Buscar

Av1 Educação Física Licenciatura Introdução À Educação Física

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Av1 - Educação Física - Licenciatura - Introdução À Educação Física
1)O movimento humano, expressado em suas diversas formas e modalidades, como a dança, as lutas, os esporte, as práticas de lazer, o jogos populares, as cantigas, são elementos que estão presentes em nossa sociedade de forma marcante, com suas características e particularidades. Nesse sentido, podemos afirmar que:
Alternativas:
a)a educação física trabalha com o homem em movimento buscando estudar apenas os aspectos biológicos que explicam esse movimento humano;
b)o movimento humano é algo já dado, passado de geração para geração e não sofre alterações;
c)a educação física, que se pretende estudar o homem em movimento, aborda esse movimento como manifestação cultural, sua história, sua evolução, suas particularidades. Alternativa assinalada
d)a educação física preocupa-se com o movimento humano a partir de apenas uma única ênfase, ou seja, ou biológico ou cultural.
2)Na Grécia antiga, o culto ao corpo era muito mais do que apenas um aspecto físico. Qual das alternativas abaixo representa o ideal que os gregos buscavam, na qual as atividades físicas estavam presentes.
Alternativas:
a)artes e ginástica
b)ginástica
c)artes, música, política e ginástica
d)beleza Alternativa assinalada
3)Na cidade grega de Esparta os exercícios físicos eram importantes para a construção de corpos fortes e saudáveis. Tomando como referência o que aprendemos sobre essa sociedade, assinala a alternativaincorreta.
Alternativas:
a)era um povo preocupado com a formação política e voltado para a formação do cidadão. Alternativa assinalada
b)os jovens iniciavam muito cedo no exército e a formação do guerreiro era prioridade.
c)os espartanos praticavam a eugenia, a purificação da raça, com o objetivo de se tornarem cada vez mais fortes.
d)a formação do senso crítico e artístico não era valorizado em detrimento da formação militar.
4)Em qual sociedade histórica houve um declínio da Educação Física, como preparação integral do homem.
Alternativas:
a)Atenas
b)Grécia
c)Esparta
d)Roma Alternativa assinalada
5)Ambos os povos, romanos e gregos, realizavam exercícios físicos. Porém, as finalidades eram diferentes. Assinale abaixo a alternativa correta.
Alternativas:
a)os atenienses realizavam a formação militar dos guerreiros a partir dos sete anos de idade e buscava também uma formação integral do homem, como as artes, a música e a política.
b)no ideal de beleza desejado pelos romanos os exercícios físicos cumpriam um papel fundamental, na formação do homem forte, belo, político e cidadão.
c)para os romanos, os exercícios físicos tinham a função de preparação para a guerra, e não para a formação de um corpo belo. Alternativa assinalada
d)os gregos iniciavam a preparação física dos jovens aos 14 anos de idade e as atividades mais realizadas eram as ginásticas com finalidade higienista.

Outros materiais

Outros materiais