Buscar

EDUCACAO FISICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

“A educação física deveria ter mais prestígio no currículo escolar, em especial, por se tratar de uma disciplina que tem a possibilidade de ser desenvolvida fora e dentro de sala; também por tratar de temas que estimulam o pensar, refletir, questionar sobre os problemas educacionais, sociais e culturais enfrentados pela sociedade, bem como, interferir com propostas inovadoras para solução de tais problemas”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: GÓES, F.T.; MENDES, C.L. Currículo e hierarquia: onde está a educação física? 32ª Reunião Anual da ANPED, GT 12: Caxambu: ANPED, 2009. p. 10. 
Sabe-se que no início da inserção da educação física na escola, não houve consenso entre os profissionais sobre os tipos de atividades físicas que deveriam ser ministradas nas escolas. Assim sendo, de acordo com os conteúdos do livro-base A educação física e o esporte na escola: Cotidiano, saberes e formação, qual era a temática central dessa discussão?
	
	A
	A discussão discorre sobre a ginástica e a recreação, posteriormente, o esporte passou a fazer parte dessa polêmica.CERTA
	
	B
	A discussão dava-se em torno do esporte, considerado como a única atividade que deveria ser abordada nas aulas de educação física.
	
	C
	A discussão dava-se em torno da ginástica, no sentido de a considerar como unanimidade para a educação física.
	
	D
	A discussão dava-se em torno da recreação, uma vez que a educação física aborda a recreação somente dentro da escola.
	
	E
	A discussão, primeiramente, discorre do esporte, e, posteriormente, passa a se importar com a ginástica e a recreação.
“Os jovens de hoje que circulam nos cursos de Educação Física são frutos deste momento de diferença em que vive a sociedade como um todo, e como não poderia deixar de ser, a escola. Com isso e independente disso, a Educação Física Escolar vive também seu momento de descrédito perante a comunidade escolar e a sociedade geral”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível no livro: MONTENEGRO, P.C.A. Formação, (de)  formação ou formatação?: Reflexões sobre a formação do professor de Educação Física, ano I, n. 2, 1994. p. 39.
Embora a educação física tenha se desenvolvido nos campos científicos, epistemológico e acadêmicos, bem como acompanhado a educação nas mudanças sociais e políticas, todo esse processo ainda é muito contraditório, principalmente, porque tal discurso não chegou a influenciar definitivamente a prática pedagógica. Nesse contexto, conforme os conteúdos do livro-base A educação física e o esporte na escola: Cotidiano, saberes e formação, percebe-se que a disciplina de Educação Física é muitas vezes excludente. Por que isso ocorre? Analise as afirmativas abaixo:
 
I. Isso ocorre quando o objetivo do professor é a formação de equipes esportivas para representar a escola em competições.
II. Isso ocorre quando a prática pedagógica efetiva acaba contribuindo para que o aluno se exclua das aulas, pois nela, são enfatizadas as técnicas e táticas do esporte.
III. Isso ocorre porque o aluno não pode participar das aulas realizando aquilo que deseja e da forma como sabe e quer.
Agora, marque a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s):
	
	A
	I e II apenas.CERTA
	
	B
	I apenas.
	
	C
	III apenas.
	
	D
	II e III apenas.
	
	E
	II apenas.

Outros materiais