Buscar

Av2 Educação Física Licenciatura Seminário da Prática fundamentos da Educação Física Escolar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Av2 - Educação Física - Licenciatura - Seminário da Prática:fundamentos da Educação Física Escolar
1)
De acordo com a Unesco (2015), a Educação Física de Qualidade baseada em 3 princípios fundamentais, igualdade, proteção e participação efetiva para assegurar o aprendizado através da educação física e esporte para jovens de ambos os sexos desde idades precoces, passando pelo ensino fundamental até o ensino médio, tem qual objetivo fundamental?
Alternativas:
a)
Modificar as abordagens de ensino da Educação Física atual, tornando os indivíduos mais críticos das transformações ocorridas na sociedade.
b)
Aquisição de habilidades psicomotoras, cognitivas, sociais e emocionais, necessárias para conduzir a um estilo de vida ativo.
 Alternativa assinalada
c)
Aquisição de habilidades psicomotoras, cognitivas, sociais e emocionais, necessárias para o desenvolvimento do desporto.
d)
Transformar a Educação Física numa nova disciplina no currículo escolar, de maior status (respeito) de outras áreas.
2)
Os investimentos em saúde superam em muito aos destinados à Educação Física, por outro lado a Educação Física pode oferecer muitas vantagens a governos e à sociedade. As ações positivas relacionadas às atividades físicas mediante participação na Educação Física de Qualidade, visa incutir quais atitudes?
Alternativas:
a)
Redução das chances dos jovens se engajarem em comportamentos de riscos à saúde, promover melhoria no desempenho acadêmico e aumentar as possibilidades de inclusão social.
 Alternativa assinalada
b)
Melhoria das habilidades e destrezas motoras, possibilitando maior engajamento nas atividades físico-desportivas, promovendo o talento esportivo
c)
Aperfeiçoamento teórico e prático para que atitudes relacionadas às habilidades psicomotoras permitam maior possibilidade de movimentos, atendendo as necessidades da sociedade atual.
d)
Aumento no número de pessoas ativas fisicamente, reduzindo custos à saúde, conduzindo investimentos para melhoria do quadro social, principalmente nos países em desenvolvimento.
3)
As propostas pedagógicas em Educação Física apresentam-se hoje bastante diversificadas. Ao longo dos tempos, avançaram os estudos sobre a questão das abordagens que, de certa forma, permeia toda a atuação do professor de Educação Física e que o caracteriza.
Com relação às propostas pedagógicas, considere as afirmativas a seguir:
I. A abordagem desenvolvimentista tem como ideia central oferecer à criança oportunidades de experiências de movimento de modo a garantir o seu desenvolvimento normal, atendendo-a em suas necessidades de movimento. Os autores desta abordagem defendem a ideia de que o movimento é o principal meio e fim da Educação Física.
II. A abordagem crítico-superadora tem a cultura corporal como objeto da área de conhecimento da Educação Física, que se concretiza nos seus diferentes temas, quais sejam, o esporte, a ginástica, o jogo, as lutas e a dança. Esta abordagem ressalta questões de poder, interesse, esforço e contestação.
III. A abordagem construtivista indica a abertura das aulas no sentido de se conseguir delegar aos alunos as decisões didáticas que configuram as aulas, cabendo ao professor a facilitação do processo ensino-aprendizagem.
IV. A abordagem da psicomotricidade tem no esporte sua temática principal, dando ênfase ao aspecto prático sem considerar a importância de refletir sobre as influências que este sofre.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
Somente as afirmativas I e II são corretas.
 Alternativa assinalada
b)
Somente as afirmativas I e III são corretas.
c)
Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d)
Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
4)
Considere a descrição das ações do professor na condução de uma aula prática de educação física escolar:
"O professor espalhou vários arcos no piso da quadra e orientou aos seus alunos para que viessem correndo e arremessassem uma bola para o colega de dentro do arco com a mão direita. Em seguida, solicitou aos alunos que arremessassem a bola com a mão esquerda, ainda com os dois pés dentro do arco. Na mesma disposição, os alunos foram estimulados a arremessar a bola, com um dos pés dentro do arco e outro fora, arremessando ora com a mão direita, ora com a mão esquerda". Marque a alternativa que melhor relaciona a descrição dessa aula a uma proposta pedagógica de educação física escolar:
Alternativas:
a)
Crítico-superadora.
b)
Psicomotricidade.
 Alternativa assinalada
c)
Construtivista.
d)
Desenvolvimentista.
5)
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, a proposta crítico-superadora, apresentada pelo Coletivo de Autores (1992), utiliza o discurso da justiça social como ponto de apoio. Baseada no marxismo, esta abordagem acredita que:
Alternativas:
a)
toda discussão sobre a tendência pedagógica mais apropriada, deve considerar as teorias de aprendizagem que valorizem a aprendizagem esportiva fundamentada em aspectos técnico-científicos, para oferecer conhecimentos para a vida e para a sociedade.
b)
a opção didática a ser considerada deve levar em conta as propostas de programação individualizada (circuitos), oferecendo, portanto, a todos, oportunidade para aprender.
c)
a pedagogia apropriada para o processo de ensino e de aprendizagem deve levar em conta a justiça social e esportiva, oferecendo a todos oportunidades iguais na iniciação desportiva.
d)
qualquer consideração sobre a pedagogia mais apropriada deve versar sobre como adquirimos os conhecimentos, valorizando a contextualização dos fatos e o resgate histórico.
 Alternativa assinalada

Outros materiais