Buscar

Av 2 Gsam Ciências Ambientais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Av 2 - Gsam - Ciências Ambientais
Sobre os recursos naturais brasileiros, também chamados de recursos ambientais, leia as afirmações a seguir: 
I- Até pouco tempo, esses recursos eram tratados de forma isolada.
II- As estruturas de Governo que foram sendo desenvolvidas ao longo do tempo para atender as demandas da sociedade, no que se refere à conservação e à preservação dos recursos naturais, estavam mais voltadas para incentivar o desenvolvimento econômico. Neste contexto, a exploração dos recursos naturais era apenas mais um elemento, e o Brasil não manifestava preocupação com os aspectos ambientais, talvez pela fartura de tais recursos.
III- Em 1981, a Política Nacional do Meio Ambiente (Lei nº 6.938/81) passou a considerar os recursos naturais como um conjunto, que como tal deve ser estudado e preservado.
IV- É a escassez de recursos naturais que faz do Brasil um país subdesenvolvido.
V- Desde a chegada dos portugueses, em 1500, os recursos naturais brasileiros são destacados no cenário mundial, e estima-se que o país tenha cerca de 12% da água doce disponível no mundo. 
Agora, escolha a alternativa correta:
Alternativas:
a)Todas as afirmações são verdadeiras
b)Apenas III é falsa
c)III e V são verdadeiras
d)I, II e IV são verdadeiras
e)Todas as afirmações são falsas
2) Sobre a evolução da preocupação ambiental no Brasil, representada pela edição de instrumentos legais, conhecidos em seu conjunto como legislação ambiental, pode-se afirmar que:
I- O Código das Águas (Decreto nº 24.643/34) é considerado um de seus marcos iniciais, e priorizou aspectos ligados à geração de energia elétrica, controle de enchentes e abastecimento público, iniciando a administração de recursos hídricos no país.
II- Entre 1930 e 1950, além de instrumentos legais o Brasil também foi dotado de órgãos públicos que refletiam as áreas de interesse da época e que, de alguma forma, estavam relacionados ao meio ambiente, como o Departamento Nacional de Obras de Saneamento (DNOS) e o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS).
III- A promulgação dos códigos de floresta, de águas e de minas; a criação de parques nacionais e de florestas protegidas; e a Fundação Brasileira para a Conservação da Natureza, criada em 1958, são exemplos que refletem a evolução da consciência ambiental no Brasil.
IV- Em 1961, o Decreto n.º 4.9974-A/61 regulamentou a Lei nº 2312/54 - Código Nacional da Saúde, estabeleceu a obrigatoriedade das indústrias (existentes e que viessem a se instalar) promoverem o tratamento adequado de seus resíduos sólidos, líquidos e gasosos.
V- Apesar de todos os esforços despendidos ao longo do tempo, o Brasil ainda tem problemas ambientais a resolver, como a destinação adequada de resíduos sólidos e os cuidados com as áreas de preservação permanente, pois a simples existência de instrumentos legais não resolve questões tão complexas quanto essas. 
Agora, escolha a alternativa correta:
Alternativas:
a)Apenas V é verdadeira
b)Apenas I é falsa
c)Todas são falsas
d)Todas são verdadeiras 
e)II, III e IV são falsas
3) (...) Entre as críticas, a mais contundente foi a um artigo da Medida Provisória que permite a recomposição de áreas desmatadas apenas com espécies exóticas. "Além de anistia e redução de proteção temos desvirtuamento do conceito de área de preservação permanente. Pode ser espécies que não compõe ecossistemas. Basta plantar eucaliptos, parreiras, macieiras em todas as APPs", disse André Lima. "Nem a bancada ruralista teve coragem de colocar isso no texto. Esse trecho é da lavra da presidente Dilma", complementou Raul Valle, coordenador jurídico do Instituto Socioambiental (...) (Disponível em: http://ne10.uol.com.br/canal/cotidiano/politica/noticia/2012/05/29/para-ambientalistas-novo-codigo-florestal-e-retrocesso-345429.php. Acesso em: 25 mar. 2014).
O fragmento de texto que você acabou de ler diz respeito ao seguinte instrumento jurídico que compõe a extensa legislação ambiental brasileira:
Alternativas:
a)Código Florestal (Lei nº 12.651/2012).
b)Política Nacional de Meio Ambiente (Lei nº 6.938/81)
c)Lei de Crimes Ambientais (lei nº 9.605/98).
d)Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9.795/99)
e)Política Nacional de Saneamento Básico (Lei nº 11.445/2007)
4) Um dos desafios ambientais é a relação entre o crescimento da população e a infraestrutura, sobre a qual pode-se afirmar corretamente que:
Alternativas:
a)Quanto maior a população, menores são os problemas ambientais, pois é menor a necessidade de consumo dos recursos naturais e menor a geração de residuos
b)Em 55 anos, de 1950 a 2005, a população mundial saltou de 2,5 para 6,5 bilhões de pessoas, e até o fim deste século 8 a 10 bilhões de pessoas habitarão a Terra, população está cada vez mais concentrada em centros urbanos. E para morar em cidades, o ser humano precisa de infraestrutura, que demanda investimentos em obras de grande porte, de custo elevado. Por isso, o Estado não consegue prover a infraestrutura no mesmo ritmo que ocorre a urbanização, em função do crescimento da população 
c)Crescimento populacional, consumo de recursos naturais e produção de resíduos não aspectos sem nenhuma relação entre si
d)No Brasil, a maior parte da população continua vivendo no meio rural, por isso aqui não existem problemas ambientais
e)De modo geral, os países em desenvolvimento têm taxas de crescimento populacional mais elevadas do que os países desenvolvidos
5) Sobre a ética ambiental e os problemas ambientais, é correto afirmar que:
Alternativas:
a)Não respeitar os instrumentos legais de proteção ambiental é uma atitude ética
b)A vida humana é a mais importante para o Planeta Terra
c)O homem, por ser a única espécie viva dotada de raciocínio, tem o direito e o dever de explorar à exaustão os recursos oferecidos pela natureza, para satisfazer as suas necessidades
d)Condenar à extinção espécies animais e vegetais é uma atitude ética
e)Assim como a desigualdade econômica, existe a desigualdade ambiental, que pode ser explicada, de forma simples, como um conjunto de condições que condena as pessoas de baixa renda a habitar locais vulneráveis a inundações e desabamentos, ou muito distantes dos seus locais de trabalho, muitas vezes sem acesso a água encanada e rede de esgotos

Outros materiais