Buscar

60 QUESTÕES

Prévia do material em texto

AVALIANDO APRENZIDADO – ÉTICA, LEGISLAÇÃO E EXERCÍCIO PROFISSONAL EM ENFERMAGEM
A deontologia médica foi a pioneira das deontologias e se fundamenta em duas leis principais: natural e jurídica.
Ao longo dos séculos, com o progresso do conhecimento, houve uma organização do trabalho e, assim, surgiram as profissões. Desde os tempos mais remotos, o homem desenvolveu suas atividades. Em função das necessidades sociais.
De acordo com Ferreira (2001, p. 560), o vocábulo - profissão - significa atividade ou ocupação especializada, da qual se podem tirar os meios de subsistência. De acordo com esta definição podemos entender que: Trata-se do exercício habitual de uma tarefa para o meio de se obter remuneração.
Leia com atenção a definição a seguir: "É um conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão, sendo o compromisso do homem para o seu exercício tido como fundamental, respeitando seu semelhante, regulando o desempenho das profissões para o seu maior êxito". Podemos afirmar que esta definição é correspondente a: Ética profissional. 
Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª, e marque a alternativa CORRETA, no que diz respeito ao Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. (1) Princípios Fundamentais (2) Dos Direitos (3) Das Responsabilidades (4) Dos Deveres (5) Das Proibições (2) Recusar a execução de atividades que não sejam de sua competência legal. (1) Profissional de Enfermagem presta assistência à saúde visando a promoção desta no ser humano como um todo. (5) Negar Assistência de Enfermagem em caso de Urgência ou Emergência. (3) Assegurar ao paciente uma Assistência de Enfermagem livre de danos decorrentes de imperícia , negligência ou imprudência. (4) Cumprir e fazer cumprir os preceitos éticos e legais da profissão A alternativa que apresenta a seqüência CORRETA de correlações é: 
A deontologia está relacionada com a ética profissional. Dessa forma, qual é o objetivo da ética? O objetivo é o relacionamento do profissional com sua clientela e vice-versa, tendo em vista principalmente a dignidade do homem e o bem-estar no contexto sociocultural em que atua sua profissão. 
Abaixo estão as principais entidades de classe de maior importância na Enfermagem. Marque a afirmativa abaixo que NÃO CORRESPONDE. Ministério da Saude – MS. 
A Associação Brasielira de Enfermagem possui as seguintes finalidades? Congregar os enfermeiros e técnicos de enfermagem, incentivar o espírito de união e solidariedade entre as classes. 
Seguem algumas informações sobre as quatro principais entidades de classe da área da enfermagem. Identifique e marque a competencia correspondente a ABEn: É uma entidade com finalidade cultural e cientifica da enfermagem. 
Assim como outros profissionais, os enfermeiro possuem uma deontologia específica, elaborada pelos próprios profissionais da área. É responsável pela elaboração do Código de Ética: O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN).
A ABEN possui as seguintes finalidades: Congregar os enfermeiros e técnicos de enfermagem, incentivar o espírito de união e solidariedade entre as classes; Promover o desenvolvimento técnico, científico e profissional dos integrantes de Enfermagem do país; 
O profissional de enfermagem pode recusar-se a executar prescrição medicamentosa e terapêutica, nas seguintes situações, EXCETO: Por não concordar com o tratamento prescrito.
Segredo profissional - Crime contra a inviolabilidade dos segredos, consistente em revelar alguém, sem justa causa, fato de conhecimento restrito a reduzido número de pessoas, de que tem ciência em razão de função, ministério, ofício ou profissão, desde que da revelação possa resultar dano a outrem. Vide divulgação de segredo. Violação de segredo profissional - Crime contra a inviolabilidade dos segredos (pessoa) consistente em revelar a alguém, sem justa causa, fato conhecido de número restrito de pessoas, de que tem ciência em razão de função, ministério, ofício ou profissão, e cuja revelação possa produzir dano a outrem.A Inobservância do Segredo Profissional pela equipe de enfermagem.Refletir sobre a ética é contribuir para aumentar a reflexão sobre a ação humana, tornando-nos mais sensíveis e mais sensatos, porque ela nos aproxima da realidade e nos torna mais conscientes das ações que praticamos em qualquer espaço da nossa vida. Sobre o Segredo Profissional assinale a opção correta: O segredo profissional está regulamentado no Artigo 29 do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. 
Para que se integre a figura do crime, é necessário que a conduta contrária ao dever conduza a um resultado de DANO ou PERIGO. Não haverá dano, seja pessoal, material ou moral. Portanto o profissional enfermeiro deve ser prudente, cuidadoso e conhecedor de sua profissão em seu pleno exercício.Com base no parágrafo, Marque a opção correta sobre segredo profissional na prática do enfermeiro. Pode revelar o segredo: 4º. Quando o bem do depositário o exige (o bem do próprio profissional de enfermagem): casos que o enfermeiro é ameaçado de chantagem por parte do cliente. OBS: Mesmo nestas situações exige-se uma série de condições que precisam ser observadas, tais como: - Revelar o que for estritamente necessário para a solução do problema. 
Podemos dizer em qualquer um dos casos, para que se integre a figura do crime, é necessário que a conduta contrária ao dever conduza a um resultado de DANO ou PERIGO. Não haverá dano, seja pessoal, material ou moral. Portanto o profissional enfermeiro deve ser prudente, cuidadoso e conhecedor de sua profissão em seu pleno exercício.Com base no parágrafo, Marque a opção correta sobre segredo profissional na prática do enfermeiro. A privacidade e a intimidade são direitos inalienáveis e a(o) enfermeira(o) tem obrigação de considerar como confidencial todas as informações que possui sobre seu cliente.
Em relação à conduta ética dos profissionais de enfermagem, é um direito do enfermeiro junto à pessoa, família e coletividade: ter acesso às informações relacionadas à pessoa, necessários ao exercício profissional.
Em virtude de dizer que em algumas situações onde o segredo profissional pode ser quebrado como o consentimento da pessoa, o dever legal ou a existência de uma justa causa; que é avaliada pela verificação entre os interesses individuais e públicos, entre riscos individuais e benefícios sociais. Com base no parágrafo, Marque a opção correta sobre segredo profissional na prática do enfermeiro QUANTO A CONDUTA. O núcleo do tipo é revelar, empregado no sentido de contar a uma pessoa o que sabe. Basta que o segredo seja revelado a uma só pessoa, por qualquer meio. Uma carta, um telefonema, numa conversa qualquer.
A Ordem dos Enfermeiros (OE) estabeleceu os princípios e as regras do aconselhamento ético e deontológico necessários para efeitos de divulgação de informação sujeita a segredo profissional, no âmbito do dever de sigilo dos enfermeiros. O aconselhamento deontológico para a divulgação de informação sujeita a segredo cabe ao Conselho Jurisdicional da OE, que decide a partir de agora com efeitos sobre todos os casos que lhe tenham sido apresentados. Marque a opção correta abaixo mediante ao Dever do sigilo, Deacordo com o Código de Ética dos profissionais de Enfermagem. O dever de guardar segredo por parte do enfermeiro continua mesmo depois de cessar o exercício profissional ou com a morte da pessoa. 
Podemos dizer que em algumas situações onde o segredo profissional pode ser quebrado como o consentimento da pessoa, o dever legal ou a existência de uma justa causa; que é avaliada pela verificação entre os interesses individuais e públicos, entre riscos individuais e benefícios sociais. Com base no parágrafo, Marque a opção correta sobre segredo profissional na prática do enfermeiro. No caso de moléstias compulsórias, o profissional de saúde tem obrigação de notificar e as instâncias sanitárias evitando a propagação e prejuízo à coletividade.
De acordo com a lei do exercício profissional, o auxiliar de enfermagem pode exercerlegalmente as seguintes funções: observar, reconhecer e descrever sinais e sintomas, ao nível de sua qualificação;
Os enfermeiros informam as autoridades competentes que a mulher foi vítima de maus-tratos. Questionados acerca de uma criança que dá entrada no serviço de urgência com marcas evidentes de agressões físicas, e as pessoas que a acompanham negam qualquer agressão, o que se pode verificar, é que uma grande percentagem dos enfermeiros informam as autoridades competentes que a criança foi vítima de maus-tratos. Perante a situação limite do segredo profissional, em que um indivíduo que recorre ao serviço de urgência, com ferimentos, confessa que matou uma pessoa, e pede para não divulgar, a maioria dos enfermeiros informam as autoridades competentes que o indivíduo matou uma pessoa. Constatamos também que os enfermeiros do sexo masculino, com habilitações superiores (licenciatura), com mais habilitações profissionais, casados e que têm menos anos de profissão, consultam a ordem dos Enfermeiros previamente à quebra de sigilo profissional. Dos deveres para com outras profissões Como membro da equipa de saúde, o enfermeiro assume o dever de: Marque a opção correta abaixo sobre o segredo profissional. Integrar a equipa de saúde, em qualquer serviço em que trabalhe, colaborando, com a responsabilidade que lhe é própria, nas decisões sobre a promoção da saúde, a prevenção da doença, o tratamento e recuperação, promovendo a qualidade dos serviços. Assim, mantendo em sigilo o segredo que lhe fora revelado.
A incapacidade, a falta de habilidade específica para a realização de uma atividade técnica ou científica, não levando o agente em consideração o que sabe ou deveria saber. Este termo se revela pela ignorância, inexperiência ou inabilidade sobre a arte ou profissão que pratica. É uma forma culposa (diferentemente da dolosa, que exige a intenção), que gera responsabilidade civil e/ou criminal pelos danos causados. A inabilidade, a falta de experiência ou conhecimentos práticos necessários ao exercício da sua profissão constitui um ato: imperícia.
A Lei nº 7.498/86 dispõe sobre: a regulamentação do exercício da Enfermagem.
O Decreto Lei nº 94.406/87, que regulamenta a Lei do Exercício Profissional da Enfermagem, determina, entre outras atribuições, como atividades privativas do enfermeiro: planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços de enfermagem;
Exercício profissional da Enfermagem na lei nº 159/93 dispõe sobre a consulta de Enfermagem, sendo atividade privativa do Enfermeiro, utiliza componentes do método científico para identificar situações de saúde/doença, prescrever e implementar medidas de Enfermagem que contribuam para a promoção, prevenção, proteção da saúde, recuperação e reabilitação do indivíduo, família e comunidade. São partes integrantes da consulta de enfermagem, EXCETO: Diagnóstico Médico.
O profissional de saúde que geralmente é considerado pelo cliente/paciente como um profissional de confiança no compartilhamento de seus problemas e questões de ordem física, social, familiar, econômica e emocional é o: enfermeiro.
A consulta de enfermagem deve ter sempre como foco principal os fatores de risco que influenciam o controle das patologias, ou seja, as mudanças no estilo de vida aos clientes/pacientes a serem tratados pelos profissionais de Enfermagem em seu exercício profissional, e do amparo ético na lei de nº 7.498/86.
Com relação a consulta de enfermagem é CORRETO afirmar: É um conjunto de ações realizadas pela enfermeira, em uma sucessão ordenada, para conhecer a situação de saúde da clientela e tomar decisões quanto à assistência a ser prestada.
A consulta de enfermagem é uma atividade privativa do: enfermeiro. 
com relação ao enfermeiro enquanto educador: De acordo com a resolução 306/2006 o enfermeiro não deve apenas indicar, demonstrar e conscientizar, mas também realizar a educação permanente, não se prendendo apenas ao problema ou atual patologia do paciente; O enfermeiro deve tratar a atual patologia e prevenir as futuras, mantendo seu cliente informado dos fatores de risco e possibilidades de adquirir determinadas doenças.
É vedado ao profissional de Enfermagem aceitar, praticar, cumprir ou executar prescrições medicamentosas/ terapêuticas oriundas de qualquer profissional da área de saúde, através de rádio, telefonia ou meios eletrônicos, onde não conste a assinatura dos mesmos. Não se aplica ao artigo anterior as situações de urgência, na qual, efetivamente, haja iminente e grave risco de vida do cliente.
Na Resolução COFEN-225/00,Que dispõe sobre cumprimento de Prescrição medicamentosa/Terapêutica à distância. O Plenário do Conselho Federal de Enfermagem-COFEN, no uso das suas atribuições legais e regimentais, em cumprimento ao deliberado na ROP 282; CONSIDERANDO ser dever profissional, cuidar do cliente sob nossa responsabilidade, oferecendo ao mesmo uma Assistência de Enfermagem segura e livre de riscos. O Cofen Resolve:Marque com um X a opção incorreta. Art. 1º- Não é vedado em hipótese alguma ao Profissional de Enfermagem aceitar, praticar, cumprir ou executar medicamentosas/terapêuticas, oriundas de qualquer Profissional da Área de Saúde, através de rádio, telefonia ou meios eletrônicos, onde não conste a assinatura dos mesmos. 
Falando especificamente sobre o período da gravidez, a assistência de Enfermagem, definida como o amparo prestado à futura mãe, começa no pré-natal. Sendo um acontecimento especial na vida de uma mulher, a gestação exige adaptações especiais para a promoção da saúde dela e do bebê. Qual a Lei que regulamenta a assistência de enfermagem na prática clínica: Lei 7.498/86 e a Resolução 223/99 do COFEN. 
Deu entrada em uma maternidade uma gestante com 24 anos, G2P1A0, DUM: 22/12/2011 queixa-se de dores na região pélvica irradiando-se para região lombar. Ao realizar uma cardiotocografia, BCF com linha de base de 140 bpm e 3 contrações no período de 20 minutos. Diante da Resolução do Cofen que dispõe a afirmativa abaixo para atuação do enfermeiro na assistência à mulher no ciclo gravídico perperal. Resolução Cofen 223/99. 
O carácter normativo é tanto aplicável para profissionais de enfermagem. Com relação a regulamentação para os estudantes marque a opção correta abaixo: A norma regulamentadora é diferente para estudantes e profissionais de enfermagem.
Um paciente foi atendido na emergência em um episódio de parada cardíaca, foi realizado segundo o protocolo do ACLS ¿ massagem ventilação (30X02), 10 ampolas de adrenalina solicitado verbalmente pelo médico. Foi realizado manobras de ressuscitação com êxito pela equipe médica. Art. 3º - Ocorrendo o previsto no artigo 2º, obrigatoriamente deverá o profissional de Enfermagem elaborar relatório circunstanciado e minucioso, onde devem constar todos os aspectos que envolveram a situação de urgência, que o levou a praticar o ato vedado pelo artigo 1º. Logo após a parada cardíaca deverá ser feito um relatório minucioso pelo enfermeiro;
Para Luís, a enfermgem é uma profissão que atua em vários setores do hospital. O mesmo teve dúvidas sobre as especialidades de abragência do profissional enfermeiro e consultou o código de ética dos Profissionais de Enfermagem. Na Resolução 290/2004, que Fixa as Especialidades de Enfermagem,(algumas delas) que São: Aeroespacial. Assistência ao Adolescente, Atendimento Pré-Hospitalar, Banco de Leite Humano Cardiovascular, Central de Material e Esterilização, Centro Cirúrgico, Clínica Cirúrgica, Clínica Médica, Dermatologia, Diagnóstico por Imagem, Doenças Infecciosas, Educação em enfermagem, Ética e Bioética e Emergência. 
Paciente jovem 22 anos vitima de acidente de automóvel é diagnosticada como morte cerebral conforme a legislação em vigor. É solicitado a Enfermeira do setor que fale com a família sobre a doação de órgãos e tecidos. Obervando a resolução COFEN 292/2004 ela poderá falar com o responsável legal, e solicitar a autorização para doação de órgãos e tecidos por escrito? Sim, ela poderá falar com o responsávellegal e solicitar a autorização para doação de órgãos e tecidos por escrito.
O enfermeiro Pedro, com convicção religiosa contrária à transfusão de sangue, em seus plantões noturnos, procura evitar ao máximo que as prescrições de transfusão sanguínea sejam executadas, independentemente do consentimento dos pacientes e de seus familiares. De acordo com as considerações do parágrafo, a conduta do enfermeiro constitui: É considerado incorreto porque o profissional não pode impor aos outros sua maneira de pensar, principalmente quando houver risco de morte.
A Resolução COFEN 358/2009 estabelece que o instrumento do processo de enfermagem deve ser realizado de modo deliberado e sistemático em todos os ambientes públicos ou privados em que ocorre o cuidado profissional de enfermagem. Destaca etapas da assistência de enfermagem a serem cumpridas; CONSIDERANDO que a Sistematização da Assistência de Enfermagem organiza o trabalho profissional quanto ao método, pessoal e instrumentos, tornando possível a operacionalização do processo de Enfermagem; Coleta de dados ou histórico, diagnóstico, planejamento, implementação, avaliação de enfermagem.
É um instrumento metodológico que orienta o cuidado profissional de enfermagem e a documentação da prática profissional, evidenciando sua contribuição na atenção à saúde da população, aumentando a visibilidade e o reconhecimento profissional. Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta. Processo de Enfermagem.
Esta resolução normatiza a atuação do Enfermeiro na Captação e Transplante de Órgãos e Tecidos. Dispõe ainda que ao enfermeiro cabe o planejamento, execução, coordenação, avaliação dos procedimentos de enfermagem prestados para ao doador de órgãos/ tecidos. Este deverá notificar as centrais de captação e garantir ao responsável legal o direito e o dever de discutir com a família sobre a doação. Sobre qual resolução o texto se refere? Resolução 292/2004.
A enfermagem é a categoria profissional que se faz presente 24 horas dentro da instituição de saúde, e que apresenta forte anseio para o gerenciamento direto dos resíduos de saúde. Assim, fica claro que o profissional de enfermagem precisa conhecer a resolução que o ampara legalmente. Neste contexto, assinale a alternativa que indica sobre qual resolução o texto se refere: Nº 302/2005.
De acordo com as atividades nos serviços de saúde, a atribuição do enfermeiro no serviço intra-hospitalar, se estabelece na prevenção, promoção e educação permanente do profissional na sociedade. Tendo como base esta reflexão e o que a Resolução 375/2011 dispõe, podemos afirmar que representa função do enfermeiro as seguintes ações, EXCETO: Desempenhar corretamente a técnica da sutura em clientes crianças.
A Resolução COFEN nº 304, de 22 de julho de 2005 - Dispõe sobre a atuação da(o) enfermeira(o) na coleta de sangue do cordão umbilical e placentário. Para Normatizar sua atuação o Enfermeiro: Para atuação nesta atividade, o Enfermeiro deverá estar devidamente capacitado através de treinamentos específicos, desenvolvidos pelos Bancos de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário.
O sangue presente no cordão umbilical e na placenta possui um grande número de células-tronco hematopoéticas, que são fundamentais para o transplante de medula óssea. A Resolução COFEN de número 304 de 2005 normatiza a atuação do enfermeiro na coleta de sangue do cordão umbilical e placentário. Sobre a coleta de sangue umbilical e placentário assinale a alternativa INCORRETA. O enfermeiro deve está consciente das responsabilidades civis e administrativa, pois a coleta oferece riscos à mãe e à criança.
A Resolução 301/2005 trata dos honorários da profissão de enfermagem. O Art.2º traz que: "Quando a prestação de serviços de Enfermagem ocorrer em horário noturno, ou nos fins de semana e feriados, haverá um acréscimo de 20% sobre os valores previstos na citada tabela". Assinale a alternativa que completa a afirmativa acima.
A.B.S., 46 anos, sexo feminino, foi vítima de atropelamento por colisão frontal em via pública. Uma pessoa passou pelo local e chamou o serviço de urgência SAMU ligando pelo 192. A vítima estava consciente no local, conversando como o socorrista, queixando-se de dor na perna direita, respiração e pulso pérvios. Suspeita-se de fratura de tíbia à palpação. O serviço chegou no local e fez a estabilização da paciente na prancha longa, colar cervical e HEAD BLOCK e acesso venoso em MSE para SF 0,9% 500ml. Pelo ATLS - ABCDE da vida - Descreva abaixo qual a função do atendimento pré-hospitalar? O atendimento pré-hospitalar pode ser definido como a assistência prestada, em um primeiro nível de atenção, aos portadores de quadros agudos, de natureza clínica, traumática e psiquiátrica, ocorridos fora do ambiente hospitalar, evitando sequelas e até mesmo a morte.
Existem situações onde o segredo profissional pode ser quebrado como o consentimento da pessoa, o dever legal ou a existência de uma justa causa; que é avaliada pela verificação entre os interesses individuais e públicos, entre riscos individuais e benefícios sociais. Com base no parágrafo, Marque a opção correta sobre segredo profissional na prática do enfermeiro. A informação sobre o estado de saúde é direito do paciente, há um compromisso do profissional e do serviço de saúde para com o usuário em não negar informações a este, porém a terceiros pagantes (empregador, seguro de saúde, autoridade policial) caso solicitem estas informações só poderá ser fornecida com o Consentimento do paciente, representante legal ou da família, em caso de falecimento.
A Enfermagem compreende um componente próprio de conhecimentos científicos e técnicos, construído e reproduzido por um conjunto de práticas sociais, éticas e políticas que se processa pelo ensino, pesquisa e assistência. Realiza-se na prestação de serviços à pessoa, família e coletividade, no seu contexto e circunstâncias de vida. O aprimoramento do comportamento ético do profissional passa pelo processo de construção de uma consciência individual e coletiva, pelo compromisso social e profissional configurado pela responsabilidade no plano das relações de trabalho com reflexos no campo científico e político. O enfermeiro, é obrigado a guardar o segredo profissional sobre o que toma conhecimento no exercício pleno de sua profissão, assume o dever de: Marque a opção correta abaixo sobre segredo profissional. Manter em sigilo a informação pertinente só com aqueles que estão implicados no plano terapêutico, usando como critérios orientadores o bem-estar, a segurança física, emocional e social do indivíduo e família, assim como os seus direitos.
O consentimento esclarecido é um processo pelo qual os pesquisadores asseguram que os sujeitos das pesquisas serão informados exceto sobre: a obrigação de participar até o final da pesquisa.
Dois documentos simples orientam e ordenam o desenvolvimento das normas e códigos de ética na investigação da biomedicina e da saúde: Codigo de Nuremberg e Codigo de Helsinque. Marque a afirmativa incorreta: Código de Helsinque surgiu na segunda guerra mundial. 
Sobre o consentimento livre esclarecido marque a afirmativa incorreta. Não é necessário falar da pesquisa. Importante é somente esclarecer os riscos que os sujeitos poderão sofrer.
A Enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde e qualidade de vida da pessoa, família e coletividade.O Profissional de Enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais. O profissional de enfermagem participa, como integrante da equipe de saúde, das ações que visem satisfazer as necessidades de saúde da população e da defesa dos princípios das políticas públicas de saúde e ambientais, que garantam a universalidade de acesso aos serviços de saúde, integralidade da assistência, resolutividade, preservação da autonomia das pessoas, participação da comunidade, hierarquização e descentralização político-administrativa dos serviços de saúde. O enfermeiro, é obrigado a guardaro segredo profissional sobre o que toma conhecimento no exercício pleno de sua profissão, assume o dever de: Marque opção correta abaixo. Atendendo aos sentimentos de pudor e interioridade inerentes à pessoa, o enfermeiro assume o dever de: Respeitar a intimidade da pessoa e protegê-la de ingerência na sua vida privada e na da sua família.assim, salvaguardando o segredo profissional.
O aprimoramento do comportamento ético do profissional passa pelo processo de construção de uma consciência individual e coletiva, pelo compromisso social e profissional, configurado pela responsabilidade do plano das relações de trabalho com reflexos nos campos técnico, científico e político. A Enfermagem Brasileira, face às transformações sócio-culturais , científicas e legais, entendeu ter chegado o momento de reformular o Código dos Profissionais de Enfermagem. Sobre o código de Ética dos profissionais de Enfermagem, O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem leva em consideração a necessidade e o direito de assistência em Enfermagem da população, os interesses do profissional e de sua organização. Está centrado na pessoa, família e coletividade e pressupõe que os trabalhadores de Enfermagem estejam aliados aos usuários na luta por uma assistência sem riscos e danos e acessível a toda população. assinale a alternativa INCORRETA. Constitui em direito dos profissionais de enfermagem negar assistência de Enfermagem em qualquer situação que se caracterize como urgência ou emergência. 
Segundo o artigo 135 do nosso Código Penal Brasileiro estará caracterizado a omissão de socorro quando o agente - Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública. Diante da afirmação a natureza do perigo está configurada quando: A situação se configure um perigo grave e iminente. Ex: Infarto do Miocárdio.
A respeito do crime de omissão de socorro, assinale a opção correta. A omissão de socorro classifica-se como crime omissivo próprio e instantâneo.
A. C. L. enfermeiro de uma unidade hospitalar, está tratando de um paciente com complicações de HIV na clínica médica. Um paciente internado na mesma clínica perguntou para o profissional enfermeiro qual o diagnóstico do paciente internado na mesma enfermaria. De acordo com o Código de Ética do Profissional de Enfermagem qual a conduta do enfermeiro? manter segredo profissional para manter a integridade do paciente envolvido.
A respeito do crime de omissão de socorro, marque a opção correta. A omissão de socorro classifica-se como crime omissivo próprio e instantâneo.
A. V. L, 58 anos estava transitando pela rua quando observou uma pessoa caída desacordada na calçada de uma via pública. Este profissional de enfermagem não fez nenhum atendimento a vítima e também não chamou ajuda. Em seguida, chegou outra pessoa que fez o socorro a vítima, ligou para o 192 e realizou o ABC da vida. O paciente teve parada cardíaca e o socorrista realizou manobras de ressuscitação. Segundo o código de deontologia o que determina a omissão de socorro? A omissão de socorro consuma-se quando o agente não presta o socorro devido ainda que outro o tenha feito posteriormente. E como consequência, tenha efetiva lesão da vítima. Além da ausência de assistência, quando possível de fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes