Buscar

Enfermagem profissão do cuidado

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
*
 É muito importante esclarecer o significado da palavra que designa uma profissão. Assim buscamos analisar as raízes semânticas da palavra enfermagem que em português significa o agente que cuida dos enfermos, daqueles que não estão firmes, como crianças, velhos e doentes. Já, em inglês, nursing (enfermagem), origina-se do verbo to nurse, que significa nutrir. A palavra nurse é, originalmente, aquela que nutre, que cuida das crianças e que por extensão assiste o doente.
*
*
 “ A enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, como a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo – o templo do espírito de Deus. É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes.” 
 Florence Nightingale
*
*
 “ Enfermagem é gente que cuida de gente.”
 Wanda de Aguiar Horta
 “Enfermagem é uma arte e uma ciência que visa o paciente como um todo – corpo, mente e espírito; promove sua saúde espiritual, mental e física, pelo ensino e pelo exemplo; acentua a educação sanitária e a preservação da saúde, bem como o cuidado com o doente; envolve o cuidado com o ambiente e a comunidade, bem como com o individuo.”
 Elvira de Felice Souza
*
*
 “ A enfermagem é a ciência e a arte de cuidar; ciência por possuir um corpo de conhecimentos peculiares e arte pela utilização criativa do conhecimento em benefício da vida e saúde dos seres humanos, famílias e comunidades. O cuidado é o cerne da arte e visa assistir o homem em sua plenitude biopsicossocial e espiritual.” 
 Telma Geovanini
 “ Entendemos que enfermagem é a profissão que cuida do ser humano no seu ciclo vital, promovendo, prevenindo, curando e reabilitando, respeitando os direitos humanos, sociais e ambientais.” 
 Carmem Lúcia Lupi Monteiro Garcia
*
*
 A enfermagem compreende um componente próprio de conhecimentos científicos e técnicos construídos e reproduzido por um conjunto de práticas sociais, éticas e políticas. 
*
*
 O cuidar faz parte da natureza humana e também é a essência da profissão de enfermagem. Considerando a enorme responsabilidade ética que envolve o cuidar, é imperativa a integração do pensamento ético e moral, nas relações pessoais e profissionais da enfermagem. (Geovanini e Almeida, 2006)
 A enfermagem é uma profissão promissora, bastante diversificada e com amplo mercado de trabalho. O profissional de enfermagem respeita a vida, a dignidade e os direitos da pessoa humana em todo o seu ciclo vital, sem discriminação da qualquer natureza. Exerce suas atividades com justiça, competência, responsabilidade e honestidade.
*
*
 “ O cuidado há de estar presente em tudo, cuidado significa em fenômeno ontológico existencial básico, em fenômeno que é a base possibilitadora da existência humana enquanto humana.”
Bff 2000
*
*
 
“ Cuidado significa: desvelo, solucitude, diligência, zelo, atenção, bom trato, inquietação para com o outro” 
Dicionário Hoauiss
 “ Cuidado nasce de um interesse, de uma responsabilidade, de uma preocupação, de um afeto, o qual em geral implicitamente inclui o maternar e o educar que, por sua vez, implicam ajudar a crescer.”
Waldow 1999,p.51
*
*
 
“ Na trajetória das práticas de saúde, é a enfermagem que se apropia do cuidado, num dado momento histórico. O cuidar permanente em todas as suas formas e manifestações, é o principal objetivo de todos aqueles que se voltam para essas práxis universais.”
Geovanini, 2005, p.43
 “ No nosso entendimento, cuidado é o respeito ao outro, é o zelo ao agir, é o afeto ao fazer, é a solicitude ao ouvir, é a delicadeza ao falar, é a responsabilidade ao propor sanar as necessidades do outro.”
Carmen Lúcia Lupi Monteiro Garcia

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais