A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
APOL 2ª LICENCIATURA 2016 (libras, étnicos raciais e ambientes escolares)

Pré-visualização | Página 2 de 2

escolas comuns juntamente com ouvintes; apresentam perda leve, moderada ou acentuada.
( ) Perda auditiva proveniente de patologias na orelha externa e/ou média, sendo, na maioria das vezes, passíveis de tratamentos medicamentosos e ou/cirúrgico.
(  ) Perda auditiva afeta a audição tanto na orelha externa quando na orelha interna, apresentando uma surdez de condução e ao mesmo tempo surdez sensório neural.
(  ) Perda auditiva irreversível, pois atinge as células neurais, que, quando lesionadas, não se regeneram. Localiza-se na orelha interna e/ou no nível central.
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	4, 2, 3, 1, 5
	
	B
	1, 3, 5, 4, 2
	
	C
	2, 3, 5, 4, 1
	
	D
	1, 4, 5, 2, 3
	
	E
	5, 4, 1, 3, 2
Questão 8/10
Leia o fragmento de texto:
“(...) se a existência de raças humanas não encontra qualquer comprovação no bojo das ciências biológicas, elas são, contudo, ‘plenamente existentes no mundo social, produtos de formas de classificar e de identificar que orientam as ações dos seres humanos’.”
Após a avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: CARVALHO, M. Quem é negro, quem é branco. Revista Brasileira de Educação, n.28, jan./abr., 2005. (p. 78)
Como explica Carvalho, mesmo que não existam do ponto de vista biológico, as raças existem no mundo social. Sobre a classificação racial no Brasil e nos Estados Unidos da América é correto afirmar:
	
	A
	No Brasil o fenótipo é o grande definidor de raça, enquanto nos EUA a origem é que classifica racialmente.
	
	B
	Nos EUA, o “embranquecimento” geracional (causado pela mistura racial) apaga a diferenciação racial, diferentemente do Brasil.
	
	C
	No Brasil existe uma bipolaridade racial, enquanto nos EUA não.
	
	D
	Não existe diferença de classificação racial entre os EUA e o Brasil.
	
	E
	A diferença de classificação racial entre o Brasil e os EUA reside no tom da pele que consideramos negra em relação aos norte-americanos.
Questão 9/10
Leia o fragmento do texto: 
A educação perpassa por várias ideias e teorias, contudo, uma coisa é real: por mais que sejam críticos com a educação ou por mais que seja ela mal interpretada de uma forma ou de outra, todos recorrem a ela com vistas a uma garantia de um futuro melhor.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: FERREIA, C. E. C. Sociedade e Educação. <http://portal.fclar.unesp.br/publicacoes/revista/polit_gest/edi4_artigocarloseduardo.pdf> Acesso em: 26 jul. 2015.
Considerando a relação entre desenvolvimento do indivíduo e o desenvolvimento da sociedade, leia as sentenças a seguir, analisando-as:
I.( ) O homem é o agente ativo e passivo do desenvolvimento da sociedade, pois, ele o sujeito que forma a célula básica de uma sociedade.
II.( ) Só uma sociedade desenvolvida pode garantir o progresso, o desenvolvimento de uma nação e de um povo.
III.( ) O desenvolvimento do indivíduo, da sociedade, da comunidade e de uma nação é um processo de evolução e de mudanças, de busca permanente de uma nova maneira de ser.
IV.( ) Uma sociedade que deseja se desenvolver, tem necessidade de outros elementos, independentemente se os cidadãos são ou não desenvolvidos.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F, V, F, V
	
	B
	F, V, V, V
	
	C
	V, V, V, F
	
	D
	V, F, V, F
	
	E
	F, F, V, V
Questão 10/10
Leia o texto a seguir: 
“A importância da comunicação pré-verbal e sua influência na aquisição da linguagem são uma realidade reconhecida unanimemente. Nos primeiros meses de vida, ocorrem intercâmbios comunicativos ente o adulto e o bebê mediante expressões primitivas pelas quais um e outro regulam mutuamente seu comportamento. Esses significados organizam-se em torno das rotinas de vida diária do recém-nascido. Dessa forma, vai se constituindo uma relação social básica entre o bebê e o adulto, na qual este adapta sua conduta ao que observa ou atribui à criança.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: COLL C.; MARCHESI A.; PALACIOS J. Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 177. 
Levando em consideração o estudado no textos-base 02, sobre as primeiras interações da criança surda com o adulto, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
 
I.  (  ) A interação emocional é percebida pela criança surda através de um conjunto de sinais visuais, como o sorriso e a expressão dos olhos e da face, movimentos estes que adquirem para a criança que não ouve uma importância equivalente à da voz.
II. (  ) A única forma de interação com a criança surda é apenas pela comunicação na modalidade auditiva.
III.(  )  O ambiente físico é outro fator importante a ser considerado. Em um ambiente escuro a criança surda fica isolada pois, além de não ouvir, não tem mais a referência visual da mãe.
IV. (  ) A criança surda perde muitas experiências significativas dentro de um contexto predominantemente oral-auditivo, além de deixar de participar de interações significativas que lhe permitiriam equilibrar-se psiquicamente em um ambiente assim. 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V, F, V, V
	
	B
	F, F, V, V
	
	C
	V, V, F, F
	
	D
	V, F, V, F
	
	E
	F, F, F, V

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.