Buscar

Av 1 Gesam Ecologia, Biodiversidade e Áreas Protegidas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Av 1 - Gesam - Ecologia, Biodiversidade e Áreas Protegidas
1)Leia as afirmativas abaixo sobre a história da Ecologia e assinale a alternativa ERRADA:
Alternativas:
a)Alguns princípios ecológicos foram registrados na historia natural por filósofos gregos, como Hipócrates (460 - 370 aC) e Aristóteles (384-322 aC).
b)A ecologia foi reconhecida como uma ciência distinta de outras áreas do conhecimento apenas a partir de 1960, quando os problemas ambientais se intensificaram.
c)As idéias de  Thomas Robert Malthus (1766-1834), que alertou sobre o fato que enquanto a população mantém o crescimento geométrico os alimentos crescem de forma aritmética, contribuíram para o desenvolvimento da  teoria da evolução proposta por Charles Darwin.
d)O termo “Ecologia” foi utilizado pela primeira vez em 1866, pelo cientista alemão Ernest Haeckel na sua obra intitulada Morfologia Geral dos Organismos.
e)Podemos dizer que a ecologia foi desenvolvida a partir de diversas áreas do conhecimento. No século XIX,  por exemplo, contribuiu para seu avanço,  a biogeografia, ciência que estuda a distribuição das espécies e dos ecossistemas no espaço e através do tempo geológico.
2)O livro "Origem das Espécies" escrito por Charles Darwin descreve a teoria de evolução dos seres vivos por meio da seleção natural. Sobre esta teoria é correto afirmar que:
Alternativas:
a)Previa que se um órgão é muito útil ao indivíduo, ou seja, adaptado ao meio em que vive, ele desenvolve-se, enquanto aquele que é pouco ou não utilizado atrofia ou desaparece.
b)Foi elaborada no início do século XV, coincidindo com a época de grandes descobertas científicas na Europa, impulsionadas pelas grandes navegações pelo mundo que almejavam a conquista de novas terras.
c)Comprovou a teoria do criacionismo, que sustenta que todos os seres vivos existentes foram criados por um ou mais entes inteligentes.
d)Propõe a luta pela sobrevivência, onde o indivíduo com as características mais vantajosas em relação ao meio, sobrevive, podendo transmitir tais características benéficas às gerações seguintes.
e)Foi definitiva, pois esclareceu todos os aspectos relacionados a evolução, sendo que Darwin já conhecia existência dos mecanismos celulares de mutação e recombinação genética.
3)Podemos considerar como sistema um conjunto de elementos unidos por alguma forma de interação ou interdependência que configura um todo integral. Analise as frases abaixo e responda.
I. O maior sistema ecológico e o que mais se aproxima da auto-suficiência é a biosfera. Esta freqüentemente se orienta por um estado contínuo de equilíbrio (steady state) auto-ajustador, e consegue se manter imune à perturbações menores, com níveis auto-regulados de entrada e saída de matéria e energia.
II. As propriedades coletivas que emergem ou aparecem como resultantes da interação entre componentes de um sistema são chamadas de Propriedades emergentes. Por exemplo, os recifes de corais, habitat marinho de elevada biodiversidade, com alta taxa de produtividade em águas com baixo nível de nutrientes.
III. Como exemplo de propriedade emergente de um sistema, pode ser citado a manutenção da temperatura interna constante dos animais de sangue quente através da dissipação de calor.
IV. Para a análise de problemas ambientais devemos, em geral,  recorrer a uma visão holística, integrada e sistêmica.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Alternativas:
a)I, II e III.
b)I, III e IV.
c)I, II e IV.
d)II e IV.
e)II, III e IV.
4)Foi realizado num trecho de floresta Atlântica na região Nordeste do Brasil, um estudo com a finalidade de conhecer a riqueza de espécies de aves, ou seja, o número de espécies destes animais ali existente. Neste estudo foram registradas 184 espécies, entre elas, 15 ameaçadas de extinção.
Pergunta-se: qual é o nível de organização biológica estudado?
Alternativas:
a)Bioma
b)Biosfera
c)Celular
d)Comunidade
e)Organismo
5)Uma população é composta pelo conjunto de:
Alternativas:
a)Comunidades biológicas encontradas em um bioma.
b)Espécies encontradas em uma determinada área.
c)Indivíduos de uma mesma espécie em uma determinada área.
d)Todas as espécies presentes em um ecossistema.
e)Todos os seres vivos existentes na Terra interagindo com meio físico.

Outros materiais