Buscar

PIC Sagrado Coração

Prévia do material em texto

PIC (Av. dos Tachos / Varginha-MG)
Problemas						Propostas
Faixa de pedestre inexistente			Biblioteca Container
Motoristas trafegam na contra mão			equipamentos p ginástica
Praça descuidada					área de play ground e um 
Localização inadequada do ponto			espaço para atender crianças 
 carentes 
de ônibus						criação de uma praça 
Falta de segurança					iluminação em escala humana
							Lixeira pública
							Carga e descarga p comércio
							Ponto de ônibus
							Sinalização eficiente
							Ciclovia
			Calçadão para estimular a 
 caminhada 
 Dos moradores do bairro
			Banheiro público
			Arborização
			Rampas de acessibilidade
			Travessia elevada
Importante: Levantamento do custo da obra com todas as modificações propostas
							
Bibliobús, um ônibus adaptado que funciona como biblioteca itinerante.
O projeto estimula a ampliação da cultura de leitura no bairro, mas também tem um objetivo subjacente: o da reinvenção das bibliotecas como espaços de cultura. Mais do que ambientes de leitura, a ideia é que elas ofereçam, além de livros, espetáculos e exposições de arte. “Quando se montam bibliotecas como espaços bonitos, modernos, pensa-se numa apropriação cultural diferente. Trata-se de um espaço não só para ler, mas para escutar música, ver exposições e realizar atividades diferentes. Isso faz com que a comunidade se aproxime”, justificando o papel da rede de bibliotecas no renascimento, ambiental e cultural, não só no bairro de Varginha, mas também em toda a cidade.
O incentivo à cultura é uma forma de recriar o imaginário coletivo sobre a cidade. 
Ciclovia
Dentro do conceito de mobilidade urbana sustentável, cada meio de transporte tem o seu lugar e as suas regras. A inserção da bicicleta, portanto, é possível desde que considerada como um dos elementos integrantes de um novo desenho urbano – com espaços adequados, vias de tráfego compartilhadas e, principalmente, o fim da cultura que privilegia o automóvel. Quem trabalha com o tema vê nessas ações em conjunto uma oportunidade de melhorar a qualidade de vida e a saúde dos moradores.
 	É preciso reservar áreas para esses meios de transporte, construir vias de acesso exclusivo, criar zonas de velocidade reduzida para carros.” 
As vantagens da bicicleta
* Baixo custo de aquisição e manutenção
* Eficiência energética
* Baixa perturbação ambiental
* Contribuição à saúde do usuário
* Eqüidade
* Flexibilidade
* Menor necessidade de espaço público. 
Praça Consciente
Os conceitos de sustentabilidade deste projeto esta, por exemplo, na questão da drenagem urbana, da permeabilidade, da arborização da cidade e, principalmente, da acessibilidade, uma iniciativa de responsabilidade socioambiental.
Na Praça Consciente, as extensas áreas de gramado, vegetação mais utilizada em praças e parques, serão substituídas por outros tipos de vegetação em uma composição com o piso drenante, diminuindo a quantidade de água empregada na manutenção durante o período de seca.
A utilização deste piso garante ainda a permeabilidade ideal, já que o piso poroso permite a passagem rápida de até 90% da água, evitando a formação de enxurradas e alagamentos e, consequentemente, que o lixo seja levado pela água entupindo bueiros e contaminando mananciais. 
Contêineres serão reutilizados em substituição às edificações convencionais em alvenaria. Segundo especialistas, a atitude é sustentável já que as grandes caixas, utilizadas para transportar mercadorias durante cerca de 10 a 15 anos e que seriam descartadas na natureza, encontram nova utilidade, podendo durar até 90 anos.
Garrafas pet, responsáveis por grande volume nos lixões e aterros sanitários e contaminação do solo, também serão reaproveitadas para a construção de uma horta vertical, onde pneus usados se transformarão em vasos para plantas e bancos estilizados, mostrando novas opções de uso desses materiais altamente poluentes e prejudiciais ao meio ambiente.
Com área total de 1.400m², a Praça Consciente contará ainda com recuo para estacionamento arborizado com as espécies nativas como Cássia Rosa, Ipê Rosa e Ipê Branco; espaço coberto para convivência e que poderá receber exposições de arte, shows musicais e outros eventos culturais, um parquinho infantil feito com madeira de reflorestamento; um espelho d’água e um bosque composto de árvores ornamentais, como os Ipês Rosa e Roxo, Pau Ferro e Pau Formiga, e frutíferas como Pitanga, Jabuticaba e Acerola.
Para garantir a inclusão e a acessibilidade de pessoas com deficiência, a Praça Consciente possuirá um Jardim Sensorial para pessoas com deficiência, principalmente os com deficiência visual.
Esse jardim, composto por uma trilha ao longo de uma pérgola, tem como objetivo proporcionar uma experiência perceptiva através dos cinco sentidos, principalmente aos deficientes visuais. Através do tato, o visitante poderá ter contato direto com os elementos naturais e perceber se a sua temperatura é quente ou fria, se há rugosidade, lisura, aspereza, maciez ou dureza.
O Jardim Sensorial poderá ser apreciado também pelo paladar, já que possibilita a experimentação de temperos e especiarias, como hortelã, alecrim, orégano, tomilho, cebolinha, salsa, lavanda, pimenta, e etc. A audição será ativada com os sons presentes no jardim: o barulho das águas, o farfalhar das folhas, o sacudir dos ramos ao vento, o ruído do caminhar sobre os pedriscos ou pelo canto dos pássaros. Já o olfato será despertado com o cheiro das flores, folhas, cascas, ramos e terra molhada.
Jardim Sensorial – Praça Consciente
A presença do piso tátil e as placas de identificação em Braille mostram a preocupação com a acessibilidade da praça, que possuirá também passeios públicos mais largos, rampas de acesso e nenhum desnível ao longo do perímetro, facilitando a mobilidade de cadeirantes e outras pessoas que tenham alguma necessidade especial de locomoção.

Outros materiais