Buscar

INDICADORES FINANCEIROS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INDICADORES FINANCEIROS
Seminário das alunas: Antonia Ivania, Brena Damasceno, Juliana Sara, Maria Neuma, Slam Rocha.
Estudantes de administração 5º semestre FAFOR
Professora: Luciana; Disciplina: Análise de Custos 
Os indicadores financeiros são usados para acompanhar o desempenho ou permitir que investidores e parceiros possam avaliar a saúde dos negócios, é fundamental que toda empresa mantenha, de maneira regular e clara, o hábito de produzir demonstrativos financeiras periodicamente. Com os números desses levantamentos em mãos, será possível analisar criteriosamente pontos fortes e fracos na gestão e estratégia da organização, corrigir falhas e traçar novos planos.
Marion (1998) descreve que “os índices são relações que se estabelecem entre duas grandezas, que facilitam sensivelmente o trabalho do analista, uma vez que a apreciação de certas relações ou percentuais é mais significativa (relevante) que a observação de montantes, por si só”.O autor relaciona alguns indicadores financeiros e econômicos, tais como:
Índice de Rentabilidade
Índice de Endividamento
Índice de Liquidez
Índice de Atividade
Rentabilidade
Endividamento
Liquidez
Atividade
Índices de Rentabilidade
Os índices de rentabilidade procuram evidenciar qual foi a rentabilidade dos capitais investidos, ou seja, o resultado das operações realizadas por uma organização, por isso, preocupam-se com a situação econômica da empresa. Quando se trabalha com análise de rentabilidade, é imprescindível que a verificação dos lucros esteja relacionada com valores que possam expressar a "dimensão" destes lucros dentro das atividades da firma. IUDÍCIBUS (1995, p.90) observa: "O melhor conceito de "dimensão" poderá ser ora volume de vendas, ora valor do ativo total, ora valor do ativo operacional, ora valor do patrimônio líquido, ora valor do capital social etc. Todos têm suas vantagens e desvantagens".
Índices de Rentabilidade
Índice de Endividamento
Este índice revela o grau de endividamento da empresa. A análise desse indicador por diversos exercícios mostra a política de obtenção de recursos da empresa. Isto é, se a empresa vem financiando o seu Ativo com Recursos Próprios ou de Terceiros e em que proporção. É por meio desses indicadores que apreciaremos o nível de endividamento da empresa. 
Índice
Fórmula
Indica
Interpretação
Participação de capitais de terceiro
PC+ELP/PL
Quantoa empresa tomou de capitais de terceiros, para cada 100 de capital próprio.
Quanto menor, melhor.
Composição de endividamento
PC/PC+ ELP
Qual o percentual de obrigações a curtoprazo em relações as obrigações totais.
Quanto menor, melhor.
Imobilização do patrimônioliquido
AP/PL
Quanto a empresa aplicou no ativo permanente para cada 100 de patrimônio líquido.
Quanto menor, melhor.
Imobilizaçãodos recursos não correntes
AP/PL+ELP
Que percentualdos recursos não correntes destinados ao ativo permanente
Quanto menor,melhor.
Nível de desconto de duplicatas
DD/DR
O percentual de duplicatasdescontadas em relação as duplicatas a receber.
Quanto menor, melhor.
Endividamento financeiro sobre o ativo total
DD+IF+TLP+ONC+ELP/AT
O percentual de participação do passivo financeiro em relação ao ativo total
Quanto menor, melhor.
Quadro-Resumo dos índices
Índice de liquidez
São utilizados para avaliar a capacidade de pagamento da empresa. Constitui uma apreciação sobre se a empresa tem capacidade para saldar seus compromissos.
As informações para o cálculo destes índices são retiradas unicamente do Balanço patrimonial, demonstração contábil que evidência a posição patrimonial da entidade, devendo ser atualizadas constantemente para uma correta análise. Atualmente estuda-se 4 índices de liquidez:
Liquidez corrente
Liquidez Seca
Liquidez Imediata
Liquidez Geral
Fórmula da Liquidez Corrente
Liquidez Corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante
Fórmula da Liquidez Seca 
Liquidez Seca = (Ativo Circulante - Estoques) / Passivo Circulante
Fórmula Liquidez Imediata
Liquidez Imediata = Disponível / Passivo Circulante
Fórmula Liquidez Geral
Liquidez Geral = (Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo) / (Passivo Circulante + Passivo Não Circulante)
Para uma ampla e correta análise de liquidez da empresa é aconselhável o estudo dos 4 índices de forma simultânea e comparativa, sempre observando quais são as necessidades da empresa, qual o ramo do mercado em que ela está inserida e quais as respostas que os gestores procuram ao calcular estes índices. Um balanço patrimonial bem estruturado com a correta classificação das contas pela contabilidade irá gerar índices de qualidade para uma melhor tomada de decisão dos gestores.
Índice de atividade
Os indicadores de atividade são usados na análise financeira de uma empresa e servem para medir a rapidez com que várias contas são convertidas em vendas ou caixa. Fluxo de caixa: Como o próprio nome já diz, refere-se à mobilidade do dinheiro no caixa da empresa. Se o capital que entra sai rapidamente para cobrir despesas operacionais, quer dizer que o índice de liquidez é baixo e a empresa, certamente, está funcionando com a corda no pescoço. Uma situação como essa é muito perigosa e pode acabar quebrando o negócio em um momento de instabilidade, como baixa sazonal da demanda dos consumidores, por exemplo.
Qual a importância dos indicadores Financeiros?
Verifica-se que é de extrema importância à utilização dos indicadores financeiros na tomada de decisões gerenciais. 
Os indicadores utilizam informações extraídas do balanço patrimonial e demonstrativos de resultados, para analisar períodos anteriores como também comparar desempenho entre organizações. 
Através dos indicadores, se tem uma visão ampla da real situação financeira e econômica, gerando informações precisas, que aliadas a um bom planejamento estratégico, conseguem prever e consequentemente evitar problemas futuros. 
Contribuem assim para o alcance de melhores resultados, refletindo no aumento de sua rentabilidade e lucro. 
Diferença entre Lucratividade e Rentabilidade
Lucratividade – Lucro = vendas – impostos, logo Lucratividade é dada em % e indica o ganho obtido sobre as vendas realizadas independente se há rentabilidade ou não vejamos a regra 
Lucratividade = Lucro Líquido/ Receita Bruta x 100
Rentabilidade indica o % de retorno do investimento realizado pela empresa.
Rentabilidade = Lucro Líquido / Investimento Total x 100
Conclusão enquanto a lucratividade nos dá os ganhos imediatos da negociação de um período especifico (curto) a Rentabilidade vai nos mostrar qual o retorno que foi realizado na empresa a longo prazo. 
Referências
peritocontador.com.br
http://www.portaldecontabilidade.com.br/
https://www.youtube.com/results?search_query=exemplos+de+indices+financeiros

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais