Buscar

objetiva curriculo r

Prévia do material em texto

uestão 1/10
É, precisamente, a questão do poder que vai separar as teorias tradicionais das teorias críticas e pós-críticas do currículo. As teorias tradicionais pretendem ser apenas teorias neutras, científicas, desinteressadas. Já, as teorias críticas e pós-críticas argumentam que nenhuma teoria é neutra e desinteressada, mas que está inevitavelmente implicada em relações de poder.
OLIVEIRA, Cléber Marques de. Conhecimentos Pedagógicos. São Paulo: Clube de Autores, 2012. p. 149.
 
De acordo com os temas abordados no livro base e nas aulas, relacione as teorias críticas e pós-críticas às suas respectivas características:
Pedagogia Crítico-reprodutivista
Pedagogia Histórico-crítica
 
(  ) Enfatiza a valorização da subjetividade do educando, considerando o professor o mediador da aprendizagem. 
(  ) Considera a escola como um aparelho ideológico do Estado que privilegia a cultura de elite e assim produz com seu ensino violências simbólicas. 
(  ) Não apresenta uma proposta político-pedagógica bem elaborada que auxilie os professores na construção de sua prática.
(  ) Os conteúdos universais e culturais devem ser trabalhados baseando-se na experiência do aluno e sua realidade social, confrontando-a com o conhecimento cientifico. 
(  ) Defende a integração e inter-relacionamento dos conteúdos. 
 
 
Agora selecione a sequência certa:
	
	A
	1, 1, 2, 2, 2
	
	B
	2,1,1,2,2
Você acertou!
A Pedagogia Crítico-reprodutivista considera a escola como um aparelho ideológico do Estado que privilegia a cultura de elite e assim produz com seu ensino violências simbólicas. Ela não apresenta uma proposta político-pedagógica bem elaborada que auxilie os professores na construção de sua prática.A pedagogia Histórico-crítica enfatiza a valorização da subjetividade do educando, considerando o professor o mediador da aprendizagem. Os conteúdos universais e culturais devem ser trabalhados baseando-se na experiência do aluno e sua realidade social, confrontando-a com o conhecimento cientifico. Defende a integração e inter-relacionamento dos conteúdos.(LIVRO BASE, p.90)
	
	C
	1, 2, 1, 2, 1
	
	D
	2, 2, 1, 1, 2
	
	E
	2, 1, 2, 2, 1
Questão 2/10
“Pensar a escola como espaço e tempo de decisão e de gestão democrática é pensar a formação humana no bojo da atividade de investigação e intervenção. Para tanto, o projeto político-pedagógico é instrumento de concretização do processo de formação humana e de sua viabilização. O projeto politico-pedagógico pode ser referencia e um dispositivo para a construção continua de inovação, para a organização do trabalho pedagógico da escola, para a clarificação das intencionalidades educacionais e escolares e para a articulação solidária das participações dos diferentes protagonistas.”
VEIGA, Ilma Passos A. Quem Sabe Faz a Hora de Construir o Projeto Político-pedagógico. Campinas: Papirus, 2007. p. 7.
 São ações que podem auxiliar no processo de elaboração do PPP.
I. A realização de encontros com pais, professores e a comunidade em geral a fim de suscitar neles a compreensão da importância do PPP para a escola
II. A participação de um teórico da área curricular é de caráter obrigatório para auxiliar os professores e para que o PPP fique pronto de forma rápida e bem elaborada.
III. É essencial o conhecimento de documentos e leis tanto a nível federal, quanto estadual e municipal.
IV. Fazer um levantamento de dados e índices da escola como, numero de alunos e funcionários, taxa de repetência e evasão.  
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	B
	Afirmativa I, apenas.
	
	C
	Afirmativa IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas III e IV, apenas.
	
	E
	Afirmativa I, III e IV, apenas.
Você acertou!
As afirmativas I, III e IV estão corretas. Algumas ações podem auxiliar no processo de elaboração do PPP como: realizar de encontros com pais, professores e a comunidade em geral a fim de suscitar neles a compreensão da importância do PPP para a escola; fazer um levantamento de dados e índices da escola como, número de alunos e funcionários, taxa de repetência e evasão. Para sua elaboração é essencial o conhecimento de documentos e leis tanto a nível federal, quanto estadual e municipal. A afirmativa II é falsa, pois à única obrigatoriedade é a participação dos professores em sua elaboração (LIVRO BASE, p.164; p. 175)
Questão 3/10
O currículo oficial desvela facetas do que se está buscando da educação, da escola, mesmo que não concordemos com suas diretrizes. Conhecer criticamente as propostas oficiais nos possibilita um papel mais ativo diante da relação currículo oficial/currículo real, pois só poderemos nos contrapor ao que é imposto se conhecermos o seu conteúdo, as razões das escolhas feitas, as implicações socioeconômicas e a politicas presentes na proposta.
 
ZOTTI, Solange Aparecida. Sociedade, educação e currículo no Brasil dos jesuítas aos anos de 1980. Campinas: Autores Associados, 2004. p. 10.
 
Com relação ao currículo “real”, podemos afirmar que:
	
	A
	É o currículo elaborado pela secretária de educação e repassado à instituição para sua execução.
	
	B
	É o currículo que foi colocado em prática pelo professor, que não possui relação com o currículo formal.
	
	C
	É o currículo elaborado de acordo com a LDB e que compõem o projeto político pedagógico da escola.
	
	D
	É aquele dado pelo Projeto Político Pedagógico e que o professor executa em sala de aula exatamente de acordo com o que foi planejado.
	
	E
	É aquele que realmente acontece em sala de aula, em decorrência do plano de aula e do projeto politico pedagógico.
Você acertou!
O currículo real é aquele que se efetiva em sala de aula, ele tem sua base a partir do currículo formal, mas sofre interferências do planejamento política pedagógico e do plano de ensino do professor (LIVRO BASE, p. 173).
Questão 4/10
Ao longo da história da pedagogia a noção de currículo ganhou muitos significados e essas definições ainda influenciam as concepções e práticas pedagógicas dos professores(as) nas escolas.
O sentido etimológico da palavra currículo (termo latino "curriculum") expressa movimento progressivo, pista de corrida, caminho a ser percorrido. No contexto educacional, a noção de currículo tem abarcado proposições diversas englobando referenciais curriculares propostos pelas redes de ensino, grade curricular com disciplinas e atividades, conjunto de planos de ensino dos professores(as), aquilo que acontece na sala de aula e experiências vividas pelos alunos na escola, entre outros.O conceito de currículo inicialmente utilizado na Europa e nas Colônias Americanas tinha o sentido estrito de matéria, até o final do século XIX. Em 1902, com a publicação do livro "The child and the curriculum" de John Dewey, a definição vai se enriquecendo, pois a partir da crítica aos currículos utilizados nas escolas daquela época apontava-se para a construção de um currículo que valorizava os interesses do aluno e o papel importante atribuído à experiência para a aprendizagem escolar. Percebe-se assim a ampliação do sentido dado a noção de currículo para além da matéria, incorporando a dimensão do ensino e da aprendizagem. 
FERRAZ, Osvaldo Luiz; CORREIA, Walter Roberto. Teorias curriculares, perspectivas teóricas em Educação Física Escolar e implicações para a formação docente. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. vol.26 no.3 São Paulo July/Sept. 2012. p. 532. Disponível: < http://www.scielo.br/pdf/rbefe/v26n3/18.pdf >. Acesso em: 28/12/2014.
 
Com base nos conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, assinale quais são as três primeiras subdivisões teóricas que embasaram a organização curricular brasileira:
	
	A
	teorias tecnicistas, teorias não-críticas e teorias pré-críticas.
	
	B
	teoria crítico-reprodutivista, teoria escola-nova, teoria crítica.
	
	C
	teoria crítica, teoria pós-crítica e teorias histórico-críticas.
	
	D
	teorias tradicionais,teorias críticas e teorias pós-críticas.
Você acertou!
As teorias tradicionais, críticas e pós-críticas são as três subdivisões teóricas que influenciaram a organização e concepção de currículo em cada período no Brasil (LIVRO BASE, p. 88).
	
	E
	teorias tradicionais, teorias tecnicistas e teorias críticas.
Questão 5/10
Fonte: Estadão. Disponível em: <http://educacao.estadao.com.br/blogs/a-educacao-no-seculo-21/piadinha-3-sistema-educativo-atual/>. Acesso em: 20/12/2014.
 
Com base nos conteúdos abordados no livro-base e nas aulas, e pensando na imagem acima, assinale a alternativa que melhor descreve a situação da educação atual e suas necessidades:
	
	A
	A educação está em busca de uma proposta pedagógica ideal que possa atingir a todos os alunos da mesma forma, levando ao alcance de uma educação de qualidade.
	
	B
	Há um novo paradigma social emergindo, e no seu cerne estão questões sobre as diferenças sociais, culturais, religiosas, étnicas e de gênero.
Há um novo paradigma surgindo com força e intensidade. As diferenças sociais, culturais, religiosas, étnicas, de gênero, entre outras, estão no cerne dessa nova organização social, e por tal motivo o nosso modelo educacional precisa ser revisto e reelaborado. Para tanto, a preocupação com a elaboração curricular deve estar associada à função social e política da escola, bem como deve valorizar a diversidade de indivíduos, garantindo a cada um deles, em sua especificidade, uma formação sociocultural (LIVRO BASE, pp. 105- 111).
	
	C
	A visão atual de currículo deve se distanciar da função política e social da escola, pensando num currículo mais engajado com o processo de aprendizagem.
	
	D
	A educação deve caminhar para o retorno a uma estrutura curricular que vislumbre apenas a aquisição de informações, por compreender esta como a maneira mais eficaz de formar cidadãos.
	
	E
	Na atual realidade educacional ambiciona-se proporcionar a todos os alunos o acesso à mesma aprendizagem e sob a mesma metodologia: isto garantirá uma educação igualitária, pois todos os indivíduos são iguais.
Questão 6/10
“A partir da reforma instituída pela Lei n. 5.692, de 11 de agosto de 1971, essa concepção produtivista pretendeu moldar todo o ensino brasileiro por meio da pedagogia tecnicista, que, convertida em pedagogia oficial foi encampada pelo aparelho de Estado que procurou difundi-la e implementá-la em todas as escolas do país. Na medida em que se processava a abertura ‘lenta, gradual e segura’ que desembocou na Nova República, as orientações pedagógicas das escolas foram sendo flexibilizadas, mantendo-se, porém, como diretriz básica da política educacional, a tendência produtivista. Consequentemente, a concepção produtivista de educação resistiu a todos os embates de que foi alvo por parte das tendências críticas ao longo da década de 1980; e recobrou um novo vigor no contexto do denominado neoliberalismo, quando veio a ser acionada como um instrumento de ajuste da educação às demandas do mercado numa economia globalizada centrada na tão decantada sociedade do conhecimento."
 SAVIANI, DEMERVAL. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008. p. 112. 
De acordo com os conteúdos das aulas e do livro-base, analise as afirmativas a seguir que contemplam a pedagogia tecnicista:
I. A centralidade está na busca dos melhores recursos de ensino.
II. O professor é encarado como um técnico do ensino que transmite ao aluno os conteúdos pertinentes.
III. O aluno é visto como condutor de seu processo de aprendizagem, sendo dado ênfase ao seu potencial reflexivo.
IV. A partir dos princípios científicos são elaborados os conteúdos que são disponibilizados aos alunos através do livro didático.
 
 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I e II, apenas.
	
	B
	Afirmativa II, apenas.
	
	C
	Afirmativas I, II e IV, apenas.
As afirmativas I, II e IV estão corretas. Na pedagogia tecnicista centra-se nos melhores recursos de ensino, o professor é um técnico do ensino e o educando é apenas o indivíduo para quem se transmite as informações, desconsiderando-se o seu potencial de criar, de recriar, de pensar, de analisar e se refletir. Os conteúdos são baseados em princípios científicos e enfatizados nos módulos e nos livros didático. Afirmativa III está incorreta, pois além do já citado, a pedagogia tecnicista descarta a possibilidade de autoria dos pensamentos dos educandos.  (LIVRO-BASE, p. 92)
	
	D
	Afirmativas III e IV, apenas.
	
	E
	Afirmativa I e III, apenas.
Questão 7/10
“O Amigos da Escola é um projeto criado pela Rede Globo, em 1999, para, por meio de campanhas e reportagens, sensibilizar a população sobre a valorização da educação e da escola pública, em seu papel essencial de educação formal e de centro de referência comunitário. O projeto incentiva o envolvimento de todos (profissionais da educação, alunos, familiares e comunidade) nesse esforço, divulga boas práticas no site do projeto, proporciona a troca de experiências, e promove Dias Temáticos nacionais."
"O projeto Amigos da Escola é implementado com o apoio de grandes parceiros, como o UNICEF, Faça Parte, Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).”
 
REDE GLOBO. O Amigos da Escola é um projeto da Rede Globo para valorizar a Educação. Disponível em: http://redeglobo.globo.com/amigosdaescola/noticia/2012/06/o-amigos-da-escola-e-um-projeto-da-rede-globo-para-valorizar-educacao.html. Acesso em: 23/12/2014.
 
 De acordo com os conteúdos abordados no livro-base e nas aulas, a criação deste programa se dá a partir de qual realidade política-educacional brasileira? Assinale a alternativa correta:
	
	A
	A partir de uma reforma política iniciada na década de 1990, que se caracteriza pelo afastamento do Estado da educação e pelo incentivo da participação da comunidade junto à escola, em prol de sua melhoria.
Você acertou!
A direção das políticas educacionais, a partir da década de 1990, é caracterizada pelo afastamento do Estado, especialmente no que se refere ao aspecto financeiro, ao discurso do voluntariado e do apoio da comunidade para a melhoria da escola e está presente tanto na mídia como nos ideais defendidos pelos políticos que estão no poder (LIVRO BASE, p. 154).
	
	B
	A política educacional, na década de 1990, passa a priorizar a participação da comunidade na escola com vistas à melhoria da educação, e para tal o governo passa a investir mais verbas na educação remunerando os voluntários.
	
	C
	Com a implantação do projeto neoliberal na política brasileira, na década de 1970, em que a escola perde todo sentido social e a comunidade passa a tomar as rédeas do ensino.
	
	D
	A implantação de projetos como o “Amigos da Escola” se deve ao papel cada vez menos relevante que a escola passou a ter para a sociedade, o que caracterizou pela inserção na escola de atividades mais significativas para a formação dos alunos.
	
	E
	Com o afastamento do Estado da educação nacional no aspecto organizacional, destinando apenas verba à educação, os pais e comunidade passam a se envolver no processo educacional.
Questão 8/10
Montesquieu na sua obra “Do Espírito das leis” coloca que:
“As leis, no seu sentido mais amplo, são relações necessárias que derivam da natureza das coisas e, nesse sentido, todos os seres têm suas leis; a divindade possui suas leis; o mundo material possui suas leis; as inteligências superiores ao homem possuem suas leis; os animais possuem suas leis, o homem possui suas leis.”
MONTESQUIEU. Do Espírito das leis in Coleção Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979. p. 25.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional foi citada pela primeira vez na Constituição de 1934, mas sua primeira versão foi promulgada em 1961 (LDB 4024/61), seguida por uma versão em 1971, que vigorou até a promulgação da mais recente em 1996, naqual esta Lei assumiu a versão que utilizamos atualmente.  
Sobre está lei é correto afirmar que:
	
	A
	Norteia a organização curricular, mas não define a forma como este currículo deve ser organizado e nem qual teoria deve fundamentar a prática pedagógica.
Você acertou!
A LDB norteia a organização curricular, mas não define a forma como este currículo deve ser organizado e nem qual teoria deve fundamentar a prática pedagógica; também não dá as respostas as questões o que, como e para que ensinar, pois estas serão explicitadas na proposta pedagógica, que deve ser elaborada pelos professores (LIVRO BASE, p. 163- 168).
	
	B
	Dá as respostas as questões: o que, como e para que ensinar, para nortear assim da melhor forma a elaboração do currículo na escola.
	
	C
	O objetivo para o ensino fundamental é a formação para o trabalho, sendo destacado nesta fase do ensino a educação tecnológica básica.
	
	D
	Delimita como deve ser a proposta pedagógica da educação a nível nacional, esta deve ser acatada na sua integralidade.
	
	E
	A LDB apresenta aspectos a serem adotados pela escola, a fim de haver uma uniformidade nacional, como: a teoria pedagógica a ser adotada, a concepção de indivíduo que vai embasar a elaboração curricular.
Questão 9/10
“Desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em 1996, toda escola precisa ter um projeto político pedagógico (o PPP, ou simplesmente projeto pedagógico). Esse documento deve explicitar as características que gestores, professores, funcionários, pais e alunos pretendem construir na unidade e qual formação querem para quem ali estuda. Tudo preto no branco. Elaborar um plano pode ajudar a equipe escolar e a comunidade a enxergar como transformar sua realidade cotidiana em algo melhor. A outra possibilidade - que costuma ser bem mais comum do que o desejado - é que sua elaboração não signifique nada além de um papel guardado na gaveta.” 
GURGEL, Thais. 8 questões essenciais sobre projeto político-pedagógico. Revista Nova Escola. Disponível em: < http://gestaoescolar.abril.com.br/aprendizagem/questoes-essenciais-projeto-pedagogico-427805.shtml>.  Acesso em: 21/12/2014. 
De acordo com o texto a cima e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas Falsas:
I.( ) No PPP estão explicitas as concepções de sociedade, ser humano, educação e aprendizagem. 
II. ( ) É um documento elaborado coletivamente na escola com vistas a cumprir uma exigência legal, não tendo aplicação prática.
III. (   ) São elementos deste documento: tempo escolar, avaliação, currículo, bem como a estrutura organizacional e as finalidades da escola. 
IV. ( ) O projeto político pedagógico é o mesmo em todas as escolas, pois é diretamente influenciado pela LDB e pelas Diretrizes Curriculares.
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F, F, V, V
	
	B
	V, V, V, F
	
	C
	V, F, V, V
	
	D
	V, F, V, F
As afirmativas I e III estão corretas. No PPP estão explicitas as concepções de sociedade, ser humano, educação e aprendizagem e ele possui como elementos: tempo escolar, avaliação, currículo, bem como a estrutura organizacional e as finalidades da escola. A afirmativa II é falsa pois apesar de ser uma exigência legal a ser cumprida ele tem aplicação prática de importância substancial à instituição de ensino. A afirmativa IV é falsa pois o PPP é um documento especifico de cada instituição de ensino (LIVRO BASE, p. 173; p. 175; p. 177).
	
	E
	F, V, V, F
Questão 10/10
Segundo Gasparin “[...] planejar, dentro desta nova linha de trabalho, apresenta-se para os professores e alunos como algo muito complexo [...] a proposta de planejamento, dentro da perspectiva histórico-crítica, deveria ser iniciada e realizada com base em problemas sociais existentes na comunidade e na sociedade [...]”
GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2007. p. 156.
 
O autor continua tecendo conclusões sobre a complexidade prática desta didática e apontando em seu trabalho aspectos sobre a perspectiva histórico-critica e o planejamento sob este enfoque.
 
De acordo com os conteúdos abordados no livro-base o processo de planejamento histórico-crítico proposto por Gasparin é composto de 5 passos. Enumere, na ordem sequencial, cada etapa e sua descrição:
Prática social Final
Instrumentalização
Problematização
Prática social Inicial
Catarse
 
(  ) Se expõem os conteúdos a serem trabalhados.
(  ) Caracteriza-se pelos questionamentos a serem feitos aos alunos.
(  ) Nesta etapa o professor expõem ao aluno novos elementos, através de atividades contextualizadas, que proporcionarão a ele, ao final da atividade, condições de responder os questionamentos.
(  ) Momento em que o aluno faz uma síntese.
(  ) É o momento em que o aluno relaciona os conteúdos a sua realidade e onde se poderá delimitar ações a serem realizadas com base no planejamento.
 
Agora marque a sequência correta:
	
	A
	3, 1, 2, 5, 4
	
	B
	4, 3, 2, 5, 1
Você acertou!
A sequência correta é 4, 3, 2, 5, 1.
Prática social Final - É o momento em que o aluno relaciona os conteúdos a sua realidade e onde se poderá delimitar ações a serem realizadas com base no planejamento.
Instrumentalização - Nesta etapa o professor expõem ao aluno novos elementos, através de atividades contextualizadas, que proporcionarão a ele, ao final da atividade, condições de responder os questionamentos.
Problematização- Caracteriza-se pelos questionamentos a serem feitos aos alunos.
Prática social Inicial - Se expõem os conteúdos a serem trabalhados.
Catarse - Momento em que o aluno faz uma síntese.
(LIVRO BASE, p. 162)
	
	C
	2, 5, 4, 3, 1
	
	D
	5, 2, 3, 1, 4
	
	E
	4, 5, 2, 3, 1

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes