Buscar

velocidade do som

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ – UFPA
ENGENHARIA ELÉTRICA
LABORATÓRIO DE FÍSICA
VELOCIDADE DO SOM NO AR
BELÉM
2016
INTEGRANTES
Eduardo do Livramento Monteiro Saraiva
Maike Rodrigo Alcântara Reis
Matheus Fonseca de Souza Prata
Ricardo Esaú Melo de Alcântara
OBJETIVOS
Determinar o comprimento de onda do som emitido por um diapasão, a temperatura ambiente e determinar a velocidade do som no ar a temperatura ambiente.
MATERIAL UTILIZADO
- Diapasão de 440 Hz;
- Proveta;
- Água;
- Martelo de borracha;
- Régua graduada;
- Becker.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Velocidade do som é a velocidade de propagação de uma onda sonora que pode variar de meio para meio e de acordo com a temperatura onde é medida. Uma onda sonora é uma onda mecânica longitudinal logo ela depende um meio para se propagar. Para o som ser produzido a onda sonora produz uma variação na pressão no meio em que ela esta se propagando, como se a onda comprimisse e distendesse em torno de si, assim gerando o som.
Comprimento de onda é uma propriedade da onda sonora, como ela tem comportamento senoidal, o comprimento de onda seria a distância entre dois vales ou duas cristas.
Ressonância: fenômeno que ocorre quando um determinado corpo que contém sua frequência característica sofre por excitações periódicas de frequência constante, gerando uma superposição de ondas no sistema. 
DADOS COLETADOS
Através do fenômeno da ressonância será o modo para se determinar o comprimento de onda e a velocidade do som em temperatura ambiente. Produzindo uma variação sonora através do diapasão cuja freqüência é conhecida (440 Hz) na boca da proveta, cuja esta estará com uma certa quantidade de água adicionada. Com a variação sonora produzida pelo diapasão na boca da proveta, haverá uma variação na coluna de ar pela adição de água, até o momento que o ar entrará em ressonância, neste momento a intensidade do som produzido pelo diapasão é máxima.
Através do experimento descrito acima encontrou-se o comprimento de onda sendo:
E a velocidade do som e torno de:
TRATAMENTO DE DADOS
Durante o ponto de ressonância o comprimento de onda é um quarto da altura de coluna de ar na proveta, ou seja:
Sendo a altura , então o comprimento de onda é igual:
Tendo posse do comprimento de onda produzido pelo som emitido pelo diapasão, pode-se encontrar a velocidade,
Onde é a frequência da variação sonora produzida pelo diapasão, então a velocidade do som é:
CONCLUSÃO
Através de dados coletados experimentalmente e dos conhecimentos físicos sobre acústica e ondulatória e seus fenômenos, defini-se que o comprimento da onda emitido pelo diapasão de 440 Hz neste experimento é de , e a velocidade do som em temperatura ambiente é em torno de .
BIBLIOGRAFIA
Ressonância. Disponível em: http://www.sofisica.com.br/conteudos/Ondulatoria/Ondas/ressonancia.phpAcesso em: 23 de abril de 2016
Velocidade e Comprimento de Onda. Disponível em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/velocidade-comprimento-onda.htm Acesso em: 23 de abril de 2016
Velocidade do Som. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Velocidade_do_som.Acesso em: 23 de abril de 2016

Outros materiais