Buscar

Caso Concreto 5

Prévia do material em texto

Caso Concreto 5
 a) Partindo-se de uma premissa que você já deve ter percebido, ou seja, de que o
exercício do poder é sempre mais suave quando aquele que o exerce transmite autoridade
aos que a ele devem se submeter, que soluções são colocadas em prática pelos governos
regenciais com vistas a viabilizar o exercício do governo sem a presença de um
"imperador"?
O congresso se reuniu para eleger uma regência trina que, seria composta por três governadores até que D. Pedro tivesse idade suficiente para assumir o cargo de imperador. 
b) O Ato Adicional de 1834 permitiu maior autonomia às províncias? Pode-se dizer que,
com este Ato Adicional o Brasil teve uma experiência Federativa no Império?
Sim. Foi a única reforma constitucional feita durante o império. O Ato adicional concedeu as provincias assembleias e orçamentos próprios e deu a seus presidentes poderes de nomeação e transferência de funcionário públicos, mesmo quando pertencentes ao governo geral. 
c) Como é possível relacionar o surgimento da chamada "Guarda Nacional" com o
contexto histórico deste período regencial?
A guarda nacional surgiu em um momento onde uma série de tensões políticas ocorria. De um lado, um grupo favorável à descentralização do poder (partido liberal) e do outro, os antilusitanistas. A defesa de uma estrutura política mais descentralizada não significava dizer que os liberais questionassem a ordem social em que viviam. Ao contrário, a manutenção da ordem pública e o perigo da fragmentação do país estiveram entre as maiores preocupações do gripo. Assim, nesse contexto, foi criada em 1831, a Guarda Nacional. Os comandantes, os chamados Coronéis, eram aqueles em muitos casos que já possuíam o controle político de suas regiões, sendo a eles concedida maior autonomia, ou seja, menor intervenção do governo central na resolução de conflitos locais.

Outros materiais

Perguntas Recentes