo. Joana, seguindo as orientações da referida autora, divide o seu processo de trabalho científico em pesquisa qualitativa nas seguintes etapas:
fase exploratória, trabalho de campo, análise e tratamento do material empírico e documental.
7. (CEFET/RJ/2010) A flexibilização da economia, reestruturação no mundo do trabalho, a minimalização do Estado e a retração dos direitossociais acarretam mudanças nas condições de trabalho, demandas profissionais e respostas profissionais no âmbito do Serviço Social. O modelo de política explicitado acima que alterou significativamente condições de trabalho, demandas e respostas profissionais ao Serviço Social é denominado de:
Neoliberalismo
8. A proteção social registrou um enorme avanço com a Constituição Federal promulgada em 1988, que introduziu o conceito de seguridade social. O tripé da Seguridade Social envolve, além das políticas sociais de saúde, as de:
previdência social e assistência social.
9. O Conselho de Saúde e a Conferência de Saúde são espaços de participação política garantidos formalmente por meio da Lei no 8142/90. Para os assistentes sociais, em particular, estes espaços
fortalecem o processo de efetivação do controle social.
10. O processo de profissionalização e institucionalização do Serviço Social no Brasil, no séc. XX, teve uma relação direta e articulada com:
a expansão das grandes instituições socioassistenciais estatais, paraestatais e autárquicas, que surgem no final do Estado Novo.
SIMULADO 4
1. O processo de sistematização das ações profissionais qualifica o trabalho do assistente social na medida em que possibilita
a reconstrução ideal dos processos objetivos.
2. elementar para o funcionamento da sociedade burguesa, ainda que não seja de fácil compreensão. ¿Assim a célula econômica da sociedade burguesa é a forma______, que reveste o produto do trabalho, ou a forma de valor¿. (MARX, v. I, p. 4). 
Complete a lacuna: 
Mercadoria
3. Para melhor orientar o usuário, o assistente social deve conhecer as múltiplas mediações que permeiam a sua atuação profissional. Para isso, deve embasar a sua intervenção em processos investigativos que assegurem e qualifiquem a formulação de estratégias e táticas de ação. Entre outras formas, tal embasamento se torna possível através
do levantamento/identificação dos recursos disponíveis.
4. Em um contrato de trabalho por prazo determinado, a empresa ALFA Ltda. contratou 10 trabalhadores por 06 meses, depois prorrogou esse contrato por mais um ano e sete meses. Em seguida demitiu todos os trabalhadores com os direitos previstos na CLT para contratos dessa natureza. Com base no caso apresentado marque a alternativa correta.
O empregador agiu de forma errada, pois não deveria ter prorrogado o contrato para esse prazo.
5. A Lei é espécie da qual a norma é gênero. Nesse sentido, ela deverá ter forma especifica e passar por um processo de criação chamado "processo legislativo", segundo previsão legal. Tendo em vista tal afirmação, marque a alternativa correta.
Lei é a norma escrita, elaborada por autoridade competente, imposto coercitivamente e tomada obrigatória pelo Estado a todos, protegendo interesses e normatizando ações.
6. O estudo do Direito, em especial do ramo dos Direitos Sociais nos ensina que o Estado (nação) é divido em poderes, estes por sua vez são separados e autônomos, mas harmônicos entre si. A cada um deles cabem variadas funções específicas e outras periféricas para o cumprimento de suas missões institucionais. Com relação às funções específicas de cada Poder do Estado marque a alternativa incorreta.
As Normas Legislativas (Leis) são criadas pelo poder judiciário, são chamadas de normas objetivas ou positivadas (escritas).
7. A lei trabalhista difere "empregado" de "trabalhador". em vista disso pode-se afirmar que todo empregado é um trabalhador mas nem todo trabalhador é um empregado. Considerando essa distinção, pode-se afirmar que empregado é
toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.
8. Um dos elementos mais importantes da relação empregado x empregador é o contrato de trabalho. É ele que une de forma legal e legítima as partes dessa relação. Com base nesta afirmação, marque a alternativa correta.
( I ) A CLT, em seu art. 442, dispõe que "Contrato individual de trabalho é o acordo tácito ou expresso, correspondente à relação de emprego" 
 ( II ) O contrato de trabalho é consensual, pois ambas as partes (contratantes) possuem direitos e deveres em relação ao cumprimento do contrato
(III) O contrato de trabalho é sempre um contrato de adesão, pois um dos contratantes, o empregado, limita-se a aceitar as cláusulas e condições previamente estabelecidas pelo empregador 
I está correta
9. O processo de sistematização das ações profissionais qualifica o trabalho do assistente social na medida em que possibilita
a reconstrução ideal dos processos objetivos.
10. "Em geral, é reconhecido que a existência de políticas sociais é um fenômeno associado à constituição da sociedade burguesa, ou seja, do específico modo capitalista de produzir e reproduzir-se. Evidentemente que não desde os seus primórdios, mas quando se tem um reconhecimento da questão social inerente às relações sociais nesse modo de produção, vis àvis ao momento em que os trabalhadores assumem um papel político e até revolucionário. Tanto que existe certo consenso em torno do final do século XIX como período de criação e multiplicação das primeiras legislações e medidas de proteção social, com destaque para a Alemanha e a Inglaterra, após um intenso e polêmico debate entre liberais e reformadores sociais humanistas."
(BEHRING, Elaine Rossetti. Fundamentos de Política Social. In: Fundamentos de política social. In: MOTA, Ana Elisabete [et.al.], (orgs.). Serviço social e saúde: formação e trabalho profissional. 2 ed. São Paulo: OPAS, OMS, Ministério da Saúde, 2007.)
Não é unívoca, sendo resultante do reconhecimento Estado ante a questão social e a luta da classe trabalhadora.

Outros materiais

Perguntas Recentes