Buscar

Gestão do conhecimento apol 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Gestão do conhecimento
Questão 1/5
OS modelos tradicionais , partem do pressuposto de que a abertura comercial promove maior bem-estar e eficiência das economias nacionais na versão estática. Na versão dinâmica, em que é introduzido um equilíbrio dinâmico, a liberalização comercail incentiva ao longo do tempo o crescimento econômico na medida em que melhora a alocação de recursos e ceifa as distorções de mercado. No mundo real, os modelos convencionais chegam a ser questionados dentro do próprio mainstream devido às poucas evidências empíricas encontradas para apoiar a teoria, entretanto existem características que justificam os resultados dos modelos quando aplicados a realidade. Com base nesse contexto analise as afirmações abaixo, classificando-as em V(verdadeiro) ou F(falso) e escolha a alternativa correta.
 
(  ) A tecnologia Endógena está de acordo com os que defendem que o crescimento econômico e o comércio internacional estão ligados a uma relação íntima entre a capacidade do país em difundir o conhecimento tecnológico e a economia de escala.
(  ) A tecnologia Endógena Representa uma forma de obter vantagens comparativas no mercado internacional. Dessa maneira representa um dos motores do crescimento econômico dentro da visão convencional, mas não diz exatamente de onde sai o desenvolvimento tecnológico.
(  ) A poupança  serve para o país aumentar o seu investimento produtivo, considerando o mercado financeiro um mero intermediário entre poupadores e emprestadores, sendo fundamental para aumentar a capacidade produtiva nacional e promover o crescimento econômico.
	
	A
	V,V,V
	
	B
	V,F,V
	
	C
	F,F,V
	
	D
	F,F,F
Questão 2/5
A Janela de Johari é um modelo dinâmico em que cada painel pode se expandir ou se contrair, sendo que as interações se movem de um painel para outro dependendo do nível de confiança e do tipo de feedback trocado entre as pessoas envolvidas.
Janela de Johari
Fonte da questão: TARAPANOFF, K. (Org.) Aprendizado organizacional. Vol. 1: Fundamentos e abordagens multidisciplinares. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 46-47
Partindo da análise deste conteúdo, a Janela de Johari pode ser aplicada com a finalidade de...
	
	A
	a) ( ) atuar como centro do ciclo de inteligência, uma vez que tenta explicar “o que está acontecendo aqui”.
	
	B
	b) ( ) ser um subproduto de outras atividades, como a realização de tarefas, a interação interpessoal ou a experimentação.
	
	C
	c) ( ) interagir no dia a dia, não sendo estruturada e controlada pelo indivíduo.
	
	D
	d) ( ) descrever a situação dos conhecimentos de uma organização sobre o que ela sabe. 
	
	E
	e) ( ) conduzir a tensão entre a exploração de novas ideias e a utilização do conhecimento institucionalizado.
Questão 3/5
Dentro das organizações, a intuição e a interpretação acontecem no nível da inteligência individual; a integração ocorre em nível de grupo, e a institucionalização, em nível da inteligência organizacional. 
Fonte da questão: TARAPANOFF, K. (Org.) Aprendizado organizacional. Vol. 1: Fundamentos e abordagens multidisciplinares. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 40-41
Baseados na definição desses quatro processos, feita pelos autores Crossan, Lane e White, analise as afirmativas a seguir:
I. Interpretação é a explicação de um insight ou ideia para si mesmo ou para os outros.
II. Institucionalização é o processo de assegurar que as ações convertidas em rotinas ocorram.
III. Intuição é o processo de incorporação de aprendizagem que ocorre por parte de indivíduos e grupos na organização.
IV. Integração é o processo de desenvolvimento do entendimento entre indivíduos e a tomada de ações coordenadas por meio de ajustes mútuos.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	a) ( ) I, II e IV, apenas. 
	
	B
	b) ( ) III e IV, apenas.
	
	C
	c) ( ) I e III, apenas.
	
	D
	d) ( ) II, apenas.
	
	E
	e) ( ) I, II e III, apenas.
Questão 4/5
Uma organização inteligente é uma organização que aprende, tornando-se hábil a criar, adquirir e transferir conhecimento e a modificar seu comportamento para refletir novos conhecimentos e percepções (CHOO, 2012)
Fonte da questão: TARAPANOFF, K. (Org.) Aprendizado organizacional. Vol. 1: Fundamentos e abordagens multidisciplinares. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 35-39
A partir do texto, analise as proposições a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação à organização inteligente.
I. ( ) Organizações são sociedades de mentes humanas. Ações e decisões não são resultados de um processo único e ordenado.
II. ( ) Uma organização é inteligente ao desenvolver a cultura e a estrutura para reunir o conhecimento coletivo.
III. ( ) As causas das possíveis falhas da inteligência organizacional são dificilmente encontradas, sendo consideradas ocultas por gestores. Assim, não atingindo algum tipo de bloqueio e/ou distorção.
IV. ( ) Uma organização inteligente persegue seus objetivos em um ambiente externo em constante mudança, adaptando se comportamento conforme o conhecimento sobre suas conjunturas interna e externa. 
Agora, assinale a sequência correta:
	
	A
	( ) F, V, F, V
	
	B
	( ) V, V, F, V
	
	C
	( ) V, F, F, V
	
	D
	( ) F, V, V, V
	
	E
	 V, V, V, F
Questão 5/5
As diferenças entre as teorias tradicionais de comércio internacional e a teoria de vantagem competitiva das nações podem ser resumidas na forma do tratamento do problema: dinâmico ou estático. As teorias tradicionais tratam de uma realidade muito simplificada, na qual o estoque de fatores e a produtividade são dados e nada se pode fazer a esse respeito. No mundo real, isso não ocorre. Para análise do comércio internacional é importante termos claro alguns conceitos básicos de comércio exterior.  Com base nesse contexto escolha a alternativa, ao modelo de comércio internacional descrito abaixo:
“É um conceito relacionado à estratégia de preço praticado pela organização, onde a empresa pratica um preço no mercado interno e outro no mercado externo. Normalmente os preços cobrados no exterior são menores a fim de destruir a capacidade concorrencial de outros países, constituindo uma prática protecionista.”
	
	A
	Dumping
	
	B
	Economia de escala
	
	C
	Custo marginal
	
	D
	Comércio interindústrias

Outros materiais