Buscar

Resumão para AV2 2016.1

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DE GESTÃO
De acordo com Fava ( 2008), a história da administração pode ser dividida em três etapas:
Fase Teórica: Os administradores representavam Deus e se diziam profetas;
Fase Empírico/ Prática: Os administradores baseavam suas ações com base nas experiências já vividas.
Fase Científica: Os administradores passam a estudar a relação Causa x Efeitos buscando otimizar os processos e otimizando os resultados.
As principais características dos Teóricos da Administração como Ciência:
	Henry Ford
	Empresário empreendedor Americano que revolucionou a indústria de transportes. Construiu o primeiro automóvel capaz de desenvolver velocidade considerável. Acreditava que os funcionários eram parte primordial da eficiência e eficácia do processo produtivo. 
	Jules Henry Fayol
	Engenheiro francês e um dos teóricos clássicos da Ciência da Administração.
Foi o fundador da Teoria Clássica da Administração e autor do mais expressivo livro da época, intitulado Administração
Industrial e Geral. Considerava a empresa como um sistema integrado bastante racional de regras e autoridades.
	Maximilian K. E. Weber
	Cientista social e economista alemão considerado um dos fundadores da Sociologia. Nas organizações seus estudos orientavam mais no comportamento, buscando trabalhar com temáticas suscetíveis inerentes aos mais diversos aspectos das sociedades humanas. Seus estudos enfatizavam a burocracia nas organizações.
Segundo Sobral e Pecci (2008, Apud RODRIGUES, 2014 p. 37): 
"As organizações são grupos estruturados de pessoas que  se juntam para alcançar objetivos comuns." Podem ser Formais ou Informais:
Organizações Formais: quando são estabelecidas por estruturas, regimentos etc., como no caso das igrejas, forças armadas, empresas.
Organizações Informais: quando se juntam sem exigências burocráticas para determinado fim, que pode ser provisório ou não, como grupos para jogar futebol, vôlei etc.
Destarte Sobra e Pecci (2008, Apud RODRIGUES, 2014 p. 38): "Administração é um processo que consiste na coordenação do trabalho dos membros da organização e na alocação dos recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos de uma forma eficaz e eficiente.“
Dessa definição os termos eficiência e Eficácia serão vistos em mais detalhe nas aulas seguintes, mas podemos adiantar que:
Eficiência: eficiência é o meio de fazer certo um processo correto de boa qualidade, em curto prazo, com o menor número de erros.
Eficácia: seria ligada ao objetivo em si, seria a relação entre os resultados almejados e os previstos, e também o processo de atingimento das metas propostas, aproveitando as oportunidades oferecidas
Rodrigues (2014 p. 40), discorre que:
As organizações podem ser lucrativas (empresas) e não lucrativas (Forças Armadas, Igreja, Serviço Público, Entidades Filantrópicas, Organizações Não Governamentais ONG etc.). 
Tratando ainda do conceito de empresário, vale destacar que o empresário pode ser pessoa natural (empresário individual) ou jurídica (sociedade empresária); em ambos os casos, são requisitos para a atividade empresarial:
Profissional: o empresário deve exercer sua atividade de forma habitual, não esporádica;
Atividade: o empresário exerce uma atividade, que é a própria empresa;
Econômica: a busca do lucro na exploração da empresa;
Organizada: segundo Fábio Ulhôa Coelho, os fatores presentes na empresa são: o capital, a mão-de-obra, os insumos e a tecnologia;
Produção: a fabricação de mercadorias ou a prestação de serviços;
Circulação: a intermediação de mercadorias ou de serviços.
As empresas, que aqui trataremos como sociedades, podem ser personificadas e não personificadas.
Sociedades Não Personificadas: considera-se sociedade não personificada aquela cujo ato constitutivo ainda não foi registrado no órgão competente, ou seja, aquela que não possui personalidade jurídica.
Sociedade Personificada: Considera-se sociedade personificada aquela que possui personalidade jurídica, obtida mediante registro de seus atos constitutivos no órgão competente.
ORGANIZAÇÃO COMO SISTEMA
Um sistema é um conjunto integrado de partes inter-relacionadas que existem para atingir um determinado fim.
Uma empresa (microambiente) pode ser considerada um sistema, que faz parte de um sistema maior, que é a sociedade (macroambiente), sendo seus departamentos subsistemas
AMBIENTE ORGANIZACIONAL
O ambiente organizacional é uma composição de variadas forças externas que intervêm no funcionamento e, consequentemente, influenciam na tomada de decisão das organizações e são constituídos nos seguintes ambientes:
O ambiente interno – microambiente – deve levar em consideração todas as principais representações e características do mercado onde a atuação da empresa é mais convincente e onde sofre as maiores influências capazes de afetarem suas próprias decisões.
No ambiente externo – macroambiente – podem-se apreender informações mais genéricas sobre o mercado, as quais interferem nas organizações, embora contribuam muito para se redesenhar o prosseguimento das atividades das organizações.
Analisando o desenvolvimento sustentável, por meio de diferentes visões, níveis e significados e buscando uma visão mais ampla com o objetivo de pontuar ações e metas, o autor, Sachs (2008, p.15), definiu cinco dimensões de sustentabilidade:
Social: fundamental por motivos tanto intrínsecos quanto instrumentais, por causa da perspectiva de disrupção social que paira de forma ameaçadora sobre muitos lugares problemáticos do nosso planeta;
Ambiental: com as duas dimensões (os sistemas de sustentação da vida como provedores de recursos e como recipientes para a disposição de resíduos);
Territorial: relacionado à distribuição espacial dos recursos, das populações e das atividades;
Econômico: sendo a viabilidade econômica a conditio sine quaon para que as coisas aconteçam;
Política: a governança democrática é um valor fundador e um instrumento necessário para fazer as coisas acontecerem; a liberdade faz toda a diferença.
	ADMINISTRAÇÃO EFICIENTE
	ADMINISTRAÇÃO EFICAZ
	Fazer bem as coisas
	Fazer as coisas certas
	Objetivar os meios
	Objetivar os fins
	Buscar a melhor aplicação dos recursos
	Buscar otimizar a aplicação dos recursos para melhor alcance dos resultados
	Reduzir os Custos
	Aumentar os lucros
Pilares da Sustentabilidade
Pilar Econômico
Na visão convencional, o pilar econômico tem como elemento principal o lucro. A abordagem requer uma busca de sustentabilidade econômica em longo prazo. Ao avaliar esse pilar levando em consideração o conceito de desenvolvimento sustentável, é preciso incutir na ideia de capital econômico, capital humano e intelectual, conceitos que conforme Elkington (2001), gradativamente foram incorporados ao entendimento de capital econômico, sem mencionar os conceitos de capital natural e social que, no longo prazo, passam a ser fundamentais para avaliação do pilar econômico.
Pilar Social
O pilar social, segundo Sachs (2008), abrange a visão de que as más situações sociais em muitos lugares do mundo estão relacionadas ao descaso das autoridades, frente à desigualdade social acumulada ao longo dos anos. Para alguns teóricos, segundo Estender e Pitta (2008) questões como a da desigualdade social e da educação, entre outras, não fazem parte do conceito de sustentabilidade, assim como a questão econômica e ambiental. Para esses autores o que realmente importa é que se o sistema social não estiver equalizado, isto é, não estiver progredindo equitativamente, a questão ambiental e a econômica não irão progredir de maneira desejada.
O desenvolvimento sustentável, frente à sociedade, busca meios de equalizar as riquezas, como já mencionada anteriormente, de modo a deter um tipo crescimento econômico concentrador. A transparência proposta pela sustentabilidade proporciona um mix entre sociedade e organizações levando à conscientização e ao anseio em participarem cada vez das ações pro social, e assim aumentar a capacidadede dissipar a desigualdade social.
Pilar Ambiental
De acordo com Dias (2006, p.06), vários foram os problemas causados pela industrialização, tais como: urbanização acelerada e não planejada, alta concentração populacional, consumo excessivo de recursos naturais não renováveis, contaminação do ar, água e solo, desmatamento, dentre outros.
Os vários acidentes industriais causados pela busca desenfreada de uma produção despreparada, onde os resíduos não recebem tratamento adequado para serem reabsorvidos pela natureza, tornaram-se o principal motivo da conscientização da população em relação aos problemas causados no meio ambiente, atuando como instrumento de sensibilização socioambiental.
De acordo com Parreiras (2014), as empresas podem ser estruturadas em três níveis organizacionais que proporcionarão habilidades para lidarem com os desafios e mudanças nos tempos atuais. Esses níveis são conhecidos como: Institucional ou Estratégico; Intermediário ou Tático e Operacional.
Institucional ou Estratégico
Este é o nível mais elevado da organização. Nele são tomadas as principais decisões para o futuro da organização. É composto por proprietários, acionistas majoritários e os altos executivos ou alto escalão, formado por executivos das diversas áreas, sendo o principal deles o Presidente ou CEO (Chief Executive Office). Sua principal preocupação é observar o mundo externo onde eventos cada vez mais incertos e fora de controle podem impactar de forma drástica o resultado esperado da organização.
Intermediário ou Tático
Este nível é também chamado de gerencial por seu caráter mediador entre os níveis estratégico e operacional. Lida com a captação dos recursos para pôr em prática as decisões tomadas pelo nível superior. É composto por profissionais de média gerência com a responsabilidade de traduzir as estratégias definidas para o alcance dos objetivos em planos de ação que serão executados pelo nível operacional. É o grupo de pessoas que deve agir sempre que houver um desalinhamento entre a execução e os objetivos estabelecidos, redefinindo ações e prioridades
Operacional
Conhecido como o nível mais técnico que concentra o maior número de pessoas e tem como responsabilidade fazer com que a execução programada e cotidiana dos planos de ação aconteça de forma eficiente, ou seja, com a boa utilização dos recursos e no tempo certo. Está diretamente associada
	Plan (Planejamento)
	Estabelecer missão, visão, objetivos (metas), procedimentos e processos (metodologias) necessárias para atingir os resultados.
	Do (Fazer)
	Realizar, executar e implementar as atividades, tarefas e ações.
	Check (Verificar)
	Monitorar e avaliar periodicamente os resultados, avaliar processos e resultados, confrontando-os com o planejado, objetivos, especificações e estado desejado, consolidando as informações, elaborando relatórios.
	Action (Ação)
	Agir de acordo com o avaliado e de acordo com os relatórios, se necessário reelaborar o plano de ação, de modo a melhorar a qualidade, a eficiência e a eficácia, aprimorando a execução e corrigindo eventuais falhas.
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA
Segundo Kaplan e Norton (1997) "a estratégia de uma organização descreve como ela pretende criar valor para seus acionistas, clientes e cidadãos."
Conforme definidos por Kaplan e Norton os princípios-chave para alinhar os sistemas de mensuração e gestão com a estratégia são:
	Mobilizar a mudança por meio da liderança executiva;
	Traduzir a estratégia em termos operacionais;
	Alinhar a organização com a estratégia;
	Motivar para transformar a estratégia em tarefa de todos; e
	Gerenciar para converter a estratégia em processo contínuo.
Além de procurar viabilizar o objetivo dos acionistas e de atender às expectativas dos demais stakeholders, a estratégia da organização pode contribuir, por exemplo, para a consecução dos seguintes benefícios:
A equipe executiva e os colaboradores passam a ter uma visão compartilhada do negócio;
Os recursos e os esforços da organização são direcionados aos objetivos considerados prioritários;
As oportunidades emergentes no mercado são percebidas e exploradas com maior velocidade;
Starec (2014) contempla o planejamento em três tipos, a saber:
Plano/Planejamento Estratégico: É o planejamento mais diretivo, capaz de mudar os rumos da organização
Plano/Planejamento Tático: É o planejamento feito no nível departamental ou de unidade de negócio, tendo como metas: objetivos específicos dos departamentos ou objetivos gerenciais.
Plano/Planejamento Operacional: É o planejamento de curto prazo e é feito no nível operacional.
A técnica 5W2H, consiste nos seguintes questionamentos:
 - What - O que será feito (ações, etapas, descrição); 
 - Why - Por quê será feito (justificativa, motivo); 
 - Where - Onde será feito (local); 
 - When - Quando será feito (tempo, datas, prazos); 
 - Who - Por quem será feito (responsabilidade(s) pela(s) ação(ões)); 
 - How - Como será feito (métodos, processos); 
 - How much - Quanto custará (custo ou gastos envolvidos).
SWOT (FOFA)
Uma das ferramentas utilizadas pelas organizações para elaborar o planejamento de ações estratégicas é o método denominado SWOT (Strengths, Weakness, Opportunities, Threats), ou como é conhecido na língua portuguesa FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). Esse método propicia à organização realizar uma análise dela mesma e de seu entorno, é uma maneira de conhecer a condição de partida antes de definir as estratégias de ação para o curto, médio e longo prazo.
O método SWOT analisa as forças internas em relação às oportunidades externas, bem como as fraquezas internas em relação às ameaças externas à organização, ou seja, analisa as condições de partida frente às tendências e cenários futuros. (VALENTIM, 2015 p. 23)
	Tipo de Empresa
	Características
	Sociedade em nome coletivo
	Sociedade em nome coletivo é aquela em que todos os sócios devem ser, necessariamente, pessoas físicas e respondem solidária e ilimitadamente pelas obrigações sociais. A administração da sociedade cabe exclusivamente aos sócios, sendo vedada a nomeação de terceiros para tal função.
	Sociedade em comandita simples
	É aquela constituída por sócios que possuem responsabilidade ilimitada e solidária pelas obrigações sociais e sócios que respondem apenas pela integralização de suas respectivas cotas, sendo estes denominados de comanditários e aqueles de comanditados. A sociedade deve ser administrada por sócio comanditado
	Sociedade limitada
	É aquela que realiza atividade empresarial, formada por dois ou mais sócios que contribuem com moeda ou bens avaliáveis em dinheiro para formação do capital social. A responsabilidade dos sócios é restrita ao valor do capital social, porém respondem solidariamente pela integralização da totalidade do capital
	Sociedade anônima
	É aquela cujo capital divide-se em ações, obrigando-se cada sócio ou acionista somente pelo preço de emissão das ações que subscrever ou adquirir. As sociedades anônimas podem ser de capital aberto ou capital fechado.
	Sociedade em comandita por ações
	É aquela cujo capital dividido em ações, regendo-se pelas normas relativas à sociedade anônima. Todavia, neste tipo societário, somente o acionista tem qualidade para administrar a sociedade e, como diretor, responde subsidiária e ilimitadamente pelas obrigações da sociedade.
	Sociedade Simples
	É considerada sociedade simples aquela cujo objeto social seja decorrente de profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com concurso de auxiliares ou colaboradores, ou seja, considera-se sociedade simples a antiga sociedade civil.
	EIRELI
	A empresa individual de responsabilidade limitada (EIRELI) é aquela constituída por uma única pessoa titular da totalidade do capital social, devidamente integralizado, que não poderá ser inferior a 100 (cem) vezes o maior salário-mínimo vigente no País. O titular não responderá com seus bens pessoais pelas dívidasda empresa.

Continue navegando