Buscar

Simulado Etica e relaçoes humanas no trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo dirigido - Disciplina: Ética e Relações humanas no Trabalho
Estudo 1
“Os termos ‘índios e indígenas’ são denominações generalizadas, pois englobam os grupos que em outros momentos foram chamados especificamente de Karajá, Suyá, Kamayurá e Xavante. Os termos dados são heranças do período de colonização, quando muitos desses povos foram dizimados. [...] Apesar de ter uma língua diferente, assim como os costumes, eles têm que
adquirir os conhecimentos e culturas externos, isso se torna necessário para que essa minoria nacional possa, diante da cultura dominante, estabelecer os seus direitos e suas reivindicações ao país ao qual estão subordinados. 
(http://brasilescola.uol.com.br/brasil/o-indigena-no-brasil.htm Acesso 30/março/2016)
No texto acima está presente a discussão sobre o que faz do indígena, indígena ou o que faz do índio, índio. Na realidade a nossa preocupação é pensar sobre a construção das identidades na vida social; utilizamos o exemplo dos indígenas, mas poderíamos pensar em qualquer outro grupo social. Deste modo, como poderíamos definir as identidades sociais?
Leia as afirmativas abaixo e assinale a(s) alternativa(s) correta(s):
I - As identidades sociais são definidas pelos órgãos governamentais e não-governamentais. No caso dos indígenas poderíamos citar a Funai.
II – O papel social garante uma identidade ao indivíduo.
III – A identidade indígena, segundo o texto, é alterada pelo contato com as sociedades não-indígenas.
IV – As identidades também pode ser interpretada como um aspecto importante que podem definir as lutas políticas, assim como apresenta o texto acima apresenta
Estudo 2
O trabalho como aspecto da vida social passou por diversos processos de transformações, assim como a forma de organização das diferentes sociedades nos determinados contextos históricos. Como categoria de análise, o trabalho foi pensado por diferentes autores das ciências sociais, como por exemplo Karl Marx (1818-1883), cuja discussão parte de que o trabalho é “[...] como uma interação do homem com o mundo natural, de tal modo que os elementos deste último são conscientemente modificados para alcançar um determinado propósito. ” (COLMÁN, Evaristo. POLA, Karina Dala. Trabalho em Marx e Serviço Social. Revistas. UEL, 2009.s/p Disponível em:
http://www.uel.br/revistas/ssrevista/pdf/2009/2009_2/Artigo%20evaristo.pdf)
Leia cada uma das alternativas abaixo e indique se são verdadeiras ou falsas. 
( ) A função do trabalho é promover apenas o crescimento econômico dos empresários aumentando, portanto o lucro sobre a exploração do trabalho.
( ) O trabalho é o modo que a humanidade desenvolveu para se relacionar com a natureza e utilizá-la para satisfazer as necessidades materiais de existência, assim como as imateriais.
( ) Etimologicamente, a palavra trabalho vem do latim tripalium que representava um instrumento de tortura; ao ato de trabalhar dava-se um significado negativo.
Estudo 3
“O objeto de estudo da Sociologia das Organizações são os fatos sociais que interferem nas organizações ou os fatos sociais que sofrem influência das próprias organizações ou de seu comportamento [...]. São estudados, nessas organizações, o poder, a liderança, as resistências às mudanças, as conformidades às normas, o surgimento dos grupos informais etc [...].” (DIAS,
Reinaldo. Sociologia das organizações. São Paulo: Atlas, 2008. p.18-19). Reinaldo Dias é um autor utilizado em nosso material de estudos como referência teórica para analisar as funções e os
impactos das organizações na vida social cotidiana e como definição, utiliza três características gerais.
Com base nos seus estudos e nas discussões teóricas de Dias, assinale a alternativa que completamente correta:
a) Para Reinaldo Dias, as organizações privadas foram criadas para atender os interesses econômicos do setor privado; já o terceiro setor, visa desenvolver ações de interesses comuns que não encontram soluções na administração pública.
b) O autor Reinaldo Dias defende que as organizações privadas devem utilizar suas receitas para desenvolver ações filantrópicas nas organizações de terceiro setor.
c) Para Dias, as organizações de terceiro setor foram desenvolvidas para atender os interesses públicos das instituições financeiras e políticas.
d) Segundo Reinaldo Dias, as organizações definidas como públicas são importantes para o desenvolvimento de ações políticas na esfera empresarial, pois geram lucros específicos no setor das empresas privadas.
e) De acordo com Dias, as organizações de terceiro setor, assim como as privadas, foram designadas a desenvolver trabalhos financeiros para as grandes multinacionais e transnacionais.
Estudo 4
Leia a texto abaixo:
“O cenário em que atuam as empresas contemporâneas é marcado pela sociedade da informação e pela economia do conhecimento. Isso significa que o valor das organizações não se limita a seus ativos materiais (capital físico e capital financeiro), mas também inclui seus ativos intangíveis (capital intelectual e capital de reputação)”.
(FREGNI, Carla P. Ética e Ralações Humanas no Trabalho: Ética nas organizações. Caderno de 
Assinale as alternativas corretas:
I – Na sociedade atual, o conhecimento assim como a informação tornaram-se instrumentos importantes para o desenvolvimento das grandes empresas.
II - O conhecimento e a informação tornaram-se obsoletos na sociedade atual, principalmente no que se refere ao desenvolvimento das organizações.
III – Para que ocorra um desenvolvimento significativo das organizações, é necessário que os gestores unam o capital físico e financeiro ao capital intelectual e de reputação.
IV – No modo de produção atual, as organizações são gerenciadas pelo capital financeiro, sendo que o peso maior de investimentos reside no capital imobiliário.
Estudo 5
Acesse e responda:
http://www.sempretops.com/diversao/tirinhas-da-mafalda Acesso 20/março/2016).
O nosso objetivo é promover uma reflexão acerca dos sentidos que são atribuídos ao conceito de Política, pois nos dias atuais o conceito tornou-se banal, isto é, como se falar de política não fosse importante. Existe um ditado popular que diz que “política não se discute”, contudo, até que ponto?
Pensando na origem do conceito, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
a) O ser político surge com o Iluminismo que marcou o cenário cultural e intelectual da Europa no século XVIII.
b) A política surge na Idade Antiga cuja proposta era defender os interesses da monarquia, deste modo os interesses dos indivíduos não eram contemplados.
c) A política surgiu na antiguidade como um instrumento para promover o bem coletivo, ou seja, o bem da sociedade que contradiz a realidade na qual estamos inseridas.
d) Os primeiros pensamentos sobre o ser político ocorreram na idade média cuja divisão de poderes definiam os sentidos da política.
e) A política surgiu no final do século XIX e representa ações pautadas nos interesses individuais e empresariais, principalmente no que tange ao empreendedorismo.
Estudo 6
Leia o texto a seguir:
“[...] é um elemento da linguagem humana que nos permite associar significados às coisas que nos rodeiam (desde os materiais até os imateriais). Esses significados são bastante complexos, envolvendo nossos sentidos e nossa mente”. Vamos usar um exemplo? A ideia de “chuva” pode ser dita, escrita ou desenhada. Qualquer uma dessas formas pode ser considerada um código que carrega em si duas partes: aquela expressa pela forma representada (verbal, escrita ou desenhada) e aquela que nossa mente concebe como significado. Essas duas partes estão sempre presentes em qualquer signo utilizado pela humanidade (FREGNI, Carla P. Ética e Relações Humanas no trabalho: Pensando sobre o indivíduo. Caderno de Atividades.
O texto acima faz referência ao conceito de:
a) Classe.
b) Individualismo.
c) Signo.
d) Política.
e) Identidade.
Estudo 7
A ética e a moral podem ser entendidas como instrumentos conceituais para explicar ascondutas de homens e mulheres em sociedade. No nosso material teórico, a autora, apresenta – antes de inserir especificamente o debate sobre ética e moral – uma linha de pensamento definida como causas e consequências das ações humanas.
Sobre esta discussão, leia atentamente as afirmativas abaixo, em seguida identifique quais são verdadeiras e quais são falsas e por fim, assinale a alternativa que corresponda à sequência correta:
I - A esta linha de pensamento que analisa as causas e consequências das ações humanas pode ser definida por movimento de causalidade
II - A esta linha de análise que busca compreender as causas e consequências das ações humanas define-se como pensamento consequencialista.
III - A esta linha de pensamento que analisa as causas e consequências das ações humanas define-se por teoria da causa.
IV - A esta linha de análise que busca compreender as causas e consequências das ações humanas define-se como o método dialético histórico.
a) F, V, V, V.
b) F, V, F, F.
c) V, F, V, F.
d) V, V, F, F.
e) V, V, V, F.
Estudo 8
Texto 1
“[...], segundo essa lei, não poderia haver propriamente promessa alguma, já que seria inútil afirmar a minha vontade quanto a minhas futuras ações, pois as pessoas não acreditariam em meu fingimento, ou, se precipitadamente o fizessem, pagar-meiam na mesma moeda. Portanto, a minha máxima, uma vez arvorada em lei universal, destruir-se-ia a si mesma necessariamente (KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes e Outros Escritos. São Paulo: Martin
Claret: 2004. P.31).
Texto 2
“[...] Lei conhecida [...] por compreender que todo ser racional pode deduzir, por si mesmo, como deve agir em sociedade
[...]cada pessoa seria capaz de organizar os seguintes pensamentos: a) Devo agir de tal modo que a norma contida no meu ato possa se tornar uma norma universal. b) Não devo mentir porque não posso querer que mintam para mim, portanto, não devo mentir para os outros. c) Ninguém pode querer que a mentira se torne uma norma válida para todos, já que, deste modo, ninguém acreditaria em ninguém.
(FREGNI, Carla P. Ética e Relações Humanas no Trabalho: Pensando sobre Ética. Caderno de Atividades. Valinhos:
Anhanguera Educacional, 2015.p.6).
Os textos acima fazem referência a um conceito importante na teoria kantiana:
a) Imperativo Hipotético.
b) Imperativo Voluntarista.
c) Imperativo Categórico.
d) Imperativo Contratualista.
e) Imperativo Ético.
Estudo 9
A ética e a produção do conhecimento hoje. Segundo Mario Sérgio CORTELLA.
Com base nos seus conhecimentos acerca do tema, 
Quais afirmativas estão corretas.
I – De acordo com Cortella, a ética e a moral são a-históricas e, portanto, não variam de acordo com o contexto sócio-político.
II – A ética não é homogênea e sim diversa, pois a mesma ética que orienta as práticas sociais de um grupo, não
necessariamente devem ser as mesmas de outro grupo.
III – A ética é estritamente humana, pois, pressupõe a possibilidade de decisão, de escolha, que segundo Cortella nos leva a
pensar se quer, se deve e se pode.
Estudo 10
Leia atentamente a citação abaixo:
“Quando descrevemos essas características, pode parecer que as exigências a um gestor são grandes demais hoje em dia. Na verdade, não o são! Trata-se de exigências éticas. Como ainda vivemos em tempos de corrupção, a ética parece algo fora do padrão, não é mesmo? Ainda há resquícios de paradigmas ultrapassados que levam as empresas a continuar com seus modelos autoritários, centralizados e excessivamente burocratizados. Enfrentar os novos tempos exige o rompimento com velhos pensamentos, com velhos paradigmas” (FREGNI, Carla P. Ética e Ralações Humanas no Trabalho: Gestão Ética.
Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2015. p. 3).
Nossa proposta é promover uma reflexão sobre a relação entre a ética - gestão - trabalho e por isso é importante que leiam com muita atenção cada uma das alternativas abaixo e assinale aquela que apresente todas as informações corretas sobre uma gestão ética:
a) Entende-se por gestão ética quando os gestores atuam a favor dos rendimentos empresariais e desenvolvem estratégias para aumentar as práticas filantrópicas do estabelecimento.
b) Uma gestão ética considera como essenciais práticas sociais direcionadas à manutenção de instituições que promovam a assistência social.
c) A gestão ética caracteriza-se por relações humanas que não giram apenas em torno de objetivos/metas e resultados, mas que também integram as pessoas por meio de princípios, valores e sentimentos em comum.
d) A gestão ética tem como princípio fundamental as relações entre o capital/trabalho, de modo que o gestor (dono dos meios de produção) tenha como foco os rendimentos da empresa.
e) A gestão ética caracteriza-se por relações que giram em torno de objetivos e metas da equipe, portanto, geram sentimentos comuns.

Outros materiais