Buscar

Av2 de Historia da Enfermagem 2014

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: SDE0011_AV2_201308058004 » HISTÓRIA DA ENFERMAGEM
	Tipo de Avaliação: AV2 
	Aluno: 
	Professor:
	MARA LUCIA AMANTEA
	Turma: 9023/X
	Nota da Prova: 1,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 0        Data: 17/06/2014 09:01:02 
	
	 1a Questão (Ref.: 201308149676)
	2a sem.: Povos antgos
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Leia o texto abaixo e marque a resposta correta:
"A medicina da civilização suméria, que floresceu há seis mil anos em Ur, na Mesopotâmia é (...), a mais antiga que se conhece. Baseava-se na astrologia, pois os sumérios acreditavam que o destino dos homens era regido pelos astros desde seu nascimento. Os arqueólogos encontraram placas de argila usadas pelos sacerdotes nas quais estavam redigidos em escrita cuneiforme tratados médicos completos e complexos. Todos esses textos ressaltam a importância da higiene pessoal e da limpeza das cidades para a manutenção da saúde pública e individual".
 
BUENO, Eduardo. À sua saúde: a Vigilância sanitária na História do Brasil. Brasilía: Ministério da Saúde, 2005 p.25
		
	
	Um traço comum à maioria dos povos antigos é a associação da medicina com o sacerdócio.
	
	Os sumérios desenvolveram hospitais e  a enfermagem.
 
	
	Os escritos sumérios influenciaram diretamente à medicina hindu, principalmente no se refere aos aspectos higiênicos.
	
	A medicina mesopotâmica tinha muitos traços em comum com a medicina grega.
 
	
	Os sumérios deixaram tratados sobre procedimentos cirúrgicos primitivos.
 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308086880)
	4a sem.: Cruzadas
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	As Cruzadas são tradicionalmente definidas como expedições de caráter "militar" organizadas pela Igreja, para combaterem os inimigos do cristianismo e libertarem a Terra Santa (Jerusalém) das mãos desses infiéis. (Sobre as Cruzadas)
		
	
	A sociedade era estática (com pouca mobilidade social) e hierarquizada. A nobreza feudal (senhores feudais, cavaleiros, condes, duques, viscondes) era detentora de terras e arrecadava impostos dos camponeses. A Enfermagem e o clero (membros da Igreja Católica) tinha um grande poder, pois era responsável pela proteção espiritual da sociedade.
	
	As guerras eram tão importantes na sociedade medieval que a nobreza militarizada, principalmente a cavalaria, tinha uma posição de destaque nos feudos e reinos. Os guerreiros possuíam grande importância e prestígio social e econômico. Preparavam-se desde a infância para serem guerreiros eficientes, leais e corajosos
	
	Na Idade Média, a Igreja Católica não dominava o cenário religioso. Detentora do poder espiritual, a Igreja influenciava o modo de pensar,a enfermagem a psicologia e as formas de comportamento na Idade Média. A igreja também tinha grande poder econômico, pois possuía terras em grande quantidade e até mesmo servos trabalhando.
	
	Na Idade Média, a Igreja Católica dominava o cenário religioso. Detentora do poder espiritual, a Igreja influenciava o modo de pensar,a enfermagem a psicologia e as formas de comportamento na Idade Média. A igreja também tinha grande poder econômico, pois possuía terras em grande quantidade e até mesmo servos trabalhando.
	
	No século XI, dentro do contexto histórico da expansão árabe, os muçulmanos conquistaram a cidade sagrada de Jerusalém. Diante dessa situação, o papa Urbano III convocou a Primeira Cruzada (1076)
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308087885)
	5a sem.: Florence Nightingale - Teoria Ambientalista
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Dos escritos de Florence Nightingale, o meio ambiente emerge como conceito principal e engloba os elementos externos ao paciente que afetam a saúde do mesmo e o processo de cura. Baseado na presente afirmativa, marque a resposta verdadeira.
		
	
	Ventilação, iluminação, calor, odor, alimentação, ruído e limpeza.
	
	Ventilação, doença, iluminação, calor, ruído, limpeza e odor.
	
	Iluminação, ventilação, saúde, calor, odor, limpeza e alimentação
	
	Ventilação, iluminação, calor, recreação, odor, alimentação e limpeza.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308087272)
	9a sem.: ENFERMAGEM COMO PROFISSÃO EM DESENVOLVIMENTO
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Aquelas qualidades típicas da mulher de alimentar, dar banho, limpar, confortar e orientar são, na assistência de enfermagem, a fonte da força para a profissionalização dos(as) enfermeiros(as) (OGUISSO, 2007). Diante desta afirmação marque a opção CORRETA sobre a Enfermagem como profissão em desenvolvimento:
		
	
	A medicina preocupa-se com a chefia dos serviços à pessoa em uma variedade de situações relacionadas à saúde.
	
	O cuidado de enfermagem inclui papéis significativos na educação para saúde, prevenção de doenças, cuidado individual do cliente, educação e ensino acadêmico.
	
	A medicina envolve-se com o cuidado do cliente e a Enfermagem com a cura do cliente.
	
	A Enfermagem preocupa-se com o diagnóstico e o tratamento (a cura, quando possível) da doença.
	
	A medicina preocupa-se com os cuidados à pessoa em uma variedade de situações relacionadas à saúde.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308087788)
	1a sem.: Cuidar
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	De acordo com um Dicionário da Língua Portuguesa, cuidar (origina-se do latim cogitāre - pensar) é definido como aplicar a atenção a, tratar, interessar-se por. Contudo, o cuidar tem um sentido muito mais amplo; na minha opinião, torna-se interessante aprofundar este conceito, tendo em consideração a sua importância na prática de enfermagem. Na verdade, o cuidar faz parte das necessidades básicas para a sobrevivência da vida humana: o cuidar de si, o cuidar do outro e ser cuidado. Cuidar é AJUDAR A VIVER (COLLIÈRE, 1999, p. 227). Esta forma de arte tem perdurado ao longo dos tempos, sendo indispensável à perenidade dos indivíduos e grupos e inerente à sobrevivência de todos os seres vivos (COLLIÈRE, 1999). Podemos afirmar que a alternativa correta para o cuidar sugerida no texto (segundo Colliére) é: 
		
	
	Daquela época até os dias atuais, a evolução da história da enfermagem percorreu um longo caminho. Os contextos socioantropológico, cultural e econômico de cada civilização imprimiram, ao fazer da enfermagem, marcas que não se propagaram ainda nos dias de hoje.
	
	Desde os primórdios da humanidade, a prática do cuidar/cuidado em enfermagem não expressava a organização da vida social, com a qual se confunde. Com a prática existencialista.
	
	Os cenários socioantropológico, cultural, político e econômico da época (século XIX) imprimiram, ao fazer da enfermagem, marcas que se propagaram ainda nos dias de hoje em sua essência e concepção filosófica. 
	
	Os contextos socioantropológico, cultural e econômico de cada época imprimiram, ao fazer da enfermagem, marcas que se propagaram ainda nos dias de hoje em sua essência e concepção filosófica. 
	
	É no contexto da sobrevivência do grupo humano que não buscamos assegurar a vida, que se fundam os primeiros atos de cuidar. É também nesse contexto que se registram as bases fundamentais do trabalho de enfermagem em sua concepção filosófica.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308089348)
	3a sem.: Período da Unidade Cristã
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Renata, aluna do Curso de Graduação em Enfermagem, preparou uma pesquisa sobre os temas da disciplina História da Enfermagem desde os primórdios da humanidade até a Idade Média. A aluna elaborou um roteiro de questões para ajudá-la na avaliação da aprendizagem. Marque a resposta verdadeira. 
		
	
	As virgens trabalhavam de modo especial no progresso dos hospitais e dos cuidados dispensados aos doentes. Muitas se distinguiram na ciência e nas letras.
	
	Os Cavaleiros de São João de Jerusalém foram os maiores responsáveis pela sensível diminuição do número de leprosos na Europa.
	
	As Grandes Abadessas deveriam manter-se em estado de pureza e dedicara sua vida ao trabalho caritativo.
	
	A primitiva assistência prestada pelos diáconos e diaconisas levou o povo a denominar de diaconias os lugares onde se recolhiam os doentes, quer em casa particulares, quer em hospitais.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201308144458)
	7a sem.: HISTÓRIA DA ENFERMAGEM NO BRASIL
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Leia as assertivas abaixo e marque a resposta correta:
 
I-                   O advento da República teve grande respercussão na saúde pública no Brasil.
PORQUE
 
II-                Seus primeiros governos tiveram iniciativas como: buscar o saneamento da cidade do Rio de Janeiro, implementar a vacinação obrigatória.
 
		
	
	As duas assertivas estão corretas e a assertiva II é justificativa da I.
	
	Somente a assertiva I está correta.
	
	Somente a assertiva II está correta.
	
	As duas assertivas estão corretas e a assertiva II não é justificativa da I.
	
	As duas assertivas estão erradas.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308109694)
	3a sem.: Primórdios da Psiquiatria
	Pontos: 0,0  / 1,5 
	O direcionamento aos loucos também se apresentava de forma ambivalente, com a organização de asilos, construídos em locais afastados das cidades, cuja real finalidade era isolar o doente do convívio social, ou melhor, proteger a sociedade (GEOVANINI, 2002). Como era definida a loucura?
		
	
Resposta: Uma patologia, q deve ser tratada como qualquer outra, uma doença psiquiátrica q afeta os neuronios sendo tratada em lugares especificos com profissionais especializados e bem preparados para q se tenha um bom resultados.
	
Gabarito: R:O desequilíbrio mental e as personalidades anormais com conduta fortemente desviada não eram consideradas como doença.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201308110092)
	6a sem.: Higienização e Urbanização
	Pontos: 0,0  / 1,5 
	Em 1893, o Estado Central regulou o Serviço Sanitário dos Portos da República. Qual foi o objetivo da criação da Inspetoria Geral de Saúde dos Portos?
		
	
Resposta: Porque naquela época muitas pessoas adquiriam doaenças por conta de falta de higiene, que acabavam levando a morta...então resolveram estabilizar para amenizar um pouco esse índice de doença e mortalidade.
	
Gabarito: R: Fazer visitas sanitárias nos navios procedentes de qualquer porto brasileiro como também controlar as cartas de saúde que os navios tinham que apresentar. Caso o navio não apresentasse a carta de saúde ficava em quarentena. Era uma forma de impedir a entrada de doenças infecto-contagiosas na cidade.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201308086852)
	6a sem.: Enfermagem no Brasil
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Tendo chegado ao Rio a esquadra de Diogo Flores Valdez, trazendo grande número de enfermos, Padre José de Anchieta tratou de recolher os mesmos para tratamento, improvisando o núcleo hospitalar que se tornou a grande Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Quem foi Padre José de Anchieta? Marque a respostaverdadeira
		
	
	Fundador da Casa dos Expostos
	
	Exerceu durante 40 anos as atividades de Enfermeiro no Convento de Santo Antonio, no Rio de Janeiro
	
	Atendia aos necessitados exercendo atividades de Professor, Médico e Enfermeiro

Outros materiais