Buscar

Cap 76

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Cap 76 – Hormônios Metabólicos da Tireóide
A tireóide está abaixo da laringe, nas regiões laterais e anterior da traquéia. 
Síntese e Secreção dos Hormônios Metabólicos Tireoidianos
93% são tiroxina (T4) e 7% triiodotironina (T3), mas praticamente toda a T4 é convertida em T3 nos tecidos. Tem funções iguais, mas diferem na velocidade e intensidade. T3 é mais potente, tem menos no sangue e fica mais tempo. 
A tireóide é composta por folículos fechados preenchidos por colóide e revestido por células epiteliais cubóides, que secretam no interior dos folículos. O colóide é formado pela tireoglobulina, que contém os hormônios. O fluxo sanguíneo é alto, permitindo a absorção da secreção. 
Iodo (Bomba de Iodeto)
O iodeto ingerido via oral é absorvido igual ao cloreto. A maior parte é excretada pelos rins, mas 1/5 vai para as células da tireóide. A membrana basal dessas células bombeia ativamente o iodeto para seu interior (“captação de iodeto”). O TSH estimula essa atividade, enquanto a hipofisectomia, reduz. 
Tireoglobulina e Formação da Tiroxina e Triiodotironina
As células da tireóide são secretoras de proteínas. O RER e o AG secretam para os folículos a tireoglobulina. Cada uma contém diversos aminoácidos tirosina, que se combinam com o iodo. O primeiro estágio é a conversão do iodeto para forma oxidada de iodo ou iodo nascente, pela peroxidase acompanhada de peróxido de hidrogênio. A peroxidase localiza-se no ponto que a tireoglobulina surge e pemite que o iodo se combine com a tirosina. Essa ligação é chamada de organificação da tireoglobulina. Nas células o iodo oxidado está associado à enzima iodinase que reduz a duração do processo. Assim, a tirosina é iodada para monoiodotirosina e depois para diiodotirosina. Os resíduos de iodotirosina se acoplam uns aos outros. O produto principal é a tiroxina, parte da tireoglobulina. Já a triiodotironina é formada pelo acoplamento de uma monoiodotirosina e uma diiodotirosina. 
- A tireóide possui a capacidade de armazenar hormônios. Após a síntese uma tireoglobulina contpem 30 tiroxinas e algumas triiodotironina. São armazenados no folículo e suprem as necessidades do organismo por 2 a 3 meses. 
Liberação de Tiroxina e Triiodotironina pela Tireóide
A tireoglobulina é clivada para liberar tiroxina e triiodotironina livres. A superfície apical das células emitem pseudópodos que cercam as porções de colóide, formando vesículas pinocíticas que penetram o ápice. Os lisossomos do citoplasma se fundem com elas, formando vesículas digestivas. As proteases digerem a tireoglobulina e os produtos se difundem para a base da célula e de lá para os capilares adjascentes. Cerca de ¾ da tirosina iodada não se torna hormônio. São liberadas também, mas não alcançam o sangue, sendo clivadas pela deiodinase, reciclando o iodo para a formação de novas moléculas. Metade da tiroxina é lentamento desiodada, formando mais T3, que é transportado e utilizado pelos tecidos. 
Transporte de T4 e T3 para os tecidos
Mais de 99% de T3 e T4 se combinam imediatamente com proteínas plasmáticas, sintetizadas pelo figado (globulina ligadora de tiroxina e, menos, com a pré-albumina ligadora de tiroxina e a albumina). Assim, são liberadas lentamente para as células teciduais, sendo a tiroxina mais lenta por ter maior afinidade. Nas células, se ligam às proteínas intracelulares, sendo novamente armazenados, agora nas células-alvo. 
Ambos têm um longo período de latência antes do início da atividade, mas uma vez que ela se inicia, aumenta progressivamente até o máximo e depois declina. As ações da T3 ocorrem 4x mais rápido. 
Efeitos Fisiológicos dos Hormônios Tireoidianos
Aumentam a transcrição de genes
O efeito geral é aumentar a transcrição, sintetizando enzimas, proteínas estruturais e de transporte, etc. Aumentam a atividade funcional do organismo. Como os receptores intracelulares tem alta afinidade pelo T3, um átomo de iodo é removido da tiroxina. Esses receptores estão ligados às fitas genéticas de DNA, ou próximo a elas, e formam um heterodímero com o receptor de retinóide X em elementos de resposta hormonal tireoidiana no DNA. Assim, quando o hormônio se liga, os receptores são ativados e iniciam a transcrição. Forma-se RNA-m, tradução, síntese de ptns intracelulares. 
Aumentam a atividade metabólica celular
Aumentam a taxa metabólica em 60-100% acima do normal. 
A velocidade de utilização de alimentos para a produção de energia é acelerada. 
Embora a síntese protéica seja aumentada, seu catabolismo também se eleva. 
Os jovens crescem bastante e os processos mentais são estimulados. 
As mitocôndrias aumentam de tamanho e número e a superfície total aumenta – eleva formação de ATP (é o resultado da maior atividade celular, assim como a sua causa).
Aumenta atividade da enzima Na+-K+-ATPase, que eleva a velocidade de transporte de sódio e cálcio pela membrana. Como utiliza energia e aumenta qtd de calor, é um dos mecanismos de aumento da T.M. 
Efeito sobre o crescimento
Provoca efeitos gerais e específicos sobre o crescimento, principalmente em crianças. Quando há hipotireoidismo, o crescimento é amplamente retardado e no hipertireoidismo há crescimento esquelético excessivo. Ele também atua no crescimento e desenvolvimento do cérebro durante a vida fetal e nos primeiros anos pós-natal. 
Efeitos sobre mecanismos corporais específicos
Estímulo do metabolismo de carboidratos – estimula todos os aspectos: captação rápida de glicose pelas células, ↑glicólise, ↑gliconeogênese, ↑absorção GI, ↑secreção insulina – resultam do ↑das enzimas 
Estímulo do metabolismo de lipídios – todos os aspectos: rapidamento mobilizados do tec. adiposo, reduzindo acentuadamente acúmulos de gordura - ↑ac. Graxos livres no plasma e ↑oxidação deles. Além disso, reduz a [colesterol, fosfolipídeos e triglicerídeos] no plasma – pelo ↑secreção de colesterol na bile e perda nas fezes. Isso ocorre por indução ao ↑receptores de lipoproteínas nas cél. hepáticas, removendo-as do plasma e secretando-as. Já a ↓h. tireoidiano provoca depósito excessivo de lipídios no fígado. 
Necessidade aumentada de vitaminas – formam partes essenciais de algumas enzimas e coenzimas. 
Aumento da TMB – 60% a 100%, por aumento do metabolismo corporal geral
Redução do peso corporal – uma elevada qtd. Ele também aumenta o apetite (podendo compensar)
Efeitos sobre o sistema cardiovascular:
↑ fluxo sanguíneo e débito cardíaco – causado pelo utilização rápida de O2 e liberação de metabólitos. Provocam vasodilatação, ↑fluxo (na pele princip, para perda de calor) ( ↑D.C.
↑ frequência cardíaca – aumenta mais por influencia do horm, que tem efeito direto sobre a excitabilidade do coração. É um dos sinais físicos para determinar a qtd de horm. liberado. 
↑ força cardíaca – causada pela elevação da atividade enzimática. Porem, quando elevada a força é deprimida pelo catabolismo proteico excessivo. 
Pressão Arterial normal – a P.A. média permanece normal, embora a P.Pulso aumente. 
Aumento da respiração – o ↑O2 e o ↑CO2 - ↑frequência e profundidade da respiração
Aumento da motilidade GI – aumenta a taxa de produções digestivas e a motilidade. Hiper - diarréia
Efeitos excitatórios sobre o SNC – aumenta velocidade do pensamento, mas tbm dissocia.
Efeito sobre a função muscular – reagem com vigor, mas quando↑, são enfraquecidos. No hiper – tremor muscular leve, pelo ↑atividade das sinapses neuronais nas áreas da medula que controlam o tônus. 
Efeito sobre o sono – hiper – cansaço constante, mas o sono é dificultado. No hipo – sonolência extrema. 
Efeito sobre as glds endócrinas – ↑taxa de secreção das glds, mas tbm ↑necessidade de hormônios (insulina, paratormônio, etc)
Efeito sobre função sexual – para que seja normal é necessária a secreção normal do H.tireoidiano. Em homens e mulheres, a diminuição causa perda de libido. O excesso pode causar impotência e nãs mulheres, variações no sangramento menstrual. Não é possível definir uma função específica sobre as gônadas e sua ação resultade combinação de efeitos influenciados pelos hormônios da hipófise anterior. 
Regulação da Secreção do Hormônio Tireoidiano
Para manter níveis normais, uma quantidade precisa do hormônio deve ser secretada. Assim, mecanismos específicos do hipotálamo e hipófise anterior controlam a taxa de secreção tireoidiana.
TSH (tireotropina – hipófise anterior)
Aumenta a secreção de T3 e T4:
Aumento da proteólise da tireoglobulina, liberando os hormônios no sangue (efeito precoce – 30min)
Aumento da atividade da bomba de iodeto, aumentando a taxa de captação de iodo
Aumento da iodização da tirosina, formando os hormônios
Aumento do tamanho e atividade secretória das células tireoidianas
Aumento do número de células tireoidianas, transformação das células cubóides em colunares e grande pregueamento do epitélio. 
O TSH ativa o sistema celular do segundo mensageiro: se liga a receptores na superfície da membrana basal, ativa adenilil ciclase, aumenta a formação de AMPc, que atua ativando a proteína quinase. Ela provoca fosforilações múltiplas, resultando no aumento imediato na secreção de hormônios e no crescimento prolongado do tecido gld.
Secreção do TSH pela hipófise é regulada pelo Hipotálamo
A secreção de TSH é controlada pelo hormônio liberador de tireotropina (TRH), secretado por terminações nervosas na eminência mediana do hipotálamo e transportado para hipófise anterior pelo sangue porta hipotálamo-hipofisário. O mecanismo molecular consiste na ligação do TRH com receptores específicos na membrana das células hipofisárias, ativando sistema de segundo mensageiro da fosfolipase. Produz-se muita fosfolipase C e, seguida por cascata de outros 2º msg (incluindo Ca e diacilglicerol), provocam liberação de TSH. 
A exposição ao frio provoca excitação dos centros hipotalâmicos de controle da temperatura corporal, ↑ liberação de TSH. As reações emocionais também afetam a secreção. Agitação e ansiedade ↓secreção. 
Efeito de Feedback do Hormônio tireoidiano, reduzindo a secreção de TSH
O hormônio tireoidiano tem efeito direto sobre a hipófise, já que sua elevação reduz a secreção de TSH por feedback negativo, mantendo uma concetração constante.
Substâncias antitireoidianas
Íons ticianato
Também é bombeado pela bomba de iodeto, como os íons perclorato e nitrato. Qualquer um em [alta] pode provocar inibiação competitiva do transporte de iodeto. Não impede a formação da tireoglobulina, mas impede de ser iodada, não formando os hormônios. A maior secreção de TSH forma o bócio. 
Propiltiouracil
Impede a formação do hormônio por bloquear a enzima peroxidase para iodação da tirosina, além de bloquear a conjugação das tirosinas para formar T3 e T4. Não impede formação da tireoglobulina e forma bócio. 
Iodetos orgânicos
Uma alta [iodeto no sangue] diminui a taca de captação do iodeto, diminuindo a iodização da tirosina. Além disso, paralisa a endocitose normal do colóide pelas células glandulares, interrompendo a secreção. Reduz ligeiramente o tamanho da tireóide e principalmente sua irrigação sanguínea. Administrado antes de cirurgias.

Outros materiais