Buscar

MEU AVALIANDO 1

Prévia do material em texto

Fechar 
	
	  FISIOLOGIA HUMANA
	
	Simulado: 
	Aluno(a): 
	Matrícula 
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 07/04/2016 09:30:29 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201102782584)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Podemos caracterizar uma substância química que bloqueia a interação dos neurotransmissores liberados pelo Sistema Nervoso Autônomo Parassimpático com seus respectivos receptores como: 
		
	
	Antagonista dopaminérgico.
	
	Antagonista adrenérgico.
	
	Agonista adrenérgico.
	
	Agonista colinérgico.
	
	Antagonista colinérgico.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201102784278)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A hipófise produz e secreta uma série de hormônios que têm ação em órgãos distintos, sendo, portanto, considerada a mais importante glândula do sistema endócrino humano. Sobre os hormônios hipofisários, é CORRETO afirmar que:
		
	
	o FSH, produzido na hipófise anterior, facilita o crescimento dos folículos ovarianos e aumenta a motilidade das trompas uterinas durante a fecundação.
	
	o hormônio luteinizante atua sobre o ovário e determina aumento nos níveis do hormônio folículo estimulante (FSH) antes da ovulação. 
	
	o comportamento maternal e a recomposição do endométrio, após o parto, ocorrem sob a influência do hormônio prolactina.
	
	a vasopressina, secretada pelo lobo posterior da hipófise, é responsável pela reabsorção de água nos túbulos renais.
	
	o hormônio adenocorticotrópico (ACTH) é um esteróide secretado pela adeno-hipófise e exerce efeito inibitório sobre o córtex adrenal.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201102226262)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Os Receptores que captam a pressão aplicada sobre a pele são denominados de: 
		
	
	Mecanoceptores.
	
	Termoceptores.
	
	Fotoceptores.
	
	Nociceptores.
	
	Quimioceptores.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201102769250)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Para que um estímulo possa ser detectado e discriminado pelo organismo, precisa ser convertido em uma "linguagem" compreendida pelo sistema nervoso. Essa conversão é denominada transdução, e as estruturas responsáveis por ela são os receptores sensoriais. Com relação a essa transdução do sinal, assinale a alternativa correta:
		
	
	Enquanto o potencial de ação é local e graduado, o potencial gerador se propaga na fibra aferente apresenta uma característica tudo-ou-nada, que se manifesta por uma amplitude aproximadamente constante. 
 
	
	O passo final no processo de transdução é a geração de um impulso nervoso na fibra nervosa eferente, que irá conduzir a informação sensorial para o interior do sistema nervoso periférico.
 
	
	A alteração do potencial de membrana é, nesse caso, sempre uma conseqüência de modificações na condutância da bicamada lipídica, essas resultantes da não presença do estímulo sensorial.
	
	O processo de transdução começa pela propagação de um dado estímulo pelo efetor sensorial. O mecanismo comum a todo receptor é a geração de um potencial gerador, caracterizado pela não uma alteração do potencial elétrico de membrana da célula receptora.
	
	O potencial gerador é, portanto, um potencial local e graduado, ou seja, restrito à célula receptora, e possuindo uma amplitude variável que reflete a intensidade do estímulo sensorial aplicado.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201102227490)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O gráfico abaixo representa as alterações elétricas e iônicas que caracterizam as etapas do potencial de ação em uma célula nervosa. 
Indique os números que correspondem, respectivamente, à fase onde ocorre abertura de canais dependentes de Na+ e a de fechamento de canais dependentes de K+. 
 
		
	
	3 e 4
	
	2 e 4
	
	2 e 5
	
	1 e 2
	
	2 e 3

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes