Buscar

discursiva didatica e curriculo r

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

uestão 1/5
Durante muito tempo, a aula expositiva foi o único procedimento empregado em sala de aula. No século passado, no entanto, ela perdeu espaço na escola e até passou a ser malvista por muitos educadores, já que se tornou a representação mais clara de um ensino diretivo e tradicional, que tem por base a transmissão do conhecimento do mestre para o aluno. Não é bem assim. Se bem planejada e realizada, essa estratégia de ensino - em que você é o protagonista e conduz a turma por um raciocínio - pode ser o melhor meio de ensinar determinados conteúdos e garantir a aprendizagem da turma.
FERNANDES, Elisângela. Aula expositiva: o professor no centro das atenções. Disponível em: < http://revistaescola.abril.com.br/formacao/aula-expositiva-professor-centro-atencoes-645903.shtml>. Acesso em: 06/02/2015.
 
Descreva duas modalidades de aula expositiva. (40%)
Apresente ao menos uma característica de cada uma destas modalidades. (60%)
Nota: 10.0
	O aluno deve descrever duas dentre estas:
Exposição dialógica - Pressupõe a reelaboração do saber; se dá numa relação de intercambio entre professor e aluno.
Exposição cognitiva - É permitida a participação ativa dos alunos, mas quem predomina é o professor.
Exposição exegética - Apresenta-se o conteúdo em sua forma final, sem permitir questionamentos do aluno o professor realiza a exegese de um texto à turma.
Exposição dogmática - O professor desenvolve seu raciocínio sem participação do aluno que deve assimila-lo.
 (LIVRO-BASE, p.38)
 
Questão 2/5
No período após o Golpe de 1964, a educação nacional alcança um status de “área prioritária” para o desenvolvimento nacional. Neste período busca-se a racionalização do processo produtivo, com vistas a fomentar o desenvolvimento industrial e o crescimento econômico brasileiro. A formação do professor passa a ser pensada e uma nova relação entre este e o conhecimento cientifico passa a ser estabelecida.
 
Com base no texto ,  nos conteúdos abordados no livro-base e nas aulas, explique qual a relação do professor com o conhecimento científico neste momento político-educacional.
Nota: 10.0
	O professor é um técnico que domina as aplicações do conhecimento científico produzido por outros e convertido em regras de atuação. O professor deve aprender conhecimentos e desenvolver competências e atitudes adequadas para sua intervenção prática, apoiando-se nos conhecimentos que elaboram os cientistas básicos e aplicados. Não necessita chegar ao conhecimento cientifico, senão dominar as rotinas de intervenção técnica que se derivam daqueles (LIVRO-BASE, p. 18).
Questão 3/5
A questão da seleção e da organização dos conteúdos escolares, até meados da década de 1980, foi tratada do ponto de vista exclusivamente técnico nos cursos de formação de professores. À escola atribuía-se a função de transmissão do saber acumulado historicamente, cientificamente organizado, considerando aspectos lógicos e psicológicos tendo como pressuposto básico a formação teórica sólida como garantia de uma prática consequente. Subjacente a essa abordagem, tem-se a concepção da teoria como guia da ação prática, caracterizando a separação entre teoria e prática.
A partir da segunda metade da década de 1980, essa questão passou a ser alvo de muitas discussões entre os educadores progressistas que, comprometidos com a maioria da clientela presente nas escolas, buscaram alterar a logica subjacente à abordagem anterior, passando a orientar a seleção e organização dos conteúdos escolares com base no pressuposto de que para essa maioria, teoria e pratica constituem uma unidade. Em outros termos, no fazer gera-se um saber.
 
MARTINS, Pura. Conteúdos Escolares: A quem compete a seleção e a organização? In VEIGA, Ilma. Repensando a didáctica. São Paulo: Papirus, 2008, p. 75.
 
Com base na reflexão de Martins , nos conteúdos do livro-base e das aulas, explique qual a principal diferença entre as reflexões teóricas sobre a seleção de conteúdos e como está se dá na prática ?
Nota: 10.0
	É importante que aluno tenha claro que na teoria ambiciona-se que o professor selecione os conteúdos ao organizar seu plano de ensino, entretanto na prática, partindo do exemplo de Martins, existe uma distancia entre o conteúdo programático e a realidade dos alunos, o programa curricular vem pronto e é imposto ao professor o seu ensino.
(LIVRO-BASE, p. 60-62)
Questão 4/5
“A pedagogia é o processo pelo qual o homem se torna plenamente humano [...] distingui entre a pedagogia geral, que envolve essa noção de cultura como tudo o que o homem produz, tudo o que o homem constrói, e a pedagogia escolar, ligada á questão do saber sistematizado, do saber elaborado, do saber metódico. A escola tem o papel de possibilitar o acesso das novas gerações ao mundo do saber sistematizado, do saber metódico, científico. Ela necessita organizar processos, descobrir formas adequadas a essa finalidade. Essa é a questão central da pedagogia escolar”
 
SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Autores Associados, 2008. p.75.
 
De acordo com os conteúdos estudados no livro-base e nas aulas, descreva quais aspectos são levados em conta para a seleção destes “saberes escolares”.
Nota: 6.0
	Há uma base nacional para os conteúdos dos anos iniciais do ensino fundamental, e uma parte diversificada, estes conteúdos diversificados podem ser selecionados de acordo com:
As especificidades de cada região e a relevância para a vida naquele lugar, ou seja, considerando a realidade sócio-histórica do aluno;
Estes conteúdos devem possuir dimensões conceituais, científicas, históricas, econômicas, ideológicas, politicas, culturais, educacionais a serem explicitados e aprendidos no processo de ensino aprendizagem.
(LIVRO-BASE, p. 159; 160-161).
Questão 5/5
“Parece não haver dúvidas quanto à importância do currículo no processo educativo escolar. É por intermédio do currículo que as “coisas” acontecem na escola. No currículo se sistematizam nossos esforços pedagógicos. O currículo é, em outras palavras, o coração da escola, o espaço central em que atuamos, o que nos torna, nos diferentes níveis do processo educacional, responsáveis por sua elaboração. O papel do educador no processo curricular é, assim, fundamental. Ele é um dos grandes artífices, queira ou não, da construção dos currículos que se materializam nas escolas e nas salas de aula. Daí a necessidade de constantes discussões e reflexões, na escola, sobre o currículo e sobre os estudos que o tomam como objeto de análise.”
 
MOREIRA, A.; CANDAU, V. Currículo, Cultura e Sociedade.  In Indagações sobre o currículo no ensino fundamental. Programa Salto para o futuro. Boletim 17. Setembro 2007. p. 21. Disponível em: < http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/155518indagacoes.pdf#page=20>. Acesso em 28/12/2014.
 
O currículo tem papel central no processo educacional, e por isso ha a necessidade latente de se debater e revê-lo constantemente.
Com base no texto dado e nos conteúdos do livro-base, descreva:
Quais são as consequências (implicações) do currículo sobre o campo educacional?
De que forma o currículo escolhido pela escola a afeta?
Nota: 10.0
	O currículo traz em si concepções politicas e sociais. As implicações referem-se a uma série de valores que, implícita ou explicitamente, estão atrelados às finalidades sociais, políticas e econômicas de uma instituição escolar.  O valor social e politico da escola se manifesta de diferentes maneiras a partir de um determinado currículo, independente do discurso e das declarações que tentam justifica-lo.
(LIVRO BASE, p. 76)

Outros materiais